ESMAD - DM - Design
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- Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso SandemanPublication . Fraga, Luiza Serpa; Quelhas, VítorEsta investigação discute a temática do Vinho do Porto, um produto que, para além de ser influente nos aspetos económico e histórico, retrata a identidade cultural portuguesa. O seu êxito comercial impulsiona o surgimento de novas marcas e o consequente aumento da competitividade. Estes fatores suscitam a necessidade de se salientarem. Sendo assim, observa-se que o rótulo, para além de ser um elemento essencial na conceção da identidade do produto, carrega em si um grande potencial para atingir essas necessidades, uma vez que é o primeiro contacto entre o produto e o consumidor. No entanto, o rótulo de Vinho do Porto ainda é um objeto de estudo pouco discutido, principalmente sob a perspetiva do design. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral desta dissertação explorar e avaliar quais as características que envolvem o processo de criação de um rótulo de Vinho do Porto que contribuem para o sucesso de uma marca. Para este fim, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica pura, cujo objetivo é exploratório, com abordagem quali-quantitativa feita através de procedimentos bibliográficos e estudo de caso com 58 rótulos de Vinho do Porto Sandeman do século XXI. Estes rótulos foram analisados individualmente mediante critérios como a cor, a forma, a tipografia, a iconografia e a produção gráfica. Apesar do baixo número da amostragem em avaliação, houve o emprego de instrumentos estatísticos para uma compreensão mais rica. Todavia, sincronicamente, a análise foi feita de forma crítica baseada na perceção da autora acerca do objeto de estudo. Por fim, esta investigação permitiu concluir que o processo de construção de um rótulo de Vinho do Porto não envolve apenas aspetos técnicos como a boa legibilidade, o uso adequado de cores e tipografias ou o equilíbrio da composição. Este processo requer sensibilidade por parte do designer, e isto inclui tanto o envolvimento com os valores da marca e o entendimento cuidado da mensagem que esta visa transmitir, como o estudo do comportamento do consumidor.
- AJP: projecto de um motociclo eléctricoPublication . Alexandre, Mário Taffarel Barbosa de; Sousa, PedroA presente investigação possui como objecto de estudo a mobilidade eléctrica no contexto da empresa portuguesa de motociclos AJP Motos e, materializa-se num projecto teórico e prático que sistematiza todo o processo e conhecimento. Com a realização deste projecto, também pretende-se mapear e compilar todos os fragmentos históricos da empresa, com o objectivo da valorização da construtora. O principal objectivo do projecto é a realização de um veículo-conceito, de carácter analógico à escala real, que permita a expansão da oferta da empresa nos diversos nichos motociclísticos. O projecto visa a entrada no mercado urbano electrificado, com base nos princípios de economia e recursos ao know-how 1 auferido pela AJP Motos durante os trinta e cinco anos de experiência no mercado dos motociclos Enduro2 e Todo-o-Terreno. O estudo encontra-se divido em duas partes essenciais, iniciado por um enquadramento contextual do motociclo no mundo, em Portugal e da construtora nacional. A segunda parte, apresenta uma síntese do trabalho realizado entre as etapas do anteprojecto e a sua apresentação ao público.
- Barro preto de Gondar: o design na olaria tradicionalPublication . Vaz, Hugo Miguel Soares da Costa; Alves, Rui Miguel PereiraA louça preta era vista, até há bem pouco tempo, como um elemento de extrema importância e utilidade na habitação tradicional portuguesa, sendo usada na confeção de alimentos, armazenamento de líquidos e decoração. Na atualidade, esta louça não é tão procurada, fazendo com que existam cada vez menos oleiros e olarias a trabalhar o barro preto, como no caso do centro oleiro de Gongar, onde existe apenas um oleiro a exercer a atividade e em tempo parcial. Este trabalho visa apresentar uma proposta de design para uma coleção de nove peças de barro preto, documentando as metodologias de projeto usadas tanto pelo designer como pelo oleiro, assim como, todo o seu processo de fabrico. De forma a contextualizar a coleção, foi efetuado um levantamento histórico sobre a olaria tradicional em Portugal, uma descrição e comparação dos vários centros olaricos de barro preto existentes no norte de país, de modo a perceber as técnicas usadas para a produção das peças. Assim, houve a necessidade de recorrer a fontes literárias, artigos científicos, metodologias de design e de projeto, entrevistas, visitas a museus e feiras nacionais e internacionais na área do design, assim como, participar em todo o processo de produção. Os resultados obtidos, através das peças produzidas, demonstram uma falta de controlo durante o processo produtivo por parte do designer e do oleiro. No entanto, conclui-se que as diferenças entre as peças são uma mais valia do produto, que a conjugação de metodologias do designer e do oleiro é possivel e que o design tem um papel fundamental para a divulgaçao e promoçao da olaria tradicional.
- O Canal 180: contributos do Motion Graphics para a identidade visualPublication . Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro; Quelhas, Vítor; Serapicos, PedroO Motion Graphics é aplicado na televisão desde os anos 60, altura em que os canais televisivos começaram a denotar uma preocupação diferente com a comunicação da identidade visual junto dos espetadores. Na origem desta preocupação, encontramos a necessidade de gestão da marca e de diferenciaçao da concorrência. As aplicações de Motion Graphics a televisão manifestam-se nas vinhetas televisivas, títulos de abertura, intermédios e de encerramento de programas, oráculos e outros elementos, através dos quais os canais manifestam a sua identidade. A presente investigação tem como objetivo estudar o contributo do Motion Graphics para a consolidação da identidade de um canal de televisão. Desenvolveu-se em três fases, adotando uma metodologia de caráter qualitativo e não intervencionista. Na primeira fase, procede-se à revisao da literatura e consequente análise documental crítica, por forma a compreender e consolidar o universo e objeto de estudo. Assim, define-se o conceito de Motion Graphics, caracterizando a sua evolução histórica e identificando os seus contextos de aplicação, processo de concetualização e produção, assim como as técnicas aplicadas e elementos constituintes. Na segunda fase, contextualiza-se o estado da arte no âmbito do conceito de marca, percebendo de que forma se materializa, sobretudo no que diz respeito à identidade televisiva. A terceira fase, traduzida na confrontação da teoria com um estudo de caso, materializado no Canal 180, corresponde a análise dos dados e discussão dos resultados, de forma a responder a problemática abordada. Os resultados indicam que a aplicação do Motion Graphics na identidade televisiva, como forma de comunicação da marca, revela um contributo direto ao reforço da mesma e traduz se na construção de uma identidade visual coerente e com sentido de unidade, que comunica a identidade corporativa da marca.
- O cartaz ilimitado: o papel da realidade aumentadaPublication . Soares, Ricardo Afonso Madureira; Fernandes, MartaEste projeto propôs-se a trabalhar e lidar com um conjunto de cartazes emblemáticos, conferindo-lhes um novo propósito e discurso, uma narrativa mutável. Deste modo, procura-se conferir uma intemporalidade ao cartaz, providenciando uma mensagem atual que pode ser alterada e transmitida, numa única impressão, pelo recurso à aplicação de realidade aumentada. Com a intenção desafiante de investigar o incremento que a realidade aumentada pode acarretar no cartaz, foi desenvolvido um projeto caracterizado pela apropriação de cartazes já existentes, que funcionam como suporte à transmissão de novas mensagens. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura sobre o cartaz, sobre a realidade aumentada e sobre como estas duas temáticas se têm interligado ao longo dos anos. Isso envolveu uma exaustiva fase de investigação, de forma a compreender e estudar casos semelhantes, com o intuito de analisar e perceber quais os pontos fortes e fracos desta parceria, com o objetivo de criar um projeto completo, funcional e distinto. Após a análise, foram experimentadas várias ferramentas de realidade aumentada para satisfazer as necessidades de comunicação encontradas no cartaz. O desenho do projeto começa a ser traçado com a observação de projetos similares, passando para a seleção dos cartazes e aplicação de realidade aumentada para o combate à sua efemeridade. O projeto apresenta num conjunto de cartazes com realidade aumentada, complementados com um pequeno brief da sua funcionalidade.
- O cartaz publicitário na obra gráfica de António Cruz CaldasPublication . Moreiras, Tina Joanna de Castro; Quelhas, Vítor; Fernandes, MartaA presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz publicitário na obra gráfica de António Pedro Barros Cruz Caldas (1897–1975), caricaturista, ilustrador e publicitário portuense e materializa-se num projeto de caráter teórico-prático que sistematiza todo o processo e conhecimento decorrentes da mesma. Através da realização deste projeto de investigação pretende-se contribuir para complementar a História do Design com o reconhecimento deste autor multifacetado e da sua obra, em particular nos cartazes publicitários, de modo a preencher a ausência de informação acessível sobre os mesmos. O projeto de investigação fundamenta-se através da vida e obra do autor e pelo contexto histórico do cartaz, num panorama nacional e internacional focando os movimentos artísticos e autores que se destacaram nesta vertente. Enquadra-se o cartaz publicitário num contexto histórico de modo a observar as suas condicionantes temporais, política e sociais para perceber as circunstâncias que levaram à evolução gráfica. O estudo realizado surge ancorado por um conjunto de questões de investigação, às quais o projeto se propõe responder com o intuito de criar uma base sólida na construção da monografia. Que importância é atribuída à obra gráfica publicitária de António Cruz Caldas, e de que forma foi influente no panorama nacional, qual a pertinência da realização de um documento monográfico sobre o autor de modo a contextualizar a sua obra gráfica e qual o contributo deste para a História do Design Português. O objetivo principal deste projeto é a realização de um projeto prático, monografia biográfica, de modo a preservar e divulgar António Cruz Caldas, o estudo do cartaz publicitário e a sua evolução ao longo das décadas, assim como este autor foi adaptando o seu trabalho às diversas mudanças político-sociais do país através de uma análise comparativa do seu trabalho com os projetos dos seus contemporâneos através da criação de uma cronologia comparativa. Metodologicamente a investigação inicia-se através de recolha e análise de dados sobre o autor e o cartaz publicitário, revisão de literatura para colmatar as informações necessárias, verificar se nenhum documento preenche os requisitos a que este projeto se propõe, tratamento dos dados recolhidos e entrevistas a especialistas sobre o caso em estudo. No desenvolvimento do projeto prático, as metodologias centraram-se no campo específico do design editorial, desde a conceção à implementação final. Os resultados encontram-se disseminados na componente prática do projeto de investigação, dividida entre o presente documento e o projeto editorial que o acompanha, possibilitando a identificação de uma pluralidade de discursos estéticos, fruto de diversas influências nacionais e internacionais que se procuraram rastrear e apresentar. Os objetos editoriais apresentados, nos conteúdos e na forma adotada, pretendem contribuir para enaltecer o reconhecimento de António Cruz Caldas e da sua obra na vertente dos cartazes publicitários.
- Como o design de mobiliário se integra em espaços pré-concebidosPublication . Carvalho, Joana Rita da Silva; Soares, CristinaA presente proposta de estágio surge no âmbito do Mestrado em Design, integrado na Escola Superior de Média Artes e Design, descrevendo a integração como estagiária na empresa Jovem 4, inserida na área de Design de mobiliário e Design de interiores, durante um período de cinco (5) meses, começando em janeiro de 2021 e com término em maio de 2021. A empresa Jovem4 dedica-se aos ramos de Design de mobiliário, Design de interiores e Decoração, integra uma fábrica para fabrico próprio de mobiliário, na Zona Industrial da Maia, que produz de forma manual. Este foi um dos grandes motivos da minha escolha, uma vez que me possibilitaria uma melhor compreensão de formas de produção customizada. Tem como ideais a qualidade dos produtos, e estes são projetados para que cada peça seja única para cada cliente. Neste documento é apresentada uma revisão da literatura, onde se relata um pouco do que foi o ambiente doméstico antes do séc. XX, e a evolução de certos conceitos relevantes para o tema. Num segundo momento escrevo sobre o ambiente doméstico atual, tendo para tal recorrido referência da dissertação “À procura dos novos modos de habitar”, pela aluna Ana Moreira (Moreira, Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitetura, 2013), e analiso as conclusões da autora. Estas e outras conclusões, posteriormente, irão ser revistas de acordo com a minha experiência em estágio, recorrendo a projetos por mim realizados. Posteriormente a uma descrição mais detalhada acerca da empresa na qual fui integrada em Estágio, apresento projetos realizados, documentando o máximo possível todas as suas fases e todas as questões pertinentes, bem como amostras de materiais, estudos de tipos de tecidos, as cores a empregar e a produção do mobiliário. Relato também outras atividades por mim realizadas como: orçamentações, acompanhamento de clientes em loja, gestão de redes sociais da empresa, medições de tecidos, realização de peças para exposição e ainda visitas à fábrica. O presente documento resulta do meu estudo e análise de projetos realizados em Estágio, no qual foi-me possível retirar conclusões de diversas formas do mobiliário se integrar no espaço, onde mais uma vez referencio projetos realizados a fim de uma melhor compreensão e justificação, afirmação ou refutação de conclusões obtidas ao longo do trabalho, e ainda, tendências atuais na parte de decoração e mobiliário. Finalmente, concluo sobre todo o processo, incluindo uma reflexão crítica com enfoque nas diferenças entre o contexto académico e o laboral.
- Conceção de um projeto editorial para a empresa EcosteelPublication . Sousa, Susana Filipa dos Santos; Quelhas, VítorEste trabalho de investigação aborda todo o conceito de conceção de um editorial para uma empresa — a Ecosteel. Sendo uma investigação teórica e prática, estuda a realização de um catálogo para a entidade parceira, tratando todos os resultados do procedimento de criação em colaboração com a empresa, trabalhando no processo criativo e abordando as consequências do trabalho de equipa e da conciliação de várias opiniões para um resultado sólido e que agradasse as duas partes envolvidas. Neste relatório, há uma pequena introdução a empresa, mais propriamente a marca Much More Than a Window, mostrando os seus serviços e algumas das suas metodologias de trabalho. Seguidamente, o desenvolvimento teórico centra—se no estudo do tema do design editorial, analisando literatura acerca do tema, para conseguir obter uma opinião formada da sua evolução ao longo do tempo. Segue—se um capitulo destinado ao enquadramento teórico—pratico, em que foram estudados varios conceitos sobre o tema, como o formato, e aspetos da produção de uma publicação editorial como a escolha correta do tipo de papel, por exemplo. O quinto capitulo destina—se a analise de casos de estudo, vendo como certos aspetos e conceitos foram aplicados em determinados casos práticos e dissecando todo o processo de criação. Quanto a parte prática, o desenvolvimento projetual é a culminação desta investigação, dando resultado a maquete final do editorial para a Ecosteel. Neste relatório, é possível ler e perceber todas as etapas presentes no desenvolvimento do projeto. São revelados os desafios propostos e as decisões tomadas, com o porquê de terem sido formadas daquela forma, assim como os testes desenvolvidos, as concessões realizadas e as soluções encontradas. A respetiva conclusão de todo o projeto ao longo do ano termina com as dificuldades obtidas no decorrer deste percurso académico.
- Contribuição de um estagiário em design gráfico na SikaPublication . Fonseca, Jorge Daniel Mota; Coelho, RitaEste relatório de estagio surge no âmbito do Mestrado em Design, da Escola Superior de Medias Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Aqui, é apresentado todo o percurso e evolução neste projeto de estagio com a empresa Sika, que esta direcionada e focada no mercado de construção. A Sika acolheu o autor deste relatório durante 3 meses e meio, sendo orientado nessa empresa pelo tutor e designer Armando Fernandes (Sika) e pela Professora Doutora Rita Coelho (docente orientadora na Escola Superior de Media Artes e Design). Inserido no departamento de Marketing, realizei vários projetos num contexto real e com certa autonomia, comunicando a marca para o mundo exterior, resultando na contribuição como estagiário em Design Gráfico na Sika. Este estágio permitiu-me adquirir uma compreensão profunda das atividades e processos da empresa, bem como uma visão abrangente do setor da construção e indústria. Durante esse período, pude participar em projetos envolventes e desafiadores, utilizando o design 3D como uma ferramenta poderosa de comunicação. No decorrer deste estágio, alcancei resultados relevantes, aperfeiçoando as minhas competências na área de modelação e renderização 3D, bem como na síntese de briefings, onde explorei a minha experiência neste estágio e o meu contributo para a Sika. Aprendi a identificar as necessidades dos clientes, compreender as suas expectativas e transformar essas informações em soluções visuais eficazes. Foi uma experiência enriquecedora que me permitiu aplicar os meus conhecimentos teóricos na pratica, expandir as minhas habilidades de design e adquirir uma compreensão mais profunda no contexto empresarial. Estou confiante de que as competências e conhecimentos adquiridos durante este estágio serão valiosos para a minha carreira profissional no futuro.
- Contributo da comunicação visual na simbiose entre espaço e tecnologia: o caso ZoraPublication . Ventura, João Barbosa da Costa e; Quelhas, VítorA comunicação visual é um fator primordial para o desenvolvimento gráfico de um projeto. A associação Zora, no âmbito do evento “De cor”, tem como principal objetivo estabelecer a comunicação do evento, assim como a ligação entre o público e a cidade de Marco de Canaveses. Com este enfoque, o uso do Motion Graphics, e a sua aplicação no Video Mapping, revelam-se os elementos de comunicação visual mais indicados para gerar empatia com o público-alvo. Este projeto pretende analisar o modo como o Motion Graphics pode influenciar a perspetiva e a interpretação da comunicação do evento “De cor”. A sua aplicação no Video Mapping permite ainda compreender de que forma esta ferramenta vem fortalecer os materiais gráficos desenvolvidos, através do seu desdobramento em projeções em monumentos históricos da cidade de Marco de Canaveses. A investigação estrutura-se através do estudo de conceitos no âmbito da comunicação e da identidade visual, da sua evolução, nas suas variadas formas de intervenção, partindo da animação até ao surgimento do Motion Graphics. Neste contexto, o Video Mapping é abordado como uma plataforma de comunicação visual para eventos culturais. Promove-se também a análise do papel do designer na conceção e desenvolvimento de uma comunicação visual. Recorre-se a estudos de caso para averiguar o contributo da tipografia, assim como de tecnologias para o desenvolvimento da comunicação de eventos culturais. No desenvolvimento do trabalho empírico, fez-se uso de metodologias projetuais informadas pelo design envolvendo um conjunto variado de etapas, processos, técnicas e métodos, procurando responder ao objetivo geral do estudo. Este projeto permitiu a reflexão sobre a importância e a eficiência do uso dos novos instrumentos tecnológico na comunicação visual de um acontecimento de relevo social e cultural, revelando-se potenciador da mensagem a comunicar perante o público-alvo.