Publication
A canção como elemento facilitador no desenvolvimento da competência comunicativa do inglês e do espanhol
dc.contributor.advisor | Brites, Isabel | por |
dc.contributor.author | Pires, Daniel Gonçalves Penetra dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2013-11-15T15:11:40Z | |
dc.date.available | 2013-11-15T15:11:40Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês ou espanhol no ensino básico. O presente relatório pretende dar conta da prática letiva levada a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, prática essa orientada com base no desenvolvimento de um ensino motivador para a aprendizagem das línguas estrangeiras e fundamentada na formação teórica que realizei, bem como na análise dos Programas e Orientações Curriculares existentes. Numa perspetiva integrada, assentei a minha prática na abordagem comunicativa e no recurso às canções/músicas, não só pela formação académica que possuo, mas também porque sempre entendi que as canções/músicas, pelas suas características globalizantes e globalizadoras, possuem relações de interligação com todas as áreas do currículo. Pretendi, assim, promover a aprendizagem do inglês e do espanhol a partir das necessidades comunicativas dos alunos, vivenciadas através da canção, no sentido de desenvolver a sua competência comunicativa. Efetivamente, as canções/músicas são um recurso extremamente rico que deve ser aproveitado nas aulas de língua estrangeira, já que se trata de um material autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua, a partir dos quais o professor poderá encaminhar os alunos para a ideia de que se aprende uma língua para comunicar, expressar emoções, sentimentos, afetos, conhecer outras culturas, em suma, para interagir em contextos socioculturais diversificados. Neste sentido, é fulcral que a atividade letiva se apoie nas canções/músicas como um instrumento didático potenciador e facilitador do desenvolvimento da competência comunicativa no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. | por |
dc.identifier.tid | 202454738 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/2860 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | por |
dc.subject | Abordagem comunicativa | por |
dc.subject | Canção | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Competência comunicativa | por |
dc.subject | Língua Estrangeira | por |
dc.subject | Ensino do inglês | por |
dc.subject | Ensino do espanhol | por |
dc.title | A canção como elemento facilitador no desenvolvimento da competência comunicativa do inglês e do espanhol | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico |