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- A poesia experimental na prática do design gráfico: exploração de adágios popularesPublication . Silva, Mariana Fidalgo Janeiro Agante da; Quelhas, VítorA Poesia Experimental veio reinventar o ato de leitura e interpretação de um poema. Deste modo, aquando do confronto com uma nova obra, o próprio leitor foi desafiado a reagir sob uma nova perspetiva sequencial: primeiramente contemplar a forma como os elementos se dispõem no suporte, em seguida ler o poema e por último interpretá-lo como um todo, tendo em consideração a reunião de componentes disposta e a própria simbologia das palavras. Este estudo tem como objetivo elevar as potencialidades da Poesia Experimental, nomeadamente quando esta se relaciona com o Design Gráfico, com as suas ferramentas e com a sua capacidade criativa. Assim, procura-se compreender de que forma um designer gráfico, fruto da sua formação específica, pode interpretar e desenvolver de forma impar, um conjunto de poemas experimentais, tendo em conta as suas vicissitudes, técnicas e culturais, bem diferentes das de um poeta. A presente investigação assume-se como qualitativa, experimental e encontra-se seccionada em três fases distintas. Numa primeira efetuou-se uma revisão literária, onde se procurou perceber as origens e influências da Poesia Experimental, desde os seus múltiplos estados e movimentos vanguardistas, que determinaram uma poesia mais livre, experimental e solta de regras, como hoje a conhecemos. Numa segunda fase, caracterizaram-se os Estudos de Caso, onde se reuniram e escrutinaram registos de Ana Hatherlv e Ernesto de Melo e Castro. Numa terceira fase, para se concretizar na pratica o projeto e, no mesmo sentido, se expor os resultados obtidos, materializou-se um objeto editorial. Reuniu-se um conjunto de provérbios portugueses, habitualmente ouvidos e não lidos/interpretados, com a capacidade expressiva que se considerou ser a ideal para a metamorfose em poemas experimentais. Neste segmento procedeu-se à escolha tipográfica, baseada em estudos focados na hierarquização tipográfica, no posicionamento do texto na página, na utilização do espaço em branco, no sentido de enaltecer indubitavelmente a palavra. Concluiu-se com a impressão e encadernação do objeto e posterior registo fotográfico. Os resultados demonstram que a tipografia pode atingir níveis infindáveis de multiplicidade visual. Esta opção pelos adágios portugueses, tão populares na nossa cultura, afirmou-se como primorosa para a conversão da imaginação pretendida com a exploração gráfica. E factual com esta investigação concluir, que a Poesia Experimental e a tipografia podem constituir uma presença bem mais ativa na pratica do Design Gráfico. Por outro lado, com a seleção dos provérbios apresentados, verifica-se uma capacidade para que estes se tornem grandes promotores da nossa cultura, dentro e fora de portas.
- Primeiro o corpo. Não. Primeiro o lugar. Não. Primeiro ambos.Publication . Ribeiro, António Júlio da Costa; Mota, Álvaro Samuel Guimarães da; Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesProjeto que parte da prática da caminhada para a escrita de cadernos que fazem outros caminhar. Começou por ser sobre caminhar, seguir caminhos e desaparecer, mas tornou-se na escrita de uma voz que acompanha, guia e interpela quem caminha. É composto por sete cadernos que ativam relações com três percursos na cidade do Porto. Estes cadernos são dirigidos a figuras que ocupam os lugares de caminhantes e de sombras, e estão pensados para que estas estabeleçam ligações entre si. O projeto propõe uma reflexão sobre o que pode o corpo em relação a outros corpos, sejam eles de que natureza forem.
- Empresas portuguesas e a sua internacionalização: estudo do caso – a empresa Corticeira Amorim, SGPSPublication . Santos, Maria Manuela da Silva; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade; Vaz, Ângela Daniela da SilvaMarket globalization, along with other variables such as technological growth allows the markets to be in constant dynamism. Portuguese companies had to adapt to a new reality. This propelled internationalization and competition between all businesses. New challenges and new trade expansion opportunities emerged. Internationalization is a crucial bussiness strategy to guarantee a company´s sustainability and, at the same time, to optimize economical growth. The main goal of this dissertation is to study, describe, analyze, synthesize, evaluate and interpret from the case study, the process of internationalization of Corticeira Amorim, as well as analzye the repercussions of COVID-19 in the companies. The methods chosen for this monographic dissertation, were from an exploratory case study, following a qualitative approach, a gathering, evaluation and analysis of the secondary and primary data was made. Books, scientific articles, statement of accounts, doctoral theses, master’s dissertations, projects, semi-structured interview and Websites. It was concluded that Corticeira Amorim showed signs of utilizing the Uppsala model, so this was a gradual learning process where Joint-ventures were used as a way to enter the external market. Despite the global pandemic and all of its lockdown restrictions, the company continued their economic activity with all the safety and guidelines of the World Health Organization, in order to continue to serve their clients. In 2019 and 2020 there was a decrease in the business volume, however the net results were always positive. In 2021, the business volume reached higher values to those before the pandemic. Currently the company is in a stage of strong economic growth.
- Design de selos postais: coleção para o centenário de José SaramagoPublication . Pereira, Mafalda Nair Marques; Quelhas, VítorO presente projeto propõe compreender o design do selo postal e os seus elementos de valorização que, mesmo considerando todos os avanços tecnológicos, se mantêm praticamente similares até aos dias que correm. Como resposta a esta investigação, pretende-se desenvolver uma emissão filatélica que preste homenagem a José Saramago, no ano de comemoração do seu centésimo aniversário. Este estudo subdivide-se em dois momentos: um teórico e um prático. Metodologicamente, dá-se inicio a esta investigação através do percurso do selo postal, enquanto objeto difusor da história e da cultura, repleto de traços distintos que o caracterizam. Para isso, procede-se, primeiramente, a uma pesquisa documental quer em livros, coleções pessoais dos CTT (Correios, Telégrafos e Telefones), motores de pesquisa online, quer em projetos de designers/autores portugueses, com a finalidade de angariar informações importantes dentro deste contexto. Seguidamente, realiza-se uma analise visual comparativa a selos desenvolvidos por esses mesmos designers/autores, com a finalidade de perceber e estudar a sua evolução histórica e gráfica, assim como, o seu papel na sociedade atual. Por fim, ainda se realizam inquéritos, com vista a recolher dados primários, reais e concretos acerca do objeto em estudo. A investigação previamente desenvolvida, permitiu descobrir e conhecer os aspetos mais relevantes e que enaltecem um selo postal. Por conseguinte, foi também possível percecionar as suas características enquanto veículo transmissor, capaz de chegar a um maior número de pessoas. Este projeto revela resultados positivos, no sentido em que, permite ampliar e adquirir conhecimento em torno do selo postal, das suas características e formas de uso. Em vista disso, concede uma reflexão sobre o seu importante papel na sociedade, confirmando-se que é um objeto que alcançou um valor singular, histórico e cultural, passando a ser colecionado e cuidado com minúcia, tudo isto sem nunca perder a sua principal função.
- Deep Learning for Automated Adequacy Assessment of Cervical Cytology SamplesPublication . Mosiichuk, Vladyslav; Viana, Paula Maria Marques Moura GomesCervical cancer has been among the most common causes of cancer death in women. Screening tests such as liquid-based cytology (LBC) were responsible for a substan tial decrease in mortality rates. Still, visual examination of cervical cells on micro scopic slides is a time-consuming, ambiguous and challenging task, aggravated by inadequate sample quality (e.g. low cellularity or the presence of obscuring factors like blood or inflammation). While most works in the literature are focused on the automated detection of cervical lesions to support diagnosis, to the best of our knowledge, none of them address the automated assessment of sample adequacy, as established by The Bethesda System (TBS) guidelines. This work proposes a new methodology for automated adequacy assessment of cervical cytology samples. Since the most common reason for rejecting samples is the low count of the squamous cell nuclei, our approach relies on a deep learning object detection model for the detec tion and counting of different types of nuclei present in LBC samples. A dataset of 41 samples with a total of 42387 nuclei manually annotated by experienced specialists was used, and after extensive system parameters tuning, the best solution proposed achieved promising results for the automated detection of squamous nuclei (AP of 82.4%, Accuracy of 79.8%, Recall of 73.8% and F1 score of 81.5%). Additionally, by merging the developed automated cell counting approach with the adequacy criteria stated by the TBS guidelines, we validated our approach by correctly classifying an entire subset of 12 samples as adequate or inadequate.
- Desenvolvimento de um solo de bateriaPublication . Coelho, Alexandre da Costa Fernandes; Davis, Jeffery Francisco; Neves, Rui LúcioO objectivo principal deste trabalho consiste no levantamento das propostas mais bem documentadas pela literatura importante para desenvolvimento de um solo de bateria. É claro que a melodia, a forma do tema, ou a métrica do compasso ou do ostinato sobre os quais se pretende executar aquele solo de bateria constituem níveis de dificuldade diferentes. Contudo, ele pode ser claro, conciso ou difuso, simples ou denso, melódico ou harmónico, incandescente, vulcânico e até caótico e desgovernado. Neste trabalho ficarão evidentes os mecanismos e as abordagens para desenvolver um solo de bateria.
- O teletrabalho como ferramenta de gestão na administração pública: vantagens e desvantagens da sua aplicaçãoPublication . Mendonça, Hugo Manuel Vila Real de Castro; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade; Vaz, Ângela Daniela da SilvaO teletrabalho é nos dias de hoje uma palavra do conhecimento geral, o público em geral faz uma ideia aproximada do que significa. Com este estudo pretende-se perceber se o teletrabalho pode ser uma ferramenta de gestão a ser aplicada na gestão pública, permitindo uma melhoria na eficácia e na eficiência dos recursos de um serviço da Administração pública. Serão usados dados de pesquisa secundários de diferentes autores que fizeram estudos na área do teletrabalho e na sua aplicação nas tarefas diárias. Com a análise procura-se encontrar uma correlação nas respostas nos diferentes estudos em relação à forma como estes avaliam o teletrabalho e como entendem as formas da sua verificação e na sua aplicação. Esperamos com o estudo obter os resultados necessários para apurar um procedimento aceite pela generalidade dos intervenientes, garantindo o cumprimento do Código dos Procedimentos Administrativos e, com isso, responder à questão da aplicabilidade do teletrabalho na Gestão Pública. Definindo a sua viabilidade e controlo nas diferentes áreas de uma Instituição de Ensino Superior. Com os resultados obtidos verifica-se que os trabalhadores optam pelo teletrabalho, em regime híbrido.
- Fragomóvel: relatório de estágioPublication . Santos, Nuno André Tomaz; Soares, CristinaCom o intuito de finalizar o mestrado em Design na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), foi feita a escolha de realizar um Estágio curricular direcionado para o Design de Mobiliário. Esta decisão nasce pela vontade do mestrando colocar em prática as competências adquiridas ao longo do percurso académico. Desejava-se assim, desenvolver e enriquecer as diferentes capacidades e aptidões do candidato no que concerne o Design de Mobiliário para produção industrial, assim como contacto e projetação para casos reais do mercado, e corresponder positivamente ao que é pedido pela empresa acolhedora. O presente relatório de Estágio, expõe os trabalhos realizados pelo mestrando em colaboração com a empresa Fragomóvel entre o dia 1 de janeiro a 31 de abril de 2022.
- O efeito da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem e no Valor da marca e o seu impacto na Satisfação do consumidorPublication . Araújo, Joana Cristina Azevedo; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraAtualmente vivemos numa sociedade em que os consumidores estão mais exigentes relativamente às empresas e procuram num produto algo mais do que alta qualidade a um preço baixo. Surge, por isso, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que procura tornar os negócios mais sustentáveis, uma vez que os consumidores apostam em marcas de renome social quando avaliam produtos semelhantes. Este estudo analisou o impacto das atividades de RSC na Satisfação do consumidor, de forma direta, e a relação das ações de RSC na Satisfação do consumidor através do efeito mediador da Imagem e do Valor da marca. Adotou-se uma metodologia que consistiu na construção de um modelo de equações estruturais, veiculado por um inquérito online, do qual resultaram 300 respostas válidas de indivíduos que referiram uma marca de um produto comprado durante a pandemia do Covid-19. Através da análise dos resultados obtidos e com o recurso ao software Smart PLS, constatou-se que as iniciativas de RSC não afetam, diretamente, a Satisfação do consumidor, mas foi possível verificar que as iniciativas de RSC afetam positivamente a Satisfação do consumidor através do efeito mediador da Imagem e do Valor da marca. Para além disso, através da análise multigrupo, foi possível concluir que as ações de RSC afetam mais a Imagem da marca nos indivíduos do género masculino do que do género feminino e, por fim, as ações de RSC impactam mais no Valor da marca em indivíduos que compram com mais frequência um determinado produto do que aqueles que o compram com menos frequência. A presente investigação contribui para a literatura ao desenvolver um estudo, sobre marcas de produtos, que relaciona a RSC e a Satisfação do consumidor por meio da Imagem e do Valor da marca. Além disso, traz também contribuições para os gestores que, com base nos resultados, percebem que as iniciativas de RSC por si só não são suficientes para impactar na Satisfação do consumidor, sendo necessário optar por outras vias e, no caso deste estudo, comprovou-se que através da Imagem e do Valor da marca a Satisfação do consumidor é alcançada.
- Design de ambientes e mobiliário: projeto de design de interiores para a empresa TLCIPublication . Machado, José Tiago de Oliveira; Soares, CristinaEste estudo tem por objetivo a conceção de um projeto de design de interiores e de mobiliário, para um espaço de escritório. O presente documento surge no final do estudo para Mestrado em Design na Escola Superior de Media Artes e Design, do Instituto Politécnico do Porto. A proposta surgiu inicialmente num contexto laboral e advém da vontade de aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico, com o intuito de adquirir novas competências, vivenciando uma experiência de trabalho de campo. Como forma de enriquecer a elaboração deste relatório, foram definidas metodologias capazes de cumprir com os objetivos propostos. Inicialmente com revisão de literatura e recolha e analise de dados que ajudaram a enquadrar o tema do projeto, depois a estudos de caso e pesquisas dirigidas a materiais e complementos específicos para uma base de trabalho sólida na resposta ao proposto. Durante o seu desenvolvimento, foram definidas abordagens que permitiram planear e organizar áreas através da harmonização de cores, materiais, acabamentos e iluminação, tendo em consideração conceitos ergonómicos que correspondam as necessidades de um ambiente de escritório.