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- Transformação digital em hotelaria: caso de estudoPublication . Ferreira, Joana Saldanha Pombo de Almeida; Silva, Cândida; Varajão, JoãoO turismo é um dos setores com mais importância para a economia mundial, sendo que existem vários fatores que vieram acrescentar relevância a este setor de atividade. As tecnologias vieram entranhar-se no seu dia-a-dia, fazendo com o que a prestação de serviços seja cada vez mais rápida e eficaz, e, consequentemente, a competitividade nos negócios do setor aumente. Face ao ambiente altamente competitivo a que se assiste, verifica-se que existe uma evolução nos modelos de negócios, que auxiliam a geração de receita, trazem vantagens competitivas e são mais recetivas às necessidades e preferências dos consumidores. Os objetivos a que este trabalho de projeto são duas propostas, uma relacionada com os processos organizacionais adequadas às atividades do hotel e outra relativa às tecnologias de informação e comunicação (TIC) para os principais processos organizacionais do hotel. Posto isto, esta investigação tem como finalidade desenvolver uma compreensão abrangente da forma como as tecnologias podem ser uma vantagem para o setor hoteleiro, tendo em conta, também, as estratégias de negócio adotadas. Tal será possível através da metodologia aplicada na investigação, um estudo de caso feito no Hotel Tryp Porto Expo, com os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito colaboradores, incluindo o diretor. Tal permitiu identificar as funções e atividades executadas no dia-a-dia e quais as TIC que se utilizam para as realizar. A análise de dados foi feita segunda uma metodologia qualitativa. Obteve-se, então, uma proposta de processos organizacionais para hotelaria e percebeu-se quais são as tecnologias mais adequadas para o setor, tendo em conta as que o hotel em estudo utiliza. Conclui-se que as tecnologias e os processos organizacionais têm bastante relevância no turismo, e que ambos criam vantagens competitivas para o setor, o principal contributo é uma proposta de processos organizacionais para hotelaria e uma proposta de melhorias para o hotel em estudo com recurso a TIC.
- Da invisibilidade ao resgate da memória: contributos para a construção de uma história do CETAPublication . Morais, António Duarte; Passos, Sónia Maria da CostaEste trabalho propõe-se investigar e refletir sobre a fundação e a história dos primeiros tempos de existência de um grupo de teatro amador: o CETA, tentando fazer a ponte com o meu próprio trabalho no seu seio e o significado do mesmo. Este estudo parte da consulta de material diverso (folhetos, cartazes, programas, noticias de jornais) e, sobretudo, das memórias de alguns fundadores e associados históricos, consubstanciadas em entrevistas gravadas. Recriou-se performaticamente, no CETA, e num único espetáculo, algum do conteúdo das conversas em áudio. Pretendeu-se aliar a criação artística à investigação académica de metodologia historiográfica, tendo como base a pesquisa de arquivo e a história oral. Procurou-se descobrir a importância do teatro para os jovens desta época, a formação técnica e humana fornecida pelo grupo aos associados e também as formas de censura existentes e a superação das mesmas. Este estudo pretende ser ainda um contributo para a construção de uma história sobre o CETA tentando retirar da invisibilidade a memória desta instituição de uma forma artística.
- O papel dos influenciadores digitais portugueses na promoção de um destino turísticoPublication . Ramalho, Bárbara Patrícia da Cunha; Silva, Susana; Silva, CândidaEm função do contínuo desenvolvimento das novas tecnologias, os influenciadores digitais tornaram-se numa importante fonte de comunicação do século XXI e impulsionaram a propagação da informação. Conhecidos também como criadores de conteúdo, estes conseguem reunir amplas audiências compostas por outros indivíduos predispostos a consumir os seus conteúdos e que se deixam influenciar. No que diz respeito às redes sociais, estas plataformas digitais têm desempenhado um papel importante nas estratégias de marketing para a promoção de destinos turísticos, nomeadamente, na integração de líderes de opinião enquanto embaixadores e influentes de produtos e serviços. Assim sendo, a crescente competitividade dos mercados obriga os destinos a adotar novas estratégias, com vista a melhorar a perceção da imagem do destino e a influenciar as intenções comportamentais dos potenciais turistas. Com isto, foi criada uma revolução digital, que resultou num conjunto de oportunidades e desafios, particularmente, para o setor do turismo. Desta forma, este trabalho de investigação propõe-se aferir se os influenciadores digitais e as suas redes sociais, enquanto estratégia de marketing digital, influenciam a perceção da imagem e a intenção de visitar um destino. Em termos metodológicos, o presente estudo empírico foi operacionalizado através de metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de informação, aplicado a influenciadores digitais portugueses, com o intuito de conhecer a sua influência em despertar o desejo dos consumidores em conhecer novos destinos. A definição da amostra foi feita com base no critério de saturação dos dados – saturação teórica. Para o tratamento e análise dos dados obtidos, procedeu-se à transcrição de todas as entrevistas e recorreu-se a procedimentos sistemáticos de análise, categorização e comparação de dados. Os resultados obtidos nesta investigação permitem concluir que a influência sobre a intenção de viajar dos seguidores é notada pelos influenciadores digitais, evidenciando uma forte relação de influência entre os influenciadores digitais e a intenção de visitar um destino turístico. Neste contexto, entre as principais conclusões alcançadas, verificou-se que os respondentes conseguiram contribuir para os objetivos pretendidos, ajudando a preparar um retrato do cenário da influência digital e o real impacto que a mesma tem na promoção de um destino turístico. Esta dissertação permite destacar a importância das estratégias de marketing digital que envolvem tanto os influenciadores digitais como as redes sociais, particularmente, no setor do turismo. Deste modo, o reforço do desenvolvimento e do planeamento deste tipo de estratégias, com vista a melhorar a imagem do destino e a estimular a intenção de visita de potenciais turistas.
- Sinestesia em Quatour pour la fin du Temps: o confronto entre a realidade subjetiva de Messiaen e a perceção do público geralPublication . Teixeira, Dalila Isabel Cardoso; Moreira, Daniel Filipe PintoA sinestesia é um fenómeno de união dos sentidos, em que o estímulo externo é captado por um sentido, mas manifesta-se noutro. O fenómeno começou por ser mencionado de um ponto de vista metafórico (em associação com diferentes experiências artísticas). A partir do séc. XX, começou a ser estudado numa perspetiva científica. O tipo de sinestesia estudado neste trabalho é a audição de cores, que corresponde à união sensorial entre audição e visão (por exemplo, entre som musical e cor). Esta parece ser a sensibilidade que mais afetou os compositores durante a história da música, sendo os mais reconhecidos Scriabin e Messiaen. O presente trabalho pretende estudar estas permutas sensitivas entre música e cor, tendo como estudo de caso a obra Quatour pour la fin du Temps, de Messiaen. Para tal, esta obra foi analisada a fim de compreender os modos e os acordes que, segundo o compositor, apresentam determinadas atribuições de cor. A última parte do trabalho acrescenta à análise um estudo empírico, o qual pretende determinar até que ponto a realidade subjetiva da sinestesia de Messiaen tem um efeito na perceção do público geral. Em particular, é apresentado um estudo estatístico comparativo das respostas do público a dois recitais diferenciados: um deles convencional (com luz de palco normal) e outro multimédia (com um jogo de luzes previamente desenhado de acordo com as cores de Messiaen).
- Alexandrina, um lugar comum: monólogo visitado enquanto percurso performativo entre devir artístico e vida profissionalPublication . Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso; Passos, Sónia Maria da Costa; Binyon, Claire MargaretEste trabalho resulta de um Projeto em Artes Cénicas, especialidade de Interpretação e Direção Artística. Teve como objetivo criar arte em contexto, com a criação de uma peça de teatro em formato monólogo, com uma personagem da vida quotidiana de uma cidade. Esta personagem inclui a reflexão sobre as interações entre o devir artístico (teatro) e a vida profissional (mobilidade sustentável) e constituiu-se como elemento que, referindo essa reflexão e essas interações de forma indireta, tornou-se um objeto dado a novas interpretações e reflexões. Considera em termos de enquadramento os campos de investigação referentes à performatividade do arquivo, à autobiografia e à autoetnografia. Este processo incluiu a criação de uma dramaturgia, em que a personagem é interpretada num espetáculo de teatro levado à cena em setembro de 2019. As reflexões sobre o enquadramento, o processo, a dramaturgia e o espetáculo são apresentadas neste documento, provando-se que foi possível estabelecer as interações referidas, através de um objeto artístico original.