Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Um projeto de produção cultural no percurso da Casa da Arquitectura – Centro Português de ArquitecturaPublication . Martingo, Alice Maria Prata; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eA Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura teve um enorme crescimento e afirmação no panorama cultural português nos últimos anos. Apresenta-se como a única instituição cultural dedicada em exclusivo à arquitetura em Portugal. Partindo da minha experiência como produtora da equipa da Casa da Arquitectura, pretendo fazer uma reflexão sobre a criação e desenvolvimento de uma entidade cultural e do papel da Produção neste processo, identificando fases e desafios que enfrenta. Esta dissertação tem por base o relato do meu percurso, bem como o testemunho de quatro figuras fundamentais na criação desta instituição. Para além da história da instituição, descrevo os processos de produção associados ao meu trabalho e seleciono dois exemplos ilustrativos.
- Humanizar os dados: a infografia na igualdade de géneroPublication . Santos, Rafaela Ferreira dos; Fernandes, MartaO presente projeto propõe-se a abordar a igualdade de género e trabalhar um conjunto de dados mundiais tendo como recurso a infografia. Propôs-se uma descoberta, pela aplicação de metodologias de visualização de dados, sobre como estes se aproximam de cunhos humanistas para a tradução da informação. Assim sendo, pretende-se encontrar uma forma menos comum de tratar os dados, distinta das clássicas formas presentes no dia a dia, auxiliando na tomada de decisões e atitudes perante um tema que é de grande relevância para a sociedade atual. Com o propósito desafiador de investigar o impacto que a infografia pode acartar na perceção da igualdade de género e na adoção de posturas sociais, desenvolveu-se um projeto através de dados já existentes, que permita a transmissão de mensagens por meio de números. Tendo por base o desígnio do trabalho proposto, tornou-se imprescindível realizar uma revisão literária sobre a infografia, o seu humanismo de dados, e como esta área pode auxiliar no tema e na análise da igualdade de género mundialmente. Desta forma, surge uma extensa fase de investigação, envolvendo o estudo de casos similares que permitam analisar e reconhecer as variantes desta fusão entre o tema e a infografia como processo de comunicação. Sendo o resultado, a criação de um projeto com cunho pessoal, interligado entre si e diferenciador. Posta a fase de pesquisa, mapearam-se os dados a retratar tendo por base os diferentes contextos sociais de igualdade de género que se correlacionam entre si. Seguidamente realizaram-se experimentações infográficas para contemplar as necessidades de comunicação entre o observador e as formas de visualização dos dados. Decisões sobre a abordagem estética do projeto, provêm da pesquisa realizada sobre projetos da mesma tipologia e a descoberta dos melhores recursos metafóricos para interpretação da informação. Consecutivamente constrói-se uma composição visual que permita a compreensão da infografia com o contexto. O projeto, apresenta um combinado de quatro conjuntos de dados por meio de infografia com recurso ao humanismo de dados, complementados com um briefing contextual.
- Design e sátira. O papel do design no processo de comunicação visual da sátiraPublication . Paulo, Pedro Miguel Silva; Fernandes, MartaO Design Gráfico, enquanto área de investigação, bem como agente determinante na comunicação visual é uma disciplina poderosa na disseminação informativa. Por estes motivos tem sido cada vez mais reconhecido em vários campos da sociedade. Este projeto de mestrado intitulado (PARCIAL) edifica-se como resultado de uma investigação sobre duas áreas distintas, a comunicação visual e a sátira. Esta investigação passa por uma revisão de literatura, onde se olhará para a sátira ao longo de quatro grandes períodos históricos, determinados em função das tecnologias de comunicação e contextos sociais que dominavam em cada um. A sátira evoluiu ao longo das eras, adaptando-se às tecnologias de comunicação que foram emergindo. O estudo resulta na criação de um “objeto satírico “elaborado sob a forma de um jornal e que servirá de plataforma para uma série de obras que agregam mecanismos e tipologias recorrentes na sátira, e que refletem sobre a crítica, bem como ação e comunicação política e social. O projeto será realizado seguindo metodologias de Design transitando pelas diversas fases de projeto, começando pela literatura, identificando características específicas em determinadas épocas e passando por diversos estudos de caso práticos onde semelhantes estratégias de comunicação foram empregues. Começaremos a desenvolver o projeto prático seguindo todas as etapas metodológicas necessárias, sendo estas a fase de esboço, experimentação, testagem, por final maquetização e prototipagem.