ESHT - DM - Gestão do Turismo
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- A autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência turística: o caso da festa da Senhora d’Agonia em Viana do CasteloPublication . Ferreira, Andreia Daniela Cunha; Liberato, DáliaObjetivo – A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar a importância da autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência, num destino de média dimensão. Atualmente, os turistas procuram experiências culturais autênticas e produtos locais únicos, que podem ser vistos como a resposta aos processos de globalização no turismo (Jelincic, 2009). Pretende-se perceber o papel que a cultura local autêntica de uma comunidade, principalmente o património intangível, detém na valorização da experiência turística e posteriormente na satisfação. É estudado o caso específico da festa da Sra. d’Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade. Este estudo contribui para avaliar a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna), classificar a experiência turística nos quatro domínios (educativo, evasão, entretenimento e estética) e avaliar as intenções de voltar e recomendar, verificando-se as relações existentes entre as diferentes vertentes. Metodologia – De forma a atingir os objetivos definidos, foi realizado inicialmente um estudo científico, abordando relevantes temáticas para o estudo em questão, nomeadamente o turismo cultural e o turismo criativo, pelas relações que estabelecem com a autenticidade dos destinos, e pela procura de experiências autênticas. Posteriormente foi realizado um estudo empírico, tendo sido utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a quatro personalidades com funções diversas na gestão do destino turístico. Foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 299 visitantes e turistas na festa da Sra. d’Agonia entre os dias 19 e 22 de agosto de 2018. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 24 e IBM SPSS AMOS. Estes programas permitiram testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os principais resultados do estudo demonstram que as caraterísticas da viagem influenciam a avaliação da autenticidade objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna; verifica-se que uma a maior apreciação da autenticidade, corresponde uma avaliação positiva da experiência turística nos 4 domínios, apresentando uma relação entre "autenticidade objetiva e autenticidade existencial" e a "experiência turística", com um coeficiente positivo padronizado e estatisticamente significativo; pode ainda concluir-se que uma melhor avaliação da experiência turística corresponde a um maior nível de satisfação relativamente ao destino, apresentando uma relação entre "experiência turística" e "satisfação" com um coeficiente padrão positivo e estatisticamente significativo. Limitações e implicações – Por se basear num estudo de caso, as conclusões deste estudo são limitadas no tempo e no espaço à festa da Nossa Sra. d’Agonia. Para dar maior fundamentação e consistência às conclusões do presente estudo, o mesmo deve ser aplicado noutros eventos do mesmo cariz, em Portugal e noutros países. Este estudo pretende ser um contributo importante de análise e reflexão que permita aos empresários e entidades gestoras do destino, planear e desenvolver atividades que promovam a autenticidade em Viana do Castelo. Originalidade/Valor – Este estudo é pioneiro na análise da influência das quatro perspetivas da autenticidade na qualidade da experiência turística, no âmbito dos quatro domínios (educativo, entretenimento, estética e evasão), e posteriormente na satisfação, no contexto do turismo cultural.
- Impactos do terrorismo no turismo: perceção do risco pelos turistas portuguesesPublication . Carvalho, Vitória Lopes Faria de; Ferreira, Fernanda A.; Castro, ConceiçãoAtualmente, o terrorismo é um tema cada vez mais presente na sociedade e tem vindo a ganhar maior impacto nas últimas décadas. O seu principal objetivo é a intimidação e a propagação do terror nas populações através do uso de meios extremamente violentos, levando à sensação de medo, insegurança e instabilidade. Através da realização desta investigação foram analisados quais os impactos que o terrorismo provoca na indústria do Turismo. Assim, foram propostas as seguintes problemáticas de estudo: “Qual o impacto do terrorismo no turismo?” e “O terrorismo influencia a vontade de o turista conhecer um destino?”. Deste modo foram consideradas oito hipóteses de investigação e realizado um estudo através de inquéritos por questionário a turistas de nacionalidade portuguesa que já tenham viajado para o estrangeiro, para assim poder responder às mesmas e por fim à problemática em questão. O grau de perceção de risco varia consoante as características sociodemográficas dos turistas, características de viagem e grau de perceção de terrorismo em diferentes regiões. Este estudo permitiu concluir que o terrorismo aumenta a perceção de risco dos turistas tal como a importância atribuída à segurança de um destino. O risco influencia as decisões do turista, sendo que estes procuram destinos associados à segurança. No que concerne à perceção de risco vimos que este varia consoante características sociodemográficas, como o género e idade, com as características da viagem, e o que às vezes é considerado arriscado para uns, é visto como uma aventura para outros. É possível também verificar a importância que as pessoas dão às notícias acerca do terrorismo e a relação destas com a imagem de um destino.
- Visitantes internacionais dos Passadiços do Paiva: motivação, experiência, satisfação e canais de distribuiçãoPublication . Bernardo, Verónica da Rocha; Liberato, DáliaObjetivo – Inaugurados em 2015, os Passadiços do Paiva deram um forte impulso à dinâmica turística de Arouca. No entanto, esta atração turística carece de estudos científicos, no âmbito do turismo. Assim, desenvolveu-se um estudo acerca da motivação turística, experiência turística, satisfação e canais de distribuição utilizados pelos visitantes internacionais desta infraestrutura, no ano de 2017. O objetivo principal desta investigação é compreender a relação entre as motivações, a avaliação da experiência e o grau de satisfação, na visita dos turistas internacionais aos Passadiços do Paiva e os objetivos específicos são compreender os fatores que influenciam as motivações da visita aos Passadiços do Paiva (fatores Push & Pull); compreender se as motivações influenciam a avaliação da experiência turística e compreender os fatores que influenciam a satisfação. Metodologia - Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através do inquérito por questionário, enviado via email aos 3639 contactos constantes na base de dados referente às reservas efetuadas online. Este inquérito englobou 16 questões, 12 questões de resposta única, com lista de hipóteses e 4 questões de escala de Likert de cinco pontos, tendo sido obtidas 204 respostas. Resultados – Os resultados das hipóteses demonstram as seguintes relações: motivação e características da viagem (fatores pull); motivação e canais de distribuição; motivação e experiência, e satisfação e experiência (domínios Estético e Entretenimento). Não se verificou relação entre a motivação e o perfil individual do visitante assim como, contrariamente à revisão da literatura, não se verificou relação com a satisfação. Uma vez que a motivação push não se relaciona com os Passadiços do Paiva, apenas após a utilização canais de distribuição e melhor conhecimento do destino é que o indivíduo decide visitar esta infraestrutura. Conclui-se, então, que os atributos dos Passadiços do Paiva (fatores pull) estão relacionados com a motivação. Este estudo também permite verificar quais os principais canais de distribuição utilizados para dar a conhecer esses atributos ao visitante. De entre estes canais destacam-se os canais digitais, nomeadamente o site oficial dos Passadiços do Paiva e outros sites com informação acerca desta atração. Conforme revisão da literatura, há uma relação entre a motivação e a experiência, no entanto, a satisfação apenas se relaciona com os domínios Estético e Entretenimento. Isto confirma a dimensão estética desta infraestrutura assim como o seu enquadramento na paisagem, bem conseguido. No que concerne à dimensão Entretenimento, ressalva-se o ano atipicamente quente que se fez sentir, em 2017, o que aumentou a época balnear e o usufruto das praias fluviais próximas ao percurso. De salientar a ausência da relação entre a satisfação e o domínio Entretenimento uma vez que este território está classificado na Rede Natura 2000 e Geopark. Limitações e implicações – Tendo em conta o número de visitantes dos Passadiços do Paiva, em 2017, o número de respostas obtidas é relativamente reduzido e os resultados não devem ser generalizados. Implicações práticas – Os resultados apresentados permitirão os gestores do destino terem perceção das variáveis aqui estudadas e criarem estratégias de marketing adequadas. Originalidade/valor – A diferenciação deste estudo prende-se com a área geográfica e a atração turística em questão por não existirem, à data, estudos na área de turismo neste contexto.
- Turismo de eventos: o caso do festival literário "Correntes d'Escritas, 2018"Publication . Sargo, Sara de Albuquerque Martins; Liberato, PedroObjetivo - A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal contribuir para a literatura científica sobre o conhecimento das especificidades do público de Festivais Literários dentro do segmento do Turismo de Eventos. Pretende ser um contributo para aferir a existência de um nicho de mercado de Festivais Literários, definir o perfil deste público, definir as caraterísticas da viagem, averiguar as motivações que os trazem ao evento, como classificam a sua experiência, averiguar o grau de satisfação que experienciam com o evento, avaliar as intenções de voltar e recomendar e por fim verificar as relações que existem. Metodologia - Para atingir os objetivos definidos, foram realizados dois estudos: uma revisão da literatura científica sobre a temática e um estudo empírico. Para este estudo foi utilizado o método quantitativo. Foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 226 participantes do festival literário “Correntes d’Escritas, 2018” entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2018. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso à versão 24 do software IBM SPSS Statistics e IBM SPSS Amos. Estes programas possibilitaram testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados - Os resultados do estudo demonstram que existe um nicho de mercado que é recorrente a este género de festivais, caracterizando-se por ser maioritariamente feminino, com habilitações superiores, possui rendimentos acima da média e é residente na região. O enriquecimento cultural é o motivo principal da sua deslocação. Este público atesta estar muito satisfeito com o evento em geral, especialmente com a organização e com os debates, destaca a dimensão educativa da experiência e pretende voltar e recomendar o evento. O estudo confirmou ainda a existência de relações positivas entre algumas das variáveis do estudo. Limitações e implicações - Por se basear num estudo de caso, as conclusões deste estudo, são limitadas no tempo e no espaço ao evento literário “Correntes d’Escritas 2018”. Para dar maior fundamentação e consistência às conclusões do presente estudo, o mesmo deverá ser aplicado quer em futuras edições do evento “Correntes d’Escritas” quer noutros festivais literários. Este estudo pretende ser um contributo importante de análise e reflexão para entidades responsáveis pela organização de eventos literários, quer do evento “Correntes d’Escritas” como de outros eventos semelhantes, no sentido de ajustar o desenho, o planeamento e a coordenação destes eventos de acordo com as especificidades do público e deste modo tirar o maior proveito para as regiões abrangidas. Originalidade/Valor - Devido à escassez de literatura científica, nacional e internacional, das especificidades do público de festivais literários, pretende-se que este estudo seja um importante contributo para a literatura científica na área do Turismo de Eventos – Festivais Literários.
- Marketing digital nos hotéis de turismo rural de PortugalPublication . Macedo, Sara Isabel Rodrigues; Melo, António; Ferreira, Fernanda A.Este estudo pretende analisar de que forma os hotéis rurais em Portugal utilizam o marketing digital para atrair novos clientes. A questão inicial é tentar saber se estas unidades hoteleiras utilizam e que tipo de estratégias e dinâmicas de Marketing Digital são mais comuns. Para o estudo analisamos as estratégias e dinâmicas comumente utilizadas pelos hoteleiros, que nos foi percebida através da Revisão de Literatura e da entrevista realizada à associação de hotéis rurais de Portugal. Entre outras, tentamos perceber quais as redes sociais mais usadas, qual o perfil dos hóspedes que se alojam nesse tipo de hotel e se as estratégias de marketing interferem nos indicadores de desempenho, em particular o Revpar (Revenue per available room), o tempo de estadia e a taxa de ocupação, por exemplo. Metodologicamente recorremos ao inquérito por questionário para a recolha de dados, com o apoio da Associação Portuguesa de Hotéis Rurais e com administração direta a outros hotéis não afiliados daquele organismo, o qual aplicamos na primavera de 2018. Os dados recolhidos mostram que a maioria dos hoteleiros utilizam o marketing digital para melhorar o contato com novos clientes, recorre às redes sociais e utiliza diversos canais para promover a sua unidade. Com este estudo, percebemos que os hoteleiros têm a perceção da importância de ter uma presença on-line, porque através do online é possível estar mais perto do público-alvo.
- A qualidade e o alojamento local no Porto: caracterização e perspetivas futurasPublication . Pinto, Isabel Cristina Araújo; Brandão, Ana FilipaO crescente sucesso das companhias aéreas low cost, levou ao surgimento de uma nova classe de viajantes que pressiona o turismo nos destinos mais procurados. O défice da oferta hoteleira associado a esta massificação repentina levou ao surgimento de plataformas de partilha como o Airbnb e consequentemente o conceito de Alojamento Local. Este modelo de alojamento, mais integrado com as comunidades locais, proliferou e resultou na sua disseminação pelo mundo e pela generalidade do nosso País, acabando por se tornar um importante player para o sector do Turismo. Conta-se que este crescimento continue nos próximos anos, potenciado pelo constante reconhecimento mundial do destino. Com o crescimento repentino do AL surgiram desajustes legislativos, um dos quais a falta de controlo da qualidade. Assim aparecem iniciativas como o Programa QUALITY que procuram colmatar esta falha e promover a qualidade do AL em Portugal. Neste âmbito foi realizado um estágio curricular na implementação do programa no Norte, em especial na cidade do Porto. Este trabalho faz uma reflexão do estado atual do AL no Porto, a nível dos estabelecimentos, empresários, qualidade e perspetivas futuras deste modelo de alojamento, através da análise dos dados QUALITY e das entrevistas aos vários players envolvidos neste setor.
- A tecnologia e os turistas da Geração ZPublication . Aires, Cátia; Liberato, PedroEste trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre o comportamento da Geração Z no âmbito do turismo, nomeadamente se o recurso à tecnologia por parte deste segmento leva à satisfação do turista perante a escolha do destino. Neste contexto, o desenvolvimento tecnológico tem vindo a modificar o comportamento do turista que é mais informado, ativo e recorre a tecnologia, usufruindo de experiências turísticas mais diversificadas (Serra, Neuhofer & Ivars-Baidal, 2018). A tecnologia torna-se assim uma componente essencial que influencia a satisfação ou insatisfação do turista no destino (Cutler & Carmichael, 2010; Culter, 2015; Marujo, 2016). A metodologia de investigação utilizada foi baseada na aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos turistas do Porto, pertencentes à Geração Z, no sentido de obter informações sobre a tecnologia que utilizam nas duas fases da experiência turística: antes e durante a viagem. O questionário, com 22 questões foi aplicado a uma amostra de 400 turistas/visitantes em diferentes locais da cidade do Porto. A análise de dados recolhidos foi efetuada através do recurso ao programa do SPSS versão 24 (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados da amostra demonstram que, globalmente, podemos concluir que os recursos tecnológicos influenciam o grau de satisfação na fase antes e durante a viagem de acordo com os resultados obtidos.
- Shopping tourism: avaliação das cidades do Porto e Lisboa como destinos de comprasPublication . Silva, Melanie da Rocha Oliveira da; Liberato, DáliaNas últimas seis décadas, o turismo registou uma expansão e diversificação contínua, sendo um dos maiores e mais importantes setores económicos do mundo. E o mesmo se reflete em Portugal, em que o setor do turismo é o principal setor na categoria das exportações, tendo contribuído, em 2016, para 16,7% das exportações do país. Enquadradas no setor do turismo, as compras foram consideradas pela OMT como o segmento com maior potencial de crescimento, também na economia portuguesa. Portugal é o país europeu que alcançou maior crescimento em Tax-Free shopping em 2017. Contudo, podemos afirmar que este segmento é ainda pouco valorizado no contexto do turismo em Portugal. Objetivo – O objetivo geral deste estudo é a comparação de dados entre as duas maiores e importantes cidades turísticas portuguesas, Lisboa e Porto, no contexto do turismo de compras. Os objetivos específicos são a interpretação dos fatores que influenciam a intenção de gasto no destino e a investigação do papel dos atributos de compras na intenção comportamental no contexto do destino. Metodologia – Para responder aos objetivos desta investigação, foi criado e aplicado um questionário a 1097 turistas/visitantes, nas cidades de Lisboa e Porto. Dos 1097 inquiridos, 606 responderam ao questionário relativo a Lisboa e 491 ao questionário aplicado no Porto. Resultados – Os dados recolhidos confirmam que o perfil sociodemográfico, as características da viagem, os atributos de compra e o sistema de Tax-Free, influenciam positivamente a intenção de gasto. É também confirmado que o perfil do turista e os motivos de viagem se relacionam com as categorias de compras. Comprova-se, ainda, que os atributos de compras influenciam positivamente a satisfação e que a satisfação relativa ao local de compra influencia positivamente os atributos de compra no destino. Limitações e implicações – As duas áreas geográficas escolhidas para a realização deste estudo e a amostra não permitem que os dados recolhidos sejam generalizados. Este estudo apresenta dados relevantes para a DMO nacional e DMO´s regionais, com vista à captação deste segmento do turismo, e melhoria da experiência turística no segmento de compras. Implicações práticas – Este estudo pretende demonstrar a importância deste segmento na indústria do turismo em Portugal. Deverão ser desenvolvidos estudos com as mesmas características, no contexto nacional, por forma a contribuir para o conhecimento científico deste segmento, que ainda é limitado, mas também para aprofundar a investigação no âmbito do perfil individual e comportamental, relativamente ao turista de compras em Portugal, valorizando a importância deste segmento no contexto nacional. O turismo de compras em Portugal é ainda pouco valorizado, sendo visto apenas como oferta complementar a outros segmentos do turismo. Originalidade/valor – São ainda escassos os estudos que analisam o papel dos atributos de compras na criação do valor das compras e intenção comportamental, em particular, em Portugal. Existe assim a necessidade de investigar este segmento no setor do turismo, pois, no processo de compra, os turistas formam diferentes perceções dos atributos de compra, que podem afetar a satisfação global relativamente ao destino turístico. Os estudos focados em cidades Europeias são, igualmente, muito escassos. Atendendo aos impactes socioeconómicos positivos resultantes do turismo de compras, em particular em Portugal, esta investigação pretende comparar, as cidades do Porto e Lisboa, ao nível dos fatores que influenciam a intenção de gasto no destino e do papel dos atributos de compras na intenção comportamental no contexto de cada uma das cidades.
- Turismo desportivo no destino Porto: o caso do Futebol Clube do PortoPublication . Moreira, Catarina Isabel Pereira; Liberato, DáliaCriado em 1893, e com mais de 125 anos de histórias e conquistas, o Futebol Clube do Porto é um dos clubes desportivos mais falados e com mais sucesso no Mundo. Devido ao seu percurso de vitórias, troféus, prémios, e à sua crescente importância e crescimento a nível nacional e internacional, desenvolveu-se um estudo que relaciona o Turismo Desportivo no destino Porto, e que analisa, em particular, a influência do clube desportivo na cidade do Porto, com a referência de dois equipamentos incontornáveis da cidade, o Estádio do Dragão e o Museu do FC Porto. A cidade do Porto tem vindo também a registar um percurso de crescimento notável, enquanto destino turístico, para além da classificação do seu centro histórico, como Património da Humanidade pela UNESCO. Tem realizado um trabalho relevante, desde 2001, enquanto Capital Europeia da Cultura, que lhe assegurou, em parte, o galardão de Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017. As DMO’s regional e municipal têm desenvolvido um trajeto de parceria com as instituições e entidades locais, determinante para a manutenção da sua competitividade como destino turístico. Objetivo – O objetivo geral deste estudo é perceber o papel do futebol, em particular, do clube desportivo Futebol Clube do Porto, no Porto como destino turístico. Os objetivos específicos são, averiguar se existe uma relação entre o perfil individual e os motivos da assistência a um jogo de futebol; averiguar a existência de relações positivas, como os motivos da viagem e a assistência a um jogo de futebol, com as visitas ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; avaliar a capacidade de influência e o potencial da Marca Porto no destino Porto; averiguar a importância e a perceção do FC Porto no que se refere à capacidade de influenciar a estada média, com quem viaja, e as principais atividades realizadas durante a viagem; e perceber quais as características do destino que mais influenciam o grau de satisfação global. Metodologia – Para responder aos objetivos da investigação, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a quatro personalidades e que permitiu a recolha de dados descritivos na linguagem dos próprios entrevistados, acerca do tema do Turismo Desportivo e do Destino Porto. Também se recorreu a uma metodologia quantitativa através da aplicação do inquérito por questionário a 400 turistas/visitantes na cidade do Porto entre os meses de novembro e dezembro de 2018. Deste inquérito fizeram parte 23 questões, entre as quais 19 questões de resposta única, com lista de hipóteses e 4 questões de escala de Likert de cinco pontos. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 24, na medida em que este programa permitiu testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os dados obtidos confirmam que o perfil individual influencia os motivos da assistência a um jogo de futebol no Estádio do Dragão; os principais motivos da viagem influenciam a visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; a assistência a um jogo de futebol no Estádio do Dragão influencia a visita ao Estádio do Dragão e ao Museu do FC Porto; a Marca Porto influencia o potencial da cidade do Porto enquanto destino turístico desportivo; a importância e a perceção do FC Porto no Porto como destino, influenciam a estada média e com quem viaja assim como as principais atividades realizadas durante a viagem; e, as características da cidade do Porto influenciam positivamente a satisfação global relativamente ao destino. Limitações e implicações – A área geográfica escolhida para a realização deste estudo e a amostra não permitem que os dados recolhidos sejam generalizados. Por outro lado, observou-se uma considerável escassez de estudos nacionais que relacionem a cidade como destino turístico e o Futebol Clube do Porto, bem como sobre a Marca Porto, e ainda dados estatísticos específicos, aplicáveis a este estudo. Implicações práticas – Este estudo pretende ser um importante contributo para a literatura científica no âmbito do turismo desportivo, em particular, na relação entre o clube desportivo FC Porto e o destino turístico Porto, para a definição de estratégias futuras de colaboração e reforço de parcerias numa perspetiva de competitividade para ambos. Originalidade/Valor - Este estudo relaciona duas áreas temáticas que têm tido bastante relevância para o destino turístico Porto, enquanto foco de atração e aposta: o desporto e o turismo. No entanto, são escassos os estudos científicos que os complementam e analisam o papel do futebol, em particular, do clube desportivo Futebol Clube do Porto, e a sua influência no destino turístico Porto. Neste âmbito, e no sentido de colmatar a escassez de investigação, decidiu-se estudar este segmento do setor do Turismo, o Turismo Desportivo, e averiguar a sua importância e efeito no destino Porto, recorrendo à análise de duas infraestruturas, relevantes para a cidade, que estão ainda pouco exploradas, o Estádio do Dragão e o Museu do FC Porto.
- Os canais de feedback no departamento de Acolhimento e Comercialização da Associação de Turismo do Porto e Norte: o perfil do cliente do back officePublication . Carvalho, Barbara Brito Carrapa Ribeiro de; Liberato, DáliaNas últimas décadas, o setor do turismo foi marcado por um crescimento exponencial progressivo que veio consolidar a sua posicao no mundo como um dos setores mais importantes. A cidade do Porto, seguindo a tendência do país, Portugal, vive agora também anos de crescimento significativo para o setor. O seu centro historico foi classificado como Patrimonio da Humanidade pela UNESCO e em 2012, 2014 e 2017 recebeu o titulo de Melhor Destino Europeu. No entanto, com o aumento da procura, surgem também responsabilidades acrescidas para as entidades que gerem, regulam e coordenam o destino turístico, nomeadamente as Destination Management Organizations (DMO's). Como principais fontes de informação, assumem relevante importância, pois serão uma ponte essencial de contacto, recolha de informacao e esclarecimento de duvidas entre o destino e os potenciais turistas, mas também turistas já no destino. Objetivo - O objetivo principal deste estudo, realizado em ambiente de estagio curricular, e' compreender quais os canais de feedback existentes em ambiente de back office, no departamento de Acolhimento e Comercialização da Associaçao de Turismo do Porto, AR. - Porto Convention & Visitors Bureau. Para alem disso, será também objetivo deste relatorio compreender o comportamento da procura mediante cada canal de entrada. Metodologia - Para responder aos objetivos deste estudo, foram criadas duas possiveis análises - uma das vendas realizadas em back office, no ano de 2018, e outra relativa aos pedidos de informação via ferramenta LiveChat, entre novembro de 2018 e marco de 2019 (periodo de estágio). Foram aferidos 338 contactos que resultaram em vendas em back office (provenientes de 11 canais de feedback) e 4196 conversas iniciadas na ferramenta live presente nos Websites Visit Porto e Visit Porto and North. Resultados - Os dados recolhidos confirmam que os turistas priorizam três principais canais de feedback - o Chat, o Email - visitportoandnorth e o Telefone. Os canais Chat e Telefone sao principalmente utilizados por famílias e grupos de amigos, que procuram a realizaçao de cruzeiros, com estadias curtas e reservam com pouca antecedência, no mesmo mês da visita ou apenas no mês anterior. Por outro lado, o canal Email - visitportoandnorth, principalmente priorizado para visitas mais profissionais e de negocios, é utilizado por agências de viagens/operadores turisticos/similares, empresas e escolas, que prezam a antecedência e investem nos circuitos organizados e a medida, como forma de conhecer a cidade. Limitações e Implicações - O período temporal escolhido para o estudo não permite que os dados recolhidos sejam generalizados. A falta de estudos semelhantes na entidade em estudo levou à maior utilização do tempo na aferição das categorias possiveis de recolher informações, o que limitou o periodo associado a problematização e cruzamento critico das informações recolhidas e possíveis conclusões mais especificas. Implicações práticas - Este estudo pretende demonstrar a importância da analise da procura para as entidades que gerem os destinos, como forma de afinar e melhor direcionar a sua atuação, tendo em conta as diferenças dos mercados. Originalidade/Valor - São ainda escassos os estudos, na entidade, que analisam ao pormenor a procura via back office. Existe a necessidade de explorar a forma como a procura não presencial atua nas entidades gestoras dos destinos turísticos, principalmente pela crescente adesão ao online.