Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-24"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Criação de um tipo display baseado no azulejo publicitárioPublication . Leite, Ana Rita da Silva; Quelhas, VítorCom o passar do tempo, as letras passaram a estar presentes em todos os lugares. A tipografia manifesta-se em restaurantes, cafés, lojas comerciais, jardins, salas de cinema, praças, museus, sinais de trânsito, estações de comboios, paragens de autocarros ou azulejos publicitários. Assim, este estudo tem como objetivo a união do design com o azulejo na construção de um sistema tipográfico constituído por quatro fontes: serifada, grotesca, stencil e monoespaçada. Numa primeira fase, recorreu-se à revisão da literatura para fundamentar o desenvolvimento dos conceitos base para a presente investigação: tipografia e azulejo. Adicionalmente, para aprofundar a compreensão do objeto de estudo, recorreu-se à recolha e análise de estudos de caso. Posteriormente, numa segunda fase foram investigadas as possíveis formas do desenho de letras recorrendo-se a um estudo da tabela de derivação de carateres. Numa terceira fase através de metodologias informadas pelo design, colocaram-se em prática todos os conhecimentos investigados resultando na criação de um sistema tipográfico. Os resultados exibem múltiplas formas de aplicação, em variados suportes, através do uso de letras ou de padrões. Desta forma, através deste sistema tipográfico, o utilizador consegue usufruir da criação de títulos, através de uma fonte ou da junção de várias, mesmo que todas não partilhem das mesmas proporções. Além disso, a versão stencil foi desenvolvida como elo de ligação ao padrão de azulejo, permitindo a criação de padrões através da junção de letras. Em similaridade, o projeto também permite a criação de bordas e padrões que podem aplicar-se em diversos suportes através da rotação e inversão de um módulo, ampliando o seu potencial de contributo para o design.
- A influência que a tipologia dos eventos tem no posicionamento de uma unidade hoteleira: um estudo de caso Porto Palácio Hotel by The EditoryPublication . Freitas, Margarida da Silva; Mouta, CristinaInvestigar o impacto da realização de diferentes tipos de eventos no posicionamento definido para uma unidade hoteleira, neste caso o Porto Palácio Hotel by The Editory, representa o principal objetivo do seguinte relatório. Após descrição das tarefas realizadas ao longo de seis meses, no âmbito do estágio curricular, na função de Coordenador de Grupos no The Editory Collection Hotels, são apresentadas algumas definições sobres os temas em estudo, retiradas de publicações científicas na área da hotelaria, eventos e marketing. De forma a atingir os objetivos propostos, nomeadamente, identificar os tipos de eventos realizados no Porto Palácio Hotel, analisar os serviços prestados pelo hotel nos diferentes tipos de eventos, distinguir a forma como as condições gerais influenciam a confirmação dos diferentes tipos de eventos, descrever as estratégias de posicionamento definidas para o hotel de cinco estrelas, analisar de que forma o posicionamento da unidade hoteleira influencia o tipo de pedidos recebidos, e definir o posicionamento do Porto Palácio Hotel na marca The Editory Collection, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas a Diretora do Hotel e a uma das Coordenadoras de Grupos da marca. Através da metodologia proposta e dos dados recolhidos, conclui-se que o Porto Palácio Hotel recebe eventos corporativos, sociais e/ou incentivos, sendo a primeira tipologia a que tem maior impacto na receita do hotel. Para além disso, e uma vez que o mercado-alvo da unidade hoteleira é o mercado corporativo, o hotel dispõe de serviços e condições dedicados a esta área do negócio.
- Turismo cinematográfico: um caso de estudo sobre a aldeia de MonsantoPublication . Nogueira, Miguel Ângelo Rodrigues; Mouta, Cristina; Melo, CarlaO turismo cinematográfico, enquanto estratégia de promoção territorial pode gerar vantagens para as localidades, designadamente, contribuindo para o aumento da sua atratividade. Esta nova tendência apresenta uma diversidade de atividades turísticas, criando assim, novas motivações por parte do turista, que tornam este segmento diversificado e atrativo. Os objetivos desta investigação consistem em perceber a evolução das atrações e dos destinos turísticos com a influência das séries e do cinema, nomeadamente, no que diz respeito à importância do turismo cinematográfico para o desenvolvimento da aldeia de Monsanto. Em específico, pretendemos apurar o conhecimento empírico sobre este conceito, identificar as motivações dos turistas para a prática deste tipo de turismo e analisar o impacto da série “House of the Dragon” em termos económicos e sociais na aldeia de Monsanto, alcançando assim, os pontos positivos e negativos do turismo cinematográfico no desenvolvimento de uma localidade. A metodologia utilizada consistiu numa abordagem mista, sendo a quantitativa utilizada numa fase inicial através da realização de um questionário aos habitantes, comerciantes e visitantes e, posteriormente, uma abordagem qualitativa na realização de entrevistas a entidades ligadas à temática principal desta investigação. Os resultados foram sujeitos a análises estatísticas de forma a autenticar as conclusões da investigação. As principais conclusões indicam que este segmento ainda é um mundo em desenvolvimento. Mas, também conseguimos concluir que esta tipologia de turismo desempenha uma influência significativa no desenvolvimento das localidades e das atrações turísticas e, efetivamente, é um segmento que motiva e desperta interesse ao turista.
- Cartaz interativo com realidade aumentadaPublication . Ferreira, Bárbara Luísa da Silva; Lima, JorgeEsta investigação pretende compreender como é que a Realidade Aumentada (RA) pode ampliar e enriquecer a experiência tradicional de um cartaz aplicado ao tema da sustentabilidade. Neste contexto, foram desenvolvidos dois cartazes que exploram a componente digital RA, que juntamente com as características de um cartaz impresso terá uma leitura expandida com uma narrativa sobre a sustentabilidade com o objetivo de avaliar o impacto, em crianças, na conscientização e sensibilização de boas práticas a ter para com o ambiente. A narrativa será exposta na camada digital sobre a leitura tradicional do cartaz, com o objetivo de revelar uma animação e mostrar uma outra realidade para além daquela que é apresentada no cartaz impresso.
- Plano de negócios para a criação de um empreendimento turístico na cidade do PortoPublication . Silva, Sónia Marina Barros Macedo da; Fernandes, JoelA cidade do Porto, desde há 10 anos, tem registado altas taxas de ocupação nos empreendimentos turísticos. Neste sentido continua a ser necessário a abertura de novos alojamentos capazes de satisfazer um turista cada vez mais exigente. O sector do turismo é bastante dinâmico e está sempre em constante transformação obrigando os destinos a se reinventarem. O objetivo deste projeto é a elaboração de um plano de negócios que prevê a criação de um hotel 4 estrelas na cidade do Porto que preste um serviço inovador/diferenciador aliado à sustentabilidade e a uma ligação próxima com o cliente. O hotel para além do serviço de alojamento contará com um serviço diferenciador que é o pequeno almoço all-day. Com este serviço pretende-se captar a atenção do mercado de modo a distinguir este alojamento da concorrência. Neste projeto utilizamos os vários elementos recolhidos na revisão da literatura para encontrar o estado da arte relativamente ao turismo e turista gastronómico, empreendimentos turísticos e plano de negócios. Para a elaboração das projeções económico-financeiras do plano de negócios utilizamos uma ferramenta disponibilizada pelo IAPMEI – agência para a competitividade e inovação que permite avaliar a viabilidade de um negócio e perceber se podemos ou não avançar com o investimento. Como principais resultados obteve-se um VAL (Valor Atual Líquido) de € 1.165.613 na perspetiva do pós-financiamento, de € 130.949 na perspetiva do pré- financiamento e de € 1.147.706 na perspetiva do investidor o que torna o projeto viável. Concluímos que o projeto é viável económico-financeiramente uma vez que o VAL encontrado nas três perspetivas é positivo, pelo que as promotoras do investimento avançarão com o mesmo através da aquisição dos imóveis a transformar e respetivos projetos de arquitetura e especialidades do novo empreendimento.
- Dinamização do território turístico de MatosinhosPublication . Neto, Marta Garcia; Liberato, Pedro; Ferreira, AnaO objetivo do presente relatório de estágio de natureza profissional foca-se na exploração do território do concelho de Matosinhos, bem como a influência que o atendimento turístico e a realização de eventos têm na promoção do mesmo. O estágio foi realizado na Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos. Esta análise da atividade laboral tem como principal objetivo perceber as estratégias utilizadas pelo município para a sua promoção, bem como explorar de que forma é feito o aproveitamento do território e o atendimento aos turistas pelos vários meios disponíveis. Neste trabalho são analisadas as atividades e projetos incluídos na prática profissional, bem como de que forma os mesmos vão ao encontro das estratégias definidas pela autarquia. É expectável que se aquira uma imagem mais profunda sobre o município de Matosinhos e sobre a forma como a autarquia se pretende posicionar face à oferta turística, o turismo e a visita ao concelho.