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- Benefícios fiscais ao investimento em sede de IRCPublication . Barbosa, Paula Rita Sampaio; Amorim, José de CamposO sistema fiscal desempenha um papel fundamental na promoção e incentivo de determinados comportamentos em diversos setores económicos. A atribuição de incentivos fiscais por parte do Estado, têm como objetivo estimular a economia, atraindo novos investimentos e o desenvolvimento da economia, através da redução ou isenção, direta ou indireta, dos impostos, permitindo assim obter uma diminuição da carga fiscal, de forma clara e transparente à luz da administração tributária. A legislação acerca dos benefícios fiscais encontra-se contemplada em diversos diplomas, como Código de Imposto das Pessoas Coletivas, o Estatuto dos Benefícios Fiscais e o Código Fiscal ao Investimento. Foi realizada uma análise geral da atribuição dos benefícios fiscais às empresas portuguesas, e que impacto têm na receita fiscal de IRC por parte do Estado, no período de 2012-2017. No presente trabalho de investigação pretendeu-se analisar os quatro benefícios fiscais que constituem o Código Fiscal ao Investimento, e aplicá-los em empresas. O objetivo principal assentou em verificar se a empresa tinha algum ganho com a atribuição do benefício e quantificar esse ganho. Neste sentido, procedemos à apresentação de exemplos práticos de utilização de benefícios fiscais, evidenciando os formalismos a observar para a aplicação dos referidos benefícios, impostos pelo Código Fiscal ao Investimento e consequentemente referimos a poupança fiscal obtida no imposto sobre o rendimento por via do seu uso. Os resultados alcançados evidenciam que as empresas que usufruem dos benefícios fiscais obtêm uma poupança fiscal considerável, em termos de impostos, o que resulta num maior resultado líquido no final do ano.
- A literacia financeira efetiva e percecionada e os comportamentos financeiros dos empreendedores e startups portuguesasPublication . Vieira, Joana Isabel Silva; Leal, Cristiana; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daA literacia financeira efetiva e percecionada, bem como os comportamentos financeiros individuais constituem relevantes dimensões preditoras e caracterizadoras da perfomance pessoal e empresarial dos empreendedores. A investigação desenvolvida na presente dissertação contou com uma amostra de 191 empreendedores de startups portuguesas que participaram na resposta a um questionário constituído por seis dimensões de questões (sociodemográfica, caracterização empresarial, contexto familiar, comportamentos financeiros, literacia percecionada e literacia efetiva). O estudo desenvolvido permitiu perceber que a amostra de empreendedores de startups demonstra níveis de literacia efetiva, percecionada e de comportamentos financeiros positivos. Concluiu-se ainda a existência de uma correlação positiva entre comportamentos financeiros e os níveis de literacia financeira dos sujeitos. Em paralelo, e ao nível da análise das variáveis sociodemográficas, foi possível aferir a existência de relações positivas significavativas que apontam no sentido dos homens terem melhores níveis de literacia efetiva (conhecimentos financeiros) e melhores níveis de literacia percecionada. Relativamente à análise da escolaridade, os sujeitos com ensino superior apresentam comportamentos financeiros mais assertivos. No que concerne à influência familiar na decisão de empreender, os sujeitos que reconhecem a influência familiar tendem a ter comportamentos mais assertivos. Quanto ao estudo das subdimensões da literacia percecionada consideradas neste estudo, verifica- se a existência de uma relação positiva significativa entre os comportamentos financeiros e a autoconfiança e o autocontrolo.
- Erasmus+ VET projects: interculturaal communication and language strategies as a management toolPublication . Barros, Sara Catarina Oliveira; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes deO objetivo para este relatório de estágio é estudar e explorar o tema da Comunicação Intercultural e da importância da língua, através da minha experiência de estágio na empresa Arts & Skills. É verdadeiramente importante entender que vivemos num mundo interligado, onde a comunicação intercultural desempenha um papel fundamental. O programa europeu Erasmus+ é conhecido por apoiar a mobilidade de alunos por toda a Europa e por permitir que os seus participantes experienciem ambientes interculturais, e assim, adquirir competências interculturais. No entanto, existem alguns desafios que os participantes Erasmus+ enfrentam durante a experiência de mobilidade. A língua é um deles. Ela está no centro das interações sociais e pode ser um obstáculo para uma comunicação efetiva. Há momentos em que este obstáculo é ultrapassado recorrendo ao uso correto de estratégias linguísticas, e há momentos em que os desafios são um pouco mais difíceis de ultrapassar. Para que seja possível apresentar o estágio desenvolvido na Arts & Skills e explorar como é que a língua e a cultura afetam a comunicação, este relatório de estágio encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta o programa educacional europeu Erasmus+. O segundo capítulo discute a comunicação em ambientes internacionais. O terceiro capítulo apresenta a entidade acolhedora, Arts & Skills, e também as principais atividades desenvolvidas durante o meu estágio. Finalmente, o quarto capítulo analisa os momentos relevantes do estágio sob uma perspetiva intercultural.
- Ineficiência da operacionalização do sistema Fiscal MoçambicanoPublication . Manjate, Joaquim Hélio; Amorim, José de CamposEsta dissertação visa efetuar um estudo sobre a operacionalização do sistema fiscal em Moçambique, através de uma análise pormenorizada do sistema fiscal a fim de ver até que ponto é eficiente, sabendo que possui hoje uma estrutura equiparável aos sistemas fiscais mais modernos, através da qual é tributado separadamente o rendimento, o consumo e o património. Neste caso em concreto o tema da dissertação irá incidir especificamente na tributação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), do Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Singular (IRPS), do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRPC). Este tem como objetivo principal, analisar a operacionalização dos códigos do IVA, IRPS e IRC comparando com o cenário português, fazer sugestões de melhorias para operacionalização do Sistema Fiscal Moçambicano de modo a reduzir o índice de incumprimento de obrigações fiscais e tornar o sistema fiscal mais eficiente. Apresentaremos aqui um breve histórico do sistema fiscal Moçambicano, com recurso ao estudo de casos múltiplos, onde se procederá a análise de demonstrações financeiras, bem como de outras obrigações declarativas e de reporte associadas, e ainda uma análise comparativa com as obrigações de entidades Portuguesas. A escolha desta metodologia é apropriada para este tipo de estudo, seguindo modelos de identificação de variáveis que estão associados a omissões para a prática de incumprimento das obrigações fiscais, com recurso a indicadores financeiros e fiscais, que evidenciam diferentes comportamentos que permitem inferir estarem em incumprimento.
- Working in an Intercultural Environment: experience at the Aschaffenburg University of Applied Sciences Internacional Office´sPublication . Vieira, Vera Cristina Maia da Silva; Furtado, Marco António Cerqueira MendesThis report is part of the curricular internship of the Master’s degree in Intercultural Studies for Business, from the Porto Accounting and Business School (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto). This internship was carried out at the International Office of the Hochschule Aschaffenburg University, more specifically at the Incoming Coordination Unit. Nowadays, as a consequence of globalization, there is an interpenetration in the various aspects of reality, that higher education also belongs. In fact, higher education institutions around the world are increasingly intensifying co-operation. So there is an intensification of the internationalization of higher education and of the mobility of students and academic and non-academic staff that conducts to the allocation of ideas, cultures, identities, and skills generate entrepreneurship, innovation and competitiveness. The purpose of this report is to reflect on the internationalization of German higher education, especially at the University of the internship, as well as entrepreneurship in higher education. It is also intended to describe, in an exhaustive way, all the functions and activities carried out, as well as the processes and conclusions of the personal projects carried out during the internship.
- O Canal 180: contributos do Motion Graphics para a identidade visualPublication . Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro; Quelhas, Vítor; Serapicos, PedroO Motion Graphics é aplicado na televisão desde os anos 60, altura em que os canais televisivos começaram a denotar uma preocupação diferente com a comunicação da identidade visual junto dos espetadores. Na origem desta preocupação, encontramos a necessidade de gestão da marca e de diferenciaçao da concorrência. As aplicações de Motion Graphics a televisão manifestam-se nas vinhetas televisivas, títulos de abertura, intermédios e de encerramento de programas, oráculos e outros elementos, através dos quais os canais manifestam a sua identidade. A presente investigação tem como objetivo estudar o contributo do Motion Graphics para a consolidação da identidade de um canal de televisão. Desenvolveu-se em três fases, adotando uma metodologia de caráter qualitativo e não intervencionista. Na primeira fase, procede-se à revisao da literatura e consequente análise documental crítica, por forma a compreender e consolidar o universo e objeto de estudo. Assim, define-se o conceito de Motion Graphics, caracterizando a sua evolução histórica e identificando os seus contextos de aplicação, processo de concetualização e produção, assim como as técnicas aplicadas e elementos constituintes. Na segunda fase, contextualiza-se o estado da arte no âmbito do conceito de marca, percebendo de que forma se materializa, sobretudo no que diz respeito à identidade televisiva. A terceira fase, traduzida na confrontação da teoria com um estudo de caso, materializado no Canal 180, corresponde a análise dos dados e discussão dos resultados, de forma a responder a problemática abordada. Os resultados indicam que a aplicação do Motion Graphics na identidade televisiva, como forma de comunicação da marca, revela um contributo direto ao reforço da mesma e traduz se na construção de uma identidade visual coerente e com sentido de unidade, que comunica a identidade corporativa da marca.
- Autoavaliação da alfabetização informática no domínio do processador de texto: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior brasileiraPublication . Bianchi, Ana Cláudia Cauduro; Oliveira, Luciana Gomes deAs Instituições de Ensino devem adequar-se às mudanças tecnológicas, principalmente as de Ensino Superior (IES) formadoras de profissionais que brevemente integrarão o mercado de trabalho. Considerando o perfil dos nativos digitais, assume-se que estes possuem, à partida, o domínio das competências relacionadas à literacia informática, necessário para realizar as mais diversas atividades de natureza académica e profissional, atendendo à sua imersão tecnológica natural. No entanto, apesar de tecnologicamente imersos e considerados, de forma geral, como digitalmente proficientes, acreditamos que os nativos digitais possuem deficiências ao nível da alfabetização informática, nomeadamente a direcionada ao uso de processadores de texto, que é necessária para a produção, em formato digital, de trabalhos académicos e profissionais, como dissertações, teses, relatórios, pareceres e outros. Diante disso, foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, com o objetivo de identificar se seus estudantes de graduação, na sua maioria nativos digitais, possuem as aptidões básicas necessárias para utilizar, de modo eficiente, o processador de texto. Para o desenvolvimento desta investigação, foi realizada uma pesquisa documental aos Projetos Pedagógicos de Cursos, dos cursos de graduação do IFMT-Campus Cuiabá e um inquérito por questionário direcionado à autoavaliação de competências dos estudantes. A consulta documental possibilitou identificar os cursos que possuem conteúdos direcionados ao uso do processador de texto e a autoavaliação de competências permitiu colher dados sobre as competências dos estudantes, relacionadas à utilização de processadores de texto, se essas habilidades foram aprendidas formalmente e qual a importância desse conhecimento para os estudantes. Por meio de uma metodologia de investigação mista, foi possível concluir que a autoavaliação realizada pelos estudantes aponta para a insuficiência, relativamente a 65 operações essenciais do processador de texto; que em dez dos cursos investigados, há seis cursos que apresentam no plano curricular assuntos relacionados ao processador de texto; e que os estudantes consideram muito relevante a aquisição das competências que, na sua maioria, indicam não possuir.
- The integration rituals of mobility students in Faculty of Arts and Humanities of University of PortoPublication . Lopes, Ana Filipa Oliveira; Furtado, Marco António Cerqueira MendesAs globalization has grown, cultural boundaries have shrunk. Intercultural encounters are a reality to the world, and the rise of outside countries experiences have almost become a must have. The competitive world demands that people are acquaintance with others’ reality –that is, different cultural backgrounds. To have an insight on others’ cultural reality can be an advantage. Nowadays, this experience is lived mainly by college students. It is due to this demand that mobility programmes are created. In this context, higher institutions have internationalized to follow the globalized world needs. However, an open world with more prepared and openminded people, does not stop the culture shock when confronted with other reality, which means it is crucial to have an adaption and integration process. It happens especially in student mobility context, where young people have a short period of time to have a full experience and live the whole process. The Faculty of Arts and Humanities of University of Porto was founded in 1919, and is nowadays University of Porto’s institution which receives more foreign people per year. Therefore, there is the need to develop its reception and integration process to compete with the number of people that arrive each year. In this internship report, we shall focus on the globalization and internationalization, the mobility programmes and its emergence, and the activities planned for the academic year 2018/2019.