ESMAD - DM - Design
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Recent Submissions
- Co-living no futuro: design de soluções modulares adaptáveis, sustentáveis e inteligentes para espaços orientados por serviçosPublication . Azevedo, Bruna Filipa de Sousa; Loyens, DirkNum futuro próximo, os espaços tradicionais de habitar poderão deixar de ser economicamente, ambientalmente e socialmente sustentáveis. Esta dissertação explora como as transformações sociais, ambientais e tecnológicas influenciam o desenvolvimento dos futuros espaços habitacionais e de habitação. O estudo centra-se nos conceitos emergentes de Co-Living e de Living as a Service (LaaS). Estes conceitos emergentes redefinem a habitação como sustentáveis, adaptáveis e flexíveis, contrastando com os modelos tradicionais de propriedade. A abordagem metodológica combina a exploração de quadros conceptuais que integram modularidade, sustentabilidade e inteligência digital, com uma análise crítica de estudos de caso contemporâneos — incluindo soluções modulares (Ori Living, Resource Furniture, Nestron), sistemas inteligentes (Spaceti, Mapiq, Thing-it) e produtos sustentáveis (Emeco 111, Kungsbacka) — e a avaliação das oportunidades e desafios a eles associados. Este processo resulta na criação de três cenários conceptuais para 2050: habitações emocionalmente adaptáveis, ambientes de "silêncio como luxo" e sistemas evolucionários de Co-Living. Os cenários propostos sugerem ainda que a convergência da modularidade física, dos materiais inteligentes e dos sistemas de IA adaptáveis poderá redefinir fundamentalmente a experiência de vida partilhada. Os produtos individuais precisam, portanto, de transcender funcionalidades isoladas, atuando como componentes de ecossistemas de vida responsivos e centrados no utilizador. A dissertação contribui para o discurso sobre os modelos futuros de coabitação e de Viver como Serviço através de propostas conceptuais. Reconhece as limitações inerentes às abordagens especulativas e a necessidade de validação empírica futura.
- Ginásio ao ar livre: design de equipamentos para cardio e musculaçãoPublication . Magalhães, João Diogo Campelo; Loyens, Dirk; Soares, CristinaO treino fisico ao ar livre tem registado um crescimento significativo e é fortemente promovido pelos municípios. No entanto, os equipamentos existentes para atividades ao ar livre apresentam limitações na facilitação de exercicios cardiovasculares e de força, não permitindo a aplicação dos princípios de sobrecarga progressiva. Estes são os exercícios popularizados pelos personal trainers nos ginásios indoor. Este projeto visa desenvolver um colete corn lastro e capacidade de carga modular que permita o treino combinado de força e cardiovascular em contextos ao ar livre. A metodologia aliou a observação de campo em três espaços urbanos (Parque da Lavandeira, Praia de Matosinhos e Praia das Caxinas) a entrevistas semiestruturadas a sete personal trainers e 13 praticantes. A análise de dados permitiu a construção de quatro personas representativas e a definição de requisitos funcionais centrados na versatilidade, ergonomia e sustentabilidade. O processo de design incluiu o desenvolvimento conceptual através de esboços exploratórios, modelação com materiais simples e prototipagem iterativa. O protótipo final é composto por um colete ajustável, duas bolsas modulares e quarenta peças de peso em aço inoxidável, permitindo uma variação progressiva de peso entre 0,5 kg e 20 kg por utilizador. Testes empíricos de usabilidade com voluntários de diferentes perfis antropométricos confirmaram a adaptabilidade do sistema a vários níveis de aptidão fisica. A documentação em contextos reais demonstrou aplicabilidade ern exercicios dinâmicos (corrida, salto) e estáticos (agachamentos, flexões), validando a integração funcional pretendida. O projeto contribui para a área do design de equipamentos desportivos ao propor uma solução portátil que ultrapassa as limitações dos equipamentos fixos, integrando a sobrecarga progressiva com a mobilidade espacial.
- Reinterpretação do artesanato em junco de Forjães: uma abordagem contemporânea através da integração de técnicas tradicionais e impressão 3DPublication . Cepa, Raúl Moreira; Sousa, Pedro EmanuelA presente investigação projetual surge do propósito de revitalizar o artesanato em junco da freguesia de Forjães, resgatando a sua cultura tradicional e promovendo a sua valorização no contexto contemporâneo. Neste âmbito, e desenvolvido um projeto inovador que alia design, tradição e sustentabilidade, através da criação de um sistema de fechos modulares aplicados a bolsas, resultante da combinação de duas matérias primas: o junco, material natural de origem vegetal, e componentes impressos em 3D com recurso a PLA (acido polilatico), um polimetro biodegradável. A investigação assenta na premissa de que o design constitui uma ferramenta transformadora, capaz de regenerar sistemas de produção e consumo, propondo soluções que valorizem os saberes e práticas artesanais locais. Através de uma abordagem de design experimental e interativa, foram desenvolvidos diversos protótipos de tramas com fechos embutidos, concebidos para serem integrados no próprio processo de tecelagem do junco, com o objetivo de agilizar a produção artesanal. O percurso projetual culminou na concretização da prototipagem de dois tipos de tramas: com fechos de encaixe e com fechos de botão de pressão, avaliando-se a sua potencialidade, a sua eficiência e o seu potencial de aplicação prática nas bolsas em junco. Esta proposta visa responder as exigências da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que contribui para a modernização do artesanato tradicional. Assume-se, assim, como uma alternativa ao modelo industrial linear, gerador de desperdício, promovendo praticas sustentáveis baseadas na utilização de matérias-primas naturais e na integração de tecnologias emergentes, como a impressão 3D. No seu conjunto, o projeto evidencia o potencial da interdisciplinaridade entre design, tecnologia e artesanato, destacando o papel do design enquanto motor de inovação responsável, com impactos positivos ao nivel ambiental, cultural e económico, especialmente no contexto das comunidades locais.
- Uma reinterpretação da técnica de talha em madeiraPublication . Amorim, Raquel Deolinda Neves; Tavares, AbelA talha em madeira é uma prática artesanal com raízes antigas, desenvolvida em diferentes civilizações como o Egito, a Grécia e Roma, onde a madeira era utilizada tanto para fins utilitários como decorativos. Embora nem sempre tão preservada quanto a pedra ou o metal, a madeira esculpida desempenhou um papel importante em objetos rituais, mobiliário e elementos arquitetónicos. Na Idade Média, a técnica ganhou grande relevância na Europa, em particular na produção de altares, retábulos e mobiliário religioso das igrejas góticas. Já no Renascimento, a talha foi elevada a novos patamares artísticos, acompanhando a valorização da forma humana e da ornamentação detalhada, com mestres como Donatello e outros artistas que aplicaram o esculpir em madeira de forma in ovadora. Nos períodos Barroco e Rococó (séculos XVII e XVIII), a técnica alcançou o auge da ornamentação, marcada por composições exuberantes, movimento e riqueza de detalhes. Com a industrialização no século XIX, a prática perdeu espaço para os processos mecanizados de produção em série. Contudo, a partir da segunda metade do século XX e início do XXI, assistiu -se a um renascimento do interesse pela talha, agora reinterpretada por artesãos, designers e artistas contemporâneos que passaram a integrar novas tecnologias - desde ferramentas elétricas até sistemas de corte a laser e fresagem CNC. Atualmente , a talha em madeira encontra aplicações no design de mobiliário, arquitetura de interiores, arte sacra e, sobretudo, em projetos de restauro do património histórico. A técnica, pela sua natureza manual e singular, permite personalização e expressividade artística, funcionando também como uma alternativa mais sustentável à produção industrial massificada. No contexto contemporâneo, surge a possibilidade de explorar a hibridização entre a prática artesanal e a tecnologia digital e robótica. O recurso a modelação 3D, softwares paramétricos e sistemas robóticos de fresagem expande as formas possíveis de manipular a madeira, permitindo criar peças que combinam a precisão tecnológica com a riqueza estética da tradição manual.
- O contributo do design editorial no imaginário visual da globalizaçãoPublication . Estêvão, Maria Torrão Garrido; Fernandes, MartaEste projeto parte da necessidade de observar e questionar a diluição identitária provocada pela presença de elementos visuais globalizados em territórios com forte carga simbólica e histórica. A partir do conceito de Junkspace de Rem Koolhaas, investiga-se a contaminação gráfica em zonas centrais da cidade do Porto, onde a memória urbana é constantemente sobreposta por uma paisagem visual padronizada e homogeneizada. Através de uma prática fotográfica de natureza documental, aliada a uma abordagem editorial ancorada numa estrutura sensorial e discursiva, desenvolve se um objeto editorial que assume a função de arquivo especulativo. O objeto organiza se em núcleos temáticos: Introdução, Globalização, Gentrificação, Glocalização, Cidade e Arquivo. O projeto posiciona-se na interseção entre o Design Gráfico, a Fotografia, a reflexão territorial e a Arquitetura.
- Prática de design de produto em contexto de estágio no atelier Floret ArquiteturaPublication . Mendonça, Cláudia de Lima e; Sousa, Pedro EmanuelEste relatório descreve o estágio curricular realizado no atelier Floret Arquitetura, no âmbito da conclusão do Mestrado em Design de Produto da Escola Superior de Media Artes e Design. Este documento foi elaborado sob a orientação do Professor Pedro Sousa, docente da ESMAD, e com a tutoria da arquiteta Adriana Floret, da entidade de acolhimento. A colaboração com a equipa e o envolvimento ativo nos projetos do atelier revelaram-se cruciais para a consolidação das competências técnicas e práticas. O objetivo do estágio foi aplicar os conhecimentos académicos num contexto profissional, compreendendo o papel e o contributo do designer de produto num atelier de arquitetura. O relatório procurou responder à problemática: "Poderá um designer de produto contribuir significativamente para um atelier de arquitetura?". A metodologia do relatório articulou a prática profissional com a reflexão crítica, através da participação em projetos como os de Cedofeita, 1872 River House e Mexilhoeira Grande, e na colaboração com a equipa. Os resultados obtidos validaram a tese de que o design de produto é uma mais valia estratégica para a arquitetura, desempenhando um papel determinante na otimização de espaços, no desenvolvimento de soluções personalizadas e na melhoria da comunicação visual dos projetos. A experiência demonstrou que a capacidade de resolver problemas à escala do objeto contribui para a funcionalidade e coerência de projetos de maior dimensão. Em conclusão, a experiência de estágio consolidou a minha visão sobre a atuação do designer no mundo profissional, ao ligar a teoria à prática, e validou a importância da colaboração entre as duas áreas.
- Relatório de estágio na oficina Brâmica. A experimentação das técnicas artesanais cerâmicaPublication . Pereira, Joana Rita Bastos; Tavares, AbelEste documento resulta de um culminar do Mestrado em Design, com especialização em Design de Produto, da Escola Superior de Design e Media Artes (ESMAD), do Politécnico do Porto, através da realização de um Estágio Curricular, com duração de três meses, na Oficina Brâmica. Sob a orientação do Professor Abel Pedro Gonçalves Tavares, Docente da ESMAD, e com a tutoria de Teresa Branco, Ceramista da entidade de acolhimento, o presente relatório foi elaborado com o objetivo de descrever todo o percurso e contexto da experiência de estágio. Para além da participação nos projetos desenvolvidos na Oficina Brâmica, foi também realizado um projeto pessoal, permitindo a aplicação das competências académicas curriculares e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no estágio, com um melhor entendimento de todo o processo. O Estágio tem como foco principal a experimentação das diversas técnicas artesanais cerâmicas e a valorização do saber-fazer, possibilitando a aplicação de alguns conhecimentos já adquiridos e, tal como a obtenção de novas experiências, noções e conhecimentos, que vão além do contexto académico. Esta vivência permite ainda um contacto direto com a realidade em contexto profissional, através da participação em diversos projetos que foram desenvolvidos no espaço da Oficina Brâmica. Em suma, o presente relatório documenta as informações sobre a entidade acolhedora tal como toda a experiência laboral associada. Este relata todos os acontecimentos neste contexto e regista uma análise reflexiva sobre todos os desafios, aprendizagens e conquistas alcançadas ao longo do Estágio.
- Design de mobiliário: fabricação open sourcePublication . Elias, Karine Murta; Loyens, DirkEsta dissertação investiga as potencialidades do design aberto e da fabricação digital na criação de mobiliário customizável, com foco na aplicação de sistemas paramétricos. O objetivo principal foi desenvolver um modelo de banco modular parametrizável, produzido por corte CNC em chapa de madeira compensada, e propor uma plataforma digital conceitual que permita aos usuários customizar em o objeto de forma intuitiva e simples . A pesquisa surgiu através da busca por soluções mais flexíveis e acessíveis no design de mobiliár io, e para explorar a fabricação digital . A abordagem metodológica adotada foi o Research through Design , estruturada em quatro etapas: revisão de literatura, desenvolvimento do design, prototipação digital e física, e validação preliminar. A revisão teórica abordou temas como design aberto, fabricação digital, modularidade e parametrização. O desenvolvimento do mobiliário envolveu estudos de modelos existentes, definição de componentes modulares e simulações paramétricas utilizando os softwares Rhinoceros 3D e Grasshopper. A prototipação física foi realizada por meio de corte CNC, e a interface digital foi concebida com base em princípios de usabilidade e acessibilidade, utilizando a ferramenta Figma. O projeto resultou em um protótipo funcional e em uma proposta de plataforma interativa conceitual , reforçando o potencial do design modular e paramétrico como soluções que podem auxiliar ainda mais esse processo de democratização do design .
- Sistemas de pictogramas na ativação da identidade visual: o caso dos mercados de MatosinhosPublication . Teixeira, Maria João Pinto; Fernandes, MartaNo âmbito da conclusão do Mestrado em Design, surge esta proposta de Projeto focada no Design de Pictogramas que visa melhorar a identificação dos Mercados de Matosinhos. Deste modo, será apresentada uma metodologia que pretende examinar diversos campos teóricos tais como: o Design e identidade de espaços, a Identidade Municipal, o Design de Pictogramas, e a Sinalética. O projeto sustenta-se, deste modo, em diversas metodologias como a analise literaria, estudos de caso, análise de campo, entrevista e metodologia projetual. Na escolha do tema, foi fundamental estudar os mercados de Matosinhos, fazer uma recolha de informação relativamente a identidade visual atual, bem como uma visita e análise dos espaços. Todos estes passos, vêem-se refletidos na concretização do projeto assente num Sistemas de Pictogramas para a ativação da identidade visual.
- Sistema de construção modular: tecnologias digitais para fabricação, montagem e desmontagemPublication . Oliveira, Pedro Miguel Fernandes; Tavares, AbelO projeto, objeto do presente Relatório, consiste no desenvolvimento de um Sistema de Construção Modular de acordo com os princípios do Design for Manufacturing, Assembly and Disassembly (DfMAD), explorando as potencialidades da fabricação digital. Partindo da necessidade de soluções construtivas acessiveis, reversíveis e sustentáveis, o sistema conjuga design paramétrico, encaixes reversíveis e processos de fresagem CNC, possibilitando a produção distribuida de módulos habitáveis de montagem intuitiva. A investigação combinou análise teórica, estudo de casos de referência e experimentação prática, resultando na conceção de um protótipo de módulo de parede produzido em contraplacado de 18 mm e validado através de ensaios seccionais à escala 1:1 e de um módulo à escala 1:2, mantendo os encaixes e a espessura em escala real. O sistema distingue-se por recorrer exclusivamente a encaixes em madeira, eliminando a necessidade de fixações metálicas, e por se estruturar como um conjunto reduzido de peças intercambiáveis e reconvertiveis, concebidas para garantir montagem sem fixações permanentes e facilitar a desmontagem e reutilização dos componentes. 0 configurador paramétrico desenvolvido em Grasshopper permitiu estruturar um fluxo direto entre conceção e fabrico, ao disponibilizar uma interface sequencial para o utilizador: definição da área a ocupar, seleção tipológica módulo a módulo, visualização tridimensional da configuração final e exportação automática de outputs. Entre estes incluem-se os ficheiros DXF organizados por layers de fabrico, relatórios quantitativos sobre materiais e uma imagem 3D representativa do conjunto final. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade de um sistema modular aberto e incremental, que pode ser replicado em contextos de autoconstrução, produção local ou ensino de fabricação digital, afirmando-se como uma proposta complementar às soluções convencionais orientada para simplicidade, acessibilidade e replicabilidade.
