| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 9.43 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês ou espanhol no ensino básico.
O presente relatório pretende dar conta da prática letiva levada a cabo no
âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de
Espanhol no Ensino Básico, prática essa orientada com base no desenvolvimento de
um ensino motivador para a aprendizagem das línguas estrangeiras e fundamentada
na formação teórica que realizei, bem como na análise dos Programas e Orientações
Curriculares existentes.
Numa perspetiva integrada, assentei a minha prática na abordagem
comunicativa e no recurso às canções/músicas, não só pela formação académica que
possuo, mas também porque sempre entendi que as canções/músicas, pelas suas
características globalizantes e globalizadoras, possuem relações de interligação com
todas as áreas do currículo. Pretendi, assim, promover a aprendizagem do inglês e do
espanhol a partir das necessidades comunicativas dos alunos, vivenciadas através da
canção, no sentido de desenvolver a sua competência comunicativa.
Efetivamente, as canções/músicas são um recurso extremamente rico que deve
ser aproveitado nas aulas de língua estrangeira, já que se trata de um material
autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua, a partir dos quais o
professor poderá encaminhar os alunos para a ideia de que se aprende uma língua
para comunicar, expressar emoções, sentimentos, afetos, conhecer outras culturas,
em suma, para interagir em contextos socioculturais diversificados. Neste sentido, é
fulcral que a atividade letiva se apoie nas canções/músicas como um instrumento
didático potenciador e facilitador do desenvolvimento da competência comunicativa
no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
Description
Keywords
Abordagem comunicativa Canção Música Competência comunicativa Língua Estrangeira Ensino do inglês Ensino do espanhol
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
