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ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico

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  • A arte na aprendizagem. O cinema enquanto fator dinamizador do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeira
    Publication . Pinto, Pedro Nuno da Silva; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    O presente Relatório Final de Estágio resulta de uma reflexão realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês, Francês ou Espanhol no Ensino Básico. A sua temática baseia-se no recurso e na aptidão da arte e do cinema no ensino, enquanto elementos dinamizadores do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeira. Nessa perspetiva, são explorados os conceitos de arte, cinema, plurilinguismo, pensamento crítico e o do perfil do professor de línguas estrangeiras. Através deste relatório reflito sobre as minhas práticas pedagógicas e procuro compreender a evolução do meu pensamento enquanto docente, à luz da temática deste trabalho. O método de investigação usado tem por base um processo de análise reflexiva e documental, assente respetivamente no estudo teórico dos conceitos supra identificados e das planificações das aulas e relatórios de estágio, desenvolvidos ao longo de todo o mestrado. Estruturalmente, este trabalho apresenta, assim, uma primeira parte, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos subjacentes ao tema em estudo, os quais suportam as propostas e conclusões realizadas na segunda parte, de carácter essencialmente prático.
  • Perspetiva reflexiva nos percursos da abordagem CLIL no ensino do inglês do 1º ciclo do Ensino Básico
    Publication . Ribeiro, Teresa Alexandra Silva; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de Oliveira
    A abordagem CLIL apresenta-se pelas suas características de integração de vários saberes (Savić, 2012) como uma mais-valia no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), uma vez que o seu conteúdo provém de outras áreas curriculares, fazendo assim parte de um saber prévio dos alunos. Portanto, serve de base a uma forma diferente de aprender essa língua, proporcionando aprendizagens significativas e estimulantes (Fernández-Corbarcho, 2014) encadeadas com os conhecimentos dos discentes. No contexto da nossa prática de ensino supervisionada procurámos perceber as potencialidades da abordagem CLIL no contexto de ensino do inglês no 1.º CEB. Nesse seguimento refletimos sobre a sua relevância na promoção da língua inglesa (Ball, 2013) não só através dos seus documentos enquadradores, como também apresentando sugestões de recursos aquando da sua implementação no contexto do estágio e realçando as implicações do seu uso junto da classe docente e discente. A nossa investigação esteve relacionada com o contexto onde realizámos a nossa prática de ensino supervisionada, numa escola do Porto com uma turma de 4.º ano, para a qual recorremos à metodologia qualitativa, apresentando-se como um estudo de caso com contornos de investigação-ação, com o intuito de dar resposta à questão e aos objetivos que ditaram a sua implementação: perspetivar o lugar da abordagem CLIL no ensino do inglês no 1.º CEB. Em síntese, verificámos através deste estudo de caso que faz sentido o ensino do inglês no 1.º CEB baseado na abordagem CLIL, podendo resultar em possibilidades de melhoria no ensino dessa língua, beneficiando os alunos e os professores.
  • Potencialidades do texto literário na aula de espanhol língua estrangeira – um estudo em contexto de estágio pedagógico no ensino básico
    Publication . Barbosa, Sónia Cristina de Jesus Ferreira Magina; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    O presente Relatório Final de Estágio surge na sequência do trabalho desenvolvido no espaço da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O tema concentra-se no uso do texto literário como fator promotor da aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Considero que uma língua é uma exteriorização do contexto cultural de um povo e de uma sociedade. A literatura tem a faculdade de contribuir para o desenvolvimento cultural do indivíduo. Assim, o objetivo deste Relatório é demonstrar que a literatura é um fator facilitador no processo de aquisição e aperfeiçoamento da LE, ampliando o interesse dos alunos pela língua e participando no seu processo de aprendizagem. A língua é um objeto complexo de aprendizagem e defendo que devem ser várias as competências articuladas a ser desenvolvidas aquando do estudo de uma LE. Assim, visando a aprendizagem da LE, concretamente da Língua Espanhola, foram aplicadas nas aulas da Prática Educativa atividades que permitiram aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico contato com textos literários. Esta aproximação teve como objetivo o desenvolvimento da competência linguística, através do estudo de itens gramaticais, e da competência cultural, através do contacto e estudo do texto literário. O objetivo foi alertar os alunos para a noção de que a língua e a linguagem detêm um caráter instrumental essencial como meio de comunicação e também que compreendessem que, para além da questão formal, as mesmas são ricas em significado.
  • O pensamento crítico enquanto abordagem educativa no contexto de ensino e aprendizagem da língua estrangeira
    Publication . Vieira, Eugénia de Melo; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    O presente Relatório Final de Estágio surge em consequência do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, particularmente da minha experiência como docente de língua estrangeira no contexto de Práticas Educativas Supervisionadas I, II e III realizadas nos anos letivos 2012-14. Com este trabalho pretendo expor uma reflexão sobre o trajeto que percorri enquanto aluna e professora, compreendendo os propósitos que me motivaram ao longo deste percurso e as considerações finais que este processo me permitiu alcançar. O tema objeto de estudo ambiciona expressar a indispensabilidade de práticas pedagógicas que promovam oportunidades de desenvolvimento de competências de pensamento crítico com os alunos na sala de aula, tendo como objetivos principais o desenvolvimento integral do aluno e a promoção de um processo de ensino e aprendizagem significativo. O processo de investigação focou-se na análise documental que envolve todo o procedimento de reflexão sobre o tema, análise das planificações das aulas e relatórios de estágio desenvolvidos durante este percurso. Por isso, a análise reflexiva encontra-se representada ao longo deste documento, desde a análise teórica sobre o conceito, à análise da minha prática pedagógica enquanto docente. No epílogo deste trabalho, encontra-se uma reflexão final sobre o processo investigativo e de prática educativa deste percurso enquanto aluna de mestrado, onde saliento os aspetos mais importantes desta experiência académica e do que espero alcançar no meu futuro profissional na área da Educação.
  • A importância do uso das canções no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira
    Publication . Costa, Cristina Patrícia Peixoto da; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    Pretende-se com este trabalho investigar a potencialidade didática do uso das canções nas aulas de Língua Estrangeira, no que concerne à compreensão e produção oral/escrita, léxico e gramática; o seu papel enquanto estratégia de motivação, interesse e participação. Pretende-se também demonstrar a importância que o uso das canções teve na minha prática docente em contexto de estágio pedagógico. Este estudo encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira, uma breve introdução sobre a importância do estágio para a formação de professores de uma língua estrangeira, e uma revisão teórica onde são referenciadas algumas vantagens do uso das canções em contexto sala de aula. A segunda parte é dedicada à descrição do espaço educativo onde decorreu o estágio, à metodologia utilizada e ao tratamento de dados recolhidos. Para a recolha de dados foi utilizada uma grelha de observação centrada em três focos essenciais: potencialidades didáticas do uso da música/canção nas aulas de LE, a participação, a motivação e o interesse dos alunos na adoção desta prática pedagógica. Através das observações feitas verificou-se que, apesar de ser uma grande potenciadora para desenvolver a compreensão e produção oral fornecendo aos alunos mais momentos de interação, ficou aquém do esperado em relação aos domínios da produção escrita, devendo também ser pensada para desenvolver estas aprendizagens.
  • Jogo: condições facilitadoras para o desenvolvimento da oralidade
    Publication . Vale, Daniela Maria Viana do; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    A escola, no decorrer dos últimos anos, tem sofrido muitas alterações. Como tal, hoje, os professores não devem aceitar ser meros transmissores do saber, antes pelo contrário, devem ser facilitadores da aprendizagem, num ambiente onde todos os envolvidos trabalham no mesmo sentido, com o intuito de criar condições para que os alunos estejam motivados para a aprendizagem e queiram atingir um certo grau de autonomia ao longo deste processo. Apesar deste pressuposto se verificar em todas as áreas disciplinares, focar-me-ei, ao longo do presente trabalho, no ensino de línguas estrangeiras, sendo fundamental que os alunos de línguas sejam capazes de, ao longo de uma conversa, compreender e serem compreendidos, contribuindo para o desenvolvimento da sua autonomia. Considerei pertinente tentar perceber de que forma é que a interação oral é desenvolvida em contexto de sala de aula e como é que o jogo poderá contribuir para o desenvolvimento da mesma. A escolha desta temática surgiu a partir da reflexão sobre a minha prática educativa realizada no 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. Para a realização deste trabalho baseei-me na análise de algumas planificações dinamizadas no estágio e na implementação de questionários a professores e alunos de línguas estrangeiras. Concluí-o tecendo as minhas considerações finais, onde fiz um balanço sobre o meu percurso e o seu contributo para a minha formação profissional e pessoal, refletindo sobre as questões centrais deste trabalho.
  • O professor como agente motivador na aprendizagem do aluno
    Publication . Campos, Ana Rita Soares Curvo_Semedo; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    O presente Relatório de Estágio está inserido no âmbito do Mestrado de Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, tendo em conta a reflexão e análise de um tema realizado em contexto de estágio supervisionado (de Inglês e Espanhol), que teve a duração de dois anos. O tema deste trabalho centra-se na interação entre o professor e os alunos, tendo em conta aspetos importantes como o perfil do professor, a relação afetiva, a comunicação verbal e não-verbal, o feedback positivo e negativo e a motivação. Consequentemente, são dois os objetivos deste trabalho. O primeiro refere-se à análise da interação do professor com os alunos e como tal poderá promover a motivação destes na aprendizagem de uma língua estrangeira, bem como fomentar a relação afetiva entre eles e o docente. O segundo objetivo consiste em verificar como esta temática foi realizada em contexto de estágio, pertencente à Unidade Curricular “Prática Educativa”, ao longo de três semestres. O estudo do tema centrou-se na minha interação com os alunos de cada centro de estágio (sendo feita a observação dessa mesma interação por mim e pelas orientadoras cooperantes) e na análise da mesma, que será apresentada neste relatório, com o auxílio de três dados: as avaliações das orientadoras cooperantes, as minhas reflexões escritas sobre cada aula lecionada por mim e as minhas planificações, que refletem aspetos importantes da minha interação com os alunos.
  • “Happy Birthday Party!” – A Metodologia de Projeto aplicada ao Ensino do Inglês na Educação Pré-escolar
    Publication . Moreira, Marta Daniel Andrade; Orange, Edite
    O presente trabalho de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino Precoce de Inglês, no intuito de refletir e chegar a conclusões acerca das potencialidades da implementação da Metodologia de Projeto no Ensino de Inglês na Educação Pré-escolar, estabelecendo a comparação com metodologias de ensino tradicionais. Este projeto foi implementado em duas Instituições de Ensino do Préescolar do Concelho de Vila do Conde, dando particular enfoque ao caráter inovador e transformativo da Metodologia de Projeto, à luz das diretrizes da Educação para o século XXI e da Educação Intercultural. Durante a realização deste trabalho, foi fundamental refletir sobre o papel do professor enquanto sujeito interventivo e gerador de mudança bem como do aluno, centro de todo o processo, o qual é norteado por contextos reais de aprendizagem, vivências e pela participação de toda a comunidade escolar.
  • O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.
    Publication . Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    Uma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE.
  • Metodologia do trabalho de projeto num contexto de avaliação
    Publication . Ferreira, Isabel Maria Pinho; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    O presente relatório surge como a súmula do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado de Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto, mais precisamente da Prática Educativa I (pré-escolar e 1º Ciclo) bem como Prática Educativa II (3º Ciclo). Com o presente documento pretender-se-á proceder a uma reflexão sobre o caminho percorrido, apresentando-se pressupostos que o fundamentaram e as considerações a que foi possível chegar. Como tema, o relatório pretende explorar, à luz de um olhar mais atento, as potencialidades da Metodologia do Trabalho de Projeto relativamente à avaliação dos alunos. Com o estudo do trabalho dos alunos, pretende-se entender se a metodologia mencionada acima permite a superação de dificuldades e se garante o sucesso. Desta forma, ambiciona-se compreender a importância de uma temática que poderá ser uma boa alternativa a modelos de avaliação mais convencionais. Por último, este relatório pretende, ainda, desvendar se este tipo de abordagem, que se começou por experimentar, motiva maior colaboração de vários intervenientes da comunidade educativa.