Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os canais de feedback no departamento de Acolhimento e Comercialização da Associação de Turismo do Porto e Norte: o perfil do cliente do back officePublication . Carvalho, Barbara Brito Carrapa Ribeiro de; Liberato, DáliaNas últimas décadas, o setor do turismo foi marcado por um crescimento exponencial progressivo que veio consolidar a sua posicao no mundo como um dos setores mais importantes. A cidade do Porto, seguindo a tendência do país, Portugal, vive agora também anos de crescimento significativo para o setor. O seu centro historico foi classificado como Patrimonio da Humanidade pela UNESCO e em 2012, 2014 e 2017 recebeu o titulo de Melhor Destino Europeu. No entanto, com o aumento da procura, surgem também responsabilidades acrescidas para as entidades que gerem, regulam e coordenam o destino turístico, nomeadamente as Destination Management Organizations (DMO's). Como principais fontes de informação, assumem relevante importância, pois serão uma ponte essencial de contacto, recolha de informacao e esclarecimento de duvidas entre o destino e os potenciais turistas, mas também turistas já no destino. Objetivo - O objetivo principal deste estudo, realizado em ambiente de estagio curricular, e' compreender quais os canais de feedback existentes em ambiente de back office, no departamento de Acolhimento e Comercialização da Associaçao de Turismo do Porto, AR. - Porto Convention & Visitors Bureau. Para alem disso, será também objetivo deste relatorio compreender o comportamento da procura mediante cada canal de entrada. Metodologia - Para responder aos objetivos deste estudo, foram criadas duas possiveis análises - uma das vendas realizadas em back office, no ano de 2018, e outra relativa aos pedidos de informação via ferramenta LiveChat, entre novembro de 2018 e marco de 2019 (periodo de estágio). Foram aferidos 338 contactos que resultaram em vendas em back office (provenientes de 11 canais de feedback) e 4196 conversas iniciadas na ferramenta live presente nos Websites Visit Porto e Visit Porto and North. Resultados - Os dados recolhidos confirmam que os turistas priorizam três principais canais de feedback - o Chat, o Email - visitportoandnorth e o Telefone. Os canais Chat e Telefone sao principalmente utilizados por famílias e grupos de amigos, que procuram a realizaçao de cruzeiros, com estadias curtas e reservam com pouca antecedência, no mesmo mês da visita ou apenas no mês anterior. Por outro lado, o canal Email - visitportoandnorth, principalmente priorizado para visitas mais profissionais e de negocios, é utilizado por agências de viagens/operadores turisticos/similares, empresas e escolas, que prezam a antecedência e investem nos circuitos organizados e a medida, como forma de conhecer a cidade. Limitações e Implicações - O período temporal escolhido para o estudo não permite que os dados recolhidos sejam generalizados. A falta de estudos semelhantes na entidade em estudo levou à maior utilização do tempo na aferição das categorias possiveis de recolher informações, o que limitou o periodo associado a problematização e cruzamento critico das informações recolhidas e possíveis conclusões mais especificas. Implicações práticas - Este estudo pretende demonstrar a importância da analise da procura para as entidades que gerem os destinos, como forma de afinar e melhor direcionar a sua atuação, tendo em conta as diferenças dos mercados. Originalidade/Valor - São ainda escassos os estudos, na entidade, que analisam ao pormenor a procura via back office. Existe a necessidade de explorar a forma como a procura não presencial atua nas entidades gestoras dos destinos turísticos, principalmente pela crescente adesão ao online.