Publication
O repertório de canto em língua portuguesa: contextualização e motivações no ensino básico e secundário
| dc.contributor.advisor | Ferreira, Magna Margarida Marques da Silva | |
| dc.contributor.advisor | Fontes, Cecília | |
| dc.contributor.advisor | Coelho, Liliana | |
| dc.contributor.author | Vieira, Rita Inês Pinheiro | |
| dc.date.accessioned | 2018-11-15T18:12:59Z | |
| dc.date.available | 2018-11-15T18:12:59Z | |
| dc.date.issued | 2018-11-06 | |
| dc.description.abstract | Este relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE), do Instituto Politécnico do Porto. Para além de descrever a minha prática pedagógica no Conservatório de Música do Porto, apresento, também, o Projeto de Investigação. Nele tenho como objetivo expor as realidades e motivações relativas à abordagem do repertório escrito em língua portuguesa no ensino do Canto. Para tal foi possível efetuar a investigação no contexto dos Cursos Básico e Secundário do Ensino Artístico da Música. A partir de um questionário direcionado a docentes e alunos de Canto, procura-se aferir as motivações e as dificuldades de uns e outros, as perspetivas sobre os estilos musicais, bem como sobre os mecanismos de contacto e acesso ao repertório em língua portuguesa. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This report documents work carried out as part of the Masters Programme in Music Education at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) and the Escola Superior de Educação do Porto (ESE) at the Instituto Politécnico do Porto. The report is divided into two parts: the first describes my pedagogical practice at the Conservatório de Música do Porto; the second presents my research project, which is related to the context and motivations regarding the use of Portuguese repertory in the teaching of singing at high-school level. The methodology used in this research is based on a questionnaire filled out by singing teachers and students. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202023893 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12204 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Canto | pt_PT |
| dc.subject | Ensino artístico | pt_PT |
| dc.subject | Repertório | pt_PT |
| dc.subject | Língua portuguesa | pt_PT |
| dc.subject | Singing | pt_PT |
| dc.subject | Teaching | pt_PT |
| dc.subject | Repertoire | pt_PT |
| dc.subject | Portuguese language | pt_PT |
| dc.title | O repertório de canto em língua portuguesa: contextualização e motivações no ensino básico e secundário | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Canto | pt_PT |
