Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-30"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Demystifying Saudi Arabia: is western fashion changing Middle East´s most segregated country? How to approach it in business terms?Publication . Gonçalves, Tiago André Duarte Ferreira; Pascoal, Sara Maria Cerqueira da SilvaO objetivo desta dissertação é por um lado perceber se a moda do ocidente está a mudar o país mais segregado do Médio Oriente – Arábia Saudia, e por outro analisar as particularidades desta cultura em termos de business approach. Para se conseguir corroborar ou refutar a hipótese em causa foi feita toda uma investigação em termos de comunicação intercultural, comunicação não verbal, a moda e a sua origem bem como o mundo Árabe e o seu background cultural, considerando o caso específico da Arábia Saudita, para desta forma se poder inferir acerca da premissa. A dissertação culmina com um estudo empírico sob a forma de entrevistas que contribuem precisamente para testar a hipótese em causa.
- O valor acrescido do Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública - papel do auditor interno no processo de melhoria da gestão públicaPublication . Afonso, Carlos Filipe da Silva; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA presente dissertação aborda a implementação do SNC-AP, assim como a importância do Auditor Interno no processo de melhoria da gestão pública. Visa analisar as principais mudanças com a implementação do novo normativo e as melhorias a nível da gestão pública. Aborda ainda o conceito da Nova Gestão Pública e como o papel do Auditor Interno pode trazer transparência e rigor as mesmas. Esta dissertação começa por abordar a principal razão da mudança do normativo antigo para o SNC-AP, com a criação da Entidade Contabilística Estado e normas especificas para a contabilidade de gestão. Seguidamente é feita uma breve síntese da implementação do modelo internacional e o contexto da Nova Gestão Pública no Reino Unido, finalizando com o papel do Auditor Interno e as principais áreas de risco dentro de uma organização pública. Foi realizado um estudo empírico no qual se pretende responder a questões refentes à comparabilidade e transparência do SNC-AP, se as normas internacionais foram corretamente transpostas e se se consegue obter o fim desejado, e por fim, se o Auditor Interno traz de facto mais rigor as contas públicas. As conclusões demonstram ainda um claro atraso na implementação do SNC-AP, e o rigor e a transparência que se impunha ainda não é verificada que pela presença de lacunas na implementação do normativo, quer pelos constantes atrasos, quer por falta de meios e conhecimentos técnicos. É também considerada a mais valia do auditor interno na transparência e rigor das contas, contudo, ainda existe um longo caminho a percorrer, dada a não efetividade do mesmo na maioria das entidades públicas portuguesas.
- Os centros de serviços compartilhados como instrumento de gestão do capital intelectual: a gestão do património no Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Alves, Paulo Sérgio Mendes; Pinto, José Agostinho de SousaNa procura de modelos organizacionais que permitam melhoria da qualidade, eficiência e eficácia, deparamo-nos com o paradigma dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) e da Gestão do Capital Intelectual. Os CSC têm demonstrado grande sucesso na gestão organizacional e a Gestão do Capital Intelectual é considerada como um dos ativos mais importantes para a sobrevivência das organizações. Num contexto da administração pública, o desafio foi demonstrar que essas duas realidades podem trazer benefícios à organização e alavancar um processo de mudança. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer Fatores que Beneficiam e Fatores que Desfavorecem a implementação de um CSC, e, adicionalmente, foi estudada a forma como o CSC pode potencializar a Gestão do Capital Intelectual na Gestão de Patrimônio na instituição analisada. Com um posicionamento epistemológico interpretativista e abordagem metodológica quantitativa e qualitativa foi aplicado o método de estudo de caso. Os dados empíricos foram recolhidos com recurso à análise documental e a um inquérito por questionário. O questionário, para além de caracterizar a amostra, possui 29 indicadores parcelares, divididos em 3 indicadores globais que avaliou os Fatores Favoráveis, os Desfavoráveis e os do Capital Intectual. Dos dados recolhidos foram analisadas: i) a consistência interna dos índices, utilizando o coeficiente de Alfa Cronbach; ii) as frequências absolutas e relativas, para cada indicador; iii) o Nível de Concordância das afirmações, aplicando-se a média ponderada; iv) a média geral de cada grupo e v) a Correlação de Pearson entre os indicadores de cada grupo, obtendo-se uma matriz bidimensional com a intensidade da correlação. Os dados demonstraram que, na visão dos gestores e dos servidores da instituição, os índices dos fatores que favorecem a implantação do CSC e da gestão do capital intelectual são mais expressivos que os fatores que a desfavorecem; o que valida e viabiliza sua utilização. Esta investigação demonstra que o modelo de CSC, também na administração pública, impulsiona a gestão do capital intectual proporcionando melhoria de qualidade e ganho em eficiência e eficácia dos serviços prestados.
- As Determinantes dos honorários dos auditores externos e o risco de fraudePublication . Bernanrdes, Joana Carina Campinho; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalNos dias de hoje é notório o crescimento do mercado económico e financeiro e com isso a necessidade de credibilizar a informação financeira das empresas. A credibilização dessa informação é um dos objetivos da auditoria externa que nem sempre foi praticada da forma mais íntegra e ética possível. O presente estudo tem como objetivo abordar o conceito de auditoria e identificar quais são as determinantes dos honorários dos auditores externos. Além disso, esta investigação tem também como objetivo concluir se a auditoria financeira tem uma função importante relativamente à prevenção e deteção de fraude, se as remunerações dos auditores influenciam as conclusões dos seus relatórios de auditoria ou certificação legal de contas, perceber quais devem ser as consequências dos atos fraudulentas e quais as principais motivações das fraudes financeiras e, por fim, entender quem de facto tem a responsabilidade de implementar controlos e procedimentos antifraude. A presente dissertação foi dividida em vários capítulos. No primeiro, é feita uma abordagem teórica ao tema e conceitos subjacentes. No segundo capítulo é explicada a metodologia de investigação levada a cabo neste trabalho. Por sua vez, no terceiro capítulo, está presente o caso empírico. Posteriormente, temos presente uma conclusão geral, além de uma conclusão para as duas partes em que se subdividiu o caso empírico (parte I – auditados e parte II – auditores). Logo em seguida, e para finalizar, temos presente as limitações ao estudo e sugestões de investigações futuras. Encontramos também as referências bibliográficas e apêndices que suportam este trabalho de investigação
- Contributos para uma materialização performativa interdisciplinar a partir do conceito de nostalgiaPublication . Luzio, Inês Sofia Rodrigues; Pereira, Bruno Alexandre BernardinoNeste Projeto partimos dos universos da nostalgia e da memória das raízes, do exílio e do luto pela impossibilidade de retorno. Procuramos contribuir para uma repossibilitação artística destes conceitos e desafiamo-nos a construir um objeto performativo a partir deles. Contributos para uma materialização performativa interdisciplinar a partir do conceito de nostalgia procura abrir espaço à afirmação do eufónio no contexto das práticas performativas contemporâneas. Nela cruzam-se os territórios da voz, da notação gráfica, da improvisação conceptual, e do vídeo, numa direção interdisciplinar. No presente trabalho escrito fundamentamos o processo adotado na transformação do conceito central de nostalgia, e na sua materialização em performance. E refletimos sobre o papel da investigação artística aplicada na aproximação a respostas às questões centrais que nos acompanham neste processo criativo.
- Gestos têxteis para uma linguagem táctil no figurinoPublication . Sousa, Carolina Oliveira Marques de; Rocha, Maria Manuela Bronze daO texto, as referências, a fusão e resignificação de materiais, a própria confecção para a concretização das estruturas vestimentares e a performance, todos eles, suportados por um processo tanto de pesquisa como de criação, constituem o todo deste Trabalho Final. O estudo debruça-se sobre diferentes morfologias têxteis, procurando enfatizar significantes estéticos na relação da matéria com a percepção táctil. As experiências a nível têxtil possibilitaram articular um determinado vocabulário com a incorporação de gestos relevantes na consolidação do discurso empregado no objeto de vestir e na performance. Aproximando-se à teatralidade do ritual, este projeto consubstancia-se a partir de dois vectores fundamentais: a série Vivian Girls (1984) da pintora Paula Rego, pela sua proximidade com as narrativas do bestiário e o conto A Bao A Qu (1967) de Jorge Luís Borges, onde se encontrou o pretexto para pensar a comunicação sensorial do figurino com o espectador. Através da análise e interpretação do referido conto estabeleceram-se coordenadas de pensamento que possibilitaram analogias entre os figurinos e os estados da personagem. O trabalho divide-se então em dois momentos: uma pesquisa teórico-prática sobre diferentes formas de trabalhar a volumetria na superfície têxtil e a elaboração de uma proposta de guarda-roupa materializada num figurino cénico.
- O preço da independência dos auditoresPublication . Sousa, Denise Ribeiro de; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalNa generalidade, pode-se afirmar que toda e qualquer tipo de informação deve ser credível de forma a que as pessoas a quem a mesma se destina possam retirar delas conclusões idóneas. Contudo, este princípio será ainda mais importante para a informação financeira produzida pelas entidades, uma vez que a mesma se destina a uma vasta gama de destinatários. As mudanças nos mercados, nomeadamente a nível tecnológico, político e regulamentar geraram desenvolvimentos no mercado de auditoria e passaram a exigir dela informação compreensível, relevante, fiável e comparável. É, então, de extrema importância que o auditor se revele independente no exercício das suas funções. O presente estudo tem como finalidade evidenciar a problemática da independência por parte dos auditores e empresas de auditoria no decurso das suas funções. Com o objetivo de avaliar as condicionantes da independência dos auditores externos, foi desenvolvido um questionário que foi enviado para uma seleção de Revisores Oficiais de Contas, Auditores Internos e Docentes de áreas relacionadas com a auditoria. As conclusões deste estudo indicaram que a rotação dos auditores e a prestação de serviços de não auditoria em simultâneo com os serviços de auditoria, são os fatores que mais condicionam a independência dos auditores.
- Audit expectation gap e as responsabilidades do auditor na prevenção e deteção da fraudePublication . Peixoto, Joana Catarina de Oliveira; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalEste estudo tem como principal objetivo conhecer a forma como os diferentes utilizadores da informação financeira das empresas compreendem o trabalho do auditor e o seu papel na deteção e prevenção de fraudes. A revisão da literatura foi conseguida através de uma afincada pesquisa em variadas fontes, nomeadamente livros, artigos científicos/académicos, jornais e revistas, essencialmente sobre temáticas relacionadas com a profissão do auditor, a diferença de expectativas em relação à profissão do auditor e a fraude. Procuramos obter várias opiniões sobre um mesmo assunto, quer fossem coincidentes ou divergentes. De seguida, na parte metodológica, optamos pela realização de um questionário dado que consideramos que o método quantitativo seria o mais correto e indicado a dar resposta à problemática em análise. A formulação das questões teve como base a revisão da literatura apresentada, com o objetivo de perceber se a opinião dos inquiridos ia de encontro a esta. Inicialmente, idealizamos dirigir o inquérito a indivíduos que ocupassem cargos relacionados com a profissão de auditoria, incluindo Contabilistas, Diretores financeiros e os próprios Auditores. No entanto, com o objetivo de obter um maior número de respostas, optamos por numa fase posterior alargar o público alvo do estudo, o que consideramos também pertinente. Visto que a amostra não é considerável, deve ser tido em conta esta limitação, não generalizando as conclusões retiradas deste estudo.