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- A influência do treino mental no ensino da percussãoPublication . Novais, João António Vieira; Campos, Manuel António Veríssimo de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Silva, Maria IsabelO trabalho que se apresenta, encontra-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música. O primeiro capítulo é composto pela apresentação do Conservatório de Música do Porto e da sua oferta educativa, local onde realizei a componente de Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é constituído pela observação, planificação e reflexão dessa mesma prática. No terceiro e último capítulo apresenta-se o meu Projeto de Investigação “A influência do Treino Mental no ensino da Percussão”. Segundo Magill (1998), o conceito de Treino Mental “procura influenciar os pensamentos e as representações mentais das pessoas, com o objetivo de melhorar alguma ação em específico, no que diz respeito às aprendizagens motoras e psicomotoras”. De acordo com este autor, “o Treino Mental pode potenciar as respostas referentes a uma tarefa sem a pressão que acompanha o desempenho motor, para além de ser muito benéfico na consolidação das estratégias e na correção de erros nas etapas finais da aprendizagem.” Através da metodologia de investigação-ação, procedeu-se a um estudo de âmbito qualitativo e quantitativo, analisando os dados de um inquérito aos alunos de ensino básico e secundário. Os resultados da investigação demonstram que a tarefa proposta conseguiu demonstrar a relevância do conceito de “Treino Mental” aplicado ao ensino da Percussão.
- Grau zero, um corpo que esperaPublication . Magalhães, Elisabete Cristina Nogueira; Mota, Álvaro Samuel Guimarães da; Barros, ManuelaA presente reflexão escrita assiste ao Projeto de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direção Artística da Esmae, com o título Grau Zero, um corpo que espera, pesquisa que centrou-se na imobilidade e no silêncio, tendo como principais orientadores de improvisação a espera e a atenção aos movimentos microscópicos ou não imediatamente visíveis do corpo do intérprete. A escuta e a reação a essa escuta. Este trabalho partiu de uma série de improvisações cruzadas com conversas orientadas pós ensaio, acompanhada de trabalho de vídeo para registo e para ficção, de forma a culminar numa apresentação pública. O texto dá relevo ao processo criativo descrito e discutido, semana a semana. Num primeiro momento abordo as questões que me levaram a fazer esta criação, passando por alguns nomes reconhecidos da história da dança e num segundo momento passo para uma análise das sessões práticas de improvisação e ensaios, em diálogo com o pensamento de alguns filósofos, acabando por rematar com um campo de questões que levanto acerca da minha experiência enquanto coreógrafa neste trabalho de pesquisa criação, assim como possíveis ramificações deste trabalho no futuro. Com este documento anexam-se algumas imagens fotográficas e videográficas para melhor entendimento da leitura.
- A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofonesPublication . Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho; Almeida, Gilberto Bernardes de; Van Twillert, Hendrik; Sousa, JorgeEste relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone.
- Treino auditivo como instrumento para a improvisação - reconhecimento de progressões harmónicasPublication . Neves, António Pedro Saramago Campos; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Brandão, João PedroO presente relatório de estágio está baseado na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto. Essa prática não se foca apenas no tipo de aula individual, mas também em aulas de combo e treino auditivo. O relatório de Estágio pretende ser uma reflexão acerca do ensino do jazz com o objectivo de melhorar os métodos de ensino deste estilo musical. O projecto de investigação foca-se na questão da importância do treino auditivo como ferramenta para a improvisação. Na minha prática como docente de instrumento, combo e treino auditivo tenho assistido muitas vezes a uma “desvalorização” do treino auditivo por parte dos alunos. Este deve acompanhar o estudo do instrumento e não deve ser visto como algo separado deste. A importância de reconhecer e reproduzir intervalos, chordscales, reconhecer acordes, progressões harmónicas, forma bem como ser capaz de improvisar utilizando apenas a voz no sentido de se conseguir cantar o que se ouve interiormente mostra-se como uma ferramenta essencial para se ser um músico de jazz.
- Numerofonía de Aschero na iniciação ao saxofone: um estudo de casoPublication . Pereira, Luís Manuel Azevedo; Almeida, Gilberto Bernardes de; Oliveira, Rosa Maria da SilvaO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018 no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e divide-se em três capítulos. No Capítulo I é caracterizado e contextualizado historicamente o Conservatório de Música do Porto, escola onde foi efetuada a prática de ensino supervisionada. O Capítulo II compreende a reflexão sobre a prática educativa supervisionada, entre outra informação relevante sobre a organização do estágio. Em maior detalhe, são caraterizados os alunos e o espaço escolar e apresentada toda a informação pertinente para a organização e realização do estágio, concluindo com uma síntese reflexiva sobre a observação e lecionação efetuada. O Capítulo III apresenta um projeto de investigação, que visa compreender o fenómeno da utilização da Numerofonía de Aschero no ensino e aprendizagem de saxofone em idade pré-escolar. Conclui-se que o uso da Numerofonía de Aschero é útil na aquisição de competências musicais e instrumentais na fase inicial de aprendizagem.