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Abstract(s)
A alteração inerente ao facto de um indivíduo se tornar cuidador informal da população pediátrica, colocam-no em risco e leva a situações de sobrecarga e perda de qualidade de vida condicionadas pelo seu nível de literacia em saúde. A intervenção “Cuide+ de Si” foi implementada nos cuidadores informais de crianças que estão internadas no Centro de Reabilitação do Norte na Unidade de Reabilitação Pediátrica de forma a analisar o seu impacto em 3 dimensões – qualidade de vida, sobrecarga e literacia. Este programa consistiu num plano realizado em grupo com intervenções variadas – movimento, hidroterapia, caminhada e relaxamento - cujas avaliações foram realizadas em 3 momentos através das escalas Short Form Health Survey, Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit e da European Health Literacy Survey. Os resultados obtidos demonstram que houve diminuição estatisticamente significativa ao longo dos momentos de avaliação nos três domínios (medida de sumário física [F(2;52)= 588,860; p<0.05] e medida de sumário mental [F(1,330;34,577)= 36,760; p<0.05]; ESC-Zarit - [F(2;56)= 65,046; p<0.05]; HLS-EU-Q16 - [F(2;56)= 75,549; p<0.05]); houve uma correlação negativa entre os níveis de sobrecarga e os níveis de literacia (𝑟= -0,464, p=0,011), entre o domínio mental e a sobrecarga (𝑟 = -0,452, p=0,018) e entre a literacia e o domínio mental (𝑟 = -0,417, p=0,031) Verificou-se que o plano de intervenção estruturado, dinâmico e em grupo apresentou efetividade nomeadamente na diminuição da sobrecarga, aumento da qualidade de vida e de literacia em saúde.
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Keywords
Cuidadores informais Qualidade de vida Sobrecarga Literacia em saúde Atividade física
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