Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-29"
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- Reflexões sobre a autoavaliação institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso: uma análise quanto ação norteadora para o planejamento estratégicoPublication . Silva, Marcelo Pereira Dantas da; Morais, José Carlos Pereira de; Andrês, Adelina Maria GranadoA autoavaliação institucional é um processo avaliativo de reflexão por meio da participação da comunidade acadêmica, coordenado de forma autônoma pela Comissão Própria de Avaliação. Instituído pela Lei n.º 10.861/2004, o SINAES, tem por finalidade orientar a gestão institucional na consolidação de boas práticas e na correção de problemas, impactando positivamente o ensino, a pesquisa e a extensão, fortalecendo a qualidade e a eficiência das Instituições de Ensino Superior. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo principal analisar a influência da autoavaliação institucional como ação norteadora para o planejamento estratégico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A investigação busca identificar se a autoavaliação institucional é um instrumento norteador para a gestão do IFMT, o quanto implica em seu planejamento estratégico e na tomada de decisão. De modo a atingir este objetivo, quanto à modalidade, a metodologia empregada foi a exploratória, no que tange ao propósito desta investigação, a pesquisa foi bibliométrica e documental. Quanto à abordagem metodológica, mista, combinando a pesquisa qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário estruturado do tipo fechado a servidores da Instituição. A análise dos resultados demonstrou que a autoavaliação institucional é vista como um importante instrumento para o planejamento estratégico, reconhecendo sua relevância para resultados institucionais a curto, médio e longo prazo. Porém, as ações dos gestores atendem somente parcialmente às expectativas quanto à concepção do Plano de Desenvolvimento Institucional e aos apontamentos do relatório de autoavaliação. A pesquisa apresentou limitações quanto ao tamanho da amostra e dificuldades nas realizações das entrevistas, afetando a análise qualitativa. Como propõe um framework de autoavaliação institucional para o IFMT, alinhado ao planejamento estratégico, visando gerar indicadores robustos para benchmarking e maior eficiência. Os resultados buscam subsidiar decisões estratégicas e ajustes no planejamento, contribuindo para intervenções mais eficazes nas ações das diretorias e pró-reitorias.
- A transformação digital na gestão comercialPublication . Fontes, André Rocha; Silva, Pedro Bruno Mendonça daNum mundo cada vez mais digital torna-se fundamental a presença das tecnologias nas atividades dos vendedores, especialmente num mercado altamente competitivo, como o comercial. A forma como os clientes abordam um serviço ou produto é, cada vez mais, exigente devido a todas as acessibilidades que possuem, desde a sua visualização até à compra final e, como tal, é fundamental que os vendedores estejam preparados para atenderem às exigências, sendo crucial a adoção de ferramentas tecnológicas nas atividades laborais. A transformação digital na gestão comercial, revolucionou a forma de como os vendedores atuam, assim como, a forma como interagem com os clientes, refletindo numa incorporação de tecnologias digitais para aprimorar processos, tais como, o uso de redes sociais, CRM e tecnologias mobile a fim de aprimorar a relação com os clientes e de elevar a eficácia no serviço do vendedor. Desta forma, o principal objetivo desta investigação baseia-se em entender o impacto da transformação digital nos vendedores e na sua performance face ao uso, necessidade e intensidade das ferramentas digitais e à capacidade de networking que detêm, a fim de compreender a repercussão na prospeção de mercado. Como tal, elaborou-se uma revisão da literatura com a finalidade de construir um modelo conceptual, do qual as suas respetivas hipóteses remontam essa base na literatura. Em contrapartida, desenvolveu-se um estudo empírico quantitativo, com auxílio de um questionário direcionado a vendedores. De seguida, na análise dos dados obtidos, foram utilizados programas estatísticos devidamente adequados para uma melhor compreensão e interpretação de resultados, tais como o SPSS 24 e o AMOS-SEM 22, com o intuito de apoiarem a validação do modelo conceptual e testar as respetivas hipóteses. As evidências recolhidas permitiram inferir que, o uso de ferramentas tecnológicas pelos vendedores, apresentam efeitos positivos na forma como atuam no mercado e a forma como se relacionam com os clientes, salientando o uso de redes sociais, como principal ferramenta, face ao CRM e tecnologia mobile, que demonstra uma enorme potencialidade na capacidade de networking, refletindo numa prospeção de mercado. O estudo que aqui será apresentado é dos primeiros esforços no que respeita à compreensão de várias variáveis nas quais a transformação tecnológica tem com os vendedores, principalmente na avaliação da capacidade de networking, assim como, os seus efeitos na prospeção de mercado.
- Identidade visual no setor das energias renováveis - caso SinersolPublication . Moreira, Rui Filipe Paiva; Coelho, Rita; Marques, HorácioEste projeto de design teve como objetivo principal a criação de uma nova identidade visual para a Sinersol, uma empresa portuguesa especializada em soluções de energias renováveis, sediada no Porto. Com mais de 16 anos de experiência no setor, a Sinersol tem-se destacado no desenvolvimento de projetos focados na sustentabilidade, com especial ênfase em sistemas fotovoltaicos de autoconsumo. Apesar do seu sucesso contínuo e da posição sólida no mercado, a empresa enfrenta desafios significativos relacionados com a sua identidade visual, que atualmente não reflete de forma adequada a evolução, inovação e os valores de sustentabilidade que a empresa defende. A proposta apresentada neste relatório visa alinhar a identidade visual da Sinersol com os seus princípios fundamentais de inovação e sustentabilidade, reforçando a sua presença no mercado competitivo das energias renováveis. O projeto abrange o desenvolvimento de um novo logótipo, codificação cromática, codificação tipográfica e outros elementos visuais, tais como composições gráficas e imagens que, em conjunto, formam uma representação coesa, moderna e dinâmica da marca. A nova identidade visual procura comunicar, de forma clara e eficaz, os valores centrais da Sinersol, garantindo que a marca se destaque em várias plataformas e contextos de aplicação, desde materiais impressos até à presença digital. A metodologia adotada para este projeto inclui uma análise detalhada do mercado, tanto a nível nacional como internacional, que permitiu identificar tendências emergentes e as melhores práticas do setor. Além disso, foram realizados estudos de casos relevantes, analisando como empresas líderes em energias renováveis estruturaram as suas identidades visuais para fortalecer o seu posicionamento. A exploração de conceitos teóricos sobre identidade visual e branding também forneceu as fundamentações teóricas para o desenvolvimento do projeto. Na fase prática, foram criados mockups que demonstram a aplicação da nova identidade visual em diversos cenários, garantindo consistência e impacto em todos os pontos de contacto com o público. Este trabalho de redesign da identidade visual, desenvolvido no âmbito de um projeto académico, tem como objetivo reposicionar a Sinersol como uma empresa moderna, ambientalmente consciente e uma referência em inovação no setor energético. Durante o processo, realizaram-se reuniões com a Sinersol, que permitiram esclarecer questões e aplicar questionários, assegurando que a proposta estivesse devidamente alinhada. A natureza académica do projeto proporcionou uma maior flexibilidade na exploração criativa, permitindo uma abordagem mais arrojada e adaptada aos desafios e oportunidades futuras. A nova identidade visual não só reforçará a perceção da marca junto do público-alvo, como também permitirá uma ligação mais profunda e significativa com clientes, colaboradores e parceiros, refletindo com fidelidade a missão e os valores da Sinersol. Esta renovação posiciona a empresa de forma mais robusta para enfrentar as exigências do mercado, enquanto sublinha o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
- Criação de valor ao nível dos relacionamentos com os clientes industriais (B2B) internacionais: o caso da AM LivingPublication . Neto, Renato Francisco Queirós; Antunes, Isabel Cristina MartinsA dissertação apresentada visa explorar a criação de valor no contexto empresarial, com ênfase na cocriação através dos relacionamentos nos mercados internacionais. A criação de valor é apresentada como um conceito-chave para o sucesso das organizações. Na realização deste estudo apresentamos as abordagens à criação de valor e ao processo de cocriação que envolve a colaboração entre empresas e os seus clientes ou parceiros. Esta investigação analisa também os relacionamentos no contexto empresarial, descrevendo diferentes tipos de relações e destacando a importância estratégica destas ligações, especialmente nos mercados externos. Estes relacionamentos são fundamentais para a construção de redes de negócios sólidas, influenciando diretamente o desempenho das empresas em ambientes globais. A metodologia utilizada é qualitativa, através de estudo de caso. Para o estudo de caso, serão recolhidos dados através de entrevistas que permitirão uma análise detalhada das práticas empresariais. Os perfis dos entrevistados ajudam a contextualizar as estratégias discutidas, fornecendo informações sobre a aplicação prática dos conceitos de criação e cocriação de valor. A análise dos dados revela a estratégia adotada pela empresa estudada na sua entrada nos mercados internacionais, explorando as suas práticas de criação de valor e a importância das relações comerciais para o seu crescimento. A avaliação dos resultados permite uma discussão aprofundada sobre o sucesso da estratégia implementada e o impacto dos relacionamentos no desempenho da empresa no exterior. Por fim, o estudo apresenta as suas conclusões, limitações e sugestões para futuras investigações. São discutidos os desafios enfrentados na aplicação prática das teorias de cocriação de valor e a importância contínua dos relacionamentos empresariais para o sucesso nos mercados internacionais. A investigação reforça a relevância de desenvolver estratégias de relacionamento eficazes para sustentar a competitividade global.
- Third generation biodegradable polymer versus polymer free drug-eluting stents: a systematic reviewPublication . Basile, Emanuela; Baeta, CristinaThird generation drug eluting stents (DES) for percutaneous coronary intervention (PCI) were developed to minimize major outcome problems that previous DES caused during the follow- up, mainly very late stent thrombosis, delayed healing, and inflammation, caused by durable polymer. Among this last generation stent were the biodegradable polymer (BD-DES) and the polymer-free (PF-DES) stents. To analyze the most recent results published in studies addressing clinical outcomes of BD-DES compared with PF-DES in patients undergoing PCI. Methods: This qualitative systematic review was performed following the PRISMA 2020 checklist. The inclusion criteria were publication date between 01-01-2014 and 31-12-2023, open access, PCI with PF-DES or BD-DES, and at least one of these outcomes: cardiac mortality, total mortality/all causes of death, target vessel revascularization, target lesion revascularization, target lesion failure, target vessel failure, late lumen loss, myocardial infarction, stent thrombosis. After screening a total of 701 articles 5 articles were included 2017-2023. Study design differed across studies. Two studies found no significant differences between BP-DES and PF-DES in an all-comers population. One study reported that BP-DES was superior to PF-DES in TLR rates in an all-comers population. One study reported that safety and efficacy profiles were better for PF-DES than the BP-DES only for diabetic patients. The last study found that in patients with moderate to severe coronary artery calcification, the differences in LLL observed at 9 months between the two groups were fully attenuated at 10 years, and no other outcome differed significantly at this point. A meta-analysis was not performed due to the heterogeneity of the studies, but the evaluation of risk of bias was globally low. This review found no significant differences in safety profiles between BP-DES and PF-DES in an all-comers population, aligning with previous findings. However, most studies reported comparable efficacy profiles between the two stent types. Future studies should focus on longer follow-up periods and investigate the potential superiority of PF-DES over BP-DES in patients with diabetes mellitus..
- The influence of phytochemicals on glioma: the role of cinnamic acid and silymarinPublication . Parreira, Maria Inês Silva Martins; Almeida, Joana Filipa Correia de; Ferraz, RicardoGliomas are one of the most predominant and frequent tumors of the central nervous system (CNS). These types of tumors are malignant and have a very heterogeneous etiology and a very aggressive nature, with a very poor prognosis and high mortality and morbidity rates. One of the main responsible for these previously mentioned characteristics are glioma stem cells (GSC), which have the ability to evolve into functional tumor cells that will then be able to invade adjacente tissues, thus increasing the degree of aggressiveness of gliomas. Due to the fact that gliomas have a highly heterogeneous character and the blood-brain barrier (BBB) has a very selective permeability (only certain molecules can cross it), currently existing therapies such as resection surgery, chemotherapy and radiotherapy are unable to improve the prognosis of patients, glioma occurring again. Therefore, it is necessary to find new ways and new therapies that can improve the prognosis of patients suffering from this type of pathology, with as few side effects as possible. Silymarin and cinnamic acid are substances with anti-inflammatory, antioxidante properties and antimetastatic potential. In the present study, the effects of cinnamic acid and silymarin on metabolism, proliferation and apoptosis were examined in cells of the GL261 cell line. The cellular toxicity caused by these two biocompounds was evaluated using the MTT method. Migration of GL261 cells was assessed by making a single, vertical streak in the middle of each well of the plate. Treatments with silymarin revealed that there was an oscillation between the % of cellular toxicity and the increase in treatment concentration, and that there was an increase in cell migration. In relation to treatments with cinnamic acid, they revealed a slight decrease in the % of cellular toxicity, as the treatment concentration increased, and that, in the cell migration assay, there was no evident relationship of dependence between % cell migration and cinnamic acid concentration. The results obtained demonstrated that silymarin and cinnamic acid have the potential to, in the future, become one of the therapies to be considered in the treatment of glioma, due to their inhibitory and inducing effects on the apoptosis of GL261 cells.
- Exploring the potencial of cyanobacteria against neurodegenerative diseases with foccus on Alzheimer´s diseasePublication . Rodrigues, Flávia de Fátima da Cunha; Martins, Rosário; Grosso, Clara; Ferraz, RicardoNeurodegenerative diseases (ND), particularly Alzheimer’s disease (AD), affect millions of people arounde the world. Despite their high incidence, there is no cure for theses diseases. The main line of treatment envolves the use of acetylcholisnesterase (AChE) and butyrylcholinesterase (BuChE) inhibitors, such as donepezil, galantamine and rivastigmine. Cyanobacteria have been the target for new therapies against DN. Several in silico, in vitro and in vivo studies have demonstrated the neuroprotective potential of natural products dereived from cyanobacteria, particurlarly in AD. Several strains of cyanobacteria present in CIIMAR’s Blue Biotechnology and Ecotoxicology Culture Collection (LEGE-CC) were evaluated for their cytoxicity in neuroblastoma cells (SH-SY5Y) and fibroblasts (3T3-L1) and for their potential to inhibit the enzymes AChE and BuChE. The followed approach envolves analyzing cyanobacterial fractions from the natural products library (LEGE-NPL) obtained by HPLC and cultivating some strains to produce biomass. For each strain, 8 fractions were obtained, with total of 176 fractions analyzed. Three pure compounds isolated from cyanobacteria were also tested (compounds A4, B2D and C3). The results of the cell viability test, using the MTT assay, showed that the vast majority of the fractions were not toxic. As for the enzyme inhibition tests, based on the Ellman method, the results show no inhibition for most analyzed fractions. In general, the most promising results for were obtained for the LEGE 07175_E, LEGE 11439_A and LEGE 181150_B fractions. Further tests should be carried out using these fractions in order to elucidate their chimical composition. With regard to the analyses of the compounds, in the celular viability assay only compound C3 did not demonstrate cytotoxicity at the studied concentrations. As for the enzymatic assays, none of the compounds inhibit the enzymes in the range of concentrations tested. In summary, further studies should be carried out in order to elucidadte the capability of cyanobacteria as treatment against NDs, as well to clarify the chemical profiles of the most promising fractions.
- O impacto das diferenças culturais no mercado ibérico: estudo de caso no setor do mobiliário de luxoPublication . Carneiro, Sara Gomes; Antunes, Isabel Cristina MartinsEste trabalho investiga o impacto das diferenças culturais nas negociações internacionais, com foco comparativo entre Portugal e Espanha. Com o objetivo de compreender como as variáveis culturais influenciam as práticas negociais. Este estudo analisa as abordagens culturais e as estratégias de negociação adotadas por ambos os países. Adotou-se a metodologia qualitativa para atingir o objetivo e entrevistas semiestruturadas com gestores e assistentes de vendas do setor de mobiliário de luxo, proporcionando assim uma visão aprofundada sobre as perceções culturais nos dois mercados. Os resultados mostram que os clientes espanhóis são mais persistentes na negociação de preços, enquanto os portugueses valorizam a confiança e as relações a longo prazo. Diferenças como a aceitação de hierarquias e a aversão à incerteza também afetam a forma como as empresas devem comunicar e negociar. O estudo destaca a necessidade de adaptação intercultural para otimizar os resultados empresariais e sublinha a importância de estratégias ajustadas às especificidades culturais de cada mercado, especialmente no contexto ibérico.
- Relatório de estágio profissional, na empresa RealContaPublication . Lima, Silvana Catarina Gomes; Pereira, Adalmiro Alvaro Malheiro de Castro Andrade; Teixeira, Tânia Catarina VilaçaO estágio teve a duração de três meses, iniciando a 04 de março de 2024, cumprindo as 480 horas estipuladas no regulamento, e foi realizado no âmbito do Mestrado em Gestão das Organização – Ramo Gestão de Empresas. O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio profissional realizado na empresa RealConta, um gabinete de contabilidade que oferece aos seus clientes serviços nas áreas de contabilidade, fiscalidade e seguros. Este gabinete é situado em São João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro. Essas atividades concentram-se na organização, nos processos de contabilização de documentos, nas práticas de controlo interno, bem como o cumprimento das obrigações fiscais, sempre com base na legislação em vigor. O objetivo principal deste estágio profissional foi o de promover o desenvolvimento de competências profissionais nas áreas da contabilidade, fiscalidade e controlo interno, complementando assim a formação teórica previamente adquirida. Durante o período de estágio, tive a oportunidade de observar e praticar diversas atividades que constituem a rotina diária da função, as quais serão detalhadamente descritas ao longo deste relatório. Este documento também apresenta uma reflexão crítica sobre as atividades realizadas, os conhecimentos adquiridos e as contribuições que esta experiência poderá proporcionar para a minha futura carreira nas áreas de gestão e contabilidade.
- Effects of aerobic exercise on the symptoms of people with Parkinson´s disease at different stagies: a systematic reviewPublication . Pita, Andreia Filipa Ferreira; Silva, Maria Augusta FerreiraExercise has been identified as beneficial in improving functional capacity with an emphasis on gait activity, postural control and production vs/maintenance of strength, also impacting the quality of life of Parkinson’s disease (DP) patients. Among the diferente types of exercise programs, aerobic exercise is the most widely studied ans has already shown positive effects at motor, quality of life, cognition and emotion levels. This systematic review aimed to examine the effects of aerobic exercise on the symptoms of people with Parkinson’s disease (PD) at different stages. PubMed (Medline), Cochrane Central Library, Physiotherapy Evidence Database (PEDro) and Web of Science (Core Colection) were all searched. The Cochrane Risk- of-Bias tool for randomized trials, Version 2 (RoB 2), was also used to assess the methodological quality and risk of bias of studies. A total of 14 studies involving 729 PD patients were included. Aerobic exercise improved motor and non-motor symptoms such as functional mobility, balance, gait velocity, global motor function, anxiety, depression, fatigue, sleep quality and cognition across all PD stages. Aerobic exercise is na effective non-pharmacological approach for improving motor and non-motor symptoms in individual with PD, regardless of the PD stage they are in. In addition, for the minimum dose of aerobic exercise, we recommend that the exercise period is no less than 3 times per week, with a duration of 60 min per training session and a minumum intensity of 60% of HRR.