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- Contributo da comunicação visual na simbiose entre espaço e tecnologia: o caso ZoraPublication . Ventura, João Barbosa da Costa e; Quelhas, VítorA comunicação visual é um fator primordial para o desenvolvimento gráfico de um projeto. A associação Zora, no âmbito do evento “De cor”, tem como principal objetivo estabelecer a comunicação do evento, assim como a ligação entre o público e a cidade de Marco de Canaveses. Com este enfoque, o uso do Motion Graphics, e a sua aplicação no Video Mapping, revelam-se os elementos de comunicação visual mais indicados para gerar empatia com o público-alvo. Este projeto pretende analisar o modo como o Motion Graphics pode influenciar a perspetiva e a interpretação da comunicação do evento “De cor”. A sua aplicação no Video Mapping permite ainda compreender de que forma esta ferramenta vem fortalecer os materiais gráficos desenvolvidos, através do seu desdobramento em projeções em monumentos históricos da cidade de Marco de Canaveses. A investigação estrutura-se através do estudo de conceitos no âmbito da comunicação e da identidade visual, da sua evolução, nas suas variadas formas de intervenção, partindo da animação até ao surgimento do Motion Graphics. Neste contexto, o Video Mapping é abordado como uma plataforma de comunicação visual para eventos culturais. Promove-se também a análise do papel do designer na conceção e desenvolvimento de uma comunicação visual. Recorre-se a estudos de caso para averiguar o contributo da tipografia, assim como de tecnologias para o desenvolvimento da comunicação de eventos culturais. No desenvolvimento do trabalho empírico, fez-se uso de metodologias projetuais informadas pelo design envolvendo um conjunto variado de etapas, processos, técnicas e métodos, procurando responder ao objetivo geral do estudo. Este projeto permitiu a reflexão sobre a importância e a eficiência do uso dos novos instrumentos tecnológico na comunicação visual de um acontecimento de relevo social e cultural, revelando-se potenciador da mensagem a comunicar perante o público-alvo.
- Outcomes and management os Rectus Femoris tears in football players: a report of three casesPublication . Costa, Armando Jorge Camacho da; Rodrigues, Elisa; Arneiro, GonçaloQuadricep tears occur frequently in sports like football where there is running and kicking movements leading one to be vulnerable to injury. To describe the diferences in the assessment methods and the rehabilitation results throughout 4 months and the return to competition in 3 football palyers after rectus femoris injuries. Report of 3 cases of rectus femoris tears classified using the Bristish Athletics Muscle Injury Classification. Use of isokinetic and dynamometer for strength assessment, Visual Numerical Scale for pain and GPS for external load measurement. Treatment composed of antalgic methods, strength training and pitch rehabilitation. Subjects were able to return to team activities in 69,29 and 26 days respectively without pain and with equal or superiors strength values from the baseline. Although all 3 players suffered na injury in the same muscle, the diferences in location and specific structures after the treatment duration and the return to team activities. The use of this scale may allow the physiotherapists a clearer visiono n the specific required care throughout the rehabilitation process and the expected timelines to return competition.
- Efeitos da COVID-19 no turismo outdoor no parque Nacional da Peneda-GerêsPublication . Reis, André Fernandes; Costa, Elga; Ferreira, Fernanda A.Tipologias de turismo alternativas a massificação e relacionadas com a atividade física e com o contacto com a natureza acompanhavam as tendências globais de crescimento da atividade económica do turismo, até que surgiu a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus 2019, COVID-19. Esta doença infeciosa, facilmente transmissível, teve um impacto sem precedentes no turismo, a escala global. O objetivo geral da presente dissertação consiste em estudar o impacto da COVlD-19 no turismo outdoor no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para o efeito, adotou-se uma metodologia qualitativa, devido a necessidade de colocar questões de natureza descritiva e interpretativa. Assim, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a empresas de animação turística localizadas no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os resultados obtidos apontam no sentido de uma elevada visitação autónoma, por vezes, desadequada e prejudicial para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. A sazonalidade da procura pelo Parque Nacional da Peneda—Gerês e pelas atividades outdoor é bastante vincada, contando com um pico de procura apenas nos meses de verão, o que se reflete na dimensão das empresas que fornecem as atividades (pequenas e médias empresas e microempresas). As atividades soft são bastante populares no Parque, assim como as atividades de contacto com a agua, independentemente da sua classificação. A massificação da procura em alguns pontos do Parque, nos meses de verão, acentuada pela COVlD-19 faz com que sejam deixados resíduos que podem colocar em causa a biodiversidade do Parque, uma das principais motivações daqueles que o procuram. Contrariamente ao panorama geral, a escala nacional e global, a COVID- 19 não teve um impacto devastador no setor do turismo no Parque Nacional da Peneda- Gerês. Apesar da existência de quebras na procura, devido as restrições internacionais de circulação, aos confinamentos, que obrigaram a encerramentos temporários, as empresas de animação turística sobrevivem e, de um modo geral, no verão, têm mais procura do que nos anos pré-pandemia. O futuro do Parque Nacional da Peneda-Gerês terá um novo capítulo com a adoção do modelo de cogestão, em 2022, que terá pela frente desafios relacionados com a sazonalidade e a massificação da procura, no que concerne ao setor do turismo.
- Subtitling portuguese audiovisual content: a matter of increasing importancePublication . Laranjo, Lígia Lopes; Chorão, Maria da Graça de Albuquerque Barreto BigotteThe subtitling of Portuguese audiovisual content for foreign viewers is something that does not exist at the moment in Portugal. Not even Portuguese generalist channels like RTP, SIC and TVI have launched any initiatives with the goal of providing access to our productions to the rest of the world. Not only does this project present a solution to this problem, with various ways of implementation and potential sources of income, but it also demonstrates, through the analysis of a brief survey of both Portuguese and foreign viewers, that this is a viable idea with a great possibility of success. During this project, we also conducted an interview with producer and director Paulo Guerra, so as to present a professional point of view on this problematic. The elaboration of this report, in parallel with the study of viewers and the interview, gave fruitful results, since it was actually possible to create an online platform for sharing Portuguese productions, with content already available for viewing, provided to this project by their respective producers.
- Relatório de Estágio na 99.mediaPublication . Cerqueira, Jaime André Reis; Chorão, Maria da Graça de Albuquerque Barreto BigotteO presente relatório centrar-se-á na minha experiência enquanto estagiário na 99.media, como membro da comunidade de tradução na variante Inglês-Português serão apresentadas, com detalhe, as tarefas realizadas na duração do estágio assim como as ferramentas utilizadas. Neste sentido serão também abordados temas relevantes e relacionados com as referidas tarefas nomeadamente a tradução audiovisual, tradução, revisão e, também, crowdsourcing.
- A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e PortoPublication . Barradas, Isabel Maria Andrade; Liberato, Dália; Costa, ElgaO turismo de eventos tem assistido a um crescimento significativo, nas últimas décadas, desempenhando assim um papel fundamental no desenvolvimento dos destinos turísticos. Com efeito, vários são os estudos que se têm debruçado sobre a compreensão deste fenómeno, estudando a relação entre as diferentes tipologias de eventos e a sua influência nos destinos que os acolhem. Contudo, poucas são as publicações que analisam a relação entre os eventos que ocorrem nas cidades e a hotelaria. Os artigos existentes que estabelecem esta relação, cingem-se ao pricing, pelo que se torna pertinente analisar esta relação de uma forma mais abrangente, nomeadamente as estratégias adotadas pelos hotéis perante a ocorrência de eventos nas cidades. O presente estudo pretende compreender a influência que os eventos, realizados nas cidades de Lisboa e do Porto, assumem na hotelaria, concretamente na perspetiva do marketing hoteleiro. Para o efeito foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, exploratória, descritiva e transversal, realizada através de entrevistas semiestruturadas a sete representantes de unidades hoteleiras e quatro representantes de entidades ligadas à organização de eventos das cidades mencionadas. Assim, o objetivo geral da investigação é compreender de que forma é que os eventos influenciam o marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e do Porto. Os resultados obtidos mostram que os eventos de negócios e os eventos desportivos são os que assumem uma maior relevância para a indústria hoteleira destas cidades. No que se refere às estratégias adotadas perante a ocorrência de eventos na cidade, os hoteleiros dão bastante importância à estratégia de preço e têm adotado, cada vez mais, uma estratégia de marketing digital, que facilita a segmentação e alcance de públicos específicos. Verificou-se também que a relação entre unidades hoteleiras e entidades organizadoras de eventos, apesar de estar numa fase inicial, é bastante valorizada e que perante o cenário atual, derivado da COVID-19, as ações de retoma da indústria deverão incidir em ações de transmissão de segurança ao cliente. Esta investigação apresenta grande relevância para a área de estudo, na medida em que faculta informações sobre a influência que os eventos podem exercer no planeamento e implementação de estratégias de marketing, utilizadas pelas unidades hoteleiras para maximizar a sua receita.
- A importância do planeamento sustentável no turismo em territórios de baixa densidadePublication . Costa, Márcia Filipa Silva; Liberato, Pedro; Sousa, BrunoA evolução do turismo deverá enquadrar-se em políticas que visem um modelo de desenvolvimento para os destinos, com base na monitorização de indicadores económicos, políticos e sociais. Nesta perspetiva, os destinos emergentes, localizados em territórios de baixa densidade, deverão ser alvo de uma gestão estratégica criteriosa, tendo em consideração as características da região. Neste sentido orientador, será proposta a criação de um sistema de monitorização para Arouca, território classificado como Território de Baixa Densidade (TBD) e com caraterísticas especificas. A monitorização passará pelo planeamento e gestão de uma base de dados, ao serviço de todos os stakeholders, por forma a garantir que os fluxos turísticos gerados neste meio, se processem de forma menos acentuada, permitindo visualizar as oportunidades e ameaças, tendo por base as parcerias, entre a população, setor público e privado, ajustado a um conjunto de indicadores do ponto de vista social, cultural, económico e ambiental. Este estudo, engloba ainda a perceção dos residentes do concelho de Arouca, dos principais intervenientes do destino como a Associação de Geoparque de Arouca e Câmara Municipal, assim como o levantamento efetuado a partir de inquéritos.
- Multiculturalism: Luxembourg, host of diversity. Integration process and the relationship with PortugalPublication . Melo, Ana Catarina Pereira; Lopes, Isabelle Tulekian de AzeredoA diversidade cultural é um fator contributivo para a evolução socioecónomica de um país. O objetivo desta dissertação é compreender os diferentes passos que o Grão-Ducado do Luxemburgo deu para se tornar num país multiétnico e compreender a relação de longa data que liga o Luxemburgo à República Portuguesa acrescentando ainda as relações de ambos os países durante a pandemia da COVID-19. Da abolição das fronteiras internas à celebração dos tratados que permitem que os cidadãos da União Europeia viagem livremente entre os Estados-Membros sem preocupações. Além disso, esta dissertação pretende demonstrar que Luxemburgo é um país consideravelmente bem-sucedido no que diz respeito ao acolhimento da diversidade. O sucesso da diversidade cultural no Ducado deve-se aos diferentes organismos que contribuem para um processo de integração eficaz, bem como às diversas políticas de integração que visam proteger os imigrantes e suas famílias. As crianças, especialmente, podem beneficiar de uma variedade de auxílios escolares que as ajudará a adaptarem-se ao sistema desde a mais tenra idade. No meu estudo, recolhi e comparei dados de diferentes fontes oficiais e relatórios para ajudar na compreensão da evolução da sociedade luxemburguesa, bem como sobre como a comunidade portuguesa se tornou a maior e mais importante comunidade estrangeira do país, explorando as relações pré-existentes entre as duas nações, desconhecidas para muitos.
- Relatório de estágio na Associação Pista MágicaPublication . Barbosa, Tânia Catarina da Costa; Azevedo, Margarida Maria Matos Correia; Canha, Helena Maria Cardia TaveiraEste trabalho foi realizado no âmbito de um estágio curricular numa associação, com a finalidade de obtenção do grau mestre em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O objetivo primordial do estágio consistiu em aplicar os conhecimentos estudados ao longo do percurso académico e adotar competências especificas de contabilidade, finanças, economia e regime jurídico das entidades do setor não lucrativo. Dessa forma o relatório contextualizará a associação em estudo, bem como o enquadramento teórico da Economia Social e do relato financeiro e apresentar as tarefas realizadas ao longo do período de estágio. O apoio nas tarefas foram sobretudo na gestão de clientes, na organização e registo das despesas gerais e dos projetos financiados, na conferência de movimentos mensais, no registo de folhas de caixa, no processamento de salários e na elaboração do mapa de férias. Também foi apoiado a finalização das ações de formação, nomeadamente, na análise ao inquérito do programa de Voluntariado Inclusivo e a emissão de certificados para os formandos da ação que realizaram. Por fim, foi realizado o contacto com os municípios e Bancos Locais de Voluntariado de forma a dar a conhecer a associação e desenvolver ferramentas para apoiar a criação e gestão de projetos e capacitar os agentes de voluntariado. De forma a contribuir para a melhoria do desenvolvimento económico da Pista Mágica, foram analisadas as demonstrações financeiras e estudado um modelo financeiro a ser aplicado futuramente na associação. Esse modelo é constituído por um conjunto de indicadores que permitem avaliar a estrutura financeira de curto a longo prazo. Neste relatório estão apresentados os indicadores de liquidez e financeiros e têm o propósito de perceber se a Pista Mágica terá capacidade de autossustentar a prossecução da sua missão.
- Venda e consumo de música: como é que as redes sociais e os serviços de streaming revolucionaram a indústria da músicaPublication . Ribeiro, Mélanie Marques; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deA partir dos anos 1990/2000, houve um crescimento tecnológico significativo que originou mudanças importantes para muitos setores nomeadamente o setor da música. A possibilidade de digitalizar música levou muitos gestores da indústria da música a desenvolverem novas estratégias e modelos de negócios para se adaptarem ao mercado emergente da “revolução digital”. Este tópico merece ser estudado porque atualmente, os consumidores de música, consomem sobretudo música através de plataformas digitais de streaming. Esta dissertação tem como objetivo entender como passámos da venda e consumo de música física à venda e consumo de música digital, nomeadamente, graças às plataformas digitais de streaming e às redes sociais. Assim, esta dissertação analisa as diferentes plataformas de streaming e redes sociais mais populares na indústria da música, nas quais são recolhidos e utilizados os dados dos consumidores, para entender qual a importância da análise de dados nesse setor. Para a realização desta dissertação, o método utilizado foi maioritariamente uma análise de conteúdo, correspondente a uma abordagem interpretativista. Optou-se por uma metodologia de recolha de dados, com documentação indireta, uma observação direta intensiva graças a entrevistas e um Focus Group e uma observação direta extensiva com um questionário feito nas redes sociais e email que seguiu o modelo de uma análise quantitativa. Com base na análise dos dados recolhidos, uma das principais conclusões retiradas reflete que as diversas plataformas de streaming são extremamente importantes para a venda de música digital nomeadamente para criar conteúdo personalizado e assim garantir a satisfação do consumidor. As plataformas de streaming também oferecem acesso à um maior catálogo de músicas de vários artistas e atualmente já quase não existem tecnologias que permitem o consumo de música física. Outra das principais conclusões retiradas reflete que as redes sociais e os serviços de streaming são ainda importantes na promoção e na difusão de novos artistas. As recomendações personalizadas, permitem descobrir artistas e músicas que o consumidor não conhecia. Por fim, o uso de dados na indústria da música é importante no sentido de criar um público-alvo, mas tem os seus limites legais.
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