Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Autoficções: um processo de criação teatral a partir de histórias reais de um coletivo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana_Oliveira_MAC_2021.pdf5.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto nasce da urgência da descoberta. Era urgente descobrir a minha identidade para encontrar certezas e convicções. O lugar onde todas as interrogações começaram a ganhar corpo foi no processo deste projeto. Como dirigir um processo de criação teatral, partindo de episódios reais de um coletivo, tendo em vista as práticas colaborativas? Esta foi a questão de partida da investigação que propus realizar, tendo em vista vários interesses artísticos que balizaram o processo. Através de dados já adquiridos sobre diversos métodos de criação queria descobrir qual a melhor forma para mim e para o grupo de construir um processo criativo colaborativo. O devising foi o “método” escolhido para podermos criar, jogar e pensar. A natureza do devising não deixa que este seja apenas um método, pois não existe uma única forma, existem muitas formas que se adaptam às várias qualidades de grupos. Sendo que neste caso apropriamo-nos de algumas das suas características: o trabalho colaborativo, o pressuposto de partir do nada e a comunicação com o público. O teatro pós-dramático cruza muitos pontos com o devising, e sobre ele cultivamos também a ambiguidade da existência ou inexistência de personagem, confundindo, desde o princípio, o que é real com o que é ficcional e deixando bem claro que para nós não existem autobiografias, apenas e só Autoficções.
This project was born from the urgency of discovery. It was urgent to discover my identity in order to find certainties and convictions. The place where all the interrogations began to take shape was in the process of this project. How to direct a theatrical creation process, starting from real episodes of a group, considering collaborative practices? This was the starting point of the investigation I proposed to carry out, in view of the various artistic interests that guided the process. Through some knowledge already acquired on various methods of creation, I wanted to find out what the best way for me and the group to build a collaborative creative process. Devising was the “method” chosen for us to create, play and think. The nature of devising does not allow it to be simply a method as there is no single way, there are many ways that adapt to the various qualities of groups. In this case, we appropriated some of its characteristics: the collaborative work, the assumption of starting from nothing and the communication with the public. Post-dramatic theater crosses many points with devising, and over this we also cultivate the ambiguity of the existence or non-existence of a character, confusing, from the beginning, what is real with what is fictional and making it clear that for us there are no autobiographies, those are simply Autofictions.

Description

Keywords

Metodologias Processos de criação teatral Práticas colaborativas Coletivo Devising Teatro pós-dramático Methodologies Theatrical creation processes Collaborative practices Collective Post-dramatic theater

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License