Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.43 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês ou espanhol no ensino básico.
O presente relatório pretende dar conta da prática letiva levada a cabo no
âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de
Espanhol no Ensino Básico, prática essa orientada com base no desenvolvimento de
um ensino motivador para a aprendizagem das línguas estrangeiras e fundamentada
na formação teórica que realizei, bem como na análise dos Programas e Orientações
Curriculares existentes.
Numa perspetiva integrada, assentei a minha prática na abordagem
comunicativa e no recurso às canções/músicas, não só pela formação académica que
possuo, mas também porque sempre entendi que as canções/músicas, pelas suas
características globalizantes e globalizadoras, possuem relações de interligação com
todas as áreas do currículo. Pretendi, assim, promover a aprendizagem do inglês e do
espanhol a partir das necessidades comunicativas dos alunos, vivenciadas através da
canção, no sentido de desenvolver a sua competência comunicativa.
Efetivamente, as canções/músicas são um recurso extremamente rico que deve
ser aproveitado nas aulas de língua estrangeira, já que se trata de um material
autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua, a partir dos quais o
professor poderá encaminhar os alunos para a ideia de que se aprende uma língua
para comunicar, expressar emoções, sentimentos, afetos, conhecer outras culturas,
em suma, para interagir em contextos socioculturais diversificados. Neste sentido, é
fulcral que a atividade letiva se apoie nas canções/músicas como um instrumento
didático potenciador e facilitador do desenvolvimento da competência comunicativa
no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
Description
Keywords
Abordagem comunicativa Canção Música Competência comunicativa Língua Estrangeira Ensino do inglês Ensino do espanhol
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação