Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-25"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Fatores na motivação para o trabalho: um estudo com os servidores da Reitoria do IFROPublication . Catafesta, Kelly Cristiane; Morais, José Carlos Pereira deEsta dissertação propõe-se a investigar quais os fatores motivacionais que influenciam os servidores de uma instituição pública de ensino. A motivação para o trabalho, segundo Pinder (1998, p. 23), “é um conjunto de forças energéticas que tem origem quer no indivíduo quer fora dele e que moldam o comportamento de trabalho determinando a sua forma, intensidade e duração”. Neste sentido, as teorias motivacionais auxiliam na compreensão dos fatores envolvidos na ação do indivíduo. Para alcançar o objetivo desta pesquisa foi aplicado o questionário Multi-Motivacional elaborado por A. Ferreira et al. (2006) que visa identificar fatores motivacionais da organização do trabalho segundo a perspectiva teórica de Hackman e Oldham, de realização e poder segundo a teoria das necessidades aprendidas de David McClelland, de desempenho na perspectiva da teoria Goal Setting de Locke & Latham e do envolvimento organizacional com base na teoria de Allen e Meyer. As análises dos dados coletados na pesquisa de campo envolveram a utilização de técnicas de estatísticas descritiva com a utilização de algumas medidas como média, desvio padrão, percentual e Alfa de Cronbach. Também foram realizados testes de normalidade nos dados nos modelos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e ambos apresentaram resultados de p > 0,05, atestando a distribuição normal. Realizaram-se testes t e ANOVA para análises mais específicas sobre como se comportam os fatores da motivação e as variáveis sociodemográficas. Os resultados apontaram que os fatores motivacionais que influenciam os servidores da amostra são, respetivamente, o fator realização e poder (M = 3,79), seguido dos fatores organização do trabalho (M = 3,60), envolvimento (M = 3,47) e desempenho (M = 3,46). Na correlação dos fatores motivacionais e os dados sociodemográficos os homens apresentaram as maiores médias em todos os fatores e a diferença foi mais significativa no fator realização e poder.
- O impacto da eficiência do investimento no custo do capital próprio: evidências das empresas do PSI geralPublication . Silva, Renato Joel Gonçalves; Machado, Ricardo André Cabral de Carvalho Bahia; Lopes, Isabel Cristina da SilvaSabendo que as empresas utilizam variados mecanismos para controlar os denominados conflitos de agência entre gestores e acionistas e assim proteger estes últimos (Majeed, Zhang & Umar, 2017), a literatura sugere que a adoção de qualquer mecanismo que minimize os custos supervenientes destes conflitos, pode reduzir o custo de capital e promover melhores decisões de gestão tanto em termos operacionais, como em relação à política de investimento (Chen, Chen & Wei, 2009; Chen, Hope, Li, & Wang, 2011; Huang, Wang & Zhang, 2009; Lambert, Leuz & Verrecchia, 2007). Com este estudo, procurou-se, assim, interligar a eficiência dos investimentos, medida com base em Biddle, Hilary e Verdi (2009), ao custo do capital próprio. Esta investigação baseou-se na análise de todas as empresas portuguesas não financeiras cotadas na Euronext Lisbon durante um período de 11 anos (2005-2015) para testar a hipótese de que a eficiência do investimento promove um custo do capital próprio mais baixo. Para o efeito, seguiu-se a metodologia utilizada no estudo de Majeed, Zhang e Umar (2017) que procurou perceber se esta hipótese se aplica a todas as empresas não financeiras chinesas com ranking de A, cotadas nas bolsas de valores de Xangai e Shenzhen presentes na base de dados RESSET. Assim contatou-se que se encontram evidências de que a eficiência do investimento está negativamente relacionada com o custo de capital, sendo um fator relevante para controlar os problemas de agência e de que existe uma relação entre os anos da crise em Portugal e o custo do capital próprio.
- O aquecimento sem instrumento: exercícios para uma prática otimizada do clarinetePublication . Seabra, Mário André Lopes; Pinto, Nuno Fernandes; Marques, LuísaO presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o conjunto de atividades desenvolvidas na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, no ano letivo 2018/2019, no âmbito da prática educativa desenvolvida no Ensino de Instrumento – Clarinete, integrado no Mestrado em Ensino da Música da ESMAE – ESE. A procura por um aquecimento corporal mais efetivo e eficiente que, por um lado, preparasse o corpo para a prática instrumental de forma a evitar lesões e, por outro, proporcionasse aos instrumentistas o conforto e as condições físicas necessárias para uma performance ótima do clarinete, levou ao desenvolvimento de um Projeto de Intervenção que tem como principal objetivo proporcionar aos alunos um conjunto de exercícios de aquecimento sem o instrumento, diferentes daqueles que são convencionalmente aplicados e que pudessem inserir-se num plano de estudos diário e contribuir para uma prática do clarinete saudável e de qualidade. Apesar da literatura cada vez mais numerosa sobre a temática do estudo de um instrumento e do envolvimento da medicina na prática dos músicos e trabalhos daí resultantes, o tema da preparação física para a performance de um instrumento é abordado nas salas de aulas de uma forma pouco significante e a preparação física para a prática instrumental através de exercícios de aquecimento e alongamento corporal ainda não faz parte da rotina de muitos jovens instrumentistas Assim, neste trabalho, é levado a cabo um estudo experimental na tentativa de validar o aquecimento sem instrumento, e observar o efeito de exercícios de aquecimento e alongamento corporal na performance do clarinete.
- O Desenho e Implementação do Sistema de Controlo de Gestão para a Harmonização de Informação numa PME - O Caso da Pedroso & OsórioPublication . Monteiro, Tânia Sofia Silva; Duarte, Fábio DiasEste relatório centra-se no desenho e implementação de um sistema de controlo de gestão numa PME, tendo sido elaborado na sequência do estágio realizado na empresa Pedroso & Osório S.A entre outubro de 2018 e maio de 2019. Inserindo-se no plano de estudos do Mestrado em Finanças Empresariais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, este trabalho sistematiza informação técnica e científica sobre o tema do controlo de gestão contribuindo para guiar a implementação de um projeto de transformação na empresa em análise, mas também para documentar os processos relacionados com as diversas ações de controlo de gestão implementadas durante o estágio. Numa conjuntura de elevada rivalidade concorrencial, globalização de mercados e aumento do poder negocial da procura, as organizações sentem necessidade de reajustar as ferramentas de suporte à tomada de decisão com o objetivo de promover a otimização dos processos de gestão. Neste sentido, a formulação, comunicação e monitorização da estratégia é cada vez mais relevante numa ótica de crescimento sustentável de longo prazo. Neste contexto, durante o ano de 2018, a direção da Pedroso & Osório toma a iniciativa de desenhar e implementar o Modelo Beyond Budgeting, com o objetivo de promover uma gestão mais descentralizada, e um Balanced Scorecard, enquanto ferramenta de medição e avaliação de desempenho, que visa traduzir e implementar a estratégia organizacional definida. Reconhecendo a importância da qualidade e acesso a informação de negócio e as limitações que os seus atuais sistemas de informação de apoio à gestão colocam à eficaz implementação dos modelos acima indicados, a direção da Pedroso & Osório decide implementar um novo Sistema de Informação adequado à realidade do mundo empresarial e capaz de fornecer informação clara e fidedigna à administração e aos gestores, suportando assim as tomadas de decisão. Assim, a conjugação das ferramentas mencionadas acima permitirá à empresa considerar além da perspetiva financeira, outras perspetivas relacionadas com clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. A análise destas perspetivas, potenciada pela implementação de um sistema de controlo de gestão, constitui, portanto, um elemento chave para o alcance dos objetivos estratégicos de negócio.
- I Encontro Flamenco Vivo - Porto 2019Publication . Thedim, Diana Maria Lopes Pimentel Bianchi; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eO I ENCONTRO FLAMENCO VIVO – PORTO 2019 – foi um projeto que promoveu um encontro interdisciplinar entre artistas flamencos, especialistas na história da arte flamenca, estudantes de flamenco e público em geral, criado com intuito de permitir um conhecimento mais específico e objetivo sobre esta arte e forma de ser e estar na vida.
- O uso da realidade virtual e realidade aumentada no processo de formaçãoPublication . Lopes, Liliana Almeida; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Marques, António; Ferreira, PedroO uso da realidade virtual e realidade aumentada no processo de formação
- Plano de negócios: a concretização da ideiaPublication . Peixoto, Cláudia Patrícia Nunes; Machado, Ricardo André Cabral de Carvalho BahiaEste relatório de estágio foi realizado no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Finanças Empresariais no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e é o resultado de seis meses de aprendizagem na realização de consultoria financeira e de gestão na empresa Prime Century – Contabilidade e Consultoria de Gestão, Lda. Este estágio curricular teve inicio em novembro de 2018 e término em abril de 2019 e tem por objetivo a realização de um plano de negócios, visando a criação de uma empresa de cedência de instalações afetas à prestação de serviços de estética e bem-estar, entre os quais massagem, estética de corpo e rosto, psicologia, terapia da fala, nutrição, terapias alternativas entre outros serviços. Na primeira fase é apresentada a empresa de acolhimento e o enquadramento teórico. Seguidamente é descrita a ideia de negócio e realizada a análise económico-financeira, bem como utilizada a ferramenta de avaliação de projetos a do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) como auxiliar à elaboração dos vários mapas e indicadores económico-financeiros de estudo de viabilidade do projeto.