ESS - DM - Gestão de Organizações - Gestão de Unidades de Saúde
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Recent Submissions
- Projeto de implementação modelo de avaliação de desempenho numa clínica privada no setor da saúdePublication . Duarte, Tiago Filipe dos Santos; Curado, HenriqueO presente trabalho descreve um projeto de implementação de um modelo de avaliação de desempenho numa clínica privada no setor da saúde. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a avaliação de desempenho dos colaboradores da empresa em estudo. O modelo de avaliação de desempenho criado assenta num modelo baseado em competências específicas à função do colaborador e generalistas, avaliadas de igual forma a todos os envolvidos. Nesse âmbito, o projeto utiliza uma metodologia qualitativa e adota ferramentas fulcrais para a concretização do mesmo. O trabalho de projeto apresenta, na primeira parte, a empresa em estudo, especializada na prestação de cuidados de saúde e na gestão clínica de sinistros com danos corporais. Em seguida, o autor descreve a metodologia utilizada o projeto, a revisão da literatura sobre avaliação de desempenho em saúde e a criação de um instrumento de avaliação de desempenho específico para a empresa em questão. A segunda parte apresenta as componentes da implementação do projeto, incluindo o objetivo de estudo e as ferramentas criadas. A última parte do trabalho descreve a análise e discussão do sistema implementado, desde a caracterização da empresa até às fases do processo de avaliação. O autor também discute as limitações encontradas ao longo da elaboração e implementação do projeto e realça melhorias significativas a implementar.
- Satisfação de um doente num serviço de Medicina NuclearPublication . Moreira, Selma Rivca Almeida Sequeira; Pimenta, Rui Assunção Esteves; Ferreira, Pedro LopesA satisfação do doente é um conceito multidimensional que pretende avaliar em que grau os cuidados de saúde correspondem às expectativas do doente. Assim, conhecer o nível de satisfação do doente num serviço de Medicina Nuclear promove alterações estratégicas ao nível da gestão, com vista na melhoria contínua. Identificar os determinantes da satisfação do doente no Serviço de Medicina Nuclear do IPO Porto; avaliar a satisfação nas suas diferentes dimensões; comparar a satisfação do doente de acordo com as características sociodemográficas, experiência prévia no serviço e tipo de exame realizado; realizar uma Análise de Importância-Desempenho (IPA). Realizou-se um estudo observacional, transversal, analítico, por Questionário Autoaplicado – Questionário SatUtil - MCDTAd v5, de 2018/2019, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, para avaliar a satisfação. Analisou-se a Fiabilidade do Instrumento e verificou-se a estrutura fatorial do mesmo. Recorreu-se à estatística descritiva para caracterizar a amostra e à análise inferencial para relacionar a satisfação do doente com as características sociodemográficas, experiência prévia e tipologia de exame. Utilizou-se um nível de significância de 0,05 (α=0,05) em toda a análise inferencial. Participaram 362 doentes adultos, 293 mulheres e 69 homens, com idade média ± desvio padrão (DP) de 55,6 ± 11,3 anos. As médias ± DP de satisfação com a “Admissão e Receção”, com o “Profissional de Saúde”, com as Condições Físicas” e com a “Satisfação Global” foram de 4,21 ± 0,704, 4,45 ± 0,617, 3,70 ± 0,753 e 4,68 ± 0,412, respetivamente. Não se verificou evidência estatística de influência do sexo ou da classe etária na satisfação. Verificou-se evidência estatística para afirmar que a satisfação com a “Admissão e Receção” é diferente, consoante o grau de ensino e a experiência prévia, mostrando-se mais satisfeitos os doentes com ensino médio ou superior (p<0,001) e os que frequentam o Serviço pela 1ª vez (p=0,011). Verificou-se também evidência estatística para afirmar que os doentes que realizam PET/CT estão mais satisfeitos com as “Condições Físicas” (p=0,002). O estudo realizado permitiu perceber o nível de satisfação dos doentes, sendo fundamental que as instituições de saúde se preocupem com este conceito, a fim de garantir uma experiência positiva e de melhorar a qualidade dos cuidados prestados.
- Impacte económico do processo de switch para biossimilares de anticorpos monoclonais num hospital especializado de PortugalPublication . Machado, Sara Cristina Baptista; Pimenta, Rui; Cruz, AgostinhoOs medicamentos biossimilares (SBMs) são utilizados na Europa há mais de 15 anos e mostram resultados positivos, incluindo a redução de custos e aumento do acesso a medicamentos biológicos. Este estudo pretendeu identificar as medidas e instrumentos adotados em países da Europa relativas ao aumento da quota de SBMs e analisar o impacte económico da evolução do processo de switch para SBMs de anticorpos monoclonais (mAbs) num hospital especializado. Para tal, foi dividido em duas partes: uma revisão sistemática da literatura e uma análise económica. A revisão sistemática foi efetuada de acordo com as recomendações PRISMA. O estudo observacional, longitudinal e descritivo, foi desenvolvido a partir de dados secundários relativos aos mAbs utilizados em oncologia. As medidas e instrumentos adotados pelos países europeus para aumento da quota de SBMs variam amplamente. Para os três SBMs analisados, houve um aumento gradual da quota ao longo dos anos no hospital em análise. Em 2022, os SBMs de rituximab apresentaram uma quota próximo dos 100%. Contudo, as quotas para os SBMs de trastuzumab e bevacizumab foram inferiores às do biológico de referência, indicando uma potencial poupança anual de 4 milhões de euros. Embora os SBMs tenham um papel fundamental para garantir uma gestão mais eficiente do sistema de saúde, são necessárias mais medidas políticas para incrementar a sua utilização em oncologia.
- Patient blood management: instrumento de gestão em cirurgia cardíaca - realidade de um centro cirúrgico do nortePublication . Jorge, Sandrine Isabel de Jesus; Condeço, Jorge Manuel; Baeta, Ana CristinaA anemia e a transfusão de concentrado de Eritrócitos alogénico em contexto cirúrgico estão associadas a riscos acrescidos e piores outcomes para os doentes. Os programas de Patient Blood Management (PBM), desenvolvidos como solução, englobam práticas que visam a preservação do sangue do próprio doente e já demonstraram resultados positivos a nível internacional, tanto em termos de outcomes clínicos para os doentes como em termos de benefícios financeiros. Avaliar a implementação do PBM, nomeadamente na prática transfusional e nos outcomes clínicos alcançados, comparando o Pré-PBM e o Pós-PBM. Foram analisados e comparados os registos de 344 doentes cirúrgicos eletivos, 176 no Pré-PBM (2018) e 168 no Pós-PBM (2022), selecionados de forma aleatória e sistemática. Os doentes apresentaram dados demográficos, clínicos, cirúrgicos e fatores de risco sem diferenças estatisticamente significativas, entre as 2 coortes, à exceção da variável ASA (Ƿ˂0,001). Não se observaram diferenças estatisticamente significativas nas taxas transfusionais e nos outcomes clínicos. Os doentes não referenciados para otimização pré-operatória tiveram um internamento, em dias, (média±DP) de 8±9,95, os referenciados, mas não otimizados de 7,49±7,61 e os otimizados de 6,38±1,77. Os resultados obtidos, ainda que positivos, não almejaram a magnitude dos previstos e descritos na literatura. Considerando que os programas PBM já demonstraram resultados positivos a nível internacional, tanto em termos de outcomes clínicos para os doentes como em termos de benefícios financeiros, e que esses não foram aqui evidenciados, sugere-se a realização de um novo estudo, com uma amostra maior e numa coorte diferente de modo a eliminar o impacto do agravamento do estado clínico dos doentes reportado.
- Segurança do doente: Avaliação do risco em cuidados domiciliários utilizando HFMEAPublication . Santos, Paula Cristina Moreira Machado; Baylina, PilarAtualmente as organizações deparam-se com desafios que comprometem a sua sobrevivência, o sector da saúde não é exceção, exigindo que estas prestem um serviço de qualidade, garantindo tanto a eficácia como a eficiência. A segurança do doente é uma prioridade, as organizações de saúde devem preocupar-se com a implementação de metodologias que apoiem na gestão do risco, como é o caso da HFMEA. Esta ferramenta tem um elevado potencial de adesão, com uma abordagem proativa, prospetiva e contínua que conduz à melhoria. Traduzir e adaptar culturalmente o instrumento HFMEA; Aplicação da HFMEA num processo no contexto domiciliar. A tradução adaptação cultural foi baseada na proposta de Beaton e seguiu as recomendações do ITC e da OMS. Para a aplicação da HFMEA, foi aplicada a metodologia de estudo de caso recorrendo a grupos focais. O planeamento dos cuidados e o a confidencialidade de informação desempenham um papel prioritário na determinação de ações para diminuir ou minimizar os riscos identificados. A aplicação da HFMEA permitiu identificar lacunas no processo de cuidados ao fim de semana nos domicílios que exigem melhorias urgentes e contribuiu para propor ações de melhoria adequadas através da consciencialização da equipa e da gestão.
- Desenvolvimento de um sistema mHealth para a autogestão do doente com insuficiência cardíaca: VIVERcomIC - VcICPublication . Silva, Patrícia Marlene Carneiro da; Ribeiro, Jorge Manuel Condeço; Gomes, Paulo VelosoA insuficiência cardíaca é uma síndrome com elevada incidência e prevalência associada a elevados custos para a saúde e com grande impacto na qualidade de vida dos doentes. Os sistemas de mHealth são uma ferramenta promissora nas doenças crónicas, com resultados na redução da taxa de internamento, na mortalidade assim como na melhoria da qualidade de vida e do autocuidado. Levantamento dos requisitos para o desenvolvimento de um sistema mHealth para apoio á autogestão com insuficiência cardíaca. Estudo qualitativo. Inicialmente procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura, posteriormente foram realizados focus groups e entrevistas com os diferentes stakholders de forma a identificar os requisitos funcionais e não funcionais para o desenvolvimento da aplicação VIVERcomIC. Os requisitos funcionais identificados centram-se em cinco vertentes: monitorização de sinais e sintomas, feedbacks e alertas, tratamento farmacológico, canais de comunicação e tutoriais educativos. Os sistemas de mHealth são uma ferramenta promissora na prestação de cuidados a doentes com insuficiência cardíaca, mostrando eficácia na melhoria do autocuidado, da qualidade de vida e na redução dos custos em saúde, com a redução dos internamentos. Os desenvolvimentos destas aplicações devem ser adaptados aos contextos da prestação de cuidados, e ter em conta as expectativas dos diferentes stakeholders.
- Avaliação da literacia em saúde de indivíduos com perda auditivaPublication . Oliveira, Natália Margarida dos Santos; Tomé, David; Carmo, Paulo Cardoso doA perda auditiva caracteriza-se por ser uma doença incapacitante que pode gerar importantes alterações sociais e económicas com um maior gasto e utilização dos serviços de saúde. A baixa literacia em saúde pode diminuir a qualidade dos cuidados de saúde por ser considerada uma barreira à compreensão dos diagnósticos ou dos tratamentos por parte dos utentes. A presente investigação tem como objetivo avaliar a literacia em saúde dos indivíduos com perda auditiva e relacioná-la com as variáveis sociodemográficas e clínicas. Foi obtida uma amostra de 133 indivíduos à qual se aplicou um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e o Health Literacy Survey em Português (HLS-EU-PT). Trata-se de um estudo quantitativo, observacional analítico e transversal. A maior parte dos participantes é do sexo feminino (54,9%), com uma média de idade de 61,1 ± 13,9 anos, 72,9% estão casados, 80,5% frequentaram o ensino básico e 62,4% não se encontram ativos profissionalmente. Na sua maioria, os indivíduos apresentam perda auditiva neurossensorial de grau moderado em que apenas 30,1% estão reabilitados auditivamente. A perda tonal média do pior ouvido foi de 55,42 ± 19,47 dB. Verificou-se que há diferenças estatisticamente significativas para afirmar que a literacia em saúde dos indivíduos com perda auditiva é menor que a média da população portuguesa em todas as dimensões (p<0,001), com 86% da amostra a apresentar literacia em saúde limitada. Verificou-se uma correlação negativa entre a nível de literacia em saúde e a idade (r=-0,319) e com o valor da perda tonal média do pior ouvido (r=-0,201; p=0,020) e uma correlação positiva com os anos de escolaridade (r=0,30, p<0,001). Os participantes ativos profissionalmente (p=0,045, d Cohen=0,338) e os que usam dispositivos para ouvir melhor (p<0,001) apresentam valores de literacia em saúde superiores. Este estudo permitiu avaliar o nível de literacia em saúde desta população, relacioná-lo com as diferentes variáveis e refletir sobre a necessidade de melhorar o acesso aos cuidados de saúde auditiva.
- Otimização do serviço de Neurofisiologia: um contributo para a melhoria da gestãoPublication . Cunha, Joana Filipa Carvalho; Morais, CarmindaA missão do Grupo HPA Saúde é atuar com qualidade, eficiência e sustentabilidade na prestação de cuidados de saúde diferenciados transmitindo aos utentes a confiança e a confidencialidade no serviço prestado, privilegiando o seu bem-estar físico, psíquico e social. O serviço de Neurofisiologia do HPA, com vista a contribuir para a operacionalização dos pressupostos estratégicos enunciados, parte da assunção da sua capacidade de desenvolvimento e de melhoria da qualidade no serviço prestado e procura maximizar a sua resposta com vista às necessidades dos utentes que procuram o HPA, nesta área. O presente trabalho de projeto de cariz académico, subordinado ao tema “Otimização do Serviço de Neurofisiologia: um contributo para a melhoria da gestão”, visa simultaneamente contribuir para a melhoria da organização e funcionamento do serviço de Neurofisiologia. Para o efeito, e de acordo com literatura, seguiu-se o referencial de investigação-ação proposto por Vilelas, 2022, com proximidade a metodologia seguida a nível do planeamento em saúde a fim de ser aplicado num futuro breve, com perspetiva de evolução do serviço em análise. Esta permite uma exploração reflexiva por parte do investigador da sua prática, maximizando os ganhos em saúde com base na planificação criteriosa das suas práticas e na gestão/resolução de problemas prioritários. De acordo com o levantamento de necessidades do serviço, realizado através de uma lógica participativa, com o contributo do Diretor de Enfermagem, órgão de gestão, e técnicos administrativos, definiu-se os três domínios prioritários de serem otimizados: Código de Nomenclatura de Valores Relativos de Atos Médicos (CNVRAM), Agendamento do Exame e Gestão do Serviço. Parte da CNVRAM já está efetuada, pelo que a sua continuidade e das demais ações reúnem condições para serem implementadas a partir de setembro.
- Cancelamento de cirurgias eletivas convencionais no próprio dia num hospital do grande PortoPublication . Pinto, Débora Miriam Oliveira; Monteiro, João LogarinhoO cancelamento de cirurgias eletivas representa um dos principais problemas das organizações de saúde em todo o mundo. Quando uma cirurgia é cancelada a eficiência é posta em risco. Destes cancelamentos, os que ocorrem no próprio dia da cirurgia revestem-se de especial importância. Identificação dos motivos de cancelamento de cirurgias eletivas convencionais no próprio dia, com a finalidade de plantar estratégias preventivas para os potencialmente evitáveis. Adicionalmente, pretendem-se calcular as taxas anuais de cancelamento de cirurgias eletivas convencionais no próprio dia, globais e por especialidade, e as perdas de receita associadas a estes cancelamentos. A população em estudo serão todos os episódios de cancelamento de cirurgias eletivas convencionais no próprio dia, nos anos de 2019, 2021 e 2022, da UAG de Cirurgia do CHUSJ. Serão utilizados métodos estatísticos descritivos para a análise dos dados. Os resultados obtidos revelam taxas de cancelamento de cirurgias eletivas convencionais no próprio dia de 16,80%, 11,80% e 13,70%, nos anos de 2019,2021 e 2022, respetivamente. As especialidades que apresentaram ao longo dos três anos taxas de cancelamento consistentemente entre as mais elevadas foram a Cirurgia Vascular, a Estomatologia e a Neurocirurgia. Foi estimada uma receita total perdida nos três anos de 40.471.146,57€. Da classificação dos motivos mais frequentes resultaram apenas três potencialmente estáveis: “Atraso da operação anterior”, “Reagendamento por necessidades clínicas urgentes” e “Erro administrativo”. A implementação de intervenções direcionadas para a resolução de alguns destes cancelamentos é fundamental para a obtenção de níveis elevados de qualidade e eficiência. De acordo com os resultados obtidos, foi possível delinear algumas recomendações/sugestões em diferentes áreas, idealizadas com vista a contribuir para um plano de ação a conceber e implementar.
- Avaliação da satisfação dos clientes com o atendimento numa farmácia comunitáriaPublication . Martins, Ana Isabel Faria; Condeço, Jorge; Pimenta, RuiA Farmácia é muitas vezes o primeiro local que os utentes procuram para um aconselhamento ou esclarecimento, uma vez que é um local de fácil e rápido acesso a um profissional de saúde. A satisfação com os serviços prestados tem influência na qualidade de vida dos doentes, mas também tem impacto na sobrevivência económica da farmácia. Este estudo teve como principal objetivo avaliar a satisfação dos clientes com o atendimento prestado numa farmácia, e ainda analisar se as características sociodemográficas, como a idade, o sexo e as habilitações literárias, bem como avista à farmácia e o nível de recomendação influenciam de forma positiva a satisfação. A amostra foi composta por 212 inquiridos. A recolha de dados foi realizada no período de junho a setembro de 2023, utilizando o instrumento “Pharmacy Service Questionnaire”, traduzido e validado para a língua portuguesa. O Net Promoter Score foi empregue para avaliar o nível de recomendação a um familiar ou amigo. Os clientes apresentaram uma média de 3,88±0,87 para a satisfação geral, de 3,74±0,94 para o acompanhamento terapêutico e de 4,00±0,86 com o atendimento. O NPS® demonstrou um valor positivo de 42,94. A idade (p=0,031) e a frequência de visita (p˂0,001) mostraram ter influência na satisfação com o atendimento. O nível de recomendação da farmácia e a satisfação com o atendimento estão correlacionados (p˂0,001). No entanto, não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre a satisfação e o sexo (p=0,134), e o mesmo acontece com as habilitações literárias (p=0,504). É possível concluir que os utentes estão satisfeitos com o atendimento prestado e demonstraram ser leais à farmácia. Utentes mais velhos com maior frequência, demonstraram estar mais satisfeitos com o atendimento. Os utentes que visitam a farmácia mais do que 1 vez por semana apresentaram valores de satisfação superiores aos que visitam com menos frequência. E ainda, utentes com níveis de superior demonstraram valores de recomendação do serviço mais altos.