Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A tecnologia e os turistas da Geração Z

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_CatiaAires_2018.pdf2.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre o comportamento da Geração Z no âmbito do turismo, nomeadamente se o recurso à tecnologia por parte deste segmento leva à satisfação do turista perante a escolha do destino. Neste contexto, o desenvolvimento tecnológico tem vindo a modificar o comportamento do turista que é mais informado, ativo e recorre a tecnologia, usufruindo de experiências turísticas mais diversificadas (Serra, Neuhofer & Ivars-Baidal, 2018). A tecnologia torna-se assim uma componente essencial que influencia a satisfação ou insatisfação do turista no destino (Cutler & Carmichael, 2010; Culter, 2015; Marujo, 2016). A metodologia de investigação utilizada foi baseada na aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos turistas do Porto, pertencentes à Geração Z, no sentido de obter informações sobre a tecnologia que utilizam nas duas fases da experiência turística: antes e durante a viagem. O questionário, com 22 questões foi aplicado a uma amostra de 400 turistas/visitantes em diferentes locais da cidade do Porto. A análise de dados recolhidos foi efetuada através do recurso ao programa do SPSS versão 24 (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados da amostra demonstram que, globalmente, podemos concluir que os recursos tecnológicos influenciam o grau de satisfação na fase antes e durante a viagem de acordo com os resultados obtidos.
This work aims to contribute to the knowledge about the behavior of generation Z in the tourism sector, and whether the use of technology by this segment leads to tourist satisfaction by the destination choice. In this context, technological development has been modifying the behavior of tourists who are more informed, active, and use technology, enjoying more diversified tourism experiences (Serra, Neuhofer & Ivars-Baidal, 2018). Technology thus becomes an essential component that influences tourist satisfaction or dissatisfaction at destination (Cutler & Carmichael, 2010; Culter, 2015, Marujo, 2016). The research methodology used was based on the application of a survey to tourists from Porto, belonging to generation Z, in order to obtain information about the technology used in the two phases of the tourist experience: before and during the trip. The questionnaire contained 22 questions and was applied to a sample of 400 tourists/visitors in different places of the city of Porto. The analysis of data collected was evaluated using SPSS software version 24 (Statistical Package for Social Sciences). The results of the sample demonstrate that, globally, we can conclude that the technological resources influence the degree of satisfaction in the phase before and during the trip according to the results obtained.

Description

Dissertação de Mestrado

Keywords

Geração Z Tecnologia Satisfação Porto Generation Z Technology Satisfaction

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismo

CC License