ESHT - DM - Gestão do Turismo
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- Acolhimento digital dos turistas nos destinos turísticosPublication . Martins, Telma Proença; Liberato, Dália; Liberato, PedroA digitalização é considerada um dos fenómenos mais marcantes do século XXI, sendo designada como a terceira revolução industrial, ou ainda Revolução Digital. A popularização da internet e dos aparelhos eletrónicos modificou completamente a sociedade nestas últimas duas décadas. A vertente de turismo derivada desta revolução, denomina-se de turismo digital, e está diretamente associada às ferramentas digitais e à forma como estas apoiam as diversas atividades do setor. A presente dissertação pretende compreender qual tem sido o impacto das diferentes práticas digitais nas empresas de turismo da Região Porto e Norte de Portugal. Para o efeito, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, consistindo num estudo exploratório, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a representantes de diferentes empresas do setor do turismo, nomeadamente a agências de turismo e empresas de alojamento local. O objetivo geral da investigação é analisar o acolhimento digital do destino Porto e Norte e propor estratégias de melhoria do destino. Como objetivos específicos, o estudo pretende realizar uma análise de Benchmarking a destinos competidores, identificar as boas práticas no acolhimento dos turistas nos destinos e analisar a importância da digitalização das empresas de turismo como contributo para o acolhimento digital dos destinos. Nas principais conclusões, é possível destacar que os maiores impactos que as empresas no Porto sentiram no decorrer da última década, foi o aumento do fluxo das vendas, isto devido à implementação do comércio eletrónico, bem como devido à adoção de estratégias de e-marketing e inovação do website. De acordo com as estratégias a serem adotadas pelas organizações, destaca-se na maioria das empresas a adesão a diferentes métodos de pagamentos digitais bem como a criação de equipas especializadas para o acolhimento digital, utilizando métodos de atendimento via email, telefone, WhatsApp e Live Chat. No que respeita às estratégias a implementar no futuro para a melhoria das empresas e do serviço dos seus trabalhadores, denotou-se uma grande referência ao fator da menor dependência de recursos humanos e uma maior implementação do teletrabalho, e ainda a aquisição de diversas tecnologias e atividades digitais que convivam lado a lado com o turismo tradicional, como por exemplo as visitas guiadas em realidade virtual. Por fim, foi diagnosticada a ligação entre as práticas digitais e os objetivos de desenvolvimento sustentável, tendo em vista uma evolução das estratégias digitais nas empresas que melhore o seu desempenho, em paralelo com a sustentabilidade ambiental e social dos destinos turísticos.
- As alterações climáticas na Região do Douro: diagnóstico e estratégias de sustentabilidade para o setor do turismoPublication . Braga, Ana Francisca Pinto; Liberato, Dália; Ferreira, Fernanda A.A presente investigação visa identificar as principais consequências das alterações climáticas no Douro e qual o seu possível impacte no turismo da região. A Região Demarcada do Douro é uma das regiões mais quentes e secas do país. Foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2001, mas tem vindo a perceber o efeito das alterações climáticas. Sendo o Douro uma região de destaque, pelas suas paisagens, mas também pela sua história, acaba por realçar um produto tradicional da região e tão apreciado por todos– o vinho. Neste trabalho pretende-se também reconhecer o turismo de luxo como um segmento de mercado emergente nesta região. Um turista de luxo procura experiências únicas e personalizadas. Contudo, são cada vez mais as pessoas que se interessam e se preocupam com a sustentabilidade da região. Desta forma, percebe-se que o luxo e a sustentabilidade podem complementar-se e as empresas têm tentado apostar cada vez mais na qualidade, mas também na sustentabilidade dos seus produtos, tentando optar ao máximo por fornecedores locais. Infelizmente, a sustentabilidade das vinhas e das paisagens continua a ser uma preocupação, já que as alterações climáticas são uma realidade e podem destruir uma produção de anos. Como ponto de partida, proceder-se-á à apresentação de revisão de literatura e numa segunda fase, realizar-se-á uma entrevista a especialistas da área de enoturismo e de sustentabilidade ambiental. A partir da análise de conteúdo, serão discutidos os possíveis resultados e apresentadas propostas para investigações futuras.
- O astroturismo como estratégia de desenvolvimento regional sustentável: proposta de produto turístico no Arouca GeoparkPublication . Carvalho, Sofia Andrade; Liberato, Dália; Melo, CarlaO astroturismo refere-se a uma forma de turismo que se concentra na observação e apreciação do céu noturno e dos fenómenos astronómicos. Envolve viajar para locais com baixa poluição luminosa, onde estes podem ser vistos com grande clareza e detalhe. Esta forma de turismo é especialmente popular entre os entusiastas da astronomia, mas também atrai pessoas que procuram experiências únicas em contacto com a natureza e o cosmos. O presente estudo de caso, realizado no âmbito do mestrado em Gestão do Turismo, tem como principais objetivos caracterizar o impacto do astroturismo no desenvolvimento do turismo regional sustentável e compreender a viabilidade da implementação de um espaço de astroturismo na região de Arouca. Optou-se por definir como local de estudo a Associação Geoparque Arouca, dada a presença no território de valiosos recursos endógenos, de uma grande riqueza geológica e de locais com baixa poluição luminosa, o que facilita o desenvolvimento de um produto de astroturismo e reforça a atratividade do destino. A utilização do método de estudo de caso de natureza qualitativa, combinado com a observação direta e participativa, permitiu a análise de documentos relevantes, a comparação de práticas bem-sucedidas em destinos similares e a colaboração direta com a entidade AGA. Este estudo destacou o papel crucial que o astroturismo pode desempenhar na educação ambiental e na preservação do céu noturno. O Arouca Geopark pode servir como um importante centro de sensibilização sobre a poluição luminosa e os impactos negativos associados, promovendo práticas sustentáveis de iluminação na região. Assim, os resultados deste estudo fornecem uma base sólida para a introdução bem-sucedida do astroturismo em Arouca, culminando na elaboração de uma proposta de projeto a ser implementado. Ao aproveitar o potencial do céu noturno da região e promover práticas sustentáveis, o Arouca Geopark tem a oportunidade de se destacar como um destino de astroturismo reconhecido.
- A autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência turística: o caso da festa da Senhora d’Agonia em Viana do CasteloPublication . Ferreira, Andreia Daniela Cunha; Liberato, DáliaObjetivo – A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar a importância da autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência, num destino de média dimensão. Atualmente, os turistas procuram experiências culturais autênticas e produtos locais únicos, que podem ser vistos como a resposta aos processos de globalização no turismo (Jelincic, 2009). Pretende-se perceber o papel que a cultura local autêntica de uma comunidade, principalmente o património intangível, detém na valorização da experiência turística e posteriormente na satisfação. É estudado o caso específico da festa da Sra. d’Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade. Este estudo contribui para avaliar a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna), classificar a experiência turística nos quatro domínios (educativo, evasão, entretenimento e estética) e avaliar as intenções de voltar e recomendar, verificando-se as relações existentes entre as diferentes vertentes. Metodologia – De forma a atingir os objetivos definidos, foi realizado inicialmente um estudo científico, abordando relevantes temáticas para o estudo em questão, nomeadamente o turismo cultural e o turismo criativo, pelas relações que estabelecem com a autenticidade dos destinos, e pela procura de experiências autênticas. Posteriormente foi realizado um estudo empírico, tendo sido utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a quatro personalidades com funções diversas na gestão do destino turístico. Foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 299 visitantes e turistas na festa da Sra. d’Agonia entre os dias 19 e 22 de agosto de 2018. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 24 e IBM SPSS AMOS. Estes programas permitiram testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os principais resultados do estudo demonstram que as caraterísticas da viagem influenciam a avaliação da autenticidade objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna; verifica-se que uma a maior apreciação da autenticidade, corresponde uma avaliação positiva da experiência turística nos 4 domínios, apresentando uma relação entre "autenticidade objetiva e autenticidade existencial" e a "experiência turística", com um coeficiente positivo padronizado e estatisticamente significativo; pode ainda concluir-se que uma melhor avaliação da experiência turística corresponde a um maior nível de satisfação relativamente ao destino, apresentando uma relação entre "experiência turística" e "satisfação" com um coeficiente padrão positivo e estatisticamente significativo. Limitações e implicações – Por se basear num estudo de caso, as conclusões deste estudo são limitadas no tempo e no espaço à festa da Nossa Sra. d’Agonia. Para dar maior fundamentação e consistência às conclusões do presente estudo, o mesmo deve ser aplicado noutros eventos do mesmo cariz, em Portugal e noutros países. Este estudo pretende ser um contributo importante de análise e reflexão que permita aos empresários e entidades gestoras do destino, planear e desenvolver atividades que promovam a autenticidade em Viana do Castelo. Originalidade/Valor – Este estudo é pioneiro na análise da influência das quatro perspetivas da autenticidade na qualidade da experiência turística, no âmbito dos quatro domínios (educativo, entretenimento, estética e evasão), e posteriormente na satisfação, no contexto do turismo cultural.
- Os canais de feedback no departamento de Acolhimento e Comercialização da Associação de Turismo do Porto e Norte: o perfil do cliente do back officePublication . Carvalho, Barbara Brito Carrapa Ribeiro de; Liberato, DáliaNas últimas décadas, o setor do turismo foi marcado por um crescimento exponencial progressivo que veio consolidar a sua posicao no mundo como um dos setores mais importantes. A cidade do Porto, seguindo a tendência do país, Portugal, vive agora também anos de crescimento significativo para o setor. O seu centro historico foi classificado como Patrimonio da Humanidade pela UNESCO e em 2012, 2014 e 2017 recebeu o titulo de Melhor Destino Europeu. No entanto, com o aumento da procura, surgem também responsabilidades acrescidas para as entidades que gerem, regulam e coordenam o destino turístico, nomeadamente as Destination Management Organizations (DMO's). Como principais fontes de informação, assumem relevante importância, pois serão uma ponte essencial de contacto, recolha de informacao e esclarecimento de duvidas entre o destino e os potenciais turistas, mas também turistas já no destino. Objetivo - O objetivo principal deste estudo, realizado em ambiente de estagio curricular, e' compreender quais os canais de feedback existentes em ambiente de back office, no departamento de Acolhimento e Comercialização da Associaçao de Turismo do Porto, AR. - Porto Convention & Visitors Bureau. Para alem disso, será também objetivo deste relatorio compreender o comportamento da procura mediante cada canal de entrada. Metodologia - Para responder aos objetivos deste estudo, foram criadas duas possiveis análises - uma das vendas realizadas em back office, no ano de 2018, e outra relativa aos pedidos de informação via ferramenta LiveChat, entre novembro de 2018 e marco de 2019 (periodo de estágio). Foram aferidos 338 contactos que resultaram em vendas em back office (provenientes de 11 canais de feedback) e 4196 conversas iniciadas na ferramenta live presente nos Websites Visit Porto e Visit Porto and North. Resultados - Os dados recolhidos confirmam que os turistas priorizam três principais canais de feedback - o Chat, o Email - visitportoandnorth e o Telefone. Os canais Chat e Telefone sao principalmente utilizados por famílias e grupos de amigos, que procuram a realizaçao de cruzeiros, com estadias curtas e reservam com pouca antecedência, no mesmo mês da visita ou apenas no mês anterior. Por outro lado, o canal Email - visitportoandnorth, principalmente priorizado para visitas mais profissionais e de negocios, é utilizado por agências de viagens/operadores turisticos/similares, empresas e escolas, que prezam a antecedência e investem nos circuitos organizados e a medida, como forma de conhecer a cidade. Limitações e Implicações - O período temporal escolhido para o estudo não permite que os dados recolhidos sejam generalizados. A falta de estudos semelhantes na entidade em estudo levou à maior utilização do tempo na aferição das categorias possiveis de recolher informações, o que limitou o periodo associado a problematização e cruzamento critico das informações recolhidas e possíveis conclusões mais especificas. Implicações práticas - Este estudo pretende demonstrar a importância da analise da procura para as entidades que gerem os destinos, como forma de afinar e melhor direcionar a sua atuação, tendo em conta as diferenças dos mercados. Originalidade/Valor - São ainda escassos os estudos, na entidade, que analisam ao pormenor a procura via back office. Existe a necessidade de explorar a forma como a procura não presencial atua nas entidades gestoras dos destinos turísticos, principalmente pela crescente adesão ao online.
- Circuito de enoturismo de luxo “Generations in grapes”: proposta de produto turístico para o Grupo The Fladgate PartnershipPublication . Magalhães, Maria João Almeida; Liberato, Dália; Monteiro, BebianaEste estudo visa desenvolver um circuito de enoturismo de luxo, denominado “Generations in Grapes”, direcionado para famílias com crianças, utilizando as instalações do grupo The Fladgate Partnership. A pertinência deste estudo destaca-se pela lacuna existente no setor do enoturismo de luxo, onde as ofertas adaptadas para famílias, especialmente com crianças, ainda são limitadas. Embora o turismo de luxo seja um setor em crescimento, o desenvolvimento de experiências que possam ser usufruídas por toda a família permanece subaproveitado. Este projeto contribui para preencher essa lacuna, trazendo uma proposta inovadora que combina a exclusividade do enoturismo com a inclusão familiar, beneficiando tanto as empresas do setor como os próprios enoturistas. Para atingir esse propósito, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor, utilizando uma abordagem qualitativa exploratória. As entrevistas permitiram recolher perceções sobre as motivações e necessidades dos enoturistas de luxo que viajam com famílias, bem como os desafios e oportunidades na criação de programas inclusivos para este segmento. Os resultados revelam que, embora as infraestruturas para crianças em unidades de enoturismo sejam limitadas, existe uma procura crescente por experiências que envolvam toda a família. Atividades adaptadas para crianças, como workshops educativos e opções gastronómicas harmonizadas com bebidas não alcoólicas, são vistas como essenciais para aumentar a satisfação e a fidelização deste público. O estudo também identifica estratégias de marketing eficazes, com destaque para o uso de plataformas digitais e redes sociais na promoção do circuito. Por fim, a investigação conclui que o circuito proposto contribui para a diversificação da oferta de enoturismo, alinhando-se com as tendências de turismo sustentável e familiar, enquanto reforça a posição do grupo The Fladgate Partnership como líder no enoturismo de luxo.
- O comportamento do turista náutico desportivo no litoral Norte de PortugalPublication . Morim, Beatriz Carmo Casanova; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaNa atualidade, o turismo náutico tem assumido, em Portugal, um papel de destaque no desenvolvimento das várias regiões costeiras. Nota-se uma recente preocupação por parte destas localidades em valorizar e aproveitar as características únicas da sua linha de costa, possuidora das condições ideais para a prática de diversos desportos náuticos. Estes têm marcado os territórios do litoral Norte, impulsionando o seu reconhecimento e promoção, como destinos singulares, onde os rios marcam a identidade do território e o mar apresenta-se como um imponente recurso, aliado ao vento norte. Esta investigação tem como objeto geral analisar o comportamento do turista náutico desportivo nas EN do litoral Norte de Portugal. Já os objetivos específicos passam por entender as motivações do turista náutico desportivo, perceber as características mais valorizadas na escolha da EN e avaliar o grau de satisfação relativamente ao destino náutico. A metodologia adotada foi a quantitativa, aplicando-se um questionário a uma amostra de 100 turistas náuticos desportivos. Por conseguinte, os dados foram tratados no programa SPSS. Após a análise, constatou-se que as motivações dos turistas náuticos desportivos que participam como ativos (desportistas) se prendem com o contacto com a água e natureza, saúde e bem-estar, relaxar e relacionamento/convívio. Já as motivações dos turistas náuticos passivos (espectadores) compreendem o relaxamento, o contacto coma água e natureza, a participação/ observação em eventos náuticos e obter novas experiências. Por sua vez, identificou-se que as características mais valorizadas pelo turista quando escolhe um destino náutico são a localização, a qualidade e abundância de recursos hidrográficos, a limpeza de praias, rio e mar, os parques de estacionamento, as condições meteorológicas e marítimas, as acessibilidades e os painéis informativos. No que respeita à satisfação turística, os inquiridos mostraram-se maioritariamente satisfeitos com a sua experiência nas EN do litoral Norte de Portugal. As características do destino com que se mostraram mais satisfeitos foram a localização, a qualidade/abundância de recursos hidrográficos, a beleza paisagística, a gastronomia e as condições meteorológicas/ marítimas. Descobriu- se ainda as características que foram avaliadas com um menor grau de satisfação. Esta investigação visa constituir-se como um complemento ao conhecimento e literatura existente sobre turismo náutico desportivo. Fornece uma perspetiva que transparece as motivações, opiniões e satisfação destes indivíduos, e por isso uma visão próxima de como os destinos náuticos poderão gerir e melhorar a experiência turística dos visitantes.
- O comportamento dos portugueses perante as agências de viagensPublication . Leal, Ana Beatriz Gavina; Silva, SusanaA literatura indica que o turismo tem aumentado substancialmente em Portugal. Deve-se então ter conhecimento do modo como os Portugueses planeiam as suas viagens, sendo a utilização dos serviços das agências de viagens um dos métodos pelos quais a população portuguesa pode optar. No entanto, são poucos os estudos que analisam os fatores que influenciam o comportamento dos Portugueses perante as agências de viagens, tradicionais ou online. O objetivo geral deste estudo é, assim, caracterizar o comportamento dos Portugueses perante as agências de viagens, tendo-se optado por uma metodologia quantitativa para a recolha de dados. Desta forma, foram aplicados e divulgados questionários online a uma variedade de indivíduos de diferentes idades e géneros, a partir da rede social Facebook e por via de correio eletrônico. Posteriormente, recolheram-se dados e procedeu-se com o seu tratamento, tendo-se utilizado a versão 25 do programa estatístico Statistical Product and Service Solutions da international Business Machines Corporation (IBM SPSS). Foi então possível concluir que o género do participante, o seu salário e a oferta de promoções influenciam a tomada de decisão de compra em determinado tipo de agências de viagens por parte dos Portugueses. No entanto, verificou-se que o preço não é o fator considerado como o mais relevante no processo de decisão de compra em agências de viagens, sendo que os participantes indicaram que voltariam a utilizar uma agência de viagens apenas pela qualidade do serviço, não mencionando o fator preço. Apesar de o presente estudo ser relevante para o combate a existente escassez da literatura, devem ser realizados mais estudos no âmbito do tema em questão. Sugere- se assim que se investigue o comportamento dos consumidores das agências de viagens, dado que tal não foi possível de se realizar no presente estudo.
- Dinamização do território turístico de MatosinhosPublication . Neto, Marta Garcia; Liberato, Pedro; Ferreira, AnaO objetivo do presente relatório de estágio de natureza profissional foca-se na exploração do território do concelho de Matosinhos, bem como a influência que o atendimento turístico e a realização de eventos têm na promoção do mesmo. O estágio foi realizado na Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos. Esta análise da atividade laboral tem como principal objetivo perceber as estratégias utilizadas pelo município para a sua promoção, bem como explorar de que forma é feito o aproveitamento do território e o atendimento aos turistas pelos vários meios disponíveis. Neste trabalho são analisadas as atividades e projetos incluídos na prática profissional, bem como de que forma os mesmos vão ao encontro das estratégias definidas pela autarquia. É expectável que se aquira uma imagem mais profunda sobre o município de Matosinhos e sobre a forma como a autarquia se pretende posicionar face à oferta turística, o turismo e a visita ao concelho.
- Efeitos da COVID-19 no turismo outdoor no parque Nacional da Peneda-GerêsPublication . Reis, André Fernandes; Costa, Elga; Ferreira, Fernanda A.Tipologias de turismo alternativas a massificação e relacionadas com a atividade física e com o contacto com a natureza acompanhavam as tendências globais de crescimento da atividade económica do turismo, até que surgiu a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus 2019, COVID-19. Esta doença infeciosa, facilmente transmissível, teve um impacto sem precedentes no turismo, a escala global. O objetivo geral da presente dissertação consiste em estudar o impacto da COVlD-19 no turismo outdoor no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para o efeito, adotou-se uma metodologia qualitativa, devido a necessidade de colocar questões de natureza descritiva e interpretativa. Assim, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a empresas de animação turística localizadas no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os resultados obtidos apontam no sentido de uma elevada visitação autónoma, por vezes, desadequada e prejudicial para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. A sazonalidade da procura pelo Parque Nacional da Peneda—Gerês e pelas atividades outdoor é bastante vincada, contando com um pico de procura apenas nos meses de verão, o que se reflete na dimensão das empresas que fornecem as atividades (pequenas e médias empresas e microempresas). As atividades soft são bastante populares no Parque, assim como as atividades de contacto com a agua, independentemente da sua classificação. A massificação da procura em alguns pontos do Parque, nos meses de verão, acentuada pela COVlD-19 faz com que sejam deixados resíduos que podem colocar em causa a biodiversidade do Parque, uma das principais motivações daqueles que o procuram. Contrariamente ao panorama geral, a escala nacional e global, a COVID- 19 não teve um impacto devastador no setor do turismo no Parque Nacional da Peneda- Gerês. Apesar da existência de quebras na procura, devido as restrições internacionais de circulação, aos confinamentos, que obrigaram a encerramentos temporários, as empresas de animação turística sobrevivem e, de um modo geral, no verão, têm mais procura do que nos anos pré-pandemia. O futuro do Parque Nacional da Peneda-Gerês terá um novo capítulo com a adoção do modelo de cogestão, em 2022, que terá pela frente desafios relacionados com a sazonalidade e a massificação da procura, no que concerne ao setor do turismo.