ESMAD - DM - Design
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- Barro preto de Gondar: o design na olaria tradicionalPublication . Vaz, Hugo Miguel Soares da Costa; Alves, Rui Miguel PereiraA louça preta era vista, até há bem pouco tempo, como um elemento de extrema importância e utilidade na habitação tradicional portuguesa, sendo usada na confeção de alimentos, armazenamento de líquidos e decoração. Na atualidade, esta louça não é tão procurada, fazendo com que existam cada vez menos oleiros e olarias a trabalhar o barro preto, como no caso do centro oleiro de Gongar, onde existe apenas um oleiro a exercer a atividade e em tempo parcial. Este trabalho visa apresentar uma proposta de design para uma coleção de nove peças de barro preto, documentando as metodologias de projeto usadas tanto pelo designer como pelo oleiro, assim como, todo o seu processo de fabrico. De forma a contextualizar a coleção, foi efetuado um levantamento histórico sobre a olaria tradicional em Portugal, uma descrição e comparação dos vários centros olaricos de barro preto existentes no norte de país, de modo a perceber as técnicas usadas para a produção das peças. Assim, houve a necessidade de recorrer a fontes literárias, artigos científicos, metodologias de design e de projeto, entrevistas, visitas a museus e feiras nacionais e internacionais na área do design, assim como, participar em todo o processo de produção. Os resultados obtidos, através das peças produzidas, demonstram uma falta de controlo durante o processo produtivo por parte do designer e do oleiro. No entanto, conclui-se que as diferenças entre as peças são uma mais valia do produto, que a conjugação de metodologias do designer e do oleiro é possivel e que o design tem um papel fundamental para a divulgaçao e promoçao da olaria tradicional.
- Design mobiliário urbano: intervenção e revitalização do Jardim de São LázaroPublication . Couto, Diogo Miguel Oliveira; Alves, Rui Miguel PereiraEste projeto visa contribuir para uma reflexão da importância que os espaços públicos tiveram durante o seu aparecimento em meados do século XIX, não somente no desenvolvimento das zonas urbanas, bem como na relevância e mérito que obtiveram na criação da sociedade vivida atualmente. Através desta contextualização histórica é refletido e questionado sobre os usos dados no presente nestes que são verdadeiros oásis verdes em cidades cada vez mais lotadas, em que a vida agitada de quem nela habita, constrasta com a degradação e despovoamento de espaços como o Jardim de São Lázaro, no Porto. Qual o futuro dos jardins urbanos quando as gerações que deles ainda usufruem não existirem mais? Na necessidade de discussão do problema de despovoamento cada vez mais notório de espaços como o Jardim de São Lázaro que ficam esquecidos e isolados em cidades cada vez mais povoadas, estratégias devem ser repensadas de modo a catalizar e rejuvenescer estes que começam a tornar-se fantasmas verdes em todas as cidades em que praticamente existem. O Design surge assim no projeto como aliado ao desenvolvimento de epaços, contribuindo como chamamento para a interatividade e emoção. A temática deste trabalho centra-se na capacidade de influência que o equipamento de mobiliário urbano tem na transformação de um espaço público, através do impacto na perceção da imagem criada para com o utilizador. Através de um vasto enquadramento histórico e pesquisa direcionada, é dado o mote para a segunda parte do projeto, onde através de um processo evolutivo de ideias e conceitos, a mesma culmina na conceção de diversas peças de mobiliário urbano, na tentativa de corresponder e responder às necessidades abordadas por cidadãos e novos visitantes, de modo a revitalizar e criar novos hábitos de usufruo do Jardim de São Lázaro.
- O Canal 180: contributos do Motion Graphics para a identidade visualPublication . Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro; Quelhas, Vítor; Serapicos, PedroO Motion Graphics é aplicado na televisão desde os anos 60, altura em que os canais televisivos começaram a denotar uma preocupação diferente com a comunicação da identidade visual junto dos espetadores. Na origem desta preocupação, encontramos a necessidade de gestão da marca e de diferenciaçao da concorrência. As aplicações de Motion Graphics a televisão manifestam-se nas vinhetas televisivas, títulos de abertura, intermédios e de encerramento de programas, oráculos e outros elementos, através dos quais os canais manifestam a sua identidade. A presente investigação tem como objetivo estudar o contributo do Motion Graphics para a consolidação da identidade de um canal de televisão. Desenvolveu-se em três fases, adotando uma metodologia de caráter qualitativo e não intervencionista. Na primeira fase, procede-se à revisao da literatura e consequente análise documental crítica, por forma a compreender e consolidar o universo e objeto de estudo. Assim, define-se o conceito de Motion Graphics, caracterizando a sua evolução histórica e identificando os seus contextos de aplicação, processo de concetualização e produção, assim como as técnicas aplicadas e elementos constituintes. Na segunda fase, contextualiza-se o estado da arte no âmbito do conceito de marca, percebendo de que forma se materializa, sobretudo no que diz respeito à identidade televisiva. A terceira fase, traduzida na confrontação da teoria com um estudo de caso, materializado no Canal 180, corresponde a análise dos dados e discussão dos resultados, de forma a responder a problemática abordada. Os resultados indicam que a aplicação do Motion Graphics na identidade televisiva, como forma de comunicação da marca, revela um contributo direto ao reforço da mesma e traduz se na construção de uma identidade visual coerente e com sentido de unidade, que comunica a identidade corporativa da marca.
- A olaria utilitária de Barcelos: os processos artesanais no design de novos produtosPublication . Alves, Nuno Alexandre Figueiredo; Alves, Rui Miguel PereiraAo interligar as mãos ao pensamento, surge o caminho da comunicação que impulsiona a descoberta e a aquisição de conhecimento. Assente num leque variado de atributos, o barro permitiu, ao Homem, uma exploração inicial livre de especificações, assistindo-se, um pouco por toda a parte do globo, a uma ascensão no âmbito da cerâmica. Revelada pela procura de novas técnicas, formas, e melhorias contínuas dos materiais e equipamentos. “Lembremos que o barro é trabalhado com as mãos e que as mãos são o melhor instrumento que temos para criar. As mãos são, em todas as artes, os artífices do pensamento. As ideias transmitimo-las e perpetuamo-las através da escrita. O que temos no pensamento transmitimo-lo às mãos e perpetuamo-lo atraves da escultura, da pintura, da ourivesaria ou da arquitetura.” (R. H. da Silva, Fernandes, & Silva, 2003, p. 17). O presente Projeto tem como propósito, a partir da área do Design, evidenciar os processos artesanais da olaria barcelense, prestigiando-os através da criação de uma nova coleção de louça utilitária, composta por sete itens (baseada nos exemplares originais) - caneca, copo, tacho, prato, ladeira, assador e assadeira. Coleção esta que, apesar de intentar uma linguagem mais contemporânea, não exclui, na íntegra, o aspeto tradicional intrínseco ao seu local de origem. Produzida em Barcelos, na Cerâmica Soutelo, trata-se de uma coleção de produção única. Movidos por uma dimensão vinculada a um caráter puramente tradicional e secular, não se previa uma tarefa vulgar ao procurar alcançar a sua associação a uma outra dimensão, vigente e assente noutras premissas. Atualmente, perante uma sociedade que submete os indivíduos a um ritmo diário excessivamente acelerado, e a avanços tecnológicos capazes de uma industrialização próxima do descomedido - em que tudo é produzido em instantes -, o que em tempos primava pela singularidade, sabedoria, experiência e cunho humano, tem-se perdido no tempo. Neste seguimento, é fulcral repensar a revitalização das áreas artesanais - neste caso, com foco na olaria - em torno do progresso, ou seja, numa adaptação das suas capacidades ao panorama que se faz sentir nos dias que correm. Logo, e a partir da pegada material, deixada ao longo dos anos, que nos permite analisar o seu percurso e valores associados. Em relação à metodologia praticada, optamos por fracioná-la, essencialmente, em duas partes. A primeira, direcionada a uma vertente puramente teórica, focada na matéria subjacente aos processos artesanais, mais comuns, empregues na olaria (geral). Num momento posterior, mas ainda nesta parte, o objeto de estudo manteve-se incidindo, porém, no centro oleiro de Barcelos. Para além da aquisição de conhecimento que, até ao momento, não detinhamos, esta primeira parte mostrou-se essencial numa vertente de distanciamento entre o geral e o particular. Ou seja, a variação entre o que é assumido como standard e depois é manipulado segundo aspetos culturais. Na segunda parte, prevaleceu o caráter prático, fez-se a transiçao dos fundamentos para uma realidade palpável. Foi o momento em que, para além do contacto direto com o meio olárico, iniciamos o desenvolvimento da coleção. Para tal, e face ao investigado, ditamos um conjunto de metas com o intento de traçar o caminho a percorrer. Destacam-se a preservação do caráter tradicional, a estilização das formas, e a redução decorativa. Ao longo das várias soluções que surgiam e para as quais recorremos a técnicas de desenho convencionais, a software BD (Solidvvorks) e de renderização (Keyshot), eis que alcançamos o resultado pretendido. Sem demora, principiou-se o fabrico de cada artigo da coleção BASE, acompanhado e devidamente documentado por meio fotográfico. Além de ter sido o momento em que os traços no papel se metamorfosearam em corpos sólidos, revelou-se uma experiência para além do sentido material. Apesar de um cenário, que, atualmente, pouco vigora, a interação em nada se mostrou dificultada. Desta forma, não só conseguimos alcançar um paralelismo real entre as numerosas noções abordadas - no enquadramento teórico do presente Projeto -, como também a relação desenvolvida entre oleiro e designer se revelou uma valia crucial tanto a nivel pessoal como na qualidade dos resultados conquistados.
- Design for repair: proposta de definição e contributo para o desenvolvimento de produto em designPublication . Lousa, Rita Vagos Gomes Portovedo; Alves, Rui Miguel PereiraA presente dissertação pretende contribuir para a construção de uma definição do conceito Design for Repair e sua aplicabilidade no processo de design, com base em pesquisa teórica e entrevistas. Num período de crescente preocupação com a utilização sustentável de recursos, conceitos como a economia circular começam a ser aliados a prática de design e desenvolvimento de produto. O propósito é o de não criar desperdício, prolongar a vida dos objetos e a utilização dos materiais que os constituem. Neste enquadramento, surge o Design for Repair - um conceito que remete para desenvolvimento de produtos reparáveis. Assumindo a reparação como fulcral para estender o ciclo de vida de qualquer objeto, o Design for Repair pode ser entendido como parte constituinte do design circular. l\/las o que é ao certo o Design for Repair? E de que forma pode contribuir para o processo de design? Com este mote, e introduzida uma pesquisa de caracter teórico, cuja síntese ajuda a compreender a aceção de reparação, assim como os princípios de design e as condicionantes inerentes à prática do Design for Repair. Caracterizado o conceito, dois casos de estudo são apresentados - o smartphone Fairphone 2 e o aspirador Dyson V6, - como forma de enquadrar produtos designed for repair. Por fim, a última parte deste trabalho, inclui três exemplos de casos reais de desenvolvimento de produto, que servem de base a discussão sobre o interesse do Design for Repair no processo de design.
- O papel do design nos espaços públicos urbanos: projeto de dinamização do Parque Urbano de PicoutosPublication . Esteves, Micaela Alexandra Ferreira; Tavares, AbelA evolução natural da sociedade dita, em grande parte, a transformação constante e progressiva da estrutura da Cidade, como resposta as necessidades de quem nela habita, já que os estilos de vida mudam, as vivências pessoais e sociais alteram-se e o quotidiano vai sendo cada vez mais pautado pelo uso de tecnologia. Se, por um lado, o ritmo frenético dos citadinos conduz a rotinas inconciliáveis com momentos de descanso, por outro, e paradoxalmente, torna emergente a aposta nos espaços públicos que promovem as relações de proximidade e de lazer, e é neste ponto que os parques urbanos assumem preponderância. Contudo, existem inúmeros espaços públicos que ficaram esquecidos devido à inexorabilidade do tempo - os “lugares expectantes” - e, por isso, não conseguiram acompanhar esta evolução natural da cidade ou, outros ainda que, opostamente aos primeiros, servem os propositos da sociedade contemporânea, mas limitam a sua existência â facilitação do fluxo de pessoas ou bens, como é o caso dos “não-lugares”. O Parque Urbano de Picoutos é um caso cujas caraterísticas de existência e de utilização em muito se assemelham as dos não-lugares e, sobretudo, as dos lugares expectantes. Por este motivo, o estudo destes dois conceitos, mais particularmente a análise das intervenções, no âmbito do design, que foram capazes de os mudar de registo, permitiu que se estabelecesse um paralelismo entre eles e o contexto em que está inserido o Parque Urbano de Picoutos. Esta reflexão constitui o mote para a proposta de projeto, cuja temática se centra no papel do design enquanto disciplina responsável pela transformação e revigoração de um espaço urbano destinado ao lazer, através da interatividade estabelecida entre citadino e lugar.
- A ilustração no design das capas da revista RenovaçãoPublication . Cardoso, Jéssica Gonçalves; Quelhas, VítorA revista Renovação (1925-1926) foi escolhida como tema de dissertação pela expressão grafica que as suas capas continham, assim como a decada em que existiu, sendo o seu estudo considerado como um contributo valido para a perceção do revivalismo das revistas literárias e a sua importância para a historia da ilustração portuguesa. A revista Renovação, chegou a ser um sucesso comercial, segundo as tiragens analisadas na época, possivelmente por abrir as suas paginas a ilustradores e escritores que não circulavam habitualmente no espaço anarquista. Para a formação de uma investigação sobre a temática anteriormente referida analisou-se, tanto a historia e cultura ilustrativa em Portugal na epoca moderna, como também se efetuou um estudo comparativo entre as diferentes revistas da decada, os seus autores e ilustradores. A publicação da revista Renovação e' essencial para o estudo da evolução da ilustração da epoca, contanto com a presença de personalidades nacionais relevantes do modernismo, como Stuart Carvalhais, Roberto Nobre ou Bernardo Marques. Esta revista destacou-se em relação a outras publicações, na importância atribuída ã dimensão estética e grafica, na autonomia que atribuiu aos ilustradores que desempenhavam o papel grafico de conceção da capa e também na irreverência dos seus artigos que defendiam os direitos de um povo e lutavam pela mudança de contexto politico da década. Esta investigação tem como objetivo a caracterização técnica, formal e estética das ilustraçoes das capas da revista Renovação, concebidas entre os anos de 1925 e 1926. Escolheu-se esta revista em especifico, pelo facto de estar restrita ã um período peculiar da historia portuguesa, entre a primeira república e o regime salazãrista que se seguiu. A Renovação, suplemento de um jornal anarquista, foi alvo de perseguição no seu único ano de existência, transmitindo assim um desejo de liberdade e luta perante os seus leitores, que podera ter tido algum impacto nã conceção das ilustrações da revista. No decorrer desta investigação pretendeu-se entender o grau de importância ilustrativa e conteudo vanguardista das capas da revista Renovação. Como resultado proclama-se a revista Renovação como uma publicação com relevância para o estudo do revivalismo do seculo XX, ou seja, um caso de estudo importante para a pertinência que a imprensa da decada de 20 teve na evolução tanto da ilustração como do design grafico.
- O cartaz publicitário na obra gráfica de António Cruz CaldasPublication . Moreiras, Tina Joanna de Castro; Quelhas, Vítor; Fernandes, MartaA presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz publicitário na obra gráfica de António Pedro Barros Cruz Caldas (1897–1975), caricaturista, ilustrador e publicitário portuense e materializa-se num projeto de caráter teórico-prático que sistematiza todo o processo e conhecimento decorrentes da mesma. Através da realização deste projeto de investigação pretende-se contribuir para complementar a História do Design com o reconhecimento deste autor multifacetado e da sua obra, em particular nos cartazes publicitários, de modo a preencher a ausência de informação acessível sobre os mesmos. O projeto de investigação fundamenta-se através da vida e obra do autor e pelo contexto histórico do cartaz, num panorama nacional e internacional focando os movimentos artísticos e autores que se destacaram nesta vertente. Enquadra-se o cartaz publicitário num contexto histórico de modo a observar as suas condicionantes temporais, política e sociais para perceber as circunstâncias que levaram à evolução gráfica. O estudo realizado surge ancorado por um conjunto de questões de investigação, às quais o projeto se propõe responder com o intuito de criar uma base sólida na construção da monografia. Que importância é atribuída à obra gráfica publicitária de António Cruz Caldas, e de que forma foi influente no panorama nacional, qual a pertinência da realização de um documento monográfico sobre o autor de modo a contextualizar a sua obra gráfica e qual o contributo deste para a História do Design Português. O objetivo principal deste projeto é a realização de um projeto prático, monografia biográfica, de modo a preservar e divulgar António Cruz Caldas, o estudo do cartaz publicitário e a sua evolução ao longo das décadas, assim como este autor foi adaptando o seu trabalho às diversas mudanças político-sociais do país através de uma análise comparativa do seu trabalho com os projetos dos seus contemporâneos através da criação de uma cronologia comparativa. Metodologicamente a investigação inicia-se através de recolha e análise de dados sobre o autor e o cartaz publicitário, revisão de literatura para colmatar as informações necessárias, verificar se nenhum documento preenche os requisitos a que este projeto se propõe, tratamento dos dados recolhidos e entrevistas a especialistas sobre o caso em estudo. No desenvolvimento do projeto prático, as metodologias centraram-se no campo específico do design editorial, desde a conceção à implementação final. Os resultados encontram-se disseminados na componente prática do projeto de investigação, dividida entre o presente documento e o projeto editorial que o acompanha, possibilitando a identificação de uma pluralidade de discursos estéticos, fruto de diversas influências nacionais e internacionais que se procuraram rastrear e apresentar. Os objetos editoriais apresentados, nos conteúdos e na forma adotada, pretendem contribuir para enaltecer o reconhecimento de António Cruz Caldas e da sua obra na vertente dos cartazes publicitários.
- A relevância do wayfinding no espaço escola: o caso do estudo da Escola Secundária Augusto GomesPublication . Silva, Jorge Miguel Pontes; Serapicos, Pedro; Quelhas, VítorEntusiasmados com a compreensão da relevância do design na orientação espacial e com o desenho de um programa de comunicação pictográfico no contexto escolar, adotamos a Escola Secundária Augusto Gomes como caso de estudo para a realização desta investigação. Deste modo, propomos refletir sobre a forma como os sistemas Wayfinding podem contribuir para uma melhoria da experiência de orientação em edificios públicos. Focados na comunicação visual, tivemos a intenção de aprofundar conhecimentos em torno do desenho de pictogramas, metodologias projetuais e características específicas desta tipologia de objeto gráfico. Neste contexto, sentimos a necessidade de compreender o estado da arte e as aplicaçoes decorrentes dos vários suportes disponiveis na atualidade. No final, resulta deste processo um exercicio que procura dar respostas a estas problemáticas, assim como a valorização do espaço, a relação com a comunidade escolar e o dominar, confiadamente, esta disciplina do design de comunicaçao.
- The role of modular graphic identity in rebranding an educational programmePublication . Faria, Carolina Lima de; Fernandes, MartaEste trabalho de projeto propôs-se a lidar com o rebranding do programa Challenge Based Innovation (CBI). Este é um programa educacional para estudantes universitários, onde equipas de estudantes criam projetos inovadores de design. Estes ocorrem em colaboração entre universidades e a Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), na Suíça. O CBI é um programa especial, não apenas pelo seu objetivo de criar inovação social disruptiva num dos principais centros de investigação do mundo, mas também porque cada universidade que participa no CBI cria a sua versão do programa. Portanto, este não é um programa fechado, mas sim aberto a diferentes currículos e períodos de tempo. Apesar do impacto sobre os participantes e do potencial do programa, este não é tão reconhecido internacionalmente quanto poderia ser, especialmente pela falta de identidade gráfica e consistência da comunicação. Desta forma, este projeto visa fazer o rebranding e redesign da identidade gráfica do CBI, a fim de comunicar melhor os seus objetivos, os resultados dos projetos e o processo de co-criação do programa. Além disso, o objetivo é aumentar a visibilidade do programa no CERN, nas universidades participantes e na comunidade de ensino superior. O projeto envolveu uma longa fase de investigação para compreender o problema e as perspectivas dos participantes no programa. Posteriormente, a componente prática do projeto foi desenvolvido, considerando as necessidades dos participantes do CBI. O resultado é uma marca modular distinta, que representa a abertura do programa e sua conexão com a tecnologia e a sociedade.