ESMAD - DM - Design
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAD - DM - Design by advisor "Fernandes, Marta"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Apúlia em padrões têxteis: contributo do design gráfico na comunicação identitáriaPublication . Carvalho, Luana Proença de; Fernandes, MartaO presente projeto de mestrado tem como objetivo explorar e valorizar a identidade cultural da Apúlia através da criação de padrões têxteis que reinterpretam, de forma contemporânea, elementos históricos, culturais e naturais da região. Inspirado nas tradições locais, como a atividade dos sargaceiros, a pesca artesanal e as paisagens costeiras, o projeto utiliza o design gráfico como ferramenta central para desenvolver uma linguagem visual que homenageia e atualiza a herança cultural apuliense. A proposta consiste na criação de uma identidade visual têxtil que promova o património local, com base em estudos de campo, registos fotográficos, recolha de testemunhos orais e análise de marcas que integram o design como veículo de comunicação cultural. O projeto aposta na aplicação da técnica de sublimação com tintas à base de água, que permite a criação de padrões têxteis detalhados, sustentáveis e visualmente apelativos, contribuindo para uma produção responsável e ambientalmente consciente. Os principais objetivos incluem a construção de uma identidade de marca que represente a cultura da Apúlia, a investigação de elementos gráficos inspirados na região, o estudo do impacto das novas tecnologias no design têxtil, e a aplicação dos padrões desenvolvidos em peças e materiais sustentáveis. A pesquisa engloba ainda uma análise a marcas de produtos de moda internacionais que utilizam padrões têxteis como elemento da sua identidade visual, visando compreender como o design pode ser um agente ativo na preservação, promoção e reinvenção das tradições culturais. O trabalho divide-se em três grandes momentos: a contextualização histórica e cultural da Apúlia, a análise de referências no âmbito do design gráfico e têxtil, e o desenvolvimento prático dos padrões e da identidade visual, acompanhados de uma reflexão crítica sobre o processo e as possibilidades futuras de aplicação e expansão do projeto.
- O cartaz ilimitado: o papel da realidade aumentadaPublication . Soares, Ricardo Afonso Madureira; Fernandes, MartaEste projeto propôs-se a trabalhar e lidar com um conjunto de cartazes emblemáticos, conferindo-lhes um novo propósito e discurso, uma narrativa mutável. Deste modo, procura-se conferir uma intemporalidade ao cartaz, providenciando uma mensagem atual que pode ser alterada e transmitida, numa única impressão, pelo recurso à aplicação de realidade aumentada. Com a intenção desafiante de investigar o incremento que a realidade aumentada pode acarretar no cartaz, foi desenvolvido um projeto caracterizado pela apropriação de cartazes já existentes, que funcionam como suporte à transmissão de novas mensagens. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura sobre o cartaz, sobre a realidade aumentada e sobre como estas duas temáticas se têm interligado ao longo dos anos. Isso envolveu uma exaustiva fase de investigação, de forma a compreender e estudar casos semelhantes, com o intuito de analisar e perceber quais os pontos fortes e fracos desta parceria, com o objetivo de criar um projeto completo, funcional e distinto. Após a análise, foram experimentadas várias ferramentas de realidade aumentada para satisfazer as necessidades de comunicação encontradas no cartaz. O desenho do projeto começa a ser traçado com a observação de projetos similares, passando para a seleção dos cartazes e aplicação de realidade aumentada para o combate à sua efemeridade. O projeto apresenta num conjunto de cartazes com realidade aumentada, complementados com um pequeno brief da sua funcionalidade.
- O cartaz publicitário na obra gráfica de António Cruz CaldasPublication . Moreiras, Tina Joanna de Castro; Quelhas, Vítor; Fernandes, MartaA presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz publicitário na obra gráfica de António Pedro Barros Cruz Caldas (1897–1975), caricaturista, ilustrador e publicitário portuense e materializa-se num projeto de caráter teórico-prático que sistematiza todo o processo e conhecimento decorrentes da mesma. Através da realização deste projeto de investigação pretende-se contribuir para complementar a História do Design com o reconhecimento deste autor multifacetado e da sua obra, em particular nos cartazes publicitários, de modo a preencher a ausência de informação acessível sobre os mesmos. O projeto de investigação fundamenta-se através da vida e obra do autor e pelo contexto histórico do cartaz, num panorama nacional e internacional focando os movimentos artísticos e autores que se destacaram nesta vertente. Enquadra-se o cartaz publicitário num contexto histórico de modo a observar as suas condicionantes temporais, política e sociais para perceber as circunstâncias que levaram à evolução gráfica. O estudo realizado surge ancorado por um conjunto de questões de investigação, às quais o projeto se propõe responder com o intuito de criar uma base sólida na construção da monografia. Que importância é atribuída à obra gráfica publicitária de António Cruz Caldas, e de que forma foi influente no panorama nacional, qual a pertinência da realização de um documento monográfico sobre o autor de modo a contextualizar a sua obra gráfica e qual o contributo deste para a História do Design Português. O objetivo principal deste projeto é a realização de um projeto prático, monografia biográfica, de modo a preservar e divulgar António Cruz Caldas, o estudo do cartaz publicitário e a sua evolução ao longo das décadas, assim como este autor foi adaptando o seu trabalho às diversas mudanças político-sociais do país através de uma análise comparativa do seu trabalho com os projetos dos seus contemporâneos através da criação de uma cronologia comparativa. Metodologicamente a investigação inicia-se através de recolha e análise de dados sobre o autor e o cartaz publicitário, revisão de literatura para colmatar as informações necessárias, verificar se nenhum documento preenche os requisitos a que este projeto se propõe, tratamento dos dados recolhidos e entrevistas a especialistas sobre o caso em estudo. No desenvolvimento do projeto prático, as metodologias centraram-se no campo específico do design editorial, desde a conceção à implementação final. Os resultados encontram-se disseminados na componente prática do projeto de investigação, dividida entre o presente documento e o projeto editorial que o acompanha, possibilitando a identificação de uma pluralidade de discursos estéticos, fruto de diversas influências nacionais e internacionais que se procuraram rastrear e apresentar. Os objetos editoriais apresentados, nos conteúdos e na forma adotada, pretendem contribuir para enaltecer o reconhecimento de António Cruz Caldas e da sua obra na vertente dos cartazes publicitários.
- Design de comunicação como ativismo: uma reflexão sobre a sua práxisPublication . Castro, Patrícia Raquel Costa de; Fernandes, MartaA presente dissertação via fazer uma reflexão sobre as práticas do design em contexto ativista, explicando a importância do design gráfico ativista numa sociedade, assim como compreender o seu processo de análise e o modo como é aplicado em momentos de resistência e protesto. Com o objetivo principal de entender a sua praxis, foram investigados momentos ativistas dentro do design, percebendo como é que foram abordados e a sua atitude perante um momento de resistência ao status quo presente nas determinadas épocas em que se inserem. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o atavismo em contexto de design e estudados momentos de resistência marcantes na história, tanto em Portugal como por todo o mundo, focando-se em problemáticas distintas, que conferem elementos comuns. Após uma análise destes elementos, foi criada uma tabela comparativa sobre os movimentos estudados, com o propósito de entender os elementos partilhados entre cada um deles, explicando quais os recursos do design ativista aplicados.
- Design e sátira. O papel do design no processo de comunicação visual da sátiraPublication . Paulo, Pedro Miguel Silva; Fernandes, MartaO Design Gráfico, enquanto área de investigação, bem como agente determinante na comunicação visual é uma disciplina poderosa na disseminação informativa. Por estes motivos tem sido cada vez mais reconhecido em vários campos da sociedade. Este projeto de mestrado intitulado (PARCIAL) edifica-se como resultado de uma investigação sobre duas áreas distintas, a comunicação visual e a sátira. Esta investigação passa por uma revisão de literatura, onde se olhará para a sátira ao longo de quatro grandes períodos históricos, determinados em função das tecnologias de comunicação e contextos sociais que dominavam em cada um. A sátira evoluiu ao longo das eras, adaptando-se às tecnologias de comunicação que foram emergindo. O estudo resulta na criação de um “objeto satírico “elaborado sob a forma de um jornal e que servirá de plataforma para uma série de obras que agregam mecanismos e tipologias recorrentes na sátira, e que refletem sobre a crítica, bem como ação e comunicação política e social. O projeto será realizado seguindo metodologias de Design transitando pelas diversas fases de projeto, começando pela literatura, identificando características específicas em determinadas épocas e passando por diversos estudos de caso práticos onde semelhantes estratégias de comunicação foram empregues. Começaremos a desenvolver o projeto prático seguindo todas as etapas metodológicas necessárias, sendo estas a fase de esboço, experimentação, testagem, por final maquetização e prototipagem.
- O design gráfico como uma ferramenta de transformação socialPublication . Gomes, Joana Isabel Silva; Fernandes, Marta; Quelhas, VítorO design de manifesto é compreendido como uma extensão do design social, este servese dos seus conhecimentos, práticas, ferramentas e metodologias em benefício de causas sociais, políticas, humanitárias e ambientais, estabelecendo-se assim, como uma importante ferramenta de intervenção. Pretende-se, através deste estudo, compreender a importância do design de manifesto, assim como, a importância da consciência social e política de um designer. Como resultado desta investigação, foi elaborado um protótipo de uma revista, que resulta numa ferramenta ativa de contestação. O seu conceito parte da partilha e divulgação de projetos que promovem mudanças na sociedade, que revelam as fragilidades e desigualdade do quotidiano, propondo-se a que inspire outras pessoas a colocar as suas capacidades criativas a favor da resolução de problemas sociais, políticos e ambientais.
- Humanizar os dados: a infografia na igualdade de géneroPublication . Santos, Rafaela Ferreira dos; Fernandes, MartaO presente projeto propõe-se a abordar a igualdade de género e trabalhar um conjunto de dados mundiais tendo como recurso a infografia. Propôs-se uma descoberta, pela aplicação de metodologias de visualização de dados, sobre como estes se aproximam de cunhos humanistas para a tradução da informação. Assim sendo, pretende-se encontrar uma forma menos comum de tratar os dados, distinta das clássicas formas presentes no dia a dia, auxiliando na tomada de decisões e atitudes perante um tema que é de grande relevância para a sociedade atual. Com o propósito desafiador de investigar o impacto que a infografia pode acartar na perceção da igualdade de género e na adoção de posturas sociais, desenvolveu-se um projeto através de dados já existentes, que permita a transmissão de mensagens por meio de números. Tendo por base o desígnio do trabalho proposto, tornou-se imprescindível realizar uma revisão literária sobre a infografia, o seu humanismo de dados, e como esta área pode auxiliar no tema e na análise da igualdade de género mundialmente. Desta forma, surge uma extensa fase de investigação, envolvendo o estudo de casos similares que permitam analisar e reconhecer as variantes desta fusão entre o tema e a infografia como processo de comunicação. Sendo o resultado, a criação de um projeto com cunho pessoal, interligado entre si e diferenciador. Posta a fase de pesquisa, mapearam-se os dados a retratar tendo por base os diferentes contextos sociais de igualdade de género que se correlacionam entre si. Seguidamente realizaram-se experimentações infográficas para contemplar as necessidades de comunicação entre o observador e as formas de visualização dos dados. Decisões sobre a abordagem estética do projeto, provêm da pesquisa realizada sobre projetos da mesma tipologia e a descoberta dos melhores recursos metafóricos para interpretação da informação. Consecutivamente constrói-se uma composição visual que permita a compreensão da infografia com o contexto. O projeto, apresenta um combinado de quatro conjuntos de dados por meio de infografia com recurso ao humanismo de dados, complementados com um briefing contextual.
- O contributo do design editorial no imaginário visual da globalizaçãoPublication . Estêvão, Maria Torrão Garrido; Fernandes, MartaEste projeto parte da necessidade de observar e questionar a diluição identitária provocada pela presença de elementos visuais globalizados em territórios com forte carga simbólica e histórica. A partir do conceito de Junkspace de Rem Koolhaas, investiga-se a contaminação gráfica em zonas centrais da cidade do Porto, onde a memória urbana é constantemente sobreposta por uma paisagem visual padronizada e homogeneizada. Através de uma prática fotográfica de natureza documental, aliada a uma abordagem editorial ancorada numa estrutura sensorial e discursiva, desenvolve se um objeto editorial que assume a função de arquivo especulativo. O objeto organiza se em núcleos temáticos: Introdução, Globalização, Gentrificação, Glocalização, Cidade e Arquivo. O projeto posiciona-se na interseção entre o Design Gráfico, a Fotografia, a reflexão territorial e a Arquitetura.
- O papel da infografia multimédia nos jornais online: estudo de casos do Público, Expresso e Jornal de NotíciasPublication . Viana, Márcia Gabriela Quintela; Fernandes, Marta; Quelhas, VítorA presente dissertação tem como objetivo explorar o campo da infografia multimédia presente na imprensa digital. Devido à incorporação de novas tecnologias e de diferentes tendências visuais, verificam-se mudanças substanciais nos modelos consolidados de design de jornais que originaram um crescimento na importância da imagem que o jornal tem na web. Atualmente, um dos principais desafios do jornalismo é a adaptação do conteúdo jornalístico a um panorama tecnológico em constante estado de inovação. Surge então a necessidade de arranjar novas formas de publicar notícias. É aqui que a infografia multimédia ganha relevo, sendo o seu objetivo proporcionar uma nova experiência aos leitores, onde eles próprios podem ter o poder de explorar e/ou interagir com a narrativa. Em suma, o documento procura através do estudo de casos, promover uma análise aos elementos e definições associadas à infografia multimédia, resultando em três modelos de análise e classificação.
- O papel do design na reabilitação: design de um produto inclusivo, no contexto doméstico, para pessoas que sofreram um AVCPublication . Trindade, Sara Filipa Lourenço; Tavares, Abel; Fernandes, MartaO presente trabalho de projeto reflete uma investigação e processo de design intenso entre a relação forma/função no design num contexto inclusivo. Percebe-se que o design é um refletor de várias soluções para diferentes contextos com interações variadas, quer em contexto individual ou coletivo. Um objeto pode apresentar uma capacidade de pertença e representatividade numa sociedade, onde uma simples porta automática consegue ser utilizada por todos os indivíduos sem qualquer imposição; outras vezes o design consegue transmitir um bem-estar ou tranquilidade, como o uso confortável de uma cadeira ao escrever uma dissertação; consegue também refletir personalidade de algo ou alguém através da forma áspera da sua superfície; consegue ainda abrir mundos e oportunidades a um simples toque interativo que cria possibilidades infinitas; e por fim consegue refletir e impor sentimentos de desejo, motivação e felicidade no seu utilizador. Reconhece-se que estas condições funcionam a um nível individual onde o próprio utilizador cria e desenha o seu mundo, contudo surge a questão de quando este não têm poder de escolha na sua opção. Quando a sua atividade de vida está limitada pelas imposições da normalidade pré-estipulada pela sociedade em que vive, que apesar de reconhecer as suas necessidades não lhes atribui o valor digno e desejado. Este é o dia-a-dia de uma pessoa com qualquer tipo de dificuldade motora, cognitiva ou psicológica, temporária ou permanente, que necessita de adaptar e minimizar as suas aspirações devido a falta de soluções realistas. Apesar do ambiente ao nosso redor avançar todos os dias na procura de soluções mais inovadoras e tecnológicas, estas não representam a real normalidade, desta forma nascem estereótipos. Estes, não resolvidos, acabam por tingir o pensamento universal e utópico do futuro da humanidade. Existem variadas situações onde o utilizador necessita do auxílio de um designer, para perceber as verdadeiras circunstâncias e dificuldades da sua realidade. O presente projeto insere-se na realidade de pessoas que sobreviveram a um AVC e que ficaram com sequelas físicas, necessitando deste modo de restabelecer a comunicação entre a sua atividade física e cognitiva. O tempo e a qualidade da recuperação destas pessoas dependem da situação e motivação de cada indivíduo, pelo que qualquer solução ou tratamento deve focar-se nas necessidades de cada um. Se o foco se redirecionar para as necessidades reais do indivíduo e não nas capacidades generalizadas, assumidas pela sociedade ou até pelo designer, consegue-se projetar para um leque de pessoas que partilham uma necessidade semelhante ou que beneficiarão do mesmo objeto no seu quotidiano. A presente investigação procurou estudar: os princípios fundamentais do design de produto; as origens e evolução do design inclusivo e quais os fatores éticos corretos a serem considerados; a perspetiva tecnológica futura na medicina e reabilitação médica. Todas estas intervenções resultaram numa proposta de design de um conjunto de objetos para reabilitação em contexto doméstico.
