Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância do uso das canções no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_CristinaCosta_2017.pdf5.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Pretende-se com este trabalho investigar a potencialidade didática do uso das canções nas aulas de Língua Estrangeira, no que concerne à compreensão e produção oral/escrita, léxico e gramática; o seu papel enquanto estratégia de motivação, interesse e participação. Pretende-se também demonstrar a importância que o uso das canções teve na minha prática docente em contexto de estágio pedagógico. Este estudo encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira, uma breve introdução sobre a importância do estágio para a formação de professores de uma língua estrangeira, e uma revisão teórica onde são referenciadas algumas vantagens do uso das canções em contexto sala de aula. A segunda parte é dedicada à descrição do espaço educativo onde decorreu o estágio, à metodologia utilizada e ao tratamento de dados recolhidos. Para a recolha de dados foi utilizada uma grelha de observação centrada em três focos essenciais: potencialidades didáticas do uso da música/canção nas aulas de LE, a participação, a motivação e o interesse dos alunos na adoção desta prática pedagógica. Através das observações feitas verificou-se que, apesar de ser uma grande potenciadora para desenvolver a compreensão e produção oral fornecendo aos alunos mais momentos de interação, ficou aquém do esperado em relação aos domínios da produção escrita, devendo também ser pensada para desenvolver estas aprendizagens.
This work intends to investigate the didactic potential using songs in classes of Foreign Language, in what concerns the comprehension and oral/ written production, lexicon and grammar; its role as a strategy of motivation, interest and participation. It is also intended to demonstrate the importance that the use of songs had in my teaching practice in the context of pedagogic training. This study is divided into two parts, the first one being a brief introduction of the importance that internship has for training teachers of a foreign language, and a theoretical review where some advantages of using songs in the classroom context are referenced. The second part is dedicated to the description of the educational space where the internship took place, the methodology used and the treatment of data collected. For data collection, an observation grid centred on three essential focuses was used: didactic potentialities of music / song use in LE classes, participation, motivation and students' interest in adopting this pedagogical practice. Through the observations made it was verified that, although it is a great enhancer to develop the comprehension and oral production providing the students more moments of interaction, it wasn’t the expected with written production, lexicon and grammar so, in the future, this should be something to reflect and to develop in this learning area.

Description

Keywords

Ensino de línguas Canções Competências de aprendizagem Language teaching Songs Learning skills

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License