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- A análise musical como estratégia para uma interpretação ao pianoPublication . Bastos, João Manuel Vieira Alves Queirós; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ribeiro, Maria Amélia; Carreira, Ana PaulaO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sob orientação das professoras Sofia Lourenço (supervisora), Maria Amélia Ribeiro e Ana Paula Carreira (professoras cooperantes). Para além das aulas assistidas e supervisionadas, foi elaborado um projeto de investigação de âmbito metodológico investigação-ação, partindo de aulas individuais lecionadas a uma aluna do ensino básico e uma aluna do ensino secundário, procurando desenvolver estratégias de trabalho analítico que permitam potenciar o seu desempenho e compreensão acerca das obras que interpretam. A intervenção pedagógica aplicada no contexto da sala de aula, que fundamenta este projeto de investigação, teve os seguintes objetivos: esclarecer as relações entre sonoridades através das construções harmónicas; aprofundar o trabalho auditivo; criar ferramentas para que a aplicação dos conhecimentos teóricos seja associada à prática do instrumento; perceber quais as suas vantagens no momento da performance. As conclusões do projeto de investigação apontam para algumas estratégias que permitiram aos alunos analisados entender com maior eficácia o papel que poderá ter o conhecimento analítico de uma obra para o seu entendimento e, consequentemente, para uma interpretação mais informada e real.
- A competitividade das exportações brasileiras de produtos manufaturados de alta/média tecnologia: uma análise para o período de 2008 a 2019Publication . Paixão, Yan Silva Ayres da; Pereira, Raquel Susana da CostaThe manufactured products sector is fundamental for the total of Brazilian exports. In 2018, the growth in exports of manufactured products was 7.6% compared to the previous year. Given the specialization in the production of commodities and the drop in the participation of the manufacturing industry in the results of Brazilian exports observing the growth potential of the Brazilian export agenda in relation to products with higher added value, this research seeks to analyze Brazilian exports of the main products in the manufactured sector that employ a level of high/medium technology according to the classification presented by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). Considering the period from 2008 to 2019, the main objective of this work is to analyze the competitiveness of Brazilian exports of the three main manufactured products that employ high/medium technology in the production process (aircraft, passenger vehicles and aluminum oxide). It is intended to verify if the country has Revealed Comparative Advantages in the exports of these products, as well as to analyze whether exports are being oriented to some consumer markets and to identify the main sources of growth of these exports. For this purpose, the methodology used in this work was the calculation and analysis of international trade indicators Constant Market Share, using as reference databases those provided by the Ministry of Development, Industry and Foreign Trade (MDIC), the United Nations Commodity Trade Statistics Database (UN COMTRADE), the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and Trademap. It was found that the country has space to expand its trade relations and diversify the regional orientation of the analyzed products that the use of technology, together with the promotion of partnerships for industrial development, contributes to a gain in productivity and a greater degree of trade opening, favoring exports of Brazilian manufactures.
- O texto museológico e a sua traduçãoPublication . Tryhub, Anastasiya; Ustimenko, Maria Helena da Costa Alves GuimarãesThis report was produced as part of the Master’s Degree in Specialized Translation and Interpreting and aims to describe, analyze and reflect on the work carried out during the curricular internship at the Portuguese Center of Photography. This work consisted in translating different museological contents from Portuguese into English, from photographic camera exhibitions to technical texts in the field. The first part of the report deals with the theory that serves as the basis for the second part, in which the translation work carried out during the internship is presented together with its in-depth analysis, highlighting the translation difficulties and the solutions and translation processes found to overcome them. The focus of this report is mainly on technical translation related to photography and cameras, as well as text production for modern museums. It aims to answer questions such as: What are the characteristics and typologies of a museological discourse? What distinguishes it from other texts? What challenges does it pose to a translator? Why is competent and deliberate text production and translation so important in a modern museum? Issues such as the importance of terminology for a technical translation, translation into a non-native language and the problems arising from the lack of standardization of technical vocabulary will also be addressed.
- As ferramentas de social media como estratégia de comunicação – o caso do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoPublication . Ribeiro, Marlene Patrícia Gomes; Lima, Ana Patrícia Pinto deGlobalization has increased educational demand in Higher Education Institutions, causing these institutions to rethink their role in society and change their dissemination methods, in order to incresae their competitiveness. In the 21st century, new technologies have brought significant changes to the world, completely altering the Education paradigm. Everything is online, everything is digital! With this paradigm shift, Higher Education Institutions now consider their online presence to be fundamental. The Porto Accounting and Business Scholl (ISCAP), seeks daily to make its excellence in teaching more dynamic, to attract new students, seeking to implement interactive strategies, contributing to the great success of filling the total of mad available by the Directorate General of Higher Education (DGES). The constant financial restrictions imposed annually by the State Budget, based on the number of students enrolled at the institution, encourages ISCAP to define effective communication strategies, able to attract the attention of new students, becoming creative and innovative, transmitting a very positive image of the institution, creating and maintaining ties with its former students. This is the way to success. This Work, aims to analyze the Social Media Strategy that ISCAP uses as a tool to disseminate its training offer. For this purpose, one used a comparative study model already used and validated. A quantitative methodology was used by means of a survey to ISCAP students with 206 respondents. Finally, it was concluded that students follow ISCAP’s social networks, not for functional benefits that these media could bring them in terms of information, interaction and involvement. The conclusion supports some guidelines of what ISCAP should take into account, namely in the reinforcement of students' involvement in their social networks.
- O impacto do cross-listing na performance ambiental, social e de governança corporativa das empresas brasileiras: caso das empresas cotadas na NYSEPublication . Moura, Brena Cipriani de; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daComo consequência da globalização e da maior liberalização dos mercados internacionais, as empresas estão cada vez mais em busca de expandir-se no estrangeiro e para tanto é necessário mais capital. Nesse sentido, as empresas descobriram que uma das formas de conseguir financiamento estrangeiro é através da listagem em bolsas de valores fora do seu país de origem, isto é, através do cross-listing. Não obstante, essas empresas ao chegarem no mercado estrangeiro deparam-se com novos desafios e para sobreviver nesse novo ambiente utilizam-se de estratégias não financeiras como a melhora na performance ambiental, social e de governança corporativa para adequar-se aos requisitos dos novos investidores e mercados. A presente dissertação tem como objetivo medir o impacto da realização de cross-listing na performance ambiental, social e de governança corporativa (ESG) das empresas brasileiras cotadas na New York Stock Exchange (NYSE). Parte-se das hipóteses de que o impacto é positivo tanto na performance geral de ESG quanto em cada performance separadamente, e negativo para a pontuação relacionada a controvérsias ESG. Para testar essas hipóteses foi realizado um estudo empírico em que foram recolhidos dados de ESG e econômico-financeiros das empresas brasileiras e através de uma estatística descritiva e de uma análise de regressão foram encontrados os seguintes resultados: as hipóteses de que o impacto do cross-listing para a NYSE é positivo para a performance de governança corporativa, social e ESG geral foram confirmadas; contudo, a hipótese de que o impacto seria positivo também para a performance ambiental não foi validada e quanto à pontuação de controvérsias os resultados foram inconclusivos.
- Internacionalização de empresas brasileiras: motivos, métodos e diferenciaisPublication . Gonçalves, João Paulo González; Pereira, Raquel Susana da CostaIn a globalized world, internationalization can be seen as an alternative to foster business, providing a variety of new opportunities and challenges for companies and countries. Operating in several countries can be an alternative in differentiating the competition from the competition. In this context, internationalization can be one of the main sources of resources and can occur from different strategies that range from a simple export of products to a large scale production in the international market. Therefore, this study aims to determine the reasons that affect the company's internationalization method, the strategies and models they choose, the causes that support these choices and what differentiating factors the company has that enable it to compete in the international market. In this work, a qualitative research was used and the case study method was applied. For the collection of primary data, it was decided to conduct interviews with those responsible for the internationalization of companies that agreed to participate in the study, which were complemented by secondary data collected from various sources of information. The conclusions of this study indicate that some aspects supported by the Uppsala model are important for understanding the companies' internationalization process, although in none of the cases did the company follow all the steps explained in the model. The results also indicate that there are companies that started their international expansion in the same year of their origin due to their business models, operating methods and entrepreneurial profile of the company founders. In the cases analyzed, strategic alliances, partnerships and exports are the procedures and means of entry chosen by companies to enter the foreign market. The results allow us to understand that companies seek international markets mainly for growth reasons, with a clear and proactive strategy and seeking internationalization since its foundation. The psychic distance also affects the decision to initiate or strengthen the internationalization process.
- The age of hybrid events: amplifying the power of culture through digital experiences (Music Festivals feat. Technology)Publication . Silva, Mariana Pereira da; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosMusic festivals represent a significant part of culture as identity shapers and experience providers. With the growing use of technology in all structures of society, music festivals are not aside and have been embracing technologies as a way of creating a value offer and differentiation factor. Livestreams, cashless systems, digital events along with the use of virtual reality and social media have been ways to create a meaningful and immersive experience to the attendees and promote engagement and commitment with the music festival as a brand. This study demonstrates exactly how the implementation of technology in music festivals, thus making them hybrid, affects the overall experience of the attendee. It shows the advantages, challenges and in what specific ways it can affect the event for the promoters and the attendees, along with what aspects organizers need to acknowledge when considering embracing hybrid experiences in their festivals. It creates awareness and raises debate about this increasingly reality, providing the organization trustworthy insights about the topic of digital and/or virtual experiences.
- Projeto MO: desafios, oportunidades e boas práticas para o social commercePublication . Meireles, Ana Cristina CorreiaNum contexto em que as redes sociais e as compras online fazem parte do quotidiano do consumidor do “agora”, surge uma nova tendência do marketing digital, alavancado muito em parte pela pandemia de COVID-19, que acelerou e mudou completamente o panorama do e-commerce, talvez mais do que em qualquer outro momento da história: o social commerce. As vendas deixaram de ser feitas única e exclusivamente através de lojas online ou plataformas de e-commerce, passando a ser possíveis a partir das redes sociais, que apresentam features cada vez mais integradas e nativas de compra e recursos que alavancam o social commerce. De forma a impactar positivamente o novo consumidor digital, o social shopper, potenciando as vendas online através das suas redes sociais, a MO, uma marca de moda têxtil que pertence ao grupo Sonae, lançou o desafio de perceber como seria possível começar a usar o social commerce no seu negócio. Para tal, fez-se necessário um melhor entendimento deste fenómeno, as tendências emergentes dos mercados onde este já é uma realidade, bem como as features que os grandes players de social commerce contêm, a que este estudo procurou responder. Adicionalmente, identificaram-se boas práticas passíveis de aplicabilidade à realidade portuguesa e ao seu próprio negócio. Do presente estudo, onde se recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa com recurso a revisão narrativa de literatura, análise de conteúdos de artigos, páginas web, relatórios e redes sociais da concorrência internacional inspiracional e observação direta de conteúdos da MO e da sua concorrência (Zippy, H&M e Lefties), resulta então uma proposta para impulsionar as vendas da MO com tendências de social commerce e boas práticas analisadas.
- A importância das tecnologias de apoio à tradução na formação e no trabalho do tradutor - Relatório de Estágio Curricular na SMARTIDIOMPublication . Preto, Ana Margarida Lemos Tavares; Tallone, LauraA globalização e internacionalização impulsionam a tradução. Devido às mesmas, nasce uma necessidade crescente de traduções com maiores volumes, com mais urgência e com mais qualidade. Todos estes fatores proporcionam o ambiente ideal para a utilização das ferramentas de apoio à tradução, para que os tradutores consigam dar resposta a estas exigências. O presente relatório de estágio curricular tem como objetivo descrever as atividades realizadas e o conhecimento adquirido no decorrer do estágio curricular, realizado na empresa SMARTIDIOM, com o recurso de várias ferramentas de apoio à tradução. Numa primeira parte, é abordada a história e constituição da empresa, as funções desempenhadas e as metodologias adotadas. Numa segunda parte, são abordadas as ferramentas de apoio à tradução, as suas vantagens e desvantagens e a importância das mesmas na formação de um tradutor. Neste mesmo capítulo, são também referidas todas as ferramentas de apoio à tradução utilizadas durante o estágio curricular e todos os procedimentos realizados no papel de estagiária. Finalmente, são analisados vários exemplos de traduções realizadas no decorrer dos seis meses de estágio.
- Implicações do risco político no investimento direto estrangeiro captado: comparação entre países desenvolvidos e em desenvolvimentoPublication . Pereira, Marlene da Silva; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daNas últimas décadas, a internacionalização dos mercados e o crescimento das relações económicas e comerciais, conduziram ao aumento do investimento internacional nomeadamente ao investimento direto estrangeiro. O IDE consiste, na sua essência, numa forma de investimento transfronteiriço - com o mínimo de 10% do capital da empresa em que se investe - realizado numa economia distinta da do investidor. Para além de riscos económicos e financeiros associados aos investimentos transfronteiriços, quer em países desenvolvidos quer em países em desenvolvimento, o risco político também tem impacto sobre as captações de IDE. Desta forma, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar o impacto do risco político e, concretamente, as implicações das 12 componentes aqui usadas na sua composição sobre a captação de IDE. Para isto, utilizou-se uma amostra de 88 países sendo 56 deles países em desenvolvimento e, os restantes, países desenvolvidos no período de tempo compreendido entre 1993 e 2017. Como forma de complementar a análise, pretende-se ainda comparar as diferenças do impacto do risco político e suas componentes sobre a captação de IDE entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Para o efeito procedeu-se à estimação de modelos de dados em painel, mais especificamente o Modelo Fixed Effects (FE) e Modelo Random Effects (RE). Os resultados obtidos, de forma geral, sugerem que o risco político representa um impacto negativo na captação de investimento direto estrangeiro; quanto à hipótese de nos países em desenvolvimento os influxos de IDE são mais sensíveis ao risco político do que nos países desenvolvidos observa-se apenas parcialmente essa realidade, verificada sobretudo no período posterior a 2007 e em relação a alguns dos indicadores usados na medição do risco político.