Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Autólise: desafio a uma didascália e contextualização dramatúrgica através do jogo com os objetos de cena

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_MULA_MAC_2018.pdf5.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente monografia é parte constituinte do meu Projecto Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direção Artística, cujo título é - Autólise/Desafio a uma didascália: Uma dramaturgia através do jogo com objetos de cena. Neste espectáculo fiz uma contextualização dramatúrgica de duas das personagens da peça - Fim de Partida versão original, de 1957, que resulta na tentativa de materialização cénica da metáfora intrínseca ao universo beckettiano mediante a manipulação de objectos. Os primeiros capítulos referem-se ao autor Samuel Beckett e à análise da peça. Seguidamente desenvolvem-se reflexões sobre a utilização do objecto em cena, da sua relação próxima com os actores, sobretudo em articulação com o poder da imagem repetida. Estas reflexões estão baseadas nos contributos de Tadeusz Kantor, Romeo Castellucci, Philippe Genty e Angélica Liddell para estas temáticas. Sobre a natureza do objecto baseei-me também nos pensamentos de Wassily Kandinsky e Bruno Munari. Ao longo destas linhas haverá um levantamento de diversas questões sobre a função do objecto em cena ou no método de chegar ao envelhecimento dos actores. Assim como a análise de quais os níveis de desperdício e desgaste a que estas personagens submetem as suas vidas face à questão fulcral - a precariedade das relações afectivas em circunstâncias miseráveis. Esta precariedade e degradação existencial presente nos corpos e no psíquico das personagens instala-se no espaço habitado, dentro e fora das casas, extrapolado para o meio ambiente, sobretudo nas nossas cidades, e nas grandes cidades, devido ao isolamento no qual as pessoas se submetem apesar de viverem rodeadas pelos outros. Estes tópicos constituíram o percurso das fases de pesquisa que se estendeu por seis meses, como consta nas imagens em anexo. A Autólise é um resultado cénico para um convite à reflexão sobre - O que é o lixo?”, - Qual o verdadeiro lixo deste espectáculo?”, - O que resta, o que sai, o que permanece, o que estorva, o que incomoda?”. E como o objecto, as personagens, o texto base e a interação entre todos conduzem a essa mesma reflexão.
The present monography is a constituent part from my Performing ArtsMasters Final Project, specialising in Acting and Direction, with the title - Autólise/Desafio a uma didascália: Uma dramaturgia através do jogo com objetos de cena. In this play I did a dramatic contextualisation of two characters - Fim de Partida, original version, from 1959, which results in a metaphoric scenic materialisation try intrinsic to the beckettiano universe through the object manipulation. The first chapters refer to the author Samuel Beckett and the analysis of the play. Then reflections about the object in the scene utilisation develops, along with the actor close relationship, most of all in articulation with the power of the repeated image. These reflections are based on the contributions of Tadeusz Kantor, Romeo Castellucci, Philippe Gente and Angélica Liddell for these thematics. About the object nature I also based myself on Wassily Kandinsky and Bruno Munari‘s thoughts. Over these lines there‘ll be the upbringing of different questions about the scene object function or the method to get to the actor aging. As well as the analysis of which waste and abrasion levels to which these characters submit there lives facing the leading matter - the affective relationships in miserable circumstances precariousness. This precariousness and existencial degradation present in the bodies and psyche of the characters inserts in the living space, inside and out of their homes, extrapolated in the environment and our cities, in a bigger portion in the big cities, caused to the isolation to which people submit themselves even though they live surrounded by others. These topics constituted the journey of research fases that extended for six months, as it‘s shown in the images attached. The Autólise is the scenic result to a reflection invitation about - What is garbage?, - Which is the real garbage in this play?, - What‘s left, what gets out, what remains, what gets in the way, what bothers?. And how the object, the characters, the script and the interaction of them all conducts to that same reflection.

Description

Keywords

Beckett Exploração de objectos Relação interpessoal Espiral Uso convencional Object exploration Interpersonal relationship Spiral Conventional use

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License