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- Port2COMM: Português global? Estratégias para a comunicação empresarialPublication . Castro Fernandes, Joana; Querido, JoanaA partilha de uma língua foi desde sempre um agente promotor de transações comerciais. O Português(s) Global guarda no seu património genético a tradição provecta de língua de diáspora. No entanto, ainda que o seu potencial no mundo negocial possa facilmente ser atestado por indicadores de ordem vária, tais como o número de falantes, o índice de penetração na internet e a taxa de utilização de redes sociais, a inteligibilidade mútua entre as suas variantes, nomeadamente entre o PE e o PB, está longe ficar assegurada por via da mera harmonização ortográfica. No que à internacionalização diz respeito, o Guia para PME Horizonte Internacionalizar da AICEP (2013) revela que a expansão das empresas portuguesas se norteia por dois tipos de proximidade - a geográfica e a psicológica - e que esta última se prende diretamente com fatores de ordem linguística, determinando a preferência por países de Língua Oficial Portuguesa. O mesmo documento, ao concluir que a existência de uma “linguagem comum” é um fator de atratividade, parece apontar para a existência de um português internacional, dotado de homogeneidade. Todavia, esta unidade, ao ser apenas parcial, compromete a inteligibilidade plena, tornando-se necessário assumir a diversidade que faz do português uma língua pluricêntrica. O objetivo deste estudo, alocado ao Projeto PORT2COMM, é aferir a conceção de português para a internacionalização de portuguesas e brasileiras. Para a persecução de tal desiderato, analisaram-se diferentes formatos de comunicação externa digital de PME portuguesas internacionalizadas no Brasil e de PME brasileiras com internacionalização em Portugal. Uma primeira análise dos resultados evidencia que o mercado de exportação não parece revelar uma grande preocupação com a inteligibilidade plena entre as variantes brasileira e europeia, sendo mais recorrentes os casos em que há recurso exclusivo a uma das variantes do português para comunicar com outro país de língua oficial portuguesa em que a variante é distinta. Cremos que, por um lado, estas lacunas poderão ser colmatadas no contexto empresarial através de uma intervenção que incida na valorização da identidade linguístico-cultural dos conteúdos digitais e da produção de guias de boas práticas de comunicação intralinguística e, por outro lado, na formação superior, investindo na qualificação de recursos humanos orientados para resolver questões linguístico-culturais que assegurem a eficaz intermediação linguística na esfera negocial.
- Marketing digital nos hotéis de turismo rural de PortugalPublication . Macedo, Sara Isabel Rodrigues; Melo, António; Ferreira, Fernanda A.Este estudo pretende analisar de que forma os hotéis rurais em Portugal utilizam o marketing digital para atrair novos clientes. A questão inicial é tentar saber se estas unidades hoteleiras utilizam e que tipo de estratégias e dinâmicas de Marketing Digital são mais comuns. Para o estudo analisamos as estratégias e dinâmicas comumente utilizadas pelos hoteleiros, que nos foi percebida através da Revisão de Literatura e da entrevista realizada à associação de hotéis rurais de Portugal. Entre outras, tentamos perceber quais as redes sociais mais usadas, qual o perfil dos hóspedes que se alojam nesse tipo de hotel e se as estratégias de marketing interferem nos indicadores de desempenho, em particular o Revpar (Revenue per available room), o tempo de estadia e a taxa de ocupação, por exemplo. Metodologicamente recorremos ao inquérito por questionário para a recolha de dados, com o apoio da Associação Portuguesa de Hotéis Rurais e com administração direta a outros hotéis não afiliados daquele organismo, o qual aplicamos na primavera de 2018. Os dados recolhidos mostram que a maioria dos hoteleiros utilizam o marketing digital para melhorar o contato com novos clientes, recorre às redes sociais e utiliza diversos canais para promover a sua unidade. Com este estudo, percebemos que os hoteleiros têm a perceção da importância de ter uma presença on-line, porque através do online é possível estar mais perto do público-alvo.
- Análise das práticas de marketing do Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Severino, João B atista Donizete; Santos, José de Freitas; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroDesde sempre, o Marketing é um assunto controverso, pois a academia, o mercado, os profissionais e a sociedade nem sempre possuem a mesma visão sobre o seu conceito. Há, em profusão, pesquisas acadêmicas e não acadêmicas sobre o tema. No entanto, poucas delas discorrem sobre o marketing em instituições de ensino e, menos ainda, em instituições públicas de ensino superior brasileira. Por isso, esta pesquisa pretende: aliar o(s) conceito(s) de marketing, de acordo com alguns autores/obras capitais, às práticas dos institutos federais de ensino, mais especificamente do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Por objetivar a revisão bibliográfica sobre determinados assuntos (marketing; surgimento e importância dos institutos federais; ações de marketing em instituições de ensino (sobretudo públicas), etc.), é possível enxergar sua contribuição teórica. Ademais, percebe-se no corpo do conhecimento nacional uma parca bibliografia sobre ações de marketing em instituições de ensino, em especial públicas. Na verdade, quase nada há sobre essa relação, fruto – possivelmente – por causa de certo preconceito por parte dos pesquisadores e dos gestores da educação (pública). Assim, um estudo que visa levantar, identificar, analisar e descrever as particularidades das ações de marketing de um instituto federal de educação, e de que maneira essas ações são vistas pelos gestores da educação, é importante também pela sua contribuição prática e social. A partir da discussão que teve em consideração o marketing como uma ferramenta passível de manter e divulgar cursos, reconhecer seu público-alvo, propiciar vantagens para o setor público, atrair maior quantidade (e em qualidade) alunos para a instituição, entre outras, enxerga-se na presente dissertação sua contribuição social. Enfim, a junção desses três tipos de contribuição (teórica, prática e social) é uma justificativa plausível para a elaboração e consecução da pesquisa em questão. Desse modo, justifica-se o presente estudo, pois pretende discutir como as instituições de ensino – especialmente o IFTM, uma instituição pública de ensino gratuito cujo diferencial está na qualidade do ensino com professores qualificados (a maioria mestres e doutores) – estão praticando suas ações de marketing, tendo em vista a abertura de um elevado número de novas instituições de ensino em pontos estratégicos na região do Triângulo Mineiro, o que aumenta o número de novos cursos e vagas. Onde se conclui que no Brasil, tendo em vista o crescimento na oferta de IES e o consequente aumento da concorrência, a maneira de conduzir as Instituições deve ser repensada, havendo a necessidade da utilização de estratégias de marketing por parte destas instituições para conseguir atingir seus objetivos institucionais. É necessário que em meio a toda esta evolução, a Instituição procure renovar-se, adaptar-se e aperfeiçoar-se, visando aumentar os níveis de competência e de qualidade, buscando um melhoramento contínuo. Dessa forma, é preciso cada vez mais responder aos desafios da sociedade contemporânea, o que exige uma constante adaptação.
- Utilização das TIC em sala de aula e a formação de docentes: um estudo de caso no Instituto Federal de GoiásPublication . Assis, Neucilane Oliveira de; Oliveira, Luciana Gomes deOs avanços tecnológicos estão sendo utilizados em praticamente todos os ramos do conhecimento humano. Cada vez mais as chamadas “novas tecnologias” estão presentes no cotidiano das pessoas. Essa evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, onde o conhecimento é discutido e construído. O presente trabalho tem como foco principal investigar se os professores das disciplinas do núcleo comum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Manutenção e Suporte em Informática, Edificações e Eletrotécnica do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) possuem formação inicial e continuada que possibilite uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem, e quais suas necessidades de formação. Realizou-se um estudo de cunho exploratório sobre o preparo dos professores para o uso das TIC em sala de aula, tomando por base os dados coletados por meio da aplicação de um questionário aos professores. Os objetivos centraram-se em identificar que TIC são utilizadas, qual a diversidade e frequência de uso nas práticas acadêmicas, verificar se os docentes consideram que possuem formação que os capacitem para o uso das TIC em sala de aula, verificar a importância que os docentes dão para a formação voltada para as TIC como ferramentas pedagógicas e identificar se existe e quais as necessidades de formação futura para uso das TIC. Observa-se com essa pesquisa que a grande maioria dos docentes indica não ter obtido formação em informática, nem possuir na sua formação inicial o preparo para a utilização de TIC em sala de aula. Relativamente ao uso de TIC, os docentes reportam o uso de equipamentos tradicionais de hardware, e aplicações de software baseadas na web e essencialmente de suporte à comunicação. Como vantagens do uso de TIC indicam a celeridade, diversificação de contexto e o aumento da motivação. Já como limitações referem a insegurança, dificuldades de acesso e falta de formação pedagógica. Em sua totalidade os docentes sentem a necessidades de formação continuada de domínio pessoal, técnico e pedagógico.