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ESHT - DM - Gestão do Turismo

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  • A influência do flamenco na oferta turística de Sevilha: estudo etnográfico sobre a satisfação e lealdade turística
    Publication . Donato, Ana Teresa Mendonça Marques; Toro Sánchez, Fernando; Oliveira, Mónica
    As diferentes formas de comunicação online oferecem uma janela de oportunidades de investigação para a ciência comportamental que podem ser usadas para a construção ou teste de teorias. Entre essas formas de comunicação, as plataformas digitais assumem, hoje em dia, um papel crucial na tomada de decisão dos consumidores que fazem uso das avaliações, opiniões e classificações para eleger um produto turístico. No sentido de perceber como é que o flamenco é encarado pelos consumidores de espetáculos nos tablaos da cidade de Sevilha foram analisadas 2045 avaliações de 20 tablaos, extraídas da plataforma TripAdvisor. Tendo por base o Modelo de Experiência Memorável de Taheri et al. (2020) e o Modelo de Associação de términos léxicon de Vaipaj et al. (2025), realizou-se uma modelização de minimos quadrados parciais, uma modelação de tópicos e uma análise de associação que serviu como complemento aos restantes instrumentos metodológicos. Os resultados sugerem que a autenticidade e a sinceridade são as variáveis que melhor potenciam o alcance de uma experiência turistica memorável, sendo os conceitos de intimidade e excelência os mais valorizados pelos consumidores. As dimensões comportamental e sensorial são as que mais se destacam numa relação direta com as componentes artísticas. Sendo o flamenco um produto altamente recomendado, as opiniões de quem o consome devem ser consideradas pelas empresas que o comercializam, contribuindo este estudo com possíveis aplicações metodológicas. Perante a crescente disponibilidade de bases de dados, futuras investigações poderão fazer uso da livre expressão dos consumidores para determinar a sua satisfação, qualidade percebida do produto e intenção de recomendação.
  • Monitorização da reputação gastronómica através das Online Travel Reviews: uma abordagem com LLMs e LDA em restaurantes Michelin do Grande Porto
    Publication . Rosa, Cláudia Mokdisse; Liberato, Dália; Toro Sánchez, Fernando
    A presente dissertação analisa as experiências gastronómicas relatadas por utilizadores em Online Travel Reviews (OTRs) de restaurantes com estrela Michelin localizados na região do Grande Porto. O estudo insere-se num contexto de crescente valorização da gastronomia como fator diferenciador de destinos turísticos, sendo as experiências alimentares reconhecidas como um dos principais motores da satisfação, fidelização e recomendação dos visitantes. No caso dos restaurantes de alta gastronomia, o impacto da reputação digital torna-se ainda mais expressivo, influenciando diretamente a perceção de valor e a decisão de consumo. Apesar da crescente centralidade da temática, existe ainda escassa investigação empírica que explore, com base em grandes volumes de dados textuais, a forma como os clientes descrevem essas experiências. As OTRs surgem, assim, como uma fonte rica e espontânea de informação, permitindo aceder à voz dos consumidores em contexto real. Tendo em conta esta pertinência, recorreu-se a uma metodologia inovadora que combina técnicas de análise não supervisionada com modelos de linguagem de grande escala (LLMs), baseada num estudo atual que identifica cinco dimensões-chave de experiências gastronómicas memoráveis: sensorial, afetiva, intelectual, comportamental e social. Os dados da investigação são constituídos por avaliações em inglês, publicadas na plataforma digital TripAdvisor entre janeiro de 2020 e maio de 2025. A análise baseou se em três técnicas principais: modelação de tópicos com Latent Dirichlet Allocation (LDA), análise de clusters com o algoritmo K-means e análise de associações de termos. Os resultados revelam que as dimensões sensorial e afetiva são as mais frequentemente mencionadas, com destaque para expressões como "delicious", "memorable", "fantastic" e "presentation". Através da segmentação, foi possível identificar perfis distintos de utilizadores, evidenciando a diversidade de perspetivas na avaliação da experiência gastronómica. A análise de associações revelou ainda como termos afetivos, sensoriais e comportamentais se interligam, contribuindo para a construção de uma experiência rica e significativa. Este trabalho oferece contributos práticos e teóricos relevantes, ao propor uma metodologia replicável para a monitorização da reputação online e para o desenvolvimento de estratégias de fidelização e diferenciação no setor da restauração de excelência. Sugere-se ainda o alargamento futuro da análise a outras regiões, idiomas e plataformas digitais, bem como a aplicação de modelos supervisionados que permitam prever o impacto de determinadas dimensões na satisfação global dos clientes.
  • Estratégias de marketing digital na criação de uma imagem sustentável em empresas de turismo
    Publication . Soares, Karen Dione Brito; Silva, Susana; Silva, Cândida
    Atualmente, a sustentabilidade tem-se destacado nos debates, tanto na sociedade quanto no mundo empresarial, e isso reflete-se também no turismo. O setor turístico além de impulsionar o crescimento económico, tem um papel importante ao incentivar e adotar praticas sustentáveis. Nesse sentido, os canais digitais surgem como os meios ideais para esta promoção e para aumentar a consciencialização sobre o tema. Assim, o marketing digital apresenta-se como uma ferramenta eficaz para promover uma imagem de sustentabilidade das organizações, tanto interna como externa. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma as estratégias de marketing digital das organizações contribuem na promoção de uma imagem de sustentabilidade nas empresas do setor turístico, tanto internamente com os colaboradores, quanto externamente com os clientes. Para tal, foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso múltiplo com 21 empresas do setor do turismo. Foram realizadas entrevistas com os responsáveis de marketing e os colaboradores, utilizando um guião de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados através da análise temática, o que permitiu identificar perceções, estratégias digitais, vantagens e desafios na promoção da sustentabilidade. Os resultados revelam que estratégias de marketing digital voltadas para os colaboradores variam muito de empresa para empresa. Algumas investem em estratégias como o email, WhatsApp ou intranet, enquanto outras ainda enfrentam limitações na comunicação interna. Relativamente a comunicação externa com os clientes, as estratégias digitais mais eficazes incluem as redes sociais, campanhas, vídeos, que ajudam a fortalecer a imagem sustentável das empresas. A análise destaca ainda que é essencial que a comunicação externa esteja alinhada com a interna. Este estudo proporciona uma melhor compreensão da conexão entre marketing digital e sustentabilidade no setor turístico, evidenciando a relevância de estratégias digitais consistentes e integradas para promover uma imagem de sustentabilidade.
  • Youth tourism – proposal of a fitness tour program
    Publication . Kirillina, Marina; Mouta, Cristina; Melo, Carla
    This master's project is dedicated to the topic of wellness tourism, applied to the youth segment. The main goal of this project is to develop a program for young people (15-29 years old), which will be aimed at meeting the needs and expectations of this target group, including issues of well-being and quality of life. The program will be based on physical activity-related experiences and will be developed in the North of Portugal region/Porto. The project includes a theoretical study of the youth tourism market, an analysis of the existing literature and conceptual foundations of wellness tourism; as well as an assessment of the relevance of this type of tourism in the selected region of northern Portugal/Porto. To achieve the established goals, several interviews were conducted young tourists, which allowed the confirmation of the data obtained through the literature review and supported the creation of fitness tour program. In the modern world, more and more people look for a healthy lifestyle and active recreation. Fitness tours are becoming a popular tourist product, providing an opportunity to combine recreation with sports and physical activity, trend that reinforces the relevance of the development of programs such as the one presented.
  • Responsabilidade social corporativa e objetivos de desenvolvimento sustentável no turismo: aplicação ao município de Vila Nova de Gaia
    Publication . Quaresma, Nádia Daniela Roma; Liberato, Dália; Oliveira, Mónica
    O Turismo é, na atualidade, determinante para o desenvolvimento económico de uma região, devendo enquadrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável designadamente através da valorização do património e enquadramento da igualdade social. Os ODS são fundamentais para o desenvolvimento turístico de forma a preservar o ambiente, o cuidado e proteção das pessoas (comunidade local e visitantes). A presente investigação pretende aferir de que forma o Município de Vila Nova de Gaia aplica os ODS no turismo e se pratica uma responsabilidade social equilibrada de forma a envolver a comunidade local e o setor. Através da ótica dos técnicos de turismo e outros empresários será averiguado o impacte que o turismo tem a nível ambiental, social e económico na Cidade de Vila Nova de Gaia Com base nesta análise, o ponto de partida basear—se—á na revisão de literatura. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a técnicos de turismo e empresários que trabalham na área do turismo, no Municipio de Gaia. É realizada uma análise do conteúdo e os resultados serão discutidos finalizando com possíveis estratégias e considerações propostas para investigações futuras. Observou—se que os ODS são considerados no planeamento estratégico do Município de Gaia. Apesar de haver algumas falhas no planeamento entre as entidades competentes, as boas práticas sustentáveis continuam a ser implementadas. Entre as estratégias sugeridas, destaca—se a criação de programas educacionais, pois é amplamente reconhecido que, com um conhecimento mais aprofundado, os residentes, os turistas e os promotores podem garantir ainda mais a adoção de práticas sustentáveis. Além disso, ficou claro que envolver a comunidade local é essencial para o sucesso de qualquer estratégia em desenvolvimento.
  • Rota literária baseada na obra de Mário Cláudio no Norte de Portugal
    Publication . Pereira, Carina Mendes; Liberato, Pedro; Sousa, Bruno
    A presente investigação aborda a criação de uma rota turística literária inspirada na obra do escritor Mário Cláudio na região Norte de Portugal. O objetivo principal foi identificar a importância do turismo literário para a região norte de Portugal através do desenvolvimento de um percurso turístico estratégico que valorize tanto o património literário quanto cultural da região. Pretendeu-se averiguar o potencial turístico de locais associados à obra deste escritor, de modo a valorizar os territórios onde se integram, bem como as condições apresentadas pela região Norte para a prática deste tipo de turismo. Segundo Pereira e Marques (2022), o Turismo Literário permite o desenvolvimento turístico regional, de modo a valorizar os territórios onde ocorre, dado que os promove culturalmente e evoca a sua memória. Poderá existir uma interação desenvolvida com a comunidade local, contribuindo para a vertente socioeconómica da região. Mário Cláudio é um escritor que aborda diversos locais emblemáticos da cidade do Porto e do Alto Minho, percorrendo e descrevendo paisagens nortenhas (Costa, 2019). Estes factos fazem com que este seja um autor importante para a prática de turismo literário na região, que necessita de uma maior oferta neste segmento. A metodologia utilizada consistiu num método qualitativo, através da realização de entrevistas semiestruturadas constituídas por estudiosos do autor, investigadores e profissionais da área do turismo e literatura, bem como o próprio autor. Para além disso, foi realizado um estudo sobre o escritor e sua obra, com recolha e de localizações para a elaboração e apresentação da respetiva rota. Os resultados indicaram que a criação de uma rota baseada na obra de Mário Cláudio oferece um potencial significativo para o turismo da região Norte, concluindo-se que o turismo literário pode contribuir para a valorização cultural e o desenvolvimento socioeconómico da região, devendo ser implementado com uma estratégia cuidadosa e sustentável.
  • A importância do alojamento local no desenvolvimento turístico da região do Porto: o impacto da lei “Mais Habitação”
    Publication . Nova, Ana Mara Oliveira; Liberato, Dália; Oliveira, Mónica
    Atualmente, o turismo é um dos principais setores económicos em Portugal, impulsionado a economia, nomeadamente no que diz respeito ao alojamento. Nesta perspetiva o número de reservas em estabelecimentos de alojamento turístico, nomeadamente os de alojamento local, têm vindo a acompanhar o crescimento da procura turística. O número de reservas em estabelecimentos de alojamento local (EAL) tem vindo a ser um indicador turístico relevante, ao nível do número de dormidas e dos proveitos. Neste contexto, em 2023 entra em vigor o Regime Legislativo do Programa “Mais Habitação”, cujo principal objetivo é proibir licenças de AL em apartamentos e moradias na região Litoral, com o intuito de promover a sua abertura em regiões do interior, permitindo a diminuição das rendas nos alojamentos para a comunidade local e a reavaliação dos alojamentos já existentes até 2030. Consequentemente, o presente estudo tem como principal objetivo perceber o impacto dos AL no desenvolvimento turístico de uma região, nomeadamente a do Porto, e se serão prejudicados ou beneficiados com a aplicação do Programa “Mais Habitação”. A escolha deste destino turístico deve-se ao facto de existir uma grande concentração de AL no Porto e grande parte das reservas dos hóspedes decorrerem nesta tipologia de alojamento. Adicionalmente, serão analisados os métodos tecnológicos utilizados pelos gestores dos alojamentos para perceber de que modo estes influenciam no momento de reservar a hospedagem, assim como identificar o tipo de turista que opta por esta tipologia. A metodologia da presente investigação será baseada numa análise qualitativa, através de entrevistas com participação de responsáveis/gestores ou proprietários de AL no concelho do Porto, de modo a perceber a perspetiva destes face às novas medidas e perceber qual o método de seleção dos alojamentos locais pelos turistas. Os resultados serão baseados na análise de conteúdo das entrevistas realizadas, de modo que seja possível responder à questão de investigação e dar resposta aos objetivos previamente definidos. Os principais resultados indicam que o alojamento local desempenha um papel fundamental no desenvolvimento turístico, dado o número de reservas, que contribui para as receitas do destino. Parte deste sucesso deve-se à introdução das novas tecnologias na gestão do alojamento, por maximizarem o trabalho e por serem uma forma de os funcionários estarem em constante contacto com os hóspedes. Esta interação é fundamental para garantir a satisfação do cliente. Assim, a implementação da “Mais Habitação” irá impactar no desenvolvimento turístico do Porto, pois pode comprometer o desenvolvimento económico do país. Para que esta seja bem-sucedida, é necessário implementar medidas acordadas entre os proprietários de alojamento local e das comunidades locais.
  • As potencialidades do Porto e Norte de Portugal como destino da Meeting Industry
    Publication . Sousa, Beatriz Santos; Liberato, Pedro; Costa, Elga
    Com a ocorrência de um boom turístico na cidade do Porto, recebendo em média cerca de 1500 turistas diariamente e sendo destacado com diversas distinções como Best City Break, a pertinência da presente dissertação é avaliar as potencialidades da cidade do Porto enquanto destino propício ao Turismo de Negócio, mais concretamente como destino MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Nesta investigação, o objetivo geral será analisar as potencialidades da cidade do Porto e Norte de Portugal com destino MICE, visando, em particular, conhecer a importância dos eventos MICE nas principais cidades europeias, interpretar as exigências das promotoras de eventos na escolha de um destino, evidenciar a tipologia de eventos adequados à cidade do Porto, compreender a promoção do destino em eventos internacionais, identificar as principais estratégias implementadas pelo setor turístico portuense na captação de eventos MICE, e estimar as oportunidades dos eventos MICE na cidade do Porto. A metodologia a usar nesta investigação será qualitativa, através da exploração de uma análise documental relativa à oferta existente na região e da realização de entrevistas a membros da Associação de Turismo do Porto e a representantes de entidades de operadores turísticos portuenses. Os resultados esperados com as entrevistas realizadas permitirão enquadrar a cidade do Porto como destino de eventos MICE, determinar a influência da promoção externa na escolha do destino e o impacto desta tipologia em termos de retorno financeiro e de projeção internacional do destino e da região.
  • Turismo sénior: fatores push & pull no mercado sénior
    Publication . Ferreira, Bruna Rafaela Freitas; Liberato, Dália; Ferreira, Fernanda A.
    O turismo é um dos motores económicos mais importantes a nível global, contribuindo para a criação de empregos, geração de benefícios económicos e desenvolvimento de infraestruturas. A evolução deste setor, acompanhado pelas tendências globais, traz consigo novos mercados emergentes, como é o caso do turismo sénior, devido à tendência de envelhecimento global. A presente dissertação aborda o tema do turismo sénior, um campo que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo devido ao envelhecimento demográfico global e às novas tendências de viagem deste segmento populacional. Os turistas seniores de hoje são diferentes daqueles que os antecederam, impulsionados por experiências de viagem acumuladas, avanços tecnológicos e motivações distintas. As motivações para viajar são influenciadas por uma variedade de fatores, e o modelo push & pull constitui-se como uma ferramenta de análise das suas motivações. Este estudo teve como principal objetivo analisar o papel do turismo sénior e as suas motivações para viajar, identificando e caracterizando os diferentes perfis de turistas seniores nacionais, com destaque para as diferenças entre pensionistas e não-pensionistas. Com vista à obtenção de dados para a concretização da componente empírica deste estudo, foram aplicados inquéritos por questionário a 106 turistas seniores nacionais com 50 ou mais anos de idade. Os dados foram analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistic 29.0. Os resultados revelaram que, para os turistas seniores nacionais, pensionistas e não pensionistas, o principal motivo que os leva a viajar é o desejo de conhecer novos destinos e culturas, seguido da visita a familiares e amigos, e a procura pelo descanso e relaxamento, não obstante, os pensionistas evidenciam uma maior preocupação com as questões de saúde e fugir da solidão. No que diz respeito às características das viagens, os pensionistas apresentaram uma maior tendência para viajar a nível nacional e com maior frequência, devido à sua disponibilidade de tempo, fruto da idade da reforma. Este grupo mostrou uma clara preferência por hotéis, casa de familiares e amigos, e usa maioritariamente o automóvel durante a realização das suas viagens, seguido do autocarro e o avião. Para a marcação das suas viagens recorrem aos meios tradicionais como agências de viagens e a familiares e amigos. Quanto aos fatores pull, ou seja, a atratividade do destino, a higiene e limpeza, bem como segurança é de extrema importância para ambos os grupos, enquanto que os eventos foram o fator com menor relevância aquando da tomada de decisão do destino. O estudo revelou ainda que as variáveis sociodemográficas como idade, rendimentos e situação laboral influenciam significativamente os comportamentos de consumo de viagem. A principal limitação deste estudo inclui o uso de uma amostra não probabilística e de conveniência, restringindo a generalização dos resultados para a população sénior. Por sua vez, a amostra está igualmente direcionada para um contexto geográfico muito específico, dificultando a representatividade dos resultados, pelo que, para futuras pesquisas, torna-se importante explorar diferentes regiões, com diferentes costumes e hábitos de forma a ter uma amostra mais ampla e diversificada. Uma pesquisa qualitativa seria igualmente informativa, na medida em que permitiria conhecer de forma mais aprofundada as necessidades e preferências em específico deste público. Esta investigação contribuiu para a literatura acerca do turismo sénior, onde foi possível fornecer novos insights das suas motivações e identificar que fatores push & pull mais peso têm aquando da tomada de decisão de um destino. As diferenças encontradas entre pensionistas e não pensionistas permitem às empresas do setor uma adaptação das suas ofertas a este segmento em crescimento.
  • O comportamento do turista náutico desportivo no litoral Norte de Portugal
    Publication . Morim, Beatriz Carmo Casanova; Liberato, Dália; Brandão, Ana Filipa
    Na atualidade, o turismo náutico tem assumido, em Portugal, um papel de destaque no desenvolvimento das várias regiões costeiras. Nota-se uma recente preocupação por parte destas localidades em valorizar e aproveitar as características únicas da sua linha de costa, possuidora das condições ideais para a prática de diversos desportos náuticos. Estes têm marcado os territórios do litoral Norte, impulsionando o seu reconhecimento e promoção, como destinos singulares, onde os rios marcam a identidade do território e o mar apresenta-se como um imponente recurso, aliado ao vento norte. Esta investigação tem como objeto geral analisar o comportamento do turista náutico desportivo nas EN do litoral Norte de Portugal. Já os objetivos específicos passam por entender as motivações do turista náutico desportivo, perceber as características mais valorizadas na escolha da EN e avaliar o grau de satisfação relativamente ao destino náutico. A metodologia adotada foi a quantitativa, aplicando-se um questionário a uma amostra de 100 turistas náuticos desportivos. Por conseguinte, os dados foram tratados no programa SPSS. Após a análise, constatou-se que as motivações dos turistas náuticos desportivos que participam como ativos (desportistas) se prendem com o contacto com a água e natureza, saúde e bem-estar, relaxar e relacionamento/convívio. Já as motivações dos turistas náuticos passivos (espectadores) compreendem o relaxamento, o contacto coma água e natureza, a participação/ observação em eventos náuticos e obter novas experiências. Por sua vez, identificou-se que as características mais valorizadas pelo turista quando escolhe um destino náutico são a localização, a qualidade e abundância de recursos hidrográficos, a limpeza de praias, rio e mar, os parques de estacionamento, as condições meteorológicas e marítimas, as acessibilidades e os painéis informativos. No que respeita à satisfação turística, os inquiridos mostraram-se maioritariamente satisfeitos com a sua experiência nas EN do litoral Norte de Portugal. As características do destino com que se mostraram mais satisfeitos foram a localização, a qualidade/abundância de recursos hidrográficos, a beleza paisagística, a gastronomia e as condições meteorológicas/ marítimas. Descobriu- se ainda as características que foram avaliadas com um menor grau de satisfação. Esta investigação visa constituir-se como um complemento ao conhecimento e literatura existente sobre turismo náutico desportivo. Fornece uma perspetiva que transparece as motivações, opiniões e satisfação destes indivíduos, e por isso uma visão próxima de como os destinos náuticos poderão gerir e melhorar a experiência turística dos visitantes.