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- Plataforma de gestão de guias de programação de TV digitalPublication . Rodrigues, Hugo Filipe Madureira; Tavares, José António Reis; Gomes, AlexandreCom o consumismo de mais variedade e qualidade de informação, assim como, produtos interativos, surgiu a necessidade de apresentar mais conteúdos, para além da programação de televisão comum. Com os avanços tecnológicos ligados à indústria da televisão e sua distribuição nos lares portugueses pelos operadores de TV, a quantidade de oferta de canais deixou de ser um foco, passando a ser prioritário a melhoria da experiência do cliente. Com a introdução de novas funcionalidades nas caixas recetoras de sinais de transmissão de canais, como por exemplo, a capacidade de apresentar informações adicionais sobre os programas, desde da sua apresentação em modo trailer até ao elenco detalhado que o compõe, os clientes podem ter uma nova experiência de interação com os serviços de TV. A funcionalidade de gravação agendada de programas levou ao próximo ponto de melhoria de experiência do cliente. As gravações que resultavam em programas indevidamente cortados, quer no seu início quer no seu fim, foi um dos motivos que levou os operadores de TV a procurarem um melhor serviço de gestão de guias de programação digitais. A InfoPortugal, entidade detentora do seguinte projeto e EPG Provider de algumas operadoras de TV nacionais, viu-se obrigada a atualizar os seu sistemas de distribuição de conteúdos, para responder à evolução dos requisitos dos seus clientes.
- Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idadePublication . Veiga, SofiaO presente e-book é um dos produtos resultantes do Projeto Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade, coordenado pela Escola Superior de Educação, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, financiado no âmbito do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta obra está dividida em três capítulos. O primeiro relativo ao enquadramento da literacia e da literacia em saúde, em Portugal e no Mundo. Integra uma descrição e análise dos resultados obtidos no âmbito da literacia em saúde das populações e da população idosa em particular. Por fim, são descritos, de forma sucinta, alguns instrumentos de avaliação do grau de literacia em saúde e da sua utilidade para o desenvolvimento da promoção da saúde dos indivíduos e das comunidades. No segundo capítulo são descritos os dois estudos desenvolvidos sobre a temática da literacia em saúde: um de cariz quantitativo, que pretendeu avaliar o grau de literacia em saúde de uma amostra de pessoas idosas (n=433); e outro, de cariz qualitativo, que pretendeu determinar as representações, perceções e práticas institucionais e profissionais de um grupo de profissionais da área da saúde e de intervenção psicossocial (n=26) no âmbito da literacia em saúde. No final de cada um dos estudos são feitas as discussões dos resultados obtidos. No terceiro capítulo, e com base nas discussões previamente realizadas, são dadas pistas para a intervenção socioprofissional e clínica com vista a facilitar o empoderamento das pessoas, tanto no acesso à informação, como no desenvolvimento de atitudes proativas.
- Dimensionamento do Sistema Híbrido para Alimentação de Energia Elétrica da Escola Rural de Nangade (Cabo Delgado)Publication . João, Manuel António Raúl; Andrade, António Carvalho deOs combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás, constituem fontes de energia que em breve se esgotarão e que são demasiado caras para serem desperdiçadas pelas centrais elétricas na produção de electricidade. Para além desse facto, existem outros argumentos (sobretudo económicos) que inviabilizam a utilização destas fontes de energia em algumas regiões, abrindo caminho a fontes de energia alternativas (e.g. solar, eólica, biomassa, mini-hídricas, geotérmicas, etc) e preferencialmente com contornos locais. No caso particular de Moçambique, tem-se verificado um interesse crescente por parte do governo e de várias ONGs na promoção do uso de energias alternativas para as zonas onde a energia convencional não chega e não chegará, devido aos custos muito elevados que esse processo acarretaria. Esta dissertação apresenta um estudo aprofundado do dimensionamento dum sistema híbrido de geração de energia elétrica envolvendo gerador FV e grupo eletrogéneo de emergência para a Escola Rural da Nangade, situada no Distrito de Nangade, na Província do Cabo Delgado. São também descritos os diversos componentes e as tecnologias associadas a um sistema deste género, com a inclusão de sistemas inteligentes de controlo de energia com a utilização de inversores bidireccionais (inversores de bateria e carregadores) para sistemas isolados. Os resultados são apresentados de forma a facilitar a aplicação e montagem deste tipo de sistemas in loco. Espera-se que esta dissertação possa servir de base no futuro próximo, para a implementação deste tipo de sistemas para permitir a melhoria da qualidade de ensino através de melhores infraestruturas, democratizando desta forma o acesso à educação para as crianças das zonas rurais das várias províncias de Moçambique. Como as energias renováveis são parte integrante do Sistema Elétrico Nacional, apresenta-se resumidamente, no anexo 17, o “Plano de Desenvolvimento na Área de Energia de Moçambique”.
- Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberesPublication . Leão, Marcelo José Coelho; Gomes, José AntónioO presente Relatório de Estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste sentido, este documento espelha o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e contextualizadas, perspetivando a articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados no contexto concreto da formação do mestrando. Todo este processo, tanto o que se refere ao 1.º ciclo como o que respeita ao 2.ºciclo do Ensino Básico, efetivou-se no Agrupamento de Escolas Vallis Longus – na Escola Básica Valado e na Escola Básica Vallis Longus. O trabalho concretizado nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso e adequado às características específicas de cada nível educativo. Para isso, foi fundamental uma atitude profissional indagadora de caráter fortemente investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais e específicas de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada uma metodologia com características da investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades que iam surgindo na turma. Por fim, convém lembrar que todas as experiências vivenciadas ao longo da Prática Educativa potenciaram o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, refletindo este Relatório de Estágio a evolução do mestrando ao longo deste trajeto.
- A relação entre o governo e das sociedades e a responsabilidade social: estudo de caso das empresas cotadas no PSI20Publication . Ribeiro, Nuno Manuel da Rocha; Oliveira, Helena Maria Santos deO governo das sociedades têm vindo a centrar atenção crescente, incorporando um conjunto de regras e procedimentos que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma organização, com observância de princípios como a transparência e a responsabilização. A responsabilidade social expressa-se pela adoção voluntária de preocupações para com a comunidade, em que ser socialmente responsável é estar para além do mínimo exigido legalmente, tendo aumentado consideravelmente o interesse em torno deste tema. Analisando a relação entre o governo das sociedades e a responsabilidade social, constata-se que ambos tem sido investigados de forma independente, contudo diversos autores consideraram a existência de indícios da sua complementaridade. A presente investigação replica uma hipótese do estudo de Jamali, Safieddine e Rabbath (2008), adaptando-a ao contexto empresarial Português, com o objetivo de compreender como as empresas do PSI201 encaram a relação entre o governo das sociedades e a responsabilidade social à luz de três modelos empíricos. Apresenta-se um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, recorrendo à análise qualitativa e quantitativa, através de um inquérito por questionário e do uso de técnicas de observação. A amostra é composta pelas empresas cotadas à data de 31 de dezembro de 2012 no PSI20, sendo o período de análise de 2010 a 2012, participando na investigação 12 empresas de diversos setores de atividade. Conclui-se relativamente as empresas do PSI20 analisadas, que as mesmas consideram a existência de uma relação entre o governo das sociedades e a responsabilidade social, traduzindo-se esta ligação pela responsabilidade social como uma dimensão do governo das sociedades. Analisa-se e confirma-se a existência de um relacionamento entre as qualificações dos membros do conselho de administração e do grau de cumprimento das recomendações da CMVM2 com o valor gasto anualmente em iniciativas de responsabilidade social.
- Portugal perante as nações: António Ferro e a imagem do paísPublication . Ribeiro, Carla
- Manutenção das infraestruturas fixas da Metro do Porto na vertente da construção civilPublication . Martins, Luís Duarte Pereira; Campeão, José Carlos Rodrigues; Barros, José Manuel Ferreira PintoNeste relatório de estágio, procurei redigir tudo aquilo que vivi no decorrer do período do estágio profissional. Assim, inicialmente fiz um enquadramento da entidade que me acolheu, bem como uma breve descrição do contrato no qual estive especificamente inserido. Foi efetuada uma descrição detalhada dos conceitos de manutenção preventiva e correctiva adaptadas ao contrato em questão e de acordo com um plano de manutenção específico dedicado à vertente da construção civil. Neste sentido, foram detalhadas as várias tipologias de infraestruturas fixas a manter, nomeadamente as grandes áreas dos edifícios, obras de arte, túneis ou muros de suporte e contenções, descrevendo os procedimentos de manutenção preventiva e corretiva associados a cada tipologia de infraestrutura. São apresentados vários gráficos demonstrativos das ações de manutenção preventiva e corretiva por infraestrutura tipo, bem como alguns exemplos de intervenções de caracter corretivo efetuadas no decorrer do período do estágio profissional. Por fim, é apresentada uma conclusão daquilo que foi um período de aprendizagem importantíssimo no início da minha vida profissional ligada à área da construção civil.
- A propósito da comparabilidade entre os métodos de determinação dos preços de transferênciaPublication . Campos Amorim, JoséCom a crescente internacionalização da economia e a expansão dos grupos económicos à escala internacional, os Estados foram obrigados a rever os seus sistemas fiscais no sentido de combater o risco de manipulação dos preços de transferência e de reforçar os seus mecanismos de controlo sobre as entidades relacionadas...
- População e Enriquecimento de Ontologias através de Web ScrapingPublication . Barreira, Elisa da Conceição Marques; Maio, Paulo; Silva, NunoO surgir da World Wide Web providenciou aos utilizadores uma série de oportunidades no que diz respeito ao acesso a dados e informação. Este acesso tornou-se um ato banal para qualquer utilizador da Web, tanto pelo utilizador comum como por outros mais experientes, tanto para obter informações básicas, como outras informações mais complexas. Todo este avanço tecnológico permitiu que os utilizadores tivessem acesso a uma vasta quantidade de informação, dispersa pelo globo, não tendo, na maior parte das vezes, a informação qualquer tipo de ligação entre si. A necessidade de se obter informação de interesse relativamente a determinado tema, mas tendo que recorrer a diversas fontes para obter toda a informação que pretende obter e comparar, torna-se um processo moroso para o utilizador. Pretende-se que este processo de recolha de informação de páginas web seja o mais automatizado possível, dando ao utilizador a possibilidade de utilizar algoritmos e ferramentas de análise e processamento automáticas, reduzindo desta forma o tempo e esforço de realização de tarefas sobre páginas web. Este processo é denominado Web Scraping. Neste trabalho é descrita uma arquitetura de sistema de web scraping automático e configurável baseado em tecnologias existentes, nomeadamente no contexto da web semântica. Para tal o trabalho desenvolvido analisa os efeitos da aplicação do Web Scraping percorrendo os seguintes pontos: • Identificação e análise de diversas ferramentas de web scraping; • Identificação do processo desenvolvido pelo ser humano complementar às atuais ferramentas de web scraping; • Design duma arquitetura complementar às ferramentas de web scraping que dê apoio ao processo de web scraping do utilizador; • Desenvolvimento dum protótipo baseado em ferramentas e tecnologias existentes; • Realização de experiências no domínio de aplicação de páginas de super-mercados portugueses; • Analisar resultados obtidos a partir destas.
- Relatório de EstágioPublication . Dias, Carolina Isabel de Abreu; Sá, Susana MarquesEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, com uma turma do 6ºano de escolaridade e com outra do 3ºano de escolaridade da EB1/JI dos Miosótis. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. O percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. Esta articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais. Todo este processo contribuiu para a construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.