Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-28"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da Digitalização na Atividade EmpreendedoraPublication . Oliveira, Xavier de Almeida; Silva, Pedro Bruno Mendonça daO fenómeno em análise na presente dissertação representa um tema bastante debatido no atual contexto de digitalização e globalização, com importância crescente para as empresas de diversas áreas de atividade, uma vez que a correlação entre empreendedorismo e digitalização pode servir como vantagem competitiva. Por este motivo, torna-se pertinente estudar o impacto que a digitalização terá na atividade empreendedora. No entanto, é necessário, numa primeira fase, compreender a relação entre as variáveis, de forma a preceder se estas se relacionam e de que forma o fazem e descobrir quais as tecnologias inerentes à digitalização que terão impacto na atividade empreendedora. Para tal, na realização desta dissertação foram levantadas várias questões “Qual o impacto que a digitalização poderá ter na atividade empreendedora nos países da UE?”, “Qual a relação entre a digitalização e a atividade empreendedora ?”, Qual o impacto do Crescimento económico e da Digitalização na Actividade empreendedora ?” e “Quais as variáveis/ drivers que poderão explicar a relação entre o Crescimento económico, Digitalização e a Actividade empreendedora?”. Para a realização deste estudo, e de forma a ser possível responder às 3 questões de investigação, foram utilizados dados disponíveis no The World Bank e na Eurostat para o período compreendido entre 2010 a 2022, relativos aos 4 países da União Europeia (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia), procedendo à utilização de métodos de estimação econométrica adequados e recorrentes para uma dada amostra com dados em painel; mais especificamente estimação de modelos lineares de efeitos fixos e efeitos aleatórios com correção ao enviesamento.Os resultados obtidos mostraram, notoriamente, que a digitalização tem um impacto significativo na atividade empreendedora, através da presença das tecnologias da informação intrínsecas, tanto nas empresas, como nos países. Deste modo, o presente estudo pode apoiar e contribuir no apoio à tomada de decisão com base na escolha e na adoção das tecnologias digitais na gestão operacional dass empresas, contribuindo para que estas consigam aproveitar todos os benefícios resultantes da digitalização e das suas tecnologias.
- Vestuário e género: uma abordagem referencial para um entendimento da performatividadePublication . Gil, Maria Cristina Morais Campos; Rocha, Maria Manuela Bronze daComeçando por contemplar imagens do presente, olhar-se-á a História, ao arrepio, numa tentativa de identificar ecos de outras rejeições do binarismo de género no vestuário ao longo dos tempos, no âmbito europeu. Partindo de leituras sobre a performatividade de género, pretende-se questionar as narrativas convencionais sobre os ideais de masculinidade e feminilidade, concretamente no que toca ao vestuário. A partir da observação de diferentes usos do vestuário, quer enquanto figurino de cena, quer no dia-a-dia, logo que assumido como um figurino, pretende-se reflectir sobre a atribuição de género no âmbito do vestuário e a actual, consequente, utilização deste como ferramenta na expressão de género, seja pela adesão, subversão ou negação desse sistema.
- Comparação entre a fenotipagem eritrocitária pelo MDmulticard® e a genotipagem em doentes com prova de antiglobulina humana direta positivaPublication . Sousa, Helena Maria da Conceição Rodrigues de; Mota, Sandra Marlene; Monteiro, CarlaOs testes pré-transfusionais podem ser um desafio em doentes com TAD positiva, como no caso das anemias hemolíticas autoimunes. Na impossibilidade da realização da fenotipagem, nestes doentes, a genotipagem demonstrou ser uma ferramenta indispensável na superação das limitações das técnicas sorológicas. Com o MDmulticard® Basic Extended Phenotype surge uma nova abordagem à fenotipagem eritrocitária, rápida e simples com possibilidade de substituir a genotipagem em alguns doentes. Este estudo observacional analítico transversal teve como objetivo comparar a fenotipagem obtida no MDmulticard® para os antigénios Duffy, Kidd e Ss com o fenótipo inferido pela genotipagem por PCR-SSP, em doentes com TAD positiva. Foram estudados, por ambas as técnicas, 32 doentes com TAD positiva que necessitavam de transfusão de eritrócitos. A deteção de antigénios eritrocitários pelo MDmulticard® mostrou um coeficiente de k = 1 para todos os antigénios testados à exceção do Fya que apresentou k=0,93. Foram encontrados valores de sensibilidade e especificidade para Fya de 95,0% e 92,3%, respetivamente, e de 100% para os restantes antigénios testados. Os resultados obtidos são promissores, mas seria importante realizar estudos com um maior número de doentes e esclarecer as discrepâncias encontradas, de forma a estender a utilização deste cartão a este grupo específico de doentes.
- O papel dos jogos no envolvimento dos estudantesPublication . Latourrette, Ivo Filipe de Castro; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraO presente estudo tem como objetivo fornecer uma revisão abrangente da literatura sobre gamificação, jogos sérios e envolvimento dos alunos, a fim de sintetizar a informação disponível e determinar o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem para aumentar o envolvimento dos alunos. O estudo examinará o contexto da gamificação e dos jogos sérios na educação, explorará o problema do desinteresse dos alunos nas abordagens de aprendizagem tradicionais e investigará a forma como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem resolver este problema. A questão de investigação que orienta este estudo é: "Qual é o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem no envolvimento e motivação dos alunos?" Para responder à questão de investigação, será efetuada uma revisão narrativa da literatura. Estudos, artigos e publicações relevantes serão reunidos e analisados para identificar as principais conclusões e tendências relativas à eficácia da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos no reforço do envolvimento dos alunos. A metodologia envolverá a realização de um questionário abrangente que avaliará as perceções dos alunos e dos professores sobre a gamificação e a implementação de jogos no processo de aprendizagem, bem como o impacto dos jogos na aprendizagem, e analisará os dados extraídos. Espera-se que os principais resultados deste estudo forneçam informações sobre os benefícios e desafios da utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na educação. Prevê-se que os resultados demonstrem o impacto positivo da gamificação no envolvimento, motivação e resultados de aprendizagem dos alunos. Além disso, o estudo explorará fatores que contribuem para a implementação bem-sucedida de estratégias de gamificação, como a conceção dos elementos do jogo, o alinhamento da mecânica do jogo com os objetivos de aprendizagem e a importância de incorporar feedback e recompensas. A investigação também irá lançar luz sobre potenciais limitações e barreiras à utilização eficaz da gamificação na sala de aula. Este estudo tem implicações para educadores, designers instrucionais e decisores políticos no domínio da educação. Os resultados informarão o desenvolvimento de melhores práticas e diretrizes para a incorporação da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos em contextos educativos, com o objetivo de aumentar o envolvimento dos alunos e promover experiências de aprendizagem significativas.
- O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso NetflixPublication . Oliveira, Beatriz Fernanda Gonçalves; Pinto, Susana Mónica CruzNo mundo atual, as redes sociais estão presentes no quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, assim estas plataformas já são consideradas ferramentas indispensáveis para a comunicação não só entre as pessoas como também entre as pessoas e as empresas. Neste sentido, é de extrema importância que as marcas compreendam a importância destas plataformas na relação com os seus clientes, nomeadamente através da partilha de conteúdos nos seus perfis. A Netflix foi uma das marcas que compreendeu esta mudança na comunicação entre ambas as partes e atualmente tem uma enorme presença nas redes sociais, tornando-se referência no que diz respeito ao marketing de conteúdo e, consequentemente, um exemplo na relação que constrói com o seu público. A presente dissertação, que constitui um estudo de caso, tem como objetivo geral analisar os conteúdos publicados pela Netflix, bem como a estratégia de comunicação definida nas redes sociais e interação com o seu público. Para a obtenção de resultados foi realizada uma análise qualitativa à rede social Twitter da Netflix Portugal (@NetflixPT) entre 7 de janeiro e 7 de julho de 2023, de forma a compreender quais os conteúdos mais publicados pela plataforma de streaming, bem como as interações com o seu público. Os resultados obtidos demonstram que a Netflix apresenta uma estratégia de publicação de conteúdos todos os dias no seu perfil do Twitter, com as mais diversas características, conseguindo uma grande interação com os seus seguidores.
- Importância da comunicação na indústria – o caso da DesicorPublication . Sousa, Sérgio Pedro Duarte de; Soares, Rui Jorge JesusNeste documento pretende-se demonstrar a importância da comunicação interna num setor cuja dinâmica tem as suas particularidades e desafios e onde as Pessoas, com o respetivo envolvimento, alinhamento e compromisso, são fundamentais. Em primeiro lugar, apresenta-se como relevante proceder a uma reflexão teórica de enquadramento sobre os conceitos fundamentais relacionados com a comunicação interna, destacando-se a importância que a comunicação interna desempenha na indústria, com especial enfoque na Desicor. Em segundo lugar, apresenta-se uma caracterízação global da DESFO Holding, incluindo também dados relativos à Desicor, como parte integrante do universo DESFO, por forma a conhecer melhor a empresa objeto do projeto. Entretanto, em terceiro lugar, é partilhada a framework de comunicação interna criada e implementada com vista a criar rituais e reuniões que promovessem a transparência, partilha de informações, a clareza nos objetivos e a redução de falhas. Essa framework inclui reuniões como a "All Hands Meeting", reuniões de diferentes durações, desde 60 minutos até 5 minutos, e envolve toda a organização, desde a direção até as equipes de produção e é considerada essencial para criar um ambiente onde os colaboradores estejam alinhados com a estratégia, motivados e comprometidos com os objetivos da empresa. Essa estrutura de comunicação representa um compromisso com a criação de uma cultura de cooperação, inovação e partilha que prepara a organização para enfrentar o futuro com confiança. Em último lugar, são apresentadas as principais conclusões da implementação da framework de comunicação interna, com destaque para os resultados do survey realizado com o objetivo de aferir eventuais melhorias que a implementação da framework tenha originado.
- Plano de marketing do restaurante Food ConceptPublication . Mendes, Afonso Pinto de Sousa; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaEste projeto tem como objetivo fundamental a elaboração de um plano de marketing para o restaurante Food Concept. Localizado na zona histórica da baixa do Porto, este será reconhecido pelos seus pratos tipicamente mediterrâneos, aliado a um ambiente diferenciado e com uma vista sob uma das mais emblemáticas ruas da cidade do Porto, tornando toda a experiência única. Considerando todos os fatores culturais, sociais e psicológicos do público alvo, verificou se a oportunidade da criação de um restaurante que pudesse dar resposta a estas necessidades, combinando o tradicional com o moderno, reunindo o segmento nacional e internacional de forma a ganhar vantagem competitiva. O plano de marketing aplicado à Food Concept foi desenvolvido com o intuito de criar estratégias e métodos capazes de fazer desta empresa uma referência ao nível da gastronomia local, reforçando assim a sua posição num mercado altamente competitivo. Para a realização deste projecto, realizou-se uma análise estratégica através da análise PESTAL e análise SWOT, uma caracterização dos principais concorrentes diretos e indiretos, a identificação das principais estratégias de marketing, bem como um conjunto de ações passíveis de implementar relativas ao marketing-mix, incidindo bastante na variável comunicação. Este projeto vem assim demonstrar a relevância que uma abordagem direcionada para a presença nas redes sociais e plataformas digitais pode ter no crescimento sustentado da empresa, permitindo uma diferenciação dos restantes concorrentes, onde muitas vezes as ações de marketing são desvalorizadas.
- Os determinantes dos preços da habitação e as elasticidades da oferta das áreas metropolitanas portuguesasPublication . Loureiro, Ricardo Filipe Matias; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesO crescimento dos preços da habitação registado em Portugal nos últimos anos tem suscitado alguma controvérsia e inquietação no mercado habitacional. Compreender a evolução do preço da habitação em relação aos seus fundamentais é crucial para avaliar os riscos e assegurar a estabilidade financeira no mercado habitacional português. Esta dissertação tem como objetivo investigar os determinantes e as elasticidades dos preços da habitação nas áreas metropolitanas portuguesas entre 2011T1 e 2021T4. Assim sendo, primeiramente utilizamos a metodologia de dados em painel para estudo dos determinantes do preço da habitação a nível nacional, onde se recorreu ao método OLS FE para sua estimação. Posteriormente, estudamos as elasticidades da oferta e os determinantes dos preços da habitação ao nível das áreas metropolitanas com recurso à regressão de séries temporais (OLS). Os resultados mostraram que a nível nacional os preços da habitação são inelásticos ao rendimento (0,112) e a oferta inelástica. Concluímos que a elasticidade-preço ao rendimento é inferior aos resultados encontrados em outros estudos em Portugal e na Europa, sugerindo que existem outros fatores que explicam o preço da habitação em Portugal. Ao nível das áreas metropolitanas, encontramos uma oferta inelástica também, uma elasticidade-preço ao rendimento próxima de zero e um crescimento médio dos preços da habitação de 24,52% entre 2011T1 e 2021T4. As AM do litoral registiram um crescimento do preço da habitação e um efeito momentum mais elevado do que AM do interior. Contudo, salientar que os preços da habitação são mais elásticos ao rendimento e à oferta nas AM do interior onde existe mais espaço para contruir. Por fim, esperamos que o presente estudo seja um implusionador para futuras investigações sobre os determinantes e as elasticidades do preço da habitação nas áreas metropolitanas portuguesas com intuito de ajudar a definir melhores políticas habitacionais a nível local e nacional.
- Integração do perfil de anticorpos eritrocitários irregulares nos registos de saúde eletrónicosPublication . Alves, Sara Isabel da Silva; Lamas, Maria do Céu Ribeiro; Magalhães, Cláudia Meneses Rodrigues de Oliveira AlvesO suporte transfusional é cada vez mais seguro, devido aos elevados padrões de qualidade, mas não isento de riscos, dos quais se destaca a aloimunização. Os aloanticorpos resultantes da aloimunização, quando clinicamente significativos, podem causar reações transfusionais e em casos mais graves levar à falência de órgãos e à morte. Para minimizar tais riscos, realiza-se a pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) como teste pré-transfusional, contudo, devido à diminuição do seu título, podem não ser detetados. Este fato associado à elevada mobilidade das pessoas e à inexistência de partilha de informação sobre a presença de anticorpos eritrocitários irregulares entre as diferentes instituições de saúde em Portugal, aumenta a probabilidade de ocorrência de reações transfusionais tardias com impacto direto e indireto na saúde. Este estudo bservacional pretende aumentar a consciencialização relacionada com o rastreamento dos anticorpos eritrocitários, através do estudo da prevalência e perfil evolutivo dos anticorpos irregulares dos utentes do Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães entre 2013-2022. Observou-se que 29% dos utentes apresentaram anticorpos que evanesceram, permitindo inferir o benefício da inclusão do histórico sobre a presença de anticorpos eritrocitários irregulares nos registos de saúde eletrónicos como uma mais-valia para um melhor atendimento dos utentes aumentando a segurança transfusional.
- A influência das redes sociais na popularidade dos jogos eletrónicosPublication . Lima, Mafalda Maria Tavares Guimarães Moreira; Pinto, Susana Mónica CruzA evolução tecnológica permitiu a transformação e criação de uma nova era, a digital. Com a adaptação e integração das novas tecnologias nas empresas, o mundo dos negócios transmutou-se, obrigando as empresas a reestruturarem-se e a adaptarem-se às novas tendências e exigências dos consumidores. Com o crescimento da era digital e a origem da Internet assistiu-se a uma nova criação tecnológica, as redes sociais. Com o aparecimento das redes sociais, as estratégias e táticas que as empresas utilizavam para comunicar com mercado e os seus consumidores, mudaram radicalmente. De forma a acompanhar as exigências dos consumidores, as empresas tiveram de desenvolver estratégias de comunicação digital que, muitas vezes, passam pelo uso das redes sociais. Nesta investigação, o objeto de estudo incidirá sobre uma análise do mercado dos jogos eletrónicos. A comunidade dos jogos eletrónicos tem uma presença nas redes sociais muito significativa. Neste âmbito, o objetivo principal para a realização do presente trabalho reside em perceber qual a relação entre o impacto das redes sociais e a popularidade dos jogos, estudando a forma como as estratégias adotadas pelas empresas de jogos influenciam o interesse dos consumidores. Através de uma investigação teórica suportada por uma investigação etnográfica e quantitativa, foi elaborado um inquérito por questionário e partilhado pela comunidade em estudo, com o objetivo de recolher e analisar dados como forma de suporte para a fundamentação de conclusões. Observou-se que a utilização das redes sociais por parte das empresas que comercializam jogos eletrónicos é crucial no processo de comunicação com o mercado e com os consumidores, pois, permite-lhes analisar as tendências do mercado e prever comportamentos, permitindo antecipar medidas de prevenção de situações de risco para a empresa, e aliciar os consumidores a comprarem os seus produtos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »