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- Desenvolvimento de soluções de automação para sistemas de caixilharia minimalistaPublication . MOUTINHO, DIOGO RODRIGUES; Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesA indústria das soluções envidraçadas para construção civil desempenha um papel crucial no desenvolvimento de estruturas modernas, inovadoras e com elevada eficiência energética. A automatização de sistemas na área das fachadas e caixilharias minimalistas contribui para o aumento do conforto e segurança dos utilizadores. Contudo, a implementação de soluções de automação na área encontra-se condicionada pelo espaço de ação disponível e pela dificuldade em adaptar os processos produtivos existentes. Face à carência de sistemas de vedação automáticos e soluções de fecho capazes de eliminar a folga de abertura na zona superior de janelas e portas pivotantes, torna-se necessário desenvolver soluções funcionais, esteticamente atrativas e que contribuam para a otimização do desempenho térmico e energético da construção. O presente trabalho, realizado em parceria com a empresa Jofebar SA, consistiu no desenvolvimento de um sistema de vedação automático e de um sistema de ajuste de posição e fecho para janelas e portas pivotantes. Os principais objetivos do trabalho consistem em projetar e validar a funcionalidade dos sistemas através de métodos analíticos, numéricos e experimentais, bem como garantir o correto desempenho das soluções. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a metodologia Design Science Research, pelo que numa fase inicial se identificaram as limitações existentes e definiram os requisitos de projeto. Seguiu-se a fase de anteprojeto e, após seleção dos conceitos a implementar, desenvolveu-se a solução final. Para a sua validação, realizaram-se várias análises, o que culminou na prototipagem de cada sistema. Conforme os requisitos apresentados pela empresa, o sistema de vedação automático deve ser composto por vedantes insufláveis e controlado por um sistema pneumático, de modo a garantir o seu correto funcionamento e a insuflação do vedante num tempo máximo de 10 s. O sistema de ajuste de posição e fecho deve ser capaz de eliminar a folga de abertura da porta, estimada em 10 mm, e compatível com os vários sistemas da empresa. Os resultados obtidos evidenciam que os sistemas projetados são funcionais e cumprem os requisitos de projeto. Definiu-se um método de implementação do sistema de vedação nos produtos atuais da empresa e verificou-se, através da prototipagem, a eficiente vedação da estrutura. No que respeita ao sistema de ajuste de posição e fecho, desenvolveu-se uma solução modular, capaz de movimentar lateralmente a zona superior da porta analisada em 11,55 mm. Aquando da prototipagem, constatou-se que o sistema foi capaz de movimentar a estrutura em 5,25 mm. É esperado que a implementação dos sistemas nos produtos da empresa contribua para o aumento da eficiência energética da estrutura.
- Design de identidade visual entre o corpo e a tipografia: circular festivalPublication . Oliveira, Lara Celeste Ferreira; Quelhas, VítorEsta investigação nasce de uma inquietação: como pode a identidade visual de um festival de artes performativas refletir, de forma genuína, o corpo, o gesto e o movimento que lhe dão vida? Ao longo deste projeto, procurou-se responder a essa pergunta através do desenvolvimento de uma proposta gráfica identitária e visual para o Circular – Festival de Artes Performativas, onde o corpo e o movimento assumem um papel central enquanto formas vivas, expressivas e em constante transformação. Mais do que um exercício técnico e projetual, este trabalho partiu de uma vontade profunda de aproximar a comunicação visual da essência do festival, utilizando o movimento como linguagem. A tipografia experimental surge aqui como ponto de encontro entre o design e a performance. Inspirada na anatomia humana e nas proporções clássicas, mas desafiando os limites tradicionais da letra, esta abordagem pretende criar uma ligação mais direta e sensível com o público. O processo envolveu uma investigação teórica sólida, o estudo de referências visuais e históricas, e uma componente prática onde se experimentou e reformulou. A identidade visual resultante foi pensada para se adaptar a diferentes formatos, mantendo sempre um núcleo expressivo coerente: o corpo como medida, a letra como gesto, o design como extensão do movimento. Mais do que comunicar um evento, esta proposta procura traduzir a sua essência. Acredita-se, neste trabalho, que o design pode — e deve — aproximar-se da experiência humana. E é nesse espaço de encontro entre forma e emoção que esta identidade visual encontra o seu lugar.
- Development of an optimised floating base with reconfigurable geometry for a drone supporting ASVPublication . BESSA, JOSÉ FRANCISCO OLIVEIRA; Campilho, Raul Duarte Salgueiral Gomes; Pinto, Andry Maykol Gomes; Pereira, Pedro Nuno de Almeida Arrojado da SilvaSustainable development has become one of the greatest challenges of the current time, requiring solutions that enable natural resources to be used efficiently and safely. Among the different sources of renewable energy, offshore wind energy stands out for its high production potential, taking advantage of the greater intensity and regularity of sea winds. However, its location in harsh environments increases the need for regular inspections, which, when carried out by human operators, are costly, time-consuming, and risky. In this context, the integration of autonomous surface vehicles (ASVs) and unmanned aerial vehicles (UAVs) emerges as an innovative solution for safer, more efficient, and more economical operations. The objective of this dissertation was to develop an optimized and reconfigurable floating base designed to support UAV operations in a maritime environment. The system acts as a mobile platform, recharging station, and stabilized take-off/landing point. With these features, it contributes to increasing the autonomy and efficiency of UAVs, while reducing the risks and costs associated with offshore inspections. The proposed design features a modular architecture capable of operating in two main configurations: an open mode, where the hulls are extended to maximize stability for open-sea conditions, and a closed mode, where the structure is retracted to provide compactness for easier transport, storage, and manoeuvrability. Initially, existing systems and their limitations were analysed, and a sequential phase development methodology was established. A preliminary study with several iterations was carried out, using the Ashby selection method to define the most appropriate solution. This analysis was followed by the detailed design phase, which included material selection, structural dimensioning, and numerical simulation checks. In addition, finite element method (FEM) simulations were performed using SolidWorks Simulation, evaluating both the response of the mechanism to the weight of the components and the impact of the buoyancy force of the hulls. The results showed that the integration of a 3-RPU parallel mechanism coupled to a modular hull structure significantly increases stability and operational safety. In particular, it was found that the distance between hulls, in the final solution, can vary from 1160 mm in the closed configuration to 1960 mm in the open configuration, leading to a 33.3% increase in the stability range (from 50° to 70°). This improvement means that the system only loses stability at steeper angles, ensuring better conditions for joint UAV/ASV operations. The results revealed good structural stiffness and confirmed the operational safety of the developed system.
- O potencial de semicondutores wide bandgap em aplicações de eletrónica de potênciaPublication . COSTA, JOÃO SILVA RIBEIRO DA; Gomes, Nuno Filipe da Fonseca BastosCom a evolução do mundo tecnológico, a crescente procura por sistemas mais complexos e mais eficientes tem impulsionado avanços na eletrónica de potência. É neste contexto, que, surgem os semicondutores de banda proibida ou também conhecidos por semicondutores wide bandgap (WBGs), nomeadamente os Carboneto de Silício (SiC) e o Nitreto de Gálio (GaN) que surgem como materiais revolucionários. Estes semicondutores oferecem características superiores aos tradicionais semicondutores de Silício (Si), incluindo, uma banda proibida ou forbidden gap superior, tensões de rotura elevadas e melhor condutividade térmica, tornando-os ideias para aplicações de potências e frequências elevadas. Esta dissertação tem como principal objetivo explorar as propriedades únicas destes comutadores, e o seu potencial para superar os dispositivos tradicionais de Si. É realizada uma análise comparativa, com foco no desempenho do SiC e do GaN em aplicações especificas, como conversores de potência, veículos elétricos e sistemas de energia renovável. Através da simulação de conversores de potência otimizados para componentes WBG, este estudo procura evidenciar o impacto destes materiais na eletrónica de potência.
