ESMAD - DM - Design
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Browsing ESMAD - DM - Design by advisor "Quelhas, Vítor"
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- Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso SandemanPublication . Fraga, Luiza Serpa; Quelhas, VítorEsta investigação discute a temática do Vinho do Porto, um produto que, para além de ser influente nos aspetos económico e histórico, retrata a identidade cultural portuguesa. O seu êxito comercial impulsiona o surgimento de novas marcas e o consequente aumento da competitividade. Estes fatores suscitam a necessidade de se salientarem. Sendo assim, observa-se que o rótulo, para além de ser um elemento essencial na conceção da identidade do produto, carrega em si um grande potencial para atingir essas necessidades, uma vez que é o primeiro contacto entre o produto e o consumidor. No entanto, o rótulo de Vinho do Porto ainda é um objeto de estudo pouco discutido, principalmente sob a perspetiva do design. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral desta dissertação explorar e avaliar quais as características que envolvem o processo de criação de um rótulo de Vinho do Porto que contribuem para o sucesso de uma marca. Para este fim, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica pura, cujo objetivo é exploratório, com abordagem quali-quantitativa feita através de procedimentos bibliográficos e estudo de caso com 58 rótulos de Vinho do Porto Sandeman do século XXI. Estes rótulos foram analisados individualmente mediante critérios como a cor, a forma, a tipografia, a iconografia e a produção gráfica. Apesar do baixo número da amostragem em avaliação, houve o emprego de instrumentos estatísticos para uma compreensão mais rica. Todavia, sincronicamente, a análise foi feita de forma crítica baseada na perceção da autora acerca do objeto de estudo. Por fim, esta investigação permitiu concluir que o processo de construção de um rótulo de Vinho do Porto não envolve apenas aspetos técnicos como a boa legibilidade, o uso adequado de cores e tipografias ou o equilíbrio da composição. Este processo requer sensibilidade por parte do designer, e isto inclui tanto o envolvimento com os valores da marca e o entendimento cuidado da mensagem que esta visa transmitir, como o estudo do comportamento do consumidor.
- O Canal 180: contributos do Motion Graphics para a identidade visualPublication . Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro; Quelhas, Vítor; Serapicos, PedroO Motion Graphics é aplicado na televisão desde os anos 60, altura em que os canais televisivos começaram a denotar uma preocupação diferente com a comunicação da identidade visual junto dos espetadores. Na origem desta preocupação, encontramos a necessidade de gestão da marca e de diferenciaçao da concorrência. As aplicações de Motion Graphics a televisão manifestam-se nas vinhetas televisivas, títulos de abertura, intermédios e de encerramento de programas, oráculos e outros elementos, através dos quais os canais manifestam a sua identidade. A presente investigação tem como objetivo estudar o contributo do Motion Graphics para a consolidação da identidade de um canal de televisão. Desenvolveu-se em três fases, adotando uma metodologia de caráter qualitativo e não intervencionista. Na primeira fase, procede-se à revisao da literatura e consequente análise documental crítica, por forma a compreender e consolidar o universo e objeto de estudo. Assim, define-se o conceito de Motion Graphics, caracterizando a sua evolução histórica e identificando os seus contextos de aplicação, processo de concetualização e produção, assim como as técnicas aplicadas e elementos constituintes. Na segunda fase, contextualiza-se o estado da arte no âmbito do conceito de marca, percebendo de que forma se materializa, sobretudo no que diz respeito à identidade televisiva. A terceira fase, traduzida na confrontação da teoria com um estudo de caso, materializado no Canal 180, corresponde a análise dos dados e discussão dos resultados, de forma a responder a problemática abordada. Os resultados indicam que a aplicação do Motion Graphics na identidade televisiva, como forma de comunicação da marca, revela um contributo direto ao reforço da mesma e traduz se na construção de uma identidade visual coerente e com sentido de unidade, que comunica a identidade corporativa da marca.
- O cartaz publicitário na obra gráfica de António Cruz CaldasPublication . Moreiras, Tina Joanna de Castro; Quelhas, Vítor; Fernandes, MartaA presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz publicitário na obra gráfica de António Pedro Barros Cruz Caldas (1897–1975), caricaturista, ilustrador e publicitário portuense e materializa-se num projeto de caráter teórico-prático que sistematiza todo o processo e conhecimento decorrentes da mesma. Através da realização deste projeto de investigação pretende-se contribuir para complementar a História do Design com o reconhecimento deste autor multifacetado e da sua obra, em particular nos cartazes publicitários, de modo a preencher a ausência de informação acessível sobre os mesmos. O projeto de investigação fundamenta-se através da vida e obra do autor e pelo contexto histórico do cartaz, num panorama nacional e internacional focando os movimentos artísticos e autores que se destacaram nesta vertente. Enquadra-se o cartaz publicitário num contexto histórico de modo a observar as suas condicionantes temporais, política e sociais para perceber as circunstâncias que levaram à evolução gráfica. O estudo realizado surge ancorado por um conjunto de questões de investigação, às quais o projeto se propõe responder com o intuito de criar uma base sólida na construção da monografia. Que importância é atribuída à obra gráfica publicitária de António Cruz Caldas, e de que forma foi influente no panorama nacional, qual a pertinência da realização de um documento monográfico sobre o autor de modo a contextualizar a sua obra gráfica e qual o contributo deste para a História do Design Português. O objetivo principal deste projeto é a realização de um projeto prático, monografia biográfica, de modo a preservar e divulgar António Cruz Caldas, o estudo do cartaz publicitário e a sua evolução ao longo das décadas, assim como este autor foi adaptando o seu trabalho às diversas mudanças político-sociais do país através de uma análise comparativa do seu trabalho com os projetos dos seus contemporâneos através da criação de uma cronologia comparativa. Metodologicamente a investigação inicia-se através de recolha e análise de dados sobre o autor e o cartaz publicitário, revisão de literatura para colmatar as informações necessárias, verificar se nenhum documento preenche os requisitos a que este projeto se propõe, tratamento dos dados recolhidos e entrevistas a especialistas sobre o caso em estudo. No desenvolvimento do projeto prático, as metodologias centraram-se no campo específico do design editorial, desde a conceção à implementação final. Os resultados encontram-se disseminados na componente prática do projeto de investigação, dividida entre o presente documento e o projeto editorial que o acompanha, possibilitando a identificação de uma pluralidade de discursos estéticos, fruto de diversas influências nacionais e internacionais que se procuraram rastrear e apresentar. Os objetos editoriais apresentados, nos conteúdos e na forma adotada, pretendem contribuir para enaltecer o reconhecimento de António Cruz Caldas e da sua obra na vertente dos cartazes publicitários.
- Conceção de um projeto editorial para a empresa EcosteelPublication . Sousa, Susana Filipa dos Santos; Quelhas, VítorEste trabalho de investigação aborda todo o conceito de conceção de um editorial para uma empresa — a Ecosteel. Sendo uma investigação teórica e prática, estuda a realização de um catálogo para a entidade parceira, tratando todos os resultados do procedimento de criação em colaboração com a empresa, trabalhando no processo criativo e abordando as consequências do trabalho de equipa e da conciliação de várias opiniões para um resultado sólido e que agradasse as duas partes envolvidas. Neste relatório, há uma pequena introdução a empresa, mais propriamente a marca Much More Than a Window, mostrando os seus serviços e algumas das suas metodologias de trabalho. Seguidamente, o desenvolvimento teórico centra—se no estudo do tema do design editorial, analisando literatura acerca do tema, para conseguir obter uma opinião formada da sua evolução ao longo do tempo. Segue—se um capitulo destinado ao enquadramento teórico—pratico, em que foram estudados varios conceitos sobre o tema, como o formato, e aspetos da produção de uma publicação editorial como a escolha correta do tipo de papel, por exemplo. O quinto capitulo destina—se a analise de casos de estudo, vendo como certos aspetos e conceitos foram aplicados em determinados casos práticos e dissecando todo o processo de criação. Quanto a parte prática, o desenvolvimento projetual é a culminação desta investigação, dando resultado a maquete final do editorial para a Ecosteel. Neste relatório, é possível ler e perceber todas as etapas presentes no desenvolvimento do projeto. São revelados os desafios propostos e as decisões tomadas, com o porquê de terem sido formadas daquela forma, assim como os testes desenvolvidos, as concessões realizadas e as soluções encontradas. A respetiva conclusão de todo o projeto ao longo do ano termina com as dificuldades obtidas no decorrer deste percurso académico.
- Contributo da comunicação visual na simbiose entre espaço e tecnologia: o caso ZoraPublication . Ventura, João Barbosa da Costa e; Quelhas, VítorA comunicação visual é um fator primordial para o desenvolvimento gráfico de um projeto. A associação Zora, no âmbito do evento “De cor”, tem como principal objetivo estabelecer a comunicação do evento, assim como a ligação entre o público e a cidade de Marco de Canaveses. Com este enfoque, o uso do Motion Graphics, e a sua aplicação no Video Mapping, revelam-se os elementos de comunicação visual mais indicados para gerar empatia com o público-alvo. Este projeto pretende analisar o modo como o Motion Graphics pode influenciar a perspetiva e a interpretação da comunicação do evento “De cor”. A sua aplicação no Video Mapping permite ainda compreender de que forma esta ferramenta vem fortalecer os materiais gráficos desenvolvidos, através do seu desdobramento em projeções em monumentos históricos da cidade de Marco de Canaveses. A investigação estrutura-se através do estudo de conceitos no âmbito da comunicação e da identidade visual, da sua evolução, nas suas variadas formas de intervenção, partindo da animação até ao surgimento do Motion Graphics. Neste contexto, o Video Mapping é abordado como uma plataforma de comunicação visual para eventos culturais. Promove-se também a análise do papel do designer na conceção e desenvolvimento de uma comunicação visual. Recorre-se a estudos de caso para averiguar o contributo da tipografia, assim como de tecnologias para o desenvolvimento da comunicação de eventos culturais. No desenvolvimento do trabalho empírico, fez-se uso de metodologias projetuais informadas pelo design envolvendo um conjunto variado de etapas, processos, técnicas e métodos, procurando responder ao objetivo geral do estudo. Este projeto permitiu a reflexão sobre a importância e a eficiência do uso dos novos instrumentos tecnológico na comunicação visual de um acontecimento de relevo social e cultural, revelando-se potenciador da mensagem a comunicar perante o público-alvo.
- O contributo da poesia concreta no design gráfico contemporâneo: o caso OrpheuPublication . Pinto, Ricardo Manuel Santos; Quelhas, VítorLer uma obra, procurar percorrê-la na interioridade e na profundidade dos seus mecanismos constitutivos, instaura um percurso sinuoso na processualidade eleita campo objetual. Constrói-se uma parcelar visão analítica através de uma discursividade onde o que se presentifica se situa sempre aquém do proposto, do implícito até, na vastidão inerente à natureza e especificidade do desafio ao qual o novo leitor é desafiado sob uma nova perspetiva sequencial: numa primeira fase a contemplação da composição sob o seu suporte e, só num segundo momento, a leitura do mesmo. Desta forma, se deixa a sua interpretação para o último momento, obtendo aqui uma própria e individual simbologia que é percetível no objeto que o enfrenta. O presente trabalho procura interligar as potencialidades da Poesia Concreta, na área do Design Gráfico, com as suas ferramentas e explorações visuais. Assim, objetiva se compreender de que forma um designer gráfico, resultando da sua sensibilização para com esta tipologia, pode interpretar e desenvolver um conjunto de poemas concretos, tendo em conta as suas vicissitudes, técnicas e culturais, bastante diferentes das de um poeta. Numa primeira fase, efetuou-se uma revisão literária, onde se procurou perceber as influências da Poesia Concreta e datar o seu restabelecimento no pós-Segunda Guerra Mundial, analisando, a nível europeu, os movimentos vanguardistas e os seus manifestos, que a determinaram como hoje a conhecemos. Numa segunda fase, apresentam-se estudos de caso onde são escrutinados registos de poemas de Fernando Pessoa, comparando tendências modernistas com uma nova geração de Poetas Concretos que viu o seu despertar nos anos seguintes ao pós guerra. Numa terceira fase, para a concretização da prática projetual e contemplação dos subsequentes resultados, foi concebido um objeto editorial. Por sua vez, este ganha forma através de uma hipernarrativa assente sobre excertos retirados do primeiro volume da Revista Orpheu, consagrando assim o ponto de partida temático. A escolha da Orpheu, pela sua importância na cultura portuguesa, afirmou-se primorosa para a conversão de experiências visuais num objeto físico. Deste modo, os resultados demonstram que o objeto editorial desenvolvido e as composições tipográficas nele empregue podem atingir níveis infindáveis de multiplicidade e cumplicidades. Conclui-se com esta investigação que a Poesia Concreta em forma tipográfica pode constituir uma presença mais ativa na prática do Design Gráfico, devido ao seu dinamismo e capacidade de explorar novas formas de expressão visual. Para além disso, é importante realçar o seu valor académico e educativo, incentivando uma compreensão mais profunda das interseções entre a linguagem visual e literária, e promovendo uma abordagem mais sensibilizada e, consequentemente, inovadora e crítica ao design contemporâneo.
- Contributo do objeto editorial impresso: o caso da Wrong Wrong MagazinePublication . Correia, Rita Alexandra Faria; Quelhas, VítorO presente trabalho pretende ser uma contribuição para a análise sobre o processo de transmutação do digital para o impresso. Expõe e relata não só o percurso na realização do objeto revista como também procura refletir sobre todo o processo de aprendizagem agregado ao mesmo. A metodologia de trabalho baseia-se na revisão de literatura, na análise de estudos de caso e na realização de uma entrevista semiestruturada. Neste relatório são abordados três temas fundamentais no âmbito teórico, começando pelo design digital e impresso, de seguida a publicação periódica, que inclui as referências editoriais, e, por último, a grelha no design editorial, desde a sua tipologia e construção até a grelha na era digital. Quanto a parte prática, divide-se em três parâmetros. Primeiramente é introduzida e analisada a revista online Wrong Wrong Magazine, de seguida a entrevista semiestruturada realizada com a diretora do projeto em estudo, e, por último, o desenvolvimento projetual, que é o culminar de todos os capítulos referidos anteriormente. São revelados todos os processos, desafios e decisões encontradas, que refletem como os objetos impressos desenvolvidos podem adicionar um novo valor a comunicação.
- Criação de um tipo display baseado no azulejo publicitárioPublication . Leite, Ana Rita da Silva; Quelhas, VítorCom o passar do tempo, as letras passaram a estar presentes em todos os lugares. A tipografia manifesta-se em restaurantes, cafés, lojas comerciais, jardins, salas de cinema, praças, museus, sinais de trânsito, estações de comboios, paragens de autocarros ou azulejos publicitários. Assim, este estudo tem como objetivo a união do design com o azulejo na construção de um sistema tipográfico constituído por quatro fontes: serifada, grotesca, stencil e monoespaçada. Numa primeira fase, recorreu-se à revisão da literatura para fundamentar o desenvolvimento dos conceitos base para a presente investigação: tipografia e azulejo. Adicionalmente, para aprofundar a compreensão do objeto de estudo, recorreu-se à recolha e análise de estudos de caso. Posteriormente, numa segunda fase foram investigadas as possíveis formas do desenho de letras recorrendo-se a um estudo da tabela de derivação de carateres. Numa terceira fase através de metodologias informadas pelo design, colocaram-se em prática todos os conhecimentos investigados resultando na criação de um sistema tipográfico. Os resultados exibem múltiplas formas de aplicação, em variados suportes, através do uso de letras ou de padrões. Desta forma, através deste sistema tipográfico, o utilizador consegue usufruir da criação de títulos, através de uma fonte ou da junção de várias, mesmo que todas não partilhem das mesmas proporções. Além disso, a versão stencil foi desenvolvida como elo de ligação ao padrão de azulejo, permitindo a criação de padrões através da junção de letras. Em similaridade, o projeto também permite a criação de bordas e padrões que podem aplicar-se em diversos suportes através da rotação e inversão de um módulo, ampliando o seu potencial de contributo para o design.
- Design de selos postais: coleção para o centenário de José SaramagoPublication . Pereira, Mafalda Nair Marques; Quelhas, VítorO presente projeto propõe compreender o design do selo postal e os seus elementos de valorização que, mesmo considerando todos os avanços tecnológicos, se mantêm praticamente similares até aos dias que correm. Como resposta a esta investigação, pretende-se desenvolver uma emissão filatélica que preste homenagem a José Saramago, no ano de comemoração do seu centésimo aniversário. Este estudo subdivide-se em dois momentos: um teórico e um prático. Metodologicamente, dá-se inicio a esta investigação através do percurso do selo postal, enquanto objeto difusor da história e da cultura, repleto de traços distintos que o caracterizam. Para isso, procede-se, primeiramente, a uma pesquisa documental quer em livros, coleções pessoais dos CTT (Correios, Telégrafos e Telefones), motores de pesquisa online, quer em projetos de designers/autores portugueses, com a finalidade de angariar informações importantes dentro deste contexto. Seguidamente, realiza-se uma analise visual comparativa a selos desenvolvidos por esses mesmos designers/autores, com a finalidade de perceber e estudar a sua evolução histórica e gráfica, assim como, o seu papel na sociedade atual. Por fim, ainda se realizam inquéritos, com vista a recolher dados primários, reais e concretos acerca do objeto em estudo. A investigação previamente desenvolvida, permitiu descobrir e conhecer os aspetos mais relevantes e que enaltecem um selo postal. Por conseguinte, foi também possível percecionar as suas características enquanto veículo transmissor, capaz de chegar a um maior número de pessoas. Este projeto revela resultados positivos, no sentido em que, permite ampliar e adquirir conhecimento em torno do selo postal, das suas características e formas de uso. Em vista disso, concede uma reflexão sobre o seu importante papel na sociedade, confirmando-se que é um objeto que alcançou um valor singular, histórico e cultural, passando a ser colecionado e cuidado com minúcia, tudo isto sem nunca perder a sua principal função.
- Design editorial: ilustração e desenvolvimento de um livro pop-upPublication . Correia, Maria Francisca Lapa; Quelhas, VítorA natureza multifacetada dos livros pop-ups, implica uma abordagem, também ela multifacetada, do designer que os executa, dizendo respeito a várias áreas do Design Gráfico, nomeadamente ilustração, engenharia de papel e design editorial. O presente estudo e projeto editorial, visou elaborar um livro pop-up, ao longo de todas as suas fases de desenvolvimento, nomeadamente a sua idealização, planeamento, produção e construção. Metodologicamente, numa primeira fase, através de revisão de literatura pretendeu-se delinear os primórdios do livro pop-up, tendo sido possível apreender as suas origens remotas e ampla variedade de propósitos, contrastando-as com os pop-ups da contemporaneidade. Pretendeu-se também, pela análise desenvolvida determinar quais as características e benefícios que distinguem e legitimam os livros pop-up dos demais, realçando-se como mote para este projeto, a capacidade de fomentação de leitura que estes potenciam. Com isto em mente, procurou-se compreender quais as lacunas a nível de leitura em Portugal, tendo sido possível estabelecer uma ligação entre estas e as lacunas referentes ao mercado nacional. Numa segunda fase, apresenta-se o desenvolvimento de um objeto editorial recorrendo a metodologias de desenvolvimento de projetos de design, nas suas diversas fases, da pesquisa, do conceito à exploração criativa, até à pormenorização e acabamentos finais. O resultado, consistiu de uma adaptação pop-up da obra As Bruxas de Roald Dahl, resultando num objeto final que exigiu competências em várias áreas do Design Gráfico, e que, devido à sua fundamentação teórica, se tornou detentor de um propósito, procurando dar resposta às lacunas retiradas da investigação.
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