Repository logo
 
Publication

A canção como elemento facilitador no desenvolvimento da competência comunicativa do inglês e do espanhol

dc.contributor.advisorBrites, Isabelpor
dc.contributor.authorPires, Daniel Gonçalves Penetra dos Santos
dc.date.accessioned2013-11-15T15:11:40Z
dc.date.available2013-11-15T15:11:40Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e francês ou espanhol no ensino básico. O presente relatório pretende dar conta da prática letiva levada a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, prática essa orientada com base no desenvolvimento de um ensino motivador para a aprendizagem das línguas estrangeiras e fundamentada na formação teórica que realizei, bem como na análise dos Programas e Orientações Curriculares existentes. Numa perspetiva integrada, assentei a minha prática na abordagem comunicativa e no recurso às canções/músicas, não só pela formação académica que possuo, mas também porque sempre entendi que as canções/músicas, pelas suas características globalizantes e globalizadoras, possuem relações de interligação com todas as áreas do currículo. Pretendi, assim, promover a aprendizagem do inglês e do espanhol a partir das necessidades comunicativas dos alunos, vivenciadas através da canção, no sentido de desenvolver a sua competência comunicativa. Efetivamente, as canções/músicas são um recurso extremamente rico que deve ser aproveitado nas aulas de língua estrangeira, já que se trata de um material autêntico e flexível onde se trabalham exemplos reais da língua, a partir dos quais o professor poderá encaminhar os alunos para a ideia de que se aprende uma língua para comunicar, expressar emoções, sentimentos, afetos, conhecer outras culturas, em suma, para interagir em contextos socioculturais diversificados. Neste sentido, é fulcral que a atividade letiva se apoie nas canções/músicas como um instrumento didático potenciador e facilitador do desenvolvimento da competência comunicativa no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.por
dc.identifier.tid202454738
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/2860
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopor
dc.subjectAbordagem comunicativapor
dc.subjectCançãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCompetência comunicativapor
dc.subjectLíngua Estrangeirapor
dc.subjectEnsino do inglêspor
dc.subjectEnsino do espanholpor
dc.titleA canção como elemento facilitador no desenvolvimento da competência comunicativa do inglês e do espanholpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_DanielPires_2013.pdf
Size:
9.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: