ESMAE - DM - Artes Cénicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Artes Cénicas by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 94
Results Per Page
Sort Options
- Grau zero, um corpo que esperaPublication . Magalhães, Elisabete Cristina Nogueira; Mota, Álvaro Samuel Guimarães da; Barros, ManuelaA presente reflexão escrita assiste ao Projeto de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direção Artística da Esmae, com o título Grau Zero, um corpo que espera, pesquisa que centrou-se na imobilidade e no silêncio, tendo como principais orientadores de improvisação a espera e a atenção aos movimentos microscópicos ou não imediatamente visíveis do corpo do intérprete. A escuta e a reação a essa escuta. Este trabalho partiu de uma série de improvisações cruzadas com conversas orientadas pós ensaio, acompanhada de trabalho de vídeo para registo e para ficção, de forma a culminar numa apresentação pública. O texto dá relevo ao processo criativo descrito e discutido, semana a semana. Num primeiro momento abordo as questões que me levaram a fazer esta criação, passando por alguns nomes reconhecidos da história da dança e num segundo momento passo para uma análise das sessões práticas de improvisação e ensaios, em diálogo com o pensamento de alguns filósofos, acabando por rematar com um campo de questões que levanto acerca da minha experiência enquanto coreógrafa neste trabalho de pesquisa criação, assim como possíveis ramificações deste trabalho no futuro. Com este documento anexam-se algumas imagens fotográficas e videográficas para melhor entendimento da leitura.
- Shhhhhh…: conta-me uma históriaPublication . Silva, Margarida Alexandra Couto Fernandes da; Passos, Sónia Maria da Costa; Caridade, AnaO presente relatório resulta de um estágio realizado na plataforma Mosaico da associação O Mundo Somos Nós e aborda as diferentes acções realizadas durante este processo. Centra-se em duas actividades, protocoladas com a Escola superior de Música e Artes do Espectáculo, designadamente: o desenvolvimento de uma oficina de expressão dramática e a interpretação da história/conto “O Ensinamento de Santiago”. Este trabalho parte de uma proposta da minha parte, para trabalhar os meus interesses de pesquisa, “A contaminação entre a contadora de histórias e a actriz”. Respondo a um estágio com vertentes inclusivas e educativas e como esta nova adaptação teve impacto em mim e na minha proposta inicial e como esta necessidade de adaptação me conduziu a um novo foco que foi a construção de personagens.
- 1.0Publication . Almeida, Joana Filipa Casimiro; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deO presente texto e projeto artístico foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas-especialização Interpretação/direção artística e tem como tema a construção de um solo de dança contemporânea, inspirando no poema de Maria Teresa Horta "A pele”. A opção de construir um solo foi motivada pelo desafio de ser coreógrafa e intérprete em simultâneo, visto que até agora só desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. O projeto que desenvolvi para este estudo coloca-me numa nova posição. Com efeito, em projetos artísticos anteriores desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. Nessa condição tinha de produzir material criativo como é óbvio, mas não era da minha responsabilidade selecioná-lo. Colocando-me, neste projeto, como intérprete e coreógrafa passa a ser minha responsabilidade assumir a seleção do material dramatúrgico produzido, bem como de toda a estrutura da peça.
- Correspondência - Projeto Artístico de J.D.Publication . Ribeiro, Leandro Gonçalves; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques“Correspondência – Projeto Artístico de J.D.” assume-se como uma performance teatral sustentada por uma dramaturgia construída a partir da troca de correspondência entre a comunidade vareira e Leandro Ribeiro, escudado no anonimato de Joaquim Guilherme Gomes Coelho (pseudónimo Júlio Dinis) e seu heterónimo Diana de Aveleda. O resultado desta investigação culmina numa visita guiada ao “Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense”, onde o escritor viveu durante o verão de 1863 e escreveu o que viria a ser “As pupilas do Senhor Reitor”. Não se tratando de uma representação histórica, o projeto cruza a correspondência atual e antiga através de temas de identidade do lugar (a cidade de Ovar e suas gentes) e o estado da Arte. Trata-se de um exercício de aproximação entre o espectador e o ator, fraturando a fronteira que os separa. Permite uma profunda reflexão artística sobre os conceitos de privado e público; alterando as convenções espaciais de plateia e palco, por se passar num lugar não convencional: casa-museu. A performance transparece este interesse pela inspiração do lugar e sua memória, respeitando a arquitetura e o mobiliário do museu, mas subvertendo algumas das suas funções, potencializando, assim, a ficção.
- “Do outro lado”: um projecto para ensaiar trocas entre o masculino e o femininoPublication . Costa, Sara Raquel Mendes Soares Gomes da; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques“Do outro lado” é um espectáculo teatral que resulta de um projecto de mestrado de investigação-acção em criação cénica. Procura através das trocas de personagens entre actores-criadores masculinos e femininos, questionar os papéis sociais de género e os estereótipos de género na e através da criação de personagens. As micro-agressões de género surgem como o principal material dramatúrgico numa perspectiva de que todos nós, homens e mulheres, somos vítimas, mas também agressores quanto à diferenciação de género. O devising constitui-se aqui como metodologia de pesquisa e de criação do espectáculo, bem como a parceria com a Musgo – Companhia de teatro cujos processos e filosofia de criação possibilitaram o enquadramento desta investigação.
- Encontro com encontroPublication . Correia, Liliana Neto; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deA presente monografia é parte constituinte do meu Projecto Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, da ESMAE, cujo título é Encontro com Encontro, que resulta num convite à reflexão sobre o estar em atenção plena. Este projecto surgiu no seguimento da criação que desenvolvi durante a Pós-Graduação em Dança Contemporânea – “DeslocadaMente” (2017) cujo principal foco incidia no movimento automático. A partir deste trabalho senti agora a necessidade de me focar em algo mais ligado à consciência e às sensações dadas pelos sentidos num estado de “atenção plena”, mais especificamente o olfacto e o paladar, pelo facto de se mostrarem os sentidos menos dominantes no meu dia-a-dia. No desenrolar desta criação, o método da “meditação do chocolate” foi o meu grande aliado, onde as primeiras percepções dadas por cada um dos sentidos relativamente ao chocolate, foram o principal input no desenvolvimento da materialidade do movimento, tal como a consciência corporal e a improvisação, que também foram metodologias indispensáveis na chegada ao resultado final - um solo em dança contemporânea guiado pelos sentidos.
- Autólise: desafio a uma didascália e contextualização dramatúrgica através do jogo com os objetos de cenaPublication . Ruiz Mula, Ana María; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Binyon, Claire MargaretA presente monografia é parte constituinte do meu Projecto Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direção Artística, cujo título é - Autólise/Desafio a uma didascália: Uma dramaturgia através do jogo com objetos de cena. Neste espectáculo fiz uma contextualização dramatúrgica de duas das personagens da peça - Fim de Partida versão original, de 1957, que resulta na tentativa de materialização cénica da metáfora intrínseca ao universo beckettiano mediante a manipulação de objectos. Os primeiros capítulos referem-se ao autor Samuel Beckett e à análise da peça. Seguidamente desenvolvem-se reflexões sobre a utilização do objecto em cena, da sua relação próxima com os actores, sobretudo em articulação com o poder da imagem repetida. Estas reflexões estão baseadas nos contributos de Tadeusz Kantor, Romeo Castellucci, Philippe Genty e Angélica Liddell para estas temáticas. Sobre a natureza do objecto baseei-me também nos pensamentos de Wassily Kandinsky e Bruno Munari. Ao longo destas linhas haverá um levantamento de diversas questões sobre a função do objecto em cena ou no método de chegar ao envelhecimento dos actores. Assim como a análise de quais os níveis de desperdício e desgaste a que estas personagens submetem as suas vidas face à questão fulcral - a precariedade das relações afectivas em circunstâncias miseráveis. Esta precariedade e degradação existencial presente nos corpos e no psíquico das personagens instala-se no espaço habitado, dentro e fora das casas, extrapolado para o meio ambiente, sobretudo nas nossas cidades, e nas grandes cidades, devido ao isolamento no qual as pessoas se submetem apesar de viverem rodeadas pelos outros. Estes tópicos constituíram o percurso das fases de pesquisa que se estendeu por seis meses, como consta nas imagens em anexo. A Autólise é um resultado cénico para um convite à reflexão sobre - O que é o lixo?”, - Qual o verdadeiro lixo deste espectáculo?”, - O que resta, o que sai, o que permanece, o que estorva, o que incomoda?”. E como o objecto, as personagens, o texto base e a interação entre todos conduzem a essa mesma reflexão.
- Amor e despedidas: um estudo sobre a realidade e a ficção presentes na prática artística de uma actrizPublication . Magalhães, Mariana de Sousa; Passos, Sónia Maria da Costa; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deEste é um estudo desenvolvido ao longo do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, que pretende desenvolver os conceitos de Amor e Despedidas, de forma artística e pessoal. Essa pesquisa, baseada na exploração da minha biografia e experiências quotidianas das relações interpessoais, entrelaça-se com a obra dramática A Gaivota de Anton Tchékhov, e as personagens Nina e Tréplev. Proponho-me a repensar uma outra despedida entres estas duas personagens, colocando em confronto a minha própria experiência com o acto de despedir de algo, ou de alguém. É através destas personagens que pretendo impossibilitar o esquecimento de um acontecimento autobiográfico, transportando-o para matéria espectacular ficcionada e, me permito comunicar a minha visão do mundo, estimulando o meu crescimento enquanto mulher, amante e actriz, reconsiderando os conceitos de realidade e ficção presentes na prática artística. O manifesto da minha proximidade e afastamentos com os temas presentes no clássico, leva-me a traduzir esses mesmos temas em formato de processo colaborativo, que culmina na criação do projecto artístico Nina, Nina, um testemunho onde a problemática biográfica dos criadores se confunde com a problemática ficcional das personagens, traçando pontos em comum com o público, suscitando o cruzamento de experiências entre actor e espectador. A metodologia que compreende um estudo de dentro para fora, apresenta-se também como uma auto-etnografia, um pequeno diário, onde o científico e o emocional batalham por sobressair.
- Imagem nuaPublication . Cerdeira, Júlio Adrião Fernandes Franja; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deImagem Nua é uma investigação-projeto em artes, realizada no contexto do Mestrado em Artes Cénicas da ESMAE, na área de especialização Interpretação e Direção Artística. Neste relatório, é feita a descrição do processo de criação e pensamento associado ao Laboratório de Criação De Cor, onde se investigou o corpo na recusa do antropomorfismo pelo condicionamento da sua perceção. Para tal, foram usadas as seguintes matérias transformadoras de realidade: sombra, luz-cor e reflexo. No primeiro capítulo, analisa-se o percurso do ato de olhar pela arte, como forma de o perceber hoje no campo das ideias, da imaterialidade, da autoria e da perceção. Nos três capítulos seguintes, é acompanhado o processo de criação em estúdio, onde o corpo se encontra com a sombra de Tanizaki, a cor de Katharina Grosse e com o reflexo na infância de Bergman. No quinto capítulo, propõe-se olhar o visível e o invisível, sobre a descoberta de novas formas de olhar que bebem em Merleau-Ponty, Leibniz e José Gil. No último capítulo, surgem as considerações finais sobre o trajeto percorrido durante todo o processo de investigação, lançando o corpo para novos olhares sobre si e sobre o outro.
- Gestos têxteis para uma linguagem táctil no figurinoPublication . Sousa, Carolina Oliveira Marques de; Rocha, Maria Manuela Bronze daO texto, as referências, a fusão e resignificação de materiais, a própria confecção para a concretização das estruturas vestimentares e a performance, todos eles, suportados por um processo tanto de pesquisa como de criação, constituem o todo deste Trabalho Final. O estudo debruça-se sobre diferentes morfologias têxteis, procurando enfatizar significantes estéticos na relação da matéria com a percepção táctil. As experiências a nível têxtil possibilitaram articular um determinado vocabulário com a incorporação de gestos relevantes na consolidação do discurso empregado no objeto de vestir e na performance. Aproximando-se à teatralidade do ritual, este projeto consubstancia-se a partir de dois vectores fundamentais: a série Vivian Girls (1984) da pintora Paula Rego, pela sua proximidade com as narrativas do bestiário e o conto A Bao A Qu (1967) de Jorge Luís Borges, onde se encontrou o pretexto para pensar a comunicação sensorial do figurino com o espectador. Através da análise e interpretação do referido conto estabeleceram-se coordenadas de pensamento que possibilitaram analogias entre os figurinos e os estados da personagem. O trabalho divide-se então em dois momentos: uma pesquisa teórico-prática sobre diferentes formas de trabalhar a volumetria na superfície têxtil e a elaboração de uma proposta de guarda-roupa materializada num figurino cénico.