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- Projecto encantamento captação de alunos para o ensino médio integrado: estudo de caso no Instituto Federal do Mato Grosso Campus Pontes e LacerdaPublication . Nakamura, Cristina Massae; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deNuma instituição de ensino, uma das principais metas é preenchimento das vagas ofertadas e responder às demandas de responsabilidade social. O Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda desde 2009, realiza anualmente, o Projeto Encantamento, uma ação desenvolvida com os alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental das escolas no munícipio de Pontes e Lacerda, com o propósito de incentivá-los a prosseguir os estudos no ensino médio integrado no IFMT e assim preencher as vagas ofertadas e cumprir com uma de suas atribuições elencadas no rol de responsabilidade social da instituição. Contudo apesar de ter sido realizado quase todos os anos, não houve até ao momento uma pesquisa de mensuração quanto a sua eficiência. E partindo deste diagnóstico, realizou-se este estudo de caso, de natureza descritiva, recorrendo a uma técnica de recolha de dados mista, nas dependências do campus, a fim de averiguar a sua eficiência enquanto estratégia de captação de novos alunos. O público alvo investigado foram os alunos matriculados nos anos de 2017 e 2018 dos cursos do ensino médio integrado dos turnos matutino e vespertino e os servidores que trabalharam na aplicação do Encantamento nos anos de 2016 e 2017, a pesquisa documental e a observação participativa da investigadora também foram utilizados como método de recolha de dados. Os resultados demonstraram que o Projeto Encantamento tem sido eficiente na captação de novos alunos para o ensino médio integrado, pois quase 80% dos alunos pesquisados afirmaram terem sido influenciados a participar do processo seletivo e serem alunos no IFMT; a opinião dos servidores e informações quanto ao número de inscritos antes e posterior à aplicação do projeto colaboram para atestar a sua eficiência. Os contributos pretendidos para este estudo de caso é proporcionar melhorias na aplicabilidade do Projeto Encantamento e que outros institutos federais que tenham o mesmo problema de captação de novos alunos possam utilizá-lo adequando às suas realidades.
- A olaria utilitária de Barcelos: os processos artesanais no design de novos produtosPublication . Alves, Nuno Alexandre Figueiredo; Alves, Rui Miguel PereiraAo interligar as mãos ao pensamento, surge o caminho da comunicação que impulsiona a descoberta e a aquisição de conhecimento. Assente num leque variado de atributos, o barro permitiu, ao Homem, uma exploração inicial livre de especificações, assistindo-se, um pouco por toda a parte do globo, a uma ascensão no âmbito da cerâmica. Revelada pela procura de novas técnicas, formas, e melhorias contínuas dos materiais e equipamentos. “Lembremos que o barro é trabalhado com as mãos e que as mãos são o melhor instrumento que temos para criar. As mãos são, em todas as artes, os artífices do pensamento. As ideias transmitimo-las e perpetuamo-las através da escrita. O que temos no pensamento transmitimo-lo às mãos e perpetuamo-lo atraves da escultura, da pintura, da ourivesaria ou da arquitetura.” (R. H. da Silva, Fernandes, & Silva, 2003, p. 17). O presente Projeto tem como propósito, a partir da área do Design, evidenciar os processos artesanais da olaria barcelense, prestigiando-os através da criação de uma nova coleção de louça utilitária, composta por sete itens (baseada nos exemplares originais) - caneca, copo, tacho, prato, ladeira, assador e assadeira. Coleção esta que, apesar de intentar uma linguagem mais contemporânea, não exclui, na íntegra, o aspeto tradicional intrínseco ao seu local de origem. Produzida em Barcelos, na Cerâmica Soutelo, trata-se de uma coleção de produção única. Movidos por uma dimensão vinculada a um caráter puramente tradicional e secular, não se previa uma tarefa vulgar ao procurar alcançar a sua associação a uma outra dimensão, vigente e assente noutras premissas. Atualmente, perante uma sociedade que submete os indivíduos a um ritmo diário excessivamente acelerado, e a avanços tecnológicos capazes de uma industrialização próxima do descomedido - em que tudo é produzido em instantes -, o que em tempos primava pela singularidade, sabedoria, experiência e cunho humano, tem-se perdido no tempo. Neste seguimento, é fulcral repensar a revitalização das áreas artesanais - neste caso, com foco na olaria - em torno do progresso, ou seja, numa adaptação das suas capacidades ao panorama que se faz sentir nos dias que correm. Logo, e a partir da pegada material, deixada ao longo dos anos, que nos permite analisar o seu percurso e valores associados. Em relação à metodologia praticada, optamos por fracioná-la, essencialmente, em duas partes. A primeira, direcionada a uma vertente puramente teórica, focada na matéria subjacente aos processos artesanais, mais comuns, empregues na olaria (geral). Num momento posterior, mas ainda nesta parte, o objeto de estudo manteve-se incidindo, porém, no centro oleiro de Barcelos. Para além da aquisição de conhecimento que, até ao momento, não detinhamos, esta primeira parte mostrou-se essencial numa vertente de distanciamento entre o geral e o particular. Ou seja, a variação entre o que é assumido como standard e depois é manipulado segundo aspetos culturais. Na segunda parte, prevaleceu o caráter prático, fez-se a transiçao dos fundamentos para uma realidade palpável. Foi o momento em que, para além do contacto direto com o meio olárico, iniciamos o desenvolvimento da coleção. Para tal, e face ao investigado, ditamos um conjunto de metas com o intento de traçar o caminho a percorrer. Destacam-se a preservação do caráter tradicional, a estilização das formas, e a redução decorativa. Ao longo das várias soluções que surgiam e para as quais recorremos a técnicas de desenho convencionais, a software BD (Solidvvorks) e de renderização (Keyshot), eis que alcançamos o resultado pretendido. Sem demora, principiou-se o fabrico de cada artigo da coleção BASE, acompanhado e devidamente documentado por meio fotográfico. Além de ter sido o momento em que os traços no papel se metamorfosearam em corpos sólidos, revelou-se uma experiência para além do sentido material. Apesar de um cenário, que, atualmente, pouco vigora, a interação em nada se mostrou dificultada. Desta forma, não só conseguimos alcançar um paralelismo real entre as numerosas noções abordadas - no enquadramento teórico do presente Projeto -, como também a relação desenvolvida entre oleiro e designer se revelou uma valia crucial tanto a nivel pessoal como na qualidade dos resultados conquistados.
- Eficiência da aprendizagem à distância com simuladoresPublication . Ribeiro, Marcelo Loures; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraO uso crescente de tecnologias de informações nas escolas para ensinos presenciais e a distância é uma realidade hoje em dia. Assim, este trabalho visou conduzir estudos sobre o efeito na aprendizagem ao utilizar-se estas novas formas de compartilhar conhecimento. Mais especificamente, buscou-se investigar a existência de diferenças relevantes na eficácia do ensino/aprendizagem à distância com simuladores e objetos de aprendizagem em relação ao sistema presencial, buscou-se, ainda, investigar se a maturidade dos alunos influenciaria nesta experiência para os alunos do ensino médio e superior do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Para tal, adotou-se a investigação quase-experimental com a condução de aulas presenciais para metade da turma e aulas a distância para a outra metade com o mesmo conteúdo programático. Para o grupo experimental com ensino a distância, como única diferença, aplicou-se tecnologia de informação e comunicação com programas simuladores. O corpus de pesquisa foi coletado, analisado e comparado, avaliando a discrepância do ensino e da aprendizagem nos dois grupos estudados. Refletiu-se, também, sobre os ganhos no desempenho dos alunos e as dificuldades apresentadas nas duas modalidades. A evolução na aprendizagem de todos os alunos foi confirmada pelo cálculo dos ganhos brutos, relativos e a submissão estatística de toda amostragem que demonstrou que a maturidade dos alunos de faixas etárias diferentes não influencia no ensino/aprendizagem. Ainda, observou-se o desempenho do grupo presencial com vantagens em relação ao grupo de ensino remoto. Fato constatado e analisado na experiência como uma deficiência que deveria ter sido mais trabalhada nas instruções para maior familiarização dos alunos com as ferramentas de comunicações, do software de simulação e, também, na abordagem pedagógica da aula a distância. Apesar disto, a formulação da aula experimental de forma inédita e atraente estimulou o interesse e curiosidade dos alunos.
- Estudo exploratório sobre a aplicação de estratégias Inbound Marketing pelas empresas e pelos profissionais de marketing digitalPublication . Menezes, Rui Guilherme Lobarinhas Afonso Bessa; Teixeira, Sandrina FranciscaEsta investigação teve como objetivo principal perceber a importância do Inbound Marketing para as empresas e profissionais de marketing digital que promovem os seus produtos/serviços e mensurar os resultados obtidos. Pretendeu-se também perceber quais os obstáculos à aplicação das estratégias de Inbound Marketing e se essas implicam a implementação do Outbound Marketing em detrimento da primeira, ou a utilização de ambas. Nesta investigação, foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. No método qualitativo utilizou-se o inquérito por entrevista a 13 profissionais de marketing digital. No método quantitativo usou-se o inquérito por questionário a uma amostra por conveniência obtendo-se 532 questionários validados de profissionais de marketing digital. Os resultados obtidos permitiram concluir que as empresas e os profissionais de marketing digital têm conhecimento da estratégia de Inbound Marketing e aplicam-na nas suas atividades. Concluem-se, também, que este tipo de estratégia permite obter leads mais qualificadas, o que permite que as empresas obtenham um ROI mais expressivo.
- Impacto do marketing e das marcas no processo de decisão de compra de alimentos para uma dieta de base vegetalPublication . Hölzer, Maria Benedita de Lemos Magalhães Calem; Teixeira, Sandrina FranciscaA presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral entender a influência que o marketing e as marcas exercem no processo de decisão de escolha em consumidores de uma dieta de base vegetal. Como tal, pretende-se verificar quais são as principais características de uma marca que influenciam a tomada de decisão de um consumidor a adquirir um produto de base vegetal, bem como a análise das forças internas e externas. Devido a toda a evolução tecnológica, surge um novo consumidor, o consumidor online. Este consumidor sabe o que quer, onde quer e quando quer, devido à densidade de informação presente na Internet bem como a grande participação dos consumidores nas Redes Sociais. Assim torna-se pertinente estudar a influência dos social media no comportamento dos consumidores. A investigação foi conduzida por meio de um estudo exploratório, utilizando o método descritivo, composto por 11 entrevistas presenciais a adotantes de dieta de base vegetal e quatro grupos de discussão, dois com consumidores que adotam uma dieta de base vegetal, e os restantes com simpatizantes de uma dieta de base vegetal. Recorreu- se a uma amostra não probabilística por conveniência. No presente estudo verificou-se que enquanto que os consumidores de uma dieta de base vegetal participantes neste estudo estão inteirados de como devem efetuar as compras seguindo a composição dos produtos referida nos seus rótulos, os simpatizantes confessam ainda não saber fazê-lo. A certificação é pouco importante para os entrevistados que têm uma dieta de base vegetal, ao contrário dos entrevistados que são apenas simpatizantes, pois tendo em conta a dificuldade que a leitura de rótulos apresenta, nomeadamente no que diz respeito à composição dos produtos, os mesmos consideram a certificação credível e útil para auxiliar as decisões de compra. Outro aspeto que distingue os consumidores de uma dieta de base vegetal dos simpatizantes é a instabilidade dos simpatizantes no que diz respeito à escolha das marcas e a confiança depositada nas mesmas pois estes não confiam nas marcas através do seu conteúdo ou ingredientes, o que os move é a certificação.
- A relação entre a cultura organizacional e o comprometimento no ambiente corporativoPublication . Araújo, Oniel Arantes de; Lousã, Eva Cristina Petiz de FreitasEstudiosos têm se dedicado cada vez mais ao exame da essência do comportamento coletivo nas organizações, uma vez que muito mais que soma das percepções e expertises individuais, mais que a frieza das regras formais, a Cultura Organizacional expressa a personalidade das instituições. Faz-se necessário, portanto, apurar o que realmente define o teor das relações internas, que por sua vez estabelecem o que se efetiva e se perpetua dentro das organizações, definindo sua postura, desempenho e imagem perante a sociedade. O presente estudo aborda a dimensão Envolvimento da Cultura Organizacional, em seus aspectos relacionados ao Comprometimento Organizacional. Através da abordagem de aspectos da Cultura Organizacional e do Comprometimento, o objetivo é discorrer sobre o contexto organizacional relativo aos vínculos entre indivíduo e organização. Optou-se por um estudo transversal para análise de aspectos da Cultura Organizacional que se relacionem ao Comprometimento, utilizando uma abordagem metodológica quantitativa de análise dos dados, com aplicação de questionário como método de recolha destes, objetiva-se contribuir na obtenção de conhecimentos sobre Cultura Organizacional e Comprometimento em uma autarquia. Participaram no estudo 344 servidores de uma instituição pública, 41,9% integram a carreira docente e 58,1% a carreira dos técnico-administrativos. Os resultados demonstraram que existe influência da Cultura Organizacional no Comprometimento e que certos indicadores são melhores preditores que outros. A Capacidade de Desenvolvimento mostrou significativa influência no Comprometimento Afetivo, o Empowerment apresentou índices mais relevantes no Comprometimento Global. Constatou-se também que a carreira exerce influência na relação entre Cultura Organizacional e Comprometimento, e que existem diferenças na importância dos indicadores nas carreiras.