Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O repertório de canto em língua portuguesa: contextualização e motivações no ensino básico e secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Rita_Vieira_MEM_2018.pdf5.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE), do Instituto Politécnico do Porto. Para além de descrever a minha prática pedagógica no Conservatório de Música do Porto, apresento, também, o Projeto de Investigação. Nele tenho como objetivo expor as realidades e motivações relativas à abordagem do repertório escrito em língua portuguesa no ensino do Canto. Para tal foi possível efetuar a investigação no contexto dos Cursos Básico e Secundário do Ensino Artístico da Música. A partir de um questionário direcionado a docentes e alunos de Canto, procura-se aferir as motivações e as dificuldades de uns e outros, as perspetivas sobre os estilos musicais, bem como sobre os mecanismos de contacto e acesso ao repertório em língua portuguesa.
This report documents work carried out as part of the Masters Programme in Music Education at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) and the Escola Superior de Educação do Porto (ESE) at the Instituto Politécnico do Porto. The report is divided into two parts: the first describes my pedagogical practice at the Conservatório de Música do Porto; the second presents my research project, which is related to the context and motivations regarding the use of Portuguese repertory in the teaching of singing at high-school level. The methodology used in this research is based on a questionnaire filled out by singing teachers and students.

Description

Keywords

Canto Ensino artístico Repertório Língua portuguesa Singing Teaching Repertoire Portuguese language

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License