ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
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- O role play como atividade potenciadora da produção oralPublication . Caetano, Melissa; Brites, IsabelRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico. O presente Relatório de Estágio resulta de uma investigação realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino do Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O tema desta investigação centra-se nas potencialidades do role play enquanto atividade promotora da produção oral em língua estrangeira. Sabe-se que o desenvolvimento da competência oral é um dos principais focos no ensino atual de uma língua estrangeira, tendo sido essa a minha principal motivação para a aplicação deste estudo. O processo de investigação centrou-se na implementação de variadas atividades de role play de maneira a ser possível a observação dos resultados e sua posterior análise, que será apresentada de forma crítica neste documento. O objetivo deste estudo foi o de verificar se o role play consiste numa atividade promotora da oralidade, refletindo sobre aspetos como a interação e a dramatização. Neste Relatório de Estágio foram ainda incluídos alguns exemplos de práticas implementadas consideradas positivas e relevantes para o processo de ensino/aprendizagem, tal como uma Unidade Didática elaborada de acordo com os documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras. Por fim, serão apresentadas algumas considerações finais sobre este percurso enquanto aluna de mestrado e futura professora, referindo os aspetos relevantes desta experiência e o que espero conseguir alcançar no meu futuro profissional.
- A canção como elemento facilitador no desenvolvimento da competência comunicativa do inglês e do espanholPublication . Pires, Daniel Gonçalves Penetra dos Santos; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês ou espanhol no ensino básico. O presente relatório pretende dar conta da prática letiva levada a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, prática essa orientada com base no desenvolvimento de um ensino motivador para a aprendizagem das línguas estrangeiras e fundamentada na formação teórica que realizei, bem como na análise dos Programas e Orientações Curriculares existentes. Numa perspetiva integrada, assentei a minha prática na abordagem comunicativa e no recurso às canções/músicas, não só pela formação académica que possuo, mas também porque sempre entendi que as canções/músicas, pelas suas características globalizantes e globalizadoras, possuem relações de interligação com todas as áreas do currículo. Pretendi, assim, promover a aprendizagem do inglês e do espanhol a partir das necessidades comunicativas dos alunos, vivenciadas através da canção, no sentido de desenvolver a sua competência comunicativa. Efetivamente, as canções/músicas são um recurso extremamente rico que deve ser aproveitado nas aulas de língua estrangeira, já que se trata de um material autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua, a partir dos quais o professor poderá encaminhar os alunos para a ideia de que se aprende uma língua para comunicar, expressar emoções, sentimentos, afetos, conhecer outras culturas, em suma, para interagir em contextos socioculturais diversificados. Neste sentido, é fulcral que a atividade letiva se apoie nas canções/músicas como um instrumento didático potenciador e facilitador do desenvolvimento da competência comunicativa no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
- “Happy Birthday Party!” – A Metodologia de Projeto aplicada ao Ensino do Inglês na Educação Pré-escolarPublication . Moreira, Marta Daniel Andrade; Orange, EditeO presente trabalho de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino Precoce de Inglês, no intuito de refletir e chegar a conclusões acerca das potencialidades da implementação da Metodologia de Projeto no Ensino de Inglês na Educação Pré-escolar, estabelecendo a comparação com metodologias de ensino tradicionais. Este projeto foi implementado em duas Instituições de Ensino do Préescolar do Concelho de Vila do Conde, dando particular enfoque ao caráter inovador e transformativo da Metodologia de Projeto, à luz das diretrizes da Educação para o século XXI e da Educação Intercultural. Durante a realização deste trabalho, foi fundamental refletir sobre o papel do professor enquanto sujeito interventivo e gerador de mudança bem como do aluno, centro de todo o processo, o qual é norteado por contextos reais de aprendizagem, vivências e pela participação de toda a comunidade escolar.
- A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrerPublication . Rodrigues, Carlos Júlio Lindade; Almeida, Isabel Maria Maia Brites deRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e espanhol no ensino básico. O presente Relatório, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, representa a súmula do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, mais concretamente da Prática Educativa I (1.º ciclo), II e III (3.º ciclo). Com este documento, indicar-se-á o caminho percorrido, destacando momentos chave desta introdução à prática docente, e reflectindo sobre o impacto dos documentos nacionais e internacionais na hora de operacionalizar as devidas regências. Como tema, o relatório explora interferências linguísticas identificadas nas produções escritas de alunos de Espanhol de nível I (7.º ano) e nível III (9.º ano), ou seja em início e fim de ciclo. Com o estudo das produções escritas, ambiciona-se entender se a língua materna dos aprendentes representa um obstáculo efectivo à aquisição da língua espanhola. Desta forma, e desde de um olhar assente na linguística aplicada, destacar-se-á uma temática Importante para o docente de Espanhol (Língua Estrangeira), área que poderá permitir ao docente prever possíveis obstáculos e levar à construção de instrumentos adequados para colmatar dificuldades de aprendizagem e garantir o sucesso.
- O lúdico na aula de língua estrangeira: estratégia de motivação e aprendizagemPublication . Silva, Cristina Adriana Pacheco da; Brites, Isabel; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros; Orange, EditeRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico
- Aprendizagem em contexto: o trabalho de projetoPublication . Castro, Maria Graciosa dos Reis Martins de; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês no ensino básico
- A imagem como elemento para a motivação e escrita criativaPublication . Crista, Ana Carolina Rodrigues; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês no ensino básico
- O uso de materiais audiovisuais no ensino de línguas estrangeiras: pontes para a motivaçãoPublication . Sousa, Joana Raquel Lopes de; Brites, IsabelRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico
- Contributos da motivação na aprendizagem da língua estrangeiraPublication . Lino, Carmen Maria Barbosa de Oliveira Silva; Brites, IsabelRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico
- O plurilinguismo no ensino do léxico e da gramática da língua estrangeiraPublication . Freitas, Odete Lopes; Canha, Manuel Bernardo QueirozO trabalho por mim desenvolvido neste relatório pretende abordar o plurilinguismo no ensino de uma segunda língua e despertar os alunos para a necessidade de comunicar eficazmente e lhes permitir encontrar significado na sua aprendizagem. Pretende mostrar que, através da abordagem plurilingue na sala de aula através do léxico e da gramática comparativa é possível a transmissão de valores culturais e semânticos e de intercompreensão que ajudam o aluno a compreender as relações que as palavras têm com a cultura de qualquer povo. Pretende, ainda, mostrar que o plurilinguismo se apresenta, devido às suas características, como uma ferramenta adequada no ensino do léxico e da gramática, permitindo envolver os alunos na busca de significados e interpretações, ajudando-os a desenvolver não só as suas competências linguísticas como multiculturais. Este trabalho apresenta uma parte teórica, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos subjacentes ao plurilinguismo que suportam as propostas realizadas na segunda parte, de carácter essencialmente prático.
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