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- As Perceções de Treinadores acerca do Papel do Futebol no Desenvolvimento Positivo de Jovens em Risco de Exclusão Social: Que Realidade?Publication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Dias, Cláudia; Fonseca, AntónioO desporto, embora tenha o potencial necessário para fomentar o desenvolvimento positivo dos jovens (DPJ), nem sempre é usado com este propósito. Deste modo, este estudo teve objetivo analisar componentes da filosofia de treino e as estratégias utilizadas por treinadores de jovens em risco de exclusão social, assim como os desafios encontrados por estes agentes no domínio do DPJ. Participaram em entrevistas semi-estruturadas 10 treinadores de jovens em risco de exclusão social. Os participantes neste estudo mencionaram a necessidade de criar um clima de suporte positivo, manter relações significativas com os seus atletas, e desenvolver o respeito e o esforço. Contudo, referiram um conjunto limitado de competências para a vida que podiam ser desenvolvidas através do desporto, centrando-se nas necessidades imediatas dos jovens em cumprirem regras e envolver-se nas atividades promovidas pelos treinadores, o que nos permite pensar que é necessário abordar estas temáticas com profundidade nos cursos de treinadores.
- Entre Palestina e Israel, o planeta Marte: Samir e Jonathan, de Daniella CarmiPublication . Cristina Vasconcelos de Macedo, Ana
- Processo de aglomeração de cortiça, em formas complexas, sem recurso a aglutinantes, por compressão a quentePublication . Martins, Fábio Miguel Cardoso; Silva, João F.A presente invenção tem aplicação direta na indústria corticeira e refere-se a Um processo de aglomeração de granulados de cortiça, provenientes de falcas, sem Recurso à adição de aglutinantes. São obtidas formas complexas, em série, utilizando Moldes que permitem conceber a forma final sem necessidade de qualquer operação de Acabamento, ou procedimentos adicionais de desbaste.os seus campos de aplicação são Variados, considerando as diversas utilizações dos aglomerados de cortiça. Contudo, a Maior parcela deverá corresponder a:- decoração ¿ peças decorativas de formas Complexas; - isolamentos ¿ peças de pequena e média dimensão para automóveis, indústria Aeroespacial, mecanismos de refrigeração ou caldeiraria.tendo em conta que o estado da Arte atual caracteriza-se pela aglomeração prévia em formas simples com posterior Maquinação na forma final pretendida, a obtenção de peças complexas recorrendo a um Procedimento com menor número de etapas e sem geração de desperdício, constitui a Grande evolução deste processo.
- Capacitação, empoderamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosasPublication . Veiga, SofiaO envelhecimento da população traz novos e inúmeros desafios às sociedades atuais. Um dos desafios mais importantes foca-se na necessidade de alterar a visão de incapacidade, de passividade, de vulnerabilidade, de dependência e de isolamento social que a sociedade e os próprios idosos conferem à fase da velhice. Urge então criar condições para que o processo de envelhecimento seja vivido o mais satisfatoriamente possível, proporcionando um maior bem-estar e qualidade de vida às pessoas mais velhas. Assente nestes princípios, o presente trabalho procura dar conta de um projeto de educação social, desenhado e desenvolvido numa Instituição de Apoio à Terceira Idade (IATI). Tendo em conta a análise crítica da realidade, realizada em conjunto com os atores sociais, como defende a metodologia de investigação-ação-participativa privilegiada na educação social, foi destacado um conjunto de problemas e necessidades, assim como de recursos e potencialidades. Foi então pensada a finalidade do projeto – promover a capacitação, o empoderamento e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas da IATI - e delineados os objetivos gerais e específicos. Duas ações foram equacionadas, tendo em conta os interesses, os gostos e as necessidades dos participantes. A primeira, envolvendo os profissionais, teve como intuito sensibilizá-los para a importância da participação ativa das pessoas idosas nos processos de tomada de decisão. A segunda visou ampliar e aprofundar os laços relacionais entre as pessoas idosas, assim como potenciar a capacitação e a participação das mesmas. Na avaliação final do projeto, baseada no Modelo CIPP, os diferentes atores sociais reconheceram as mudanças ocorridas. Valorizaram sobretudo a maior participação, capacitação e empoderamento das pessoas idosas, que se refletiu na melhoria do seu bem-estar quotidiano, pessoal e coletivo, assim como da sua qualidade de vida.
- Ensino bilingue precoce no 1.ºCEB: Estudo de caso no agrupamento de escolas Gardunha e Xisto - FundãoPublication . Oliveira, Mónica Lidina de Almeida; Canha, Manuel Bernardo QueirozNa sequência das políticas linguísticas implementadas pelo Conselho da Europa desde a década de 90, diversos países europeus introduziram a aprendizagem da Língua Estrangeira (LE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), o que também se verificou em Portugal embora tardiamente: o ensino do Inglês no 1.º CEB generalizar-se-ia em 2005, como oferta educativa extracurricular, e tornar-se-ia uma área curricular no 3.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016. A par das mudanças legislativas, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tem desenvolvido projetos de LE. O presente estudo centra-se no Projeto Ensino Bilingue Precoce (PEBP), projeto-piloto resultante de uma parceria com o British Council e implementado no 1.ºCEB no quadriénio 2011/2015 em sete Agrupamentos de Escolas. Inovador no sistema de ensino público, este recorre à abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) e tem por base um modelo de currículo integrado no qual a aprendizagem se realiza através de duas línguas: o português e o inglês. Através de um estudo de caso, procurei aferir as potencialidades do PEBP e os efeitos decorrentes da sua implementação nos diferentes implicados: alunos, professores, encarregados de educação e Agrupamento de Escola. Os resultados deste estudo, obtidos a partir das perceções dos envolvidos, apontam para um contributo positivo do projeto na aprendizagem da língua inglesa e no desenvolvimento global dos alunos e no desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. O PEBP afigura-se como uma mais-valia, representando uma oferta educativa diferenciada de qualidade.
- Revisitação do ensino da contabilidade no século XIX em Portugal: uma síntesePublication . Duarte, Cecília; Lopes, Ana Teresa; Gonçalves, MiguelO presente artigo pretende dar a conhecer os acontecimentos mais relevantes do século XIX relativamente ao ensino da contabilidade. A pesquisa faz uso do método bibliográfico como método de eleição para a recolha de dados, privilegiando o recurso a fontes secundárias de informação, em particular livros, monografias e artigos de periódicos nacionais e internacionais. O texto expõe os principais traços caraterísticos da Aula do Comércio de Lisboa (fundada ainda na centúria de Setecentos), da Aula do Comércio do Porto, do curso de Comércio da Academia Politécnica do Porto, da Escola de Comércio de Lisboa e dos Institutos Industriais e Comerciais de Lisboa e do Porto. Também foi estudado um marco importante da disciplina: a entrada da contabilidade no ensino superior em Portugal.
- Responsabilidade social nas organizações portuguesasPublication . Trigo, Valentina Vitória Costa; Lima, VandaEntrada no mundo organizacional a partir da pós-modernidade, a responsabilidade social provocou uma verdadeira 'revolução coperniciana' no seio das organizações e empresas. Mudando a centralidade do lucro para o bem-estar e para o desenvolvimento sustentável, tornou-se um dos vetores cruciais da economia da 'sociedade da informação'. Neste estudo começamos por fundamentar teoricamente os conceitos operacionais, organização e RSE, partindo depois para as dimensões da sua prática nas empresas. Os princípios éticos, os normativos fundamentadores, os princípios éticos, os normativos fundamentadores, os princípios estruturantes, são vertentes analisadas no estudo, que culmina com uma parte de investigação assente num questionário e numa entrevista...
- In-Programme Personalization for Broadcast: IPP4BPublication . Foss, Jeremy; Malheiro, Benedita; Shirley, Ben; Kepplinger, Sara; Ulisses, Alexandre; Armstrong, MikeThe IPP4B workshop assembles a group of researchers from academia and industry – BBC R&D, Ericsson and MOG Technologies – to discuss the state of the art and together envisage future directions for in-programme personalisation in broadcasting. The workshop comprises one invited keynote, two invited presentations together with a paper and discussion sessions.
- A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) nas escolas da rede pública estadual na região metropolitana de São Luís – MaranhãoPublication . Costa, Cláudia Pires; Paiva, Margarida DelgadoPropõe-se conhecer como se dá o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autsmo (TEA) nas escolas públicas da rede estadual na região metropolitana de São Luís tomando-se como orientação as polítcas de inclusão, com ênfase nos direitos das crianças com TEA em idade escolar a estarem na escola e os deveres concernentes às escolas com a inclusão escolar destes sujeitos. Procuramos refetr sobre o TEA através da literatura especializada e dos trabalhos académicos recentes para servirem de suporte teórico e empirico no qual imergimos para encontrar respostas aos nossos objetvos. Para tanto utlizamos uma abordagem qualitatva sem perder de vista a ênfase quanttatva e os instrumentos de recolha tais como o questonário semiestruturado tomando como referencia os objetvos a serem alcançados e a entrevista não estruturada. Os locais de investgação foram: uma escola da zona urbana e outra escola da zona rural da região metropolitana de São Luis do Maranhão, escolhidas de forma aleatória. Por fm, fzémos a discussão e análise dos dados recolhidos através da triangulação dos resultados encontrados. Concluímos que a inclusão de alunos com TEA nas escolas públicas da rede estadual na região metropolitana de São Luísainda precisa ser entendida pelos gestores, professores e pais de alunos na medida em que embora as leis estejam em consonância com o pensamento cambiante ainda não foi internalizada pelos sujeitos envolvidos nesse contexto escolar para ser colocada em prátca em sua totalidade nas escolas da educação básica.
- Verificação laboratorial da influência da chuva no comportamento dielétrico de isoladores MTPublication . Reis , Carlos Miguel da Mota; Dias, Custódio João PaisPerante o sucessivo crescimento do consumo de energia elétrica é necessária a ampliação do sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica mundial. Em função do maior número de linhas de fornecimento, a possibilidade da interrupção torna-se cada vez maior, o que faz com que as companhias de energia elétrica adotem medidas para reduzir estas inconveniências. Um dos fatores que contribuem para a interrupção no fornecimento de energia elétrica é a falha no isolamento das linhas de transmissão, que pode ser causada pela diminuição da hidrofobicidade nos isoladores elétricos. Anualmente surgem inúmeros casos de rotura da cadeia de isoladores cerâmicos de que resultam incidentes de máxima gravidade, que se prendem muitas vezes com o nível de poluição dos locais e à goticulação de água na superfície da cadeia de isoladores, permitindo o fácil contornamento da cadeia de isoladores, o que leva a efeitos indesejados nas instalações de utilização da energia elétrica. No âmbito desta dissertação é feito um estudo experimental aplicando uma tinta de silicone sobre a superfície do isolador para este poder vir a ter maior rigidez dielétrica e ser mais resistente ao desgaste dos agentes atmosféricos. Na dissertação é analisado o comportamento dielétrico de isoladores sob chuva, sendo feita uma comparação do comportamento dielétrico de um isolador cerâmico do mesmo tipo com e sem o revestimento de silicone. É também elaborado um estudo aprofundado sobre os fatores que contribuem para um melhoramento do comportamento dielétrico dos isoladores. Tendo em conta estudos e artigos da revisão bibliográfica efetuada, procede-se a estudos experimentais (em laboratório) de acordo com as especificações técnicas do produto e das normas de ensaio, que envolvem a realização de ensaios em laboratório à frequência industrial, por forma a comparar a rigidez dielétrica entre isoladores uns face aos outros. São simulados cenários e efetuada uma análise comportamental face ao agente atmosférico chuva, abordando também situações ocorrentes em operação das linhas eléctricas.