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- A autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência turística: o caso da festa da Senhora d’Agonia em Viana do CasteloPublication . Ferreira, Andreia Daniela Cunha; Liberato, DáliaObjetivo – A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar a importância da autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência, num destino de média dimensão. Atualmente, os turistas procuram experiências culturais autênticas e produtos locais únicos, que podem ser vistos como a resposta aos processos de globalização no turismo (Jelincic, 2009). Pretende-se perceber o papel que a cultura local autêntica de uma comunidade, principalmente o património intangível, detém na valorização da experiência turística e posteriormente na satisfação. É estudado o caso específico da festa da Sra. d’Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade. Este estudo contribui para avaliar a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna), classificar a experiência turística nos quatro domínios (educativo, evasão, entretenimento e estética) e avaliar as intenções de voltar e recomendar, verificando-se as relações existentes entre as diferentes vertentes. Metodologia – De forma a atingir os objetivos definidos, foi realizado inicialmente um estudo científico, abordando relevantes temáticas para o estudo em questão, nomeadamente o turismo cultural e o turismo criativo, pelas relações que estabelecem com a autenticidade dos destinos, e pela procura de experiências autênticas. Posteriormente foi realizado um estudo empírico, tendo sido utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a quatro personalidades com funções diversas na gestão do destino turístico. Foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 299 visitantes e turistas na festa da Sra. d’Agonia entre os dias 19 e 22 de agosto de 2018. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 24 e IBM SPSS AMOS. Estes programas permitiram testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os principais resultados do estudo demonstram que as caraterísticas da viagem influenciam a avaliação da autenticidade objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna; verifica-se que uma a maior apreciação da autenticidade, corresponde uma avaliação positiva da experiência turística nos 4 domínios, apresentando uma relação entre "autenticidade objetiva e autenticidade existencial" e a "experiência turística", com um coeficiente positivo padronizado e estatisticamente significativo; pode ainda concluir-se que uma melhor avaliação da experiência turística corresponde a um maior nível de satisfação relativamente ao destino, apresentando uma relação entre "experiência turística" e "satisfação" com um coeficiente padrão positivo e estatisticamente significativo. Limitações e implicações – Por se basear num estudo de caso, as conclusões deste estudo são limitadas no tempo e no espaço à festa da Nossa Sra. d’Agonia. Para dar maior fundamentação e consistência às conclusões do presente estudo, o mesmo deve ser aplicado noutros eventos do mesmo cariz, em Portugal e noutros países. Este estudo pretende ser um contributo importante de análise e reflexão que permita aos empresários e entidades gestoras do destino, planear e desenvolver atividades que promovam a autenticidade em Viana do Castelo. Originalidade/Valor – Este estudo é pioneiro na análise da influência das quatro perspetivas da autenticidade na qualidade da experiência turística, no âmbito dos quatro domínios (educativo, entretenimento, estética e evasão), e posteriormente na satisfação, no contexto do turismo cultural.
- Análise financeira empresarial no setor hoteleiro português com recurso à representação gráficaPublication . Gomes, Luís Filipe Pinto Candeias Oliveira; Albuquerque, EduardoA representação de dados, e cada vez mais um instrumento de análise, a forma como os apresentamos permite do imediato tirar conclusões num universo cada vez mais sem tempo e variado, em que a tomada de decisões tem de ser rápida por forma a obter o benefício na oportunidade. Tendo em consideração que a representação gráfica de dados multivariados tem a sua aceitação mais elevada na representação das faces do Chernoff, e sendo a Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO) uma evolução destas faces tentaremos demonstrar a facilidade da sua utilização bem Como a sua eficácia uma vez que a construção deste modelo teve no seu desenvolvimento um equilíbrio gráfico, ate agora inigualável, que permite uma definição mais detalhada e compreensiva das variáveis que o compõe. A representação gráfica de dados multivariados que vamos apresentar permite, independentemente da literacia do analista, a verificação de imediato, se a empresa em estudo reúne condições interessantes ou se aparenta fragilidades. O estudo que vamos adotar mostra uma evolução significativa ao modelo proposto por Herman Chernoff já que as limitações identificadas por aquele autor a nível dos olhos são redesenhadas e tem em consideração mais uma outra limitação no que concerne a limitação da escalabilidade já que aumenta em duas as variáveis analisadas, assim o modelo desenvolvido por Eduardo Albuquerque (2016), Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO), representa uma evolução muito significativa ao primeiro rosto desenvolvido por Chernoff. Para a sociedade em geral, a utilização deste modelo permite identificar com facilidade o estado económico—financeiro das empresas em análise independentemente do setor de atividade, mesmo para pessoas não familiarizadas com indicadores económicos. O recurso a ilustração de urna face humana apresenta de imediato uma leitura de expressões que exprimem o estado da unidade em análise. No estudo efetuado verificamos uma estrutura do ativo muito elevada bem como inexistência de relação entre e dimensão e a rentabilidade e uma evolução positiva no que concerne ao seu desempenho económico.
- Processos musicais envolvidos na elaboração de linhas de acompanhamento para contrabaixo jazzPublication . Barbosa, José Carlos Gonçalves; Marques, José Telmo Rodrigues; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlEste relatório insere-se no contexto do estágio efetuado ao longo do ano letivo de 2017/2018, constituindo um trabalho de síntese, reflexão e análise sobre a prática pedagógica, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Música, variante Jazz – Contrabaixo, lecionado pela ESMAE/ESE. Após a descrição da instituição que acolheu o estágio e o relatório reflexivo sobre a prática educativa, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação, focado nas várias técnicas, conceitos e ferramentas que estão envolvidas na elaboração musical de linhas de acompanhamento para contrabaixo no jazz. Partindo da observação de três alunos do Conservatório de Música da Jobra e aplicando uma metodologia de investigação-ação, recolheram-se fundamentos relativos ao tema, pretendendo encontrar soluções para responder às questões levantadas, que aludem à forma como se relacionam os elementos harmónicos e rítmicos que estão presentes na execução de linhas de acompanhamento para contrabaixo no jazz. Através da experiência reunida como docentes, assim como da observação e reflexão sobre as dificuldades que os alunos apresentam ao desenvolverem competências relacionadas com a função do contrabaixo, enquanto instrumento de acompanhamento, pretende-se proporcionar um contributo didático ao ensino do jazz, que vá ao encontro das necessidades dos alunos do Ensino Especializado de Música, focando as possibilidades metodológicas para a aprendizagem de construção de linhas de acompanhamento no jazz e tendo como objetivo a recolha e compilação dos exercícios mais úteis para o desenvolvimento da temática deste trabalho.
- O repertório de canto em língua portuguesa: contextualização e motivações no ensino básico e secundárioPublication . Vieira, Rita Inês Pinheiro; Ferreira, Magna Margarida Marques da Silva; Fontes, Cecília; Coelho, LilianaEste relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE), do Instituto Politécnico do Porto. Para além de descrever a minha prática pedagógica no Conservatório de Música do Porto, apresento, também, o Projeto de Investigação. Nele tenho como objetivo expor as realidades e motivações relativas à abordagem do repertório escrito em língua portuguesa no ensino do Canto. Para tal foi possível efetuar a investigação no contexto dos Cursos Básico e Secundário do Ensino Artístico da Música. A partir de um questionário direcionado a docentes e alunos de Canto, procura-se aferir as motivações e as dificuldades de uns e outros, as perspetivas sobre os estilos musicais, bem como sobre os mecanismos de contacto e acesso ao repertório em língua portuguesa.