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- Sintomatologia músculo-esquelética nos trabalhadores e a sua relação com a atividade física e qualidade de vida do trabalhoPublication . Silva, Daniela Torres; Mesquita, CristinaAs LMERT resultam de sintomas que surgem e se prolongam no tempo. Os profissionais que trabalham ao computador são alvos frequentes desses sintomas devido às posições que adotam e ao ambiente psicossocial do local de trabalho. Avaliar a frequência de sintomatologia dos indivíduos que trabalham ao computador e perceber qual a relação desta com os hábitos de atividade física e com a perceção de qualidade de vida. Estudo transversal, realizado numa população de 424 indivíduos que trabalham ao computador, sendo a amostra final de 119. O estudo realizou-se através de um inquérito online, onde foram preenchidos os questionários: Questionário Nórdico Músculo-Esquelético v Pt (QNM), Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e Questionário SF-36 (SF-36). Na análise do QNM foi utilizada a frequência para as percentagens de resposta e a média e desvio padrão para a intensidade da dor. Depois a amostra foi dividida em 2 grupos: sintomatologia presente (SP) e sintomatologia ausente (SA), para análise de IPAQ e do SF-36. No primeiro usou-se o teste de Qui-quadrado e no segundo o Teste T-student para amostras independentes, com nível de significância de 95%. A frequência de sintomatologia músculo-esquelética foi de 51,26% (=61), sendo a região lombar (26,1%), o pescoço (19,3%) e os ombros (13,4%) as regiões corporais mais afetadas. No IPAQ verificou-se que o grupo SP realizava mais atividade física do que o grupo SA (p=0,183). Na qualidade de vida, o grupo SA apresentou melhores resultados em quase todos os domínios, à exceção do desempenho físico (p=0,138), do desempenho emocional (p=0,052) e da saúde mental (p=n.s.). Os indivíduos que trabalham ao computador apresentaram uma frequência de sintomatologia de 51,26%, com maior incidência na região lombar, no pescoço e nos ombros. Verificou-se também que os indivíduos com sintomatologia tendem a praticar mais atividade física do que os indivíduos sem sintomatologia músculo-esquelética. O grupo sem sintomatologia parece ter maior qualidade de vida.
- Tradução de elementos dramatúrgicos em elementos musicais: criação de uma obra dramático-musical tendo por base um pensamento dramatúrgicoPublication . Candal, Tiago Morais de Carvalho; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEsta dissertação procura expôr o processo de concepção e composição de uma obra dramático-musical cuja base dramatúrgica assenta num texto teatral original criado para o efeito desta exploração. Com este processo, e através do estudo e definição de dramaturgia, pretendo criar uma obra com um discurso articulado e coerente, cujos constituintes se interligam e cooperam na realização da intenção dramática.
- O papel do design na reabilitação: design de um produto inclusivo, no contexto doméstico, para pessoas que sofreram um AVCPublication . Trindade, Sara Filipa Lourenço; Tavares, Abel; Fernandes, MartaO presente trabalho de projeto reflete uma investigação e processo de design intenso entre a relação forma/função no design num contexto inclusivo. Percebe-se que o design é um refletor de várias soluções para diferentes contextos com interações variadas, quer em contexto individual ou coletivo. Um objeto pode apresentar uma capacidade de pertença e representatividade numa sociedade, onde uma simples porta automática consegue ser utilizada por todos os indivíduos sem qualquer imposição; outras vezes o design consegue transmitir um bem-estar ou tranquilidade, como o uso confortável de uma cadeira ao escrever uma dissertação; consegue também refletir personalidade de algo ou alguém através da forma áspera da sua superfície; consegue ainda abrir mundos e oportunidades a um simples toque interativo que cria possibilidades infinitas; e por fim consegue refletir e impor sentimentos de desejo, motivação e felicidade no seu utilizador. Reconhece-se que estas condições funcionam a um nível individual onde o próprio utilizador cria e desenha o seu mundo, contudo surge a questão de quando este não têm poder de escolha na sua opção. Quando a sua atividade de vida está limitada pelas imposições da normalidade pré-estipulada pela sociedade em que vive, que apesar de reconhecer as suas necessidades não lhes atribui o valor digno e desejado. Este é o dia-a-dia de uma pessoa com qualquer tipo de dificuldade motora, cognitiva ou psicológica, temporária ou permanente, que necessita de adaptar e minimizar as suas aspirações devido a falta de soluções realistas. Apesar do ambiente ao nosso redor avançar todos os dias na procura de soluções mais inovadoras e tecnológicas, estas não representam a real normalidade, desta forma nascem estereótipos. Estes, não resolvidos, acabam por tingir o pensamento universal e utópico do futuro da humanidade. Existem variadas situações onde o utilizador necessita do auxílio de um designer, para perceber as verdadeiras circunstâncias e dificuldades da sua realidade. O presente projeto insere-se na realidade de pessoas que sobreviveram a um AVC e que ficaram com sequelas físicas, necessitando deste modo de restabelecer a comunicação entre a sua atividade física e cognitiva. O tempo e a qualidade da recuperação destas pessoas dependem da situação e motivação de cada indivíduo, pelo que qualquer solução ou tratamento deve focar-se nas necessidades de cada um. Se o foco se redirecionar para as necessidades reais do indivíduo e não nas capacidades generalizadas, assumidas pela sociedade ou até pelo designer, consegue-se projetar para um leque de pessoas que partilham uma necessidade semelhante ou que beneficiarão do mesmo objeto no seu quotidiano. A presente investigação procurou estudar: os princípios fundamentais do design de produto; as origens e evolução do design inclusivo e quais os fatores éticos corretos a serem considerados; a perspetiva tecnológica futura na medicina e reabilitação médica. Todas estas intervenções resultaram numa proposta de design de um conjunto de objetos para reabilitação em contexto doméstico.
- Recriar um concerto privado num salão burguês do Porto do final do século XVIII e início do século XIXPublication . Matos, Daniela Maria Seixeira de; Fonseca, Ana Maria Liberal daO presente trabalho consiste na recriação de um concerto privado numa casa da burguesia abastada da cidade do Porto, no final do século XVIII e início do século XIX. É feita uma contextualização das práticas de música doméstica que aconteciam em várias cidades europeias e em Lisboa, com o objectivo de estabelecer padrões no que diz respeito a locais, contextos e repertório. Foi ainda efectuado um levantamento do repertório operático e instrumental que era ouvido e tocado na cidade do Porto, de forma a fazer uma recriação do evento tão filológica quanto possível.
- MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénicaPublication . Reis, Ana Rita Camões; Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesMise En Son é um produto de Mise en Son, Mise en Sens, Mise en Scéne, numa tradução livre, Por no Som, Por no(s) Sentido(s), Por em Cena, proposta de Mestrado em Artes Cénicas pela ESMAE (Porto, PT) de Rita Camões em co-criação com Dayana Guzmán, tendo como foco principal a criação de um laboratório de experimentação onde, a partir do som como provocador dos sentidos, se chega à composição cénica, refletindo sobre o potencial dramatúrgico do som, numa tentativa de dar destaque ao aural em diálogo com o visual. Pretende ser, também, uma reflexão sobre o papel do som no nosso dia-a-dia, seja como criadores ou meros habitantes da terra.