Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O pensamento crítico enquanto abordagem educativa no contexto de ensino e aprendizagem da língua estrangeira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_EugéniaVieira_2017.pdf755.53 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio surge em consequência do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, particularmente da minha experiência como docente de língua estrangeira no contexto de Práticas Educativas Supervisionadas I, II e III realizadas nos anos letivos 2012-14. Com este trabalho pretendo expor uma reflexão sobre o trajeto que percorri enquanto aluna e professora, compreendendo os propósitos que me motivaram ao longo deste percurso e as considerações finais que este processo me permitiu alcançar. O tema objeto de estudo ambiciona expressar a indispensabilidade de práticas pedagógicas que promovam oportunidades de desenvolvimento de competências de pensamento crítico com os alunos na sala de aula, tendo como objetivos principais o desenvolvimento integral do aluno e a promoção de um processo de ensino e aprendizagem significativo. O processo de investigação focou-se na análise documental que envolve todo o procedimento de reflexão sobre o tema, análise das planificações das aulas e relatórios de estágio desenvolvidos durante este percurso. Por isso, a análise reflexiva encontra-se representada ao longo deste documento, desde a análise teórica sobre o conceito, à análise da minha prática pedagógica enquanto docente. No epílogo deste trabalho, encontra-se uma reflexão final sobre o processo investigativo e de prática educativa deste percurso enquanto aluna de mestrado, onde saliento os aspetos mais importantes desta experiência académica e do que espero alcançar no meu futuro profissional na área da Educação.
This Final Internship Report is a result of the work developed in the Master's Degree in Teaching English and French or Spanish in Basic Education, particularly from my experience as a foreign language teacher in the context of Supervised Educational Practices I, II and III performed between the years 2012-14. This paper intends to present an analysis on the course I took as a student and teacher, understanding the purposes that motivated me throughout this path, and the final inferences that this process allowed me to achieve. The theme aim of this study is to express the indispensability of pedagogical practices that promote opportunities for developing critical thinking skills with students in the classroom, with the main purposes being the entire development of the student and the promotion of a meaningful teaching and learning process. The research process focused on the documental analysis that involves the whole procedure of investigation on the subject, analysis of the class planning and internship reports developed throughout this course. Therefore, a reflective analysis is represented throughout this document, from the theoretical analysis on the concept, to the analysis of my pedagogical practice as a teacher. In the epilogue of this work, there is a final analysis on the investigative process and educational practice of this course as a master's student, where I highlight the most important aspects of this academic experience and what I hope to achieve in my professional future in the educational context.
El presente Trabajo Final de Prácticas supone el culminar del trabajo realizado en el Máster en Enseñanza de Inglés y Francés o Español en la Enseñanza Básica, particularmente de mi experiencia como docente de lengua extranjera en el contexto de Prácticas Educativas Supervisadas I, II y III en el curso 2012-2014. En él expongo una reflexión sobre mi trayecto como alumna y profesora, los aspectos que me motivaron y en los que me centré en las clases prácticas, y las consideraciones finales que este proceso me permitió alcanzar. El tema objeto de estudio y que fue el eje de mis prácticas pedagógicas es la importancia de promover oportunidades de desarrollo de competencias de pensamiento crítico con los alumnos en el aula, teniendo como objetivo principal el desarrollo integral del alumno en un proceso de enseñanza y aprendizaje que sea significativo. El proceso de investigación se centró en el análisis documental que incluye todo el procedimiento de reflexión sobre el tema, análisis de las planificaciones de las clases e informes de prácticas desarrollados a lo largo de este recorrido. Por ello, el análisis reflexivo es un elemento fundamental que estará presente en todas las fases del documento, desde el análisis teórico sobre el concepto, al análisis de mi práctica pedagógica como docente. En el epílogo de este trabajo, se encuentra una reflexión final, sobre el proceso investigativo y las prácticas educativas, ofreciendo una perspectiva de mi trayectoria como alumna de maestría. En esta parte final subrayo los aspectos más importantes de esta experiencia académica y también perfilo lo que espero de mi futuro profesional en el área de la Educación.

Description

Keywords

Pensamento crítico Desenvolvimento de competências Processo de ensino e aprendizagem Línguas estrangeiras Critical thinking Skills development Teaching and learning process Foreign languages Pensamiento crítico Desarrollo de competencias Proceso de enseñanza y aprendizaje Lenguas extranjeras

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License