ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
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- A abordagem de conteúdos culturais na aprendizagem do léxico em língua estrangeiraPublication . Rocha, Joaquina Maria de Sousa; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório Final de Estágio resulta de uma reflexão realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico. A temática centra-se nas potencialidades da abordagem de conteúdos culturais na aprendizagem de léxico em Língua Estrangeira (LE). Enquanto docente de LE considero que os conteúdos culturais podem ser aliados extraordinariamente profícuos na sala de aula. O objetivo deste Relatório Final é demonstrar essa potencialidade, especificamente no que se refere à aquisição do léxico, particularmente da língua espanhola. Na aprendizagem de uma língua, o contexto no qual a palavra é utilizada pode constituir toda a diferença na compreensão e assimilação da mensagem. Pretende-se então, associar o léxico aos aspetos culturais da língua-alvo, fomentando a motivação, a curiosidade e o interesse que podem conduzir a uma aprendizagem efetiva de conteúdos. Fazendo uso de uma abordagem cultural como um meio para chegar à aprendizagem foram, pois, implementadas nas aulas de Espanhol atividades destinadas a descodificar alguns padrões sociais que podem ser observados em Espanha. Estes padrões refletem comportamentos da comunidade e são o resultado da transmissão de conteúdos e tradição cultural. As atividades foram delineadas no sentido de promover e enriquecer a competência comunicativa. Pretende-se demonstrar que o estudo e aprendizagem de conteúdos culturais podem promover nos alunos um domínio mais abrangente do léxico conduzindo-os a um maior domínio linguístico e simultaneamente à capacidade de ler nas entrelinhas das referências culturais frequentemente existentes no léxico e nas trocas comunicativas mais amplas.
- A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básicoPublication . Simões, Nuno Miguel Valente; Canha, Manuel Bernardo QueirozNuma era global marcada por avanços tecnológicos e pela diversidade cultural e linguística, é necessária uma nova linha de pensamento educativo e didático que conduza à formação de falantes cada vez mais pluriculturais e plurilingues, capazes de compreender, respeitar e interagir com outros povos e culturas. O desenvolvimento de competências comunicativas em, pelo menos, dois idiomas do espaço europeu é uma das medidas promovidas pelas politicas linguísticas europeias, que visam preparar os cidadãos para um diálogo intercultural, que fomente o respeito e a abertura face a essas diferenças, e pela construção de uma identidade intercultural e plurilingue nos próprios cidadãos exercendo, assim, a sua cidadania. Este paradigma tem implicações quer na aula de Língua Estrangeira, como ferramenta que permite ao aluno a ampliar a sua visão do mundo, quer no papel do professor, que nela intervém, enquanto, responsável pela construção social e formativa dos seus aprendentes. Estrutura-se, assim, um modelo educativo que abraça todas as culturas e reportórios linguísticos presentes dentro e fora do âmbito escolar. Neste relatório de estágio, resultante da prática pedagógica centrada no ensino do Inglês e do Espanhol, teci uma reflexão crítica sobre os diferentes cenários pedagógicos construídos durante três semestres académicos, com alunos portugueses do Ensino Básico. O fio condutor de toda a prática desenvolvida centrou-se no paradigma da abordagem intercultural e, com base nessa linha de pensamento, propus-me aferir os contributos que as minhas opções metodológicas tiveram quer no processo de aprendizagem dos meus alunos, quer na sua construção pessoal e social.
- Aprendizagem em contexto: o trabalho de projetoPublication . Castro, Maria Graciosa dos Reis Martins de; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês no ensino básico
- A arte na aprendizagem. O cinema enquanto fator dinamizador do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeiraPublication . Pinto, Pedro Nuno da Silva; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório Final de Estágio resulta de uma reflexão realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês, Francês ou Espanhol no Ensino Básico. A sua temática baseia-se no recurso e na aptidão da arte e do cinema no ensino, enquanto elementos dinamizadores do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeira. Nessa perspetiva, são explorados os conceitos de arte, cinema, plurilinguismo, pensamento crítico e o do perfil do professor de línguas estrangeiras. Através deste relatório reflito sobre as minhas práticas pedagógicas e procuro compreender a evolução do meu pensamento enquanto docente, à luz da temática deste trabalho. O método de investigação usado tem por base um processo de análise reflexiva e documental, assente respetivamente no estudo teórico dos conceitos supra identificados e das planificações das aulas e relatórios de estágio, desenvolvidos ao longo de todo o mestrado. Estruturalmente, este trabalho apresenta, assim, uma primeira parte, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos subjacentes ao tema em estudo, os quais suportam as propostas e conclusões realizadas na segunda parte, de carácter essencialmente prático.
- A canção como elemento facilitador no desenvolvimento da competência comunicativa do inglês e do espanholPublication . Pires, Daniel Gonçalves Penetra dos Santos; Brites, IsabelRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês ou espanhol no ensino básico. O presente relatório pretende dar conta da prática letiva levada a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, prática essa orientada com base no desenvolvimento de um ensino motivador para a aprendizagem das línguas estrangeiras e fundamentada na formação teórica que realizei, bem como na análise dos Programas e Orientações Curriculares existentes. Numa perspetiva integrada, assentei a minha prática na abordagem comunicativa e no recurso às canções/músicas, não só pela formação académica que possuo, mas também porque sempre entendi que as canções/músicas, pelas suas características globalizantes e globalizadoras, possuem relações de interligação com todas as áreas do currículo. Pretendi, assim, promover a aprendizagem do inglês e do espanhol a partir das necessidades comunicativas dos alunos, vivenciadas através da canção, no sentido de desenvolver a sua competência comunicativa. Efetivamente, as canções/músicas são um recurso extremamente rico que deve ser aproveitado nas aulas de língua estrangeira, já que se trata de um material autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua, a partir dos quais o professor poderá encaminhar os alunos para a ideia de que se aprende uma língua para comunicar, expressar emoções, sentimentos, afetos, conhecer outras culturas, em suma, para interagir em contextos socioculturais diversificados. Neste sentido, é fulcral que a atividade letiva se apoie nas canções/músicas como um instrumento didático potenciador e facilitador do desenvolvimento da competência comunicativa no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
- Contributos da motivação na aprendizagem da língua estrangeiraPublication . Lino, Carmen Maria Barbosa de Oliveira Silva; Brites, IsabelRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico
- A cultura e o estereótipo na aula de Língua EstrangeiraPublication . Gonçalves, António Jorge Silvestre; Canha, Manuel Bernardo QueirozO mundo, tal como o percecionamos, está construído sobre ideias preconcebidas fundamentadas em experiências, opiniões e visões de factos, situações e acontecimentos. Este imaginário social, coletivo ou individual, direciona o nosso pensamento para a conotação ou denotação de culturas e/ou hábitos culturais. Em culturas tão próximas como as latinas, o imaginário social até pode ser bastante similar principalmente nas zonas raianas. Muitos dos estereótipos são inspirados em histórias tradicionais orais ou escritas e, apesar de permanecerem de forma oculta podem, de uma forma ou outra, manifestar-se hoje em dia. Desta forma, decidiu-se validar a preponderância do estereótipo oculto no texto na sua repercussão no aluno, com um grupo de vinte e seis alunos do sétimo ano de uma escola privada do concelho da Maia. Este desafio de trabalhar o estereótipo cultural na aula de língua estrangeira implica um papel ativo do professor no desenvolvimento da competência sociocultural e na desconstrução de ideias enraizadas pelos vários agentes da sociedade. Neste sentido, o presente relatório coordena os princípios da profissionalidade docente com a Educação em línguas e a Prática Educativa.
- Estratégias dedutivas e indutivas para o ensino da gramática nas Línguas EstrangeirasPublication . Moura, Fernanda Maria dos Santos; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório de Estágio é o resultado da Prática Educativa realizada durante o Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O objetivo do mesmo é fazer uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido durante o estágio, no sentido de desenvolver nos alunos a sua competência gramatical. O estudo da gramática sempre desempenhou um papel importante no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e apesar de, ao longo dos anos, com o surgimento de novas teorias da didática, a gramática ter deixado de ser o foco do ensino de línguas, esta nunca deixou de estar na base das práticas dos professores. Mesmo com o enfase dado à competência comunicativa, a gramática continua a ter um grande peso no ensino de línguas estrangeiras. Deste modo, irei refletir sobre o ensino da gramática na aula de Língua Estrangeira e tentar perceber de que forma esta pode ser trabalhada, bem como perceber de que forma eu me posiciono, enquanto professora de línguas estrangeiras. Por outras palavras, farei uma análise da minha prática educativa para perceber quais as teorias que orientaram o meu pensamento e a que abordagens recorri com mais frequência, quando trabalhei questões gramaticais, e ao mesmo tempo, perceber qual o peso da gramática nas minhas opções pedagógicas. Por fim, este relatório pretende ainda dar a conhecer estratégias indutivas e dedutivas utilizadas no meu estágio que poderão ser utilizadas para promover e potenciar o ensino da gramática numa aula de língua estrangeira.
- A exploração didática da canção na aula de língua estrangeiraPublication . Cunha, Marina Alexandra Moreira da; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente relatório assente na prática de ensino supervisionada levada a cabo no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês/Espanhol no Ensino Básico pretende reconhecer em que medida “A Exploração didática da Canção na aula de Língua Estrangeira”, pode contribuir para a aprendizagem da língua e da cultura na aula de Língua Estrangeira (LE), prática essa assente no desenvolvimento de um ensino motivador, na fundamentação teórica que realizei e na análise dos Programas e Orientações Curriculares de Inglês e Espanhol para o Ensino Básico emanados pelo Ministério da Educação e da Ciência e do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, os objetivos deste relatório são analisar a pertinência da exploração didática da canção subordinada e adaptada aos mais variados temas na aula de LE, promovendo o desenvolvimento dos domínios de referência estabelecidos nas metas curriculares (Compreensão Oral, Leitura, Interação Oral, Produção Oral, Escrita, Domínio Sociocultural e Gramática) simultaneamente. Sendo as canções um material autêntico e flexível, onde se trabalham exemplos reais da língua, ainda mais, se partirmos de uma perspetiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura, pode ser um enorme potencial didático. Assim, aprender uma língua recorrendo à canção como ferramenta didática no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, quer seja para comunicar, quer seja para expressar emoções ou sentimentos ou mesmo para atuar em diferentes contextos socioculturais, promove aprendizagens motivadoras e enriquecedoras.
- As expressões idiomáticas e o seu contributo motivacional no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Rocha, Tânia Isabel Amorim; Canha, Manuel Bernardo QueirozO processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira engloba uma panóplia de competências diversificadas que exigem predisposição dos alunos para as desenvolver. Para o êxito deste percurso, importa não privar os alunos de uma das competências, quiçá, mais importantes relacionadas com a aprendizagem de uma língua estrangeira. Refiro-me concretamente à competência idiomática. Assim, torna-se percetível a necessidade de inserir atividades em contexto de sala de aula que sensibilizem os alunos em relação ao enorme valor cultural que está inerente à aprendizagem de expressões idiomáticas. Logo, o professor desempenha um papel significativo, já que contribui para a construção de conhecimento e detém a liberdade de introduzir nas suas aulas as estratégias adequadas para que o ensino de idiomatismos da língua seja motivante. O objetivo em foco é que os aprendentes se envolvam neste processo, se motivem e insiram os novos conhecimentos de modo voluntário e espontâneo aquando da elaboração de trabalhos orais ou escritos. Contudo, tal só será possível se o próprio docente estiver consciente da carga enriquecedora das expressões idiomáticas, quer a nível lexical como cultural. Cabe neste relatório final de estágio a descrição de determinadas práticas e estratégias pedagógicas experimentadas em contexto de sala de aula com o intuito de perceber se as expressões idiomáticas correspondem ou não a um elemento motivador na aprendizagem de línguas estrangeiras. Por fim, serão apresentadas considerações finais relativamente ao meu percurso enquanto mestranda, referindo aspetos significativos desta experiência, bem como as perspetivas pessoais enquanto futura docente.
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