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- Determinantes da estrutura de capitais das empresas portuguesasPublication . Silva, Marta Filipa Marques da; Gomes, Luís Pereira; Lopes, Isabel Cristina da SilvaEm 1958, Modigliani e Miller provaram que o valor da empresa é autonomo da estrutura de capitais, perante um mercado perfeito. O modelo de Modigliani e Miller impulsionou a formação de novas teorias baseadas nas críticas ao mesmo (falhas dos pressupostos), como a teoria do trade-off e a teoria da pecking order, que explicam que o valor da empresa é alterado pela estrutura de capitais. A estrutura de capitais tem sido uma temática bastante debatida, uma vez que apresentando impacto sobre o valor de uma empresa, pode ditar o futuro da mesma. A presente dissertação tem o objetivo de identificar os factores que determinam o nível de endividamento das empresas portuguesas, assim como identificar em qual das teorias da estrutura de capitais (a trade-off ou a pecking order) se enquadram os respectivos fatores de forma a compreender qual das teorias consegue explicar melhor a estrutura de capitais das empresas analisadas. A amostra selecionada compreende 55 empresas portuguesas num período de 3 anos (2014-2016). Os resultados obtidos através do modelo estatístico de dados em painel, sugerem que a estrutura de capitais é influenciada positivamente pelas variáveis tangibilidade, dimensão, oportunidades de crescimento e pelos benefícios fiscais não decorrentes da dívida. Porém, os resultados indicam uma influência negativa da variável fluxo de caixa sobre a estrutura de capitais. Por outro lado, a rendibilidade apresenta-se sem poder explicativo sobre a estrutura de capitais. Posto isto, os resultados indiciam que as empresas estudadas tendem a seguir parcialmente ambas as teorias estudadas no que diz respeito à tomada de decisão sobre o financiamento.
- Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique DeschausséesPublication . Reis, Francisco Miguel Freire dos; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Guedes, Maria José SouzaO presente relatório reflexivo atesta o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio que integra o Mestrado em Ensino de Música (Instrumento – piano) da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, compreendendo também um pequeno projeto de investigação que incide na exploração dos métodos de trabalho de Alfred Cortot e Monique Deschaussées relativos aos primeiros seis Estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849). O primeiro capítulo destina-se à contextualização das atividades. O segundo sumariza a prática de ensino supervisionada, nomeadamente a observação e a lecionação de aulas, incluindo os materiais relevantes. O terceiro e último incide no projeto de investigação em questão. Partindo de uma abordagem de análise de conteúdo, procedeu-se ao estudo comparativo das perspetivas técnico-interpretativas de dois relevantes pianistas do século XX. Procurou-se entrar em detalhe nas questões de destreza pianística de uma das obras maiores do repertório do piano, dando assim um contributo para uma pedagogia informada.
- O uso do Facebook enquanto ferramenta de autopromoção e de marca pessoalPublication . Franco, João Eduardo Bagaloo; Magalhães, JoséA constante evolução tecnológica trouxe novas plataformas que revolucionaram a forma como a comunicação é feita. Com a chegada das redes sociais, as pessoas e as organizações começaram a comunicar de uma forma diferente: com uma linguagem mais informal, com mais frequência e rapidez. As redes sociais são consideradas um dos avanços tecnológicos mais profundos do nosso tempo e representam um conjunto de novas oportunidades em termos de comunicação de marketing. Neste contexto, as organizações investem cada vez mais em media digitais, em declínio dos media tradicionais. Esta tendência permite uma comunicação mais eficaz, uma vez que a mensagem pode ser direcionada de uma melhor forma, atingindo públicos-alvo específicos e personalizado. Assim, no cenário de negócios atual, as redes sociais demonstram possuir um grande potencial, em termos de marketing, devido às suas características inerentes. São ferramentas que permitem a criação de uma relação bilateral através da interação e da partilha de experiências. Hoje, é crucial que uma organização possua uma presença online, seja através de um website, redes sociais, blogs ou outras plataformas. Desta forma, poderão diferenciar-se dos seus concorrentes, aumentando o seu nível de competitividade e reforçar o seu posicionamento. Todas estas valências que são, na maior parte das vezes, associadas e aplicadas numa ótica organizacional, são extensíveis ao indivíduo comum. Os profissionais procuram diferenciar-se e posicionar-se da melhor forma no mercado através da gestão da sua marca pessoal. Tal como as organizações, possuem websites, redes sociais blogs e presença noutras plataformas de forma a aprofundar a relação com os seus seguidores. Em Portugal, são poucas as marcas que não têm presença ativa no Facebook. É nesta plataforma que muitos indivíduos promovem a sua marca pessoal, os seus serviços e interagem com outras pessoas. Estes profissionais reconhecem nesta rede social, uma oportunidade de potenciar a sua comunicação. Este estudo tem como objetivo aferir de que forma as redes sociais (especificamente o Facebook), podem ser utilizadas a nível de comunicação, na construção de uma marca pessoal e para a obtenção de vantagens competitivas. Através da análise de diversas páginas de Facebook, serão identificados fatores considerados relevantes para a construção de uma marca pessoal, uma comunicação eficaz, uma maior diferenciação e será apresentado um conjunto de recomendações para a criação de uma estratégia de sucesso nesta rede social.
- A tecnologia e os turistas da Geração ZPublication . Aires, Cátia; Liberato, PedroEste trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre o comportamento da Geração Z no âmbito do turismo, nomeadamente se o recurso à tecnologia por parte deste segmento leva à satisfação do turista perante a escolha do destino. Neste contexto, o desenvolvimento tecnológico tem vindo a modificar o comportamento do turista que é mais informado, ativo e recorre a tecnologia, usufruindo de experiências turísticas mais diversificadas (Serra, Neuhofer & Ivars-Baidal, 2018). A tecnologia torna-se assim uma componente essencial que influencia a satisfação ou insatisfação do turista no destino (Cutler & Carmichael, 2010; Culter, 2015; Marujo, 2016). A metodologia de investigação utilizada foi baseada na aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos turistas do Porto, pertencentes à Geração Z, no sentido de obter informações sobre a tecnologia que utilizam nas duas fases da experiência turística: antes e durante a viagem. O questionário, com 22 questões foi aplicado a uma amostra de 400 turistas/visitantes em diferentes locais da cidade do Porto. A análise de dados recolhidos foi efetuada através do recurso ao programa do SPSS versão 24 (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados da amostra demonstram que, globalmente, podemos concluir que os recursos tecnológicos influenciam o grau de satisfação na fase antes e durante a viagem de acordo com os resultados obtidos.
- Seleção de carteiras de ações nos índices PSI20 e CAC40Publication . Fernandes, Mikael Alexandre Oliveira; Gomes, Luís PereiraOs investidores que praticam gestão ativa de carteiras, acreditam em ineficiências específicas no mercado, podendo as mesmas ser explorados de forma a tentar “vencer” o mercado. Na gestão passiva, os investidores tentam replicar o retorno de um determinado índice, já na gestão ativa selecionam ações com possibilidade de rendibilidade superior ao índice de referência. Ao longo dos tempos, nos mercados financeiros foram surgindo alguns modelos de seleção e avaliação de desempenho. Nesse sentido, neste trabalho serão usados o modelo de Elton e Gruber, CAPM, Sharpe e Treynor. Esta dissertação vai-se centrar na seleção de ações do índice Português e Francês, PSI20 e CAC40 respetivamente. Após a seleção das ações por cada um dos modelos em análise, as ações serão avaliadas pelos modelos não usados na sua seleção. Ou seja, o objetivo do trabalho prende-se com a verificação do modelo e da ação com a melhor taxa de assertividade, para os dois índices em investigação. As informações utilizadas para a realização deste estudo será as cotações históricas durante o período de Janeiro de 2005 e Dezembro de 2016.
- Shopping tourism: avaliação das cidades do Porto e Lisboa como destinos de comprasPublication . Silva, Melanie da Rocha Oliveira da; Liberato, DáliaNas últimas seis décadas, o turismo registou uma expansão e diversificação contínua, sendo um dos maiores e mais importantes setores económicos do mundo. E o mesmo se reflete em Portugal, em que o setor do turismo é o principal setor na categoria das exportações, tendo contribuído, em 2016, para 16,7% das exportações do país. Enquadradas no setor do turismo, as compras foram consideradas pela OMT como o segmento com maior potencial de crescimento, também na economia portuguesa. Portugal é o país europeu que alcançou maior crescimento em Tax-Free shopping em 2017. Contudo, podemos afirmar que este segmento é ainda pouco valorizado no contexto do turismo em Portugal. Objetivo – O objetivo geral deste estudo é a comparação de dados entre as duas maiores e importantes cidades turísticas portuguesas, Lisboa e Porto, no contexto do turismo de compras. Os objetivos específicos são a interpretação dos fatores que influenciam a intenção de gasto no destino e a investigação do papel dos atributos de compras na intenção comportamental no contexto do destino. Metodologia – Para responder aos objetivos desta investigação, foi criado e aplicado um questionário a 1097 turistas/visitantes, nas cidades de Lisboa e Porto. Dos 1097 inquiridos, 606 responderam ao questionário relativo a Lisboa e 491 ao questionário aplicado no Porto. Resultados – Os dados recolhidos confirmam que o perfil sociodemográfico, as características da viagem, os atributos de compra e o sistema de Tax-Free, influenciam positivamente a intenção de gasto. É também confirmado que o perfil do turista e os motivos de viagem se relacionam com as categorias de compras. Comprova-se, ainda, que os atributos de compras influenciam positivamente a satisfação e que a satisfação relativa ao local de compra influencia positivamente os atributos de compra no destino. Limitações e implicações – As duas áreas geográficas escolhidas para a realização deste estudo e a amostra não permitem que os dados recolhidos sejam generalizados. Este estudo apresenta dados relevantes para a DMO nacional e DMO´s regionais, com vista à captação deste segmento do turismo, e melhoria da experiência turística no segmento de compras. Implicações práticas – Este estudo pretende demonstrar a importância deste segmento na indústria do turismo em Portugal. Deverão ser desenvolvidos estudos com as mesmas características, no contexto nacional, por forma a contribuir para o conhecimento científico deste segmento, que ainda é limitado, mas também para aprofundar a investigação no âmbito do perfil individual e comportamental, relativamente ao turista de compras em Portugal, valorizando a importância deste segmento no contexto nacional. O turismo de compras em Portugal é ainda pouco valorizado, sendo visto apenas como oferta complementar a outros segmentos do turismo. Originalidade/valor – São ainda escassos os estudos que analisam o papel dos atributos de compras na criação do valor das compras e intenção comportamental, em particular, em Portugal. Existe assim a necessidade de investigar este segmento no setor do turismo, pois, no processo de compra, os turistas formam diferentes perceções dos atributos de compra, que podem afetar a satisfação global relativamente ao destino turístico. Os estudos focados em cidades Europeias são, igualmente, muito escassos. Atendendo aos impactes socioeconómicos positivos resultantes do turismo de compras, em particular em Portugal, esta investigação pretende comparar, as cidades do Porto e Lisboa, ao nível dos fatores que influenciam a intenção de gasto no destino e do papel dos atributos de compras na intenção comportamental no contexto de cada uma das cidades.
- Avaliação do desempenho de campanhas de e-mail marketing em redes de afiliação: estudo de caso Comparador AlarmesPublication . Ribeiro, Hugo Miguel da Silva Raposo; Magalhães, JoséA presente dissertação de mestrado, teve como objectivo comprovar a rentabilidade dos canais de Marketing Digital: E-mail Marketing e Marketing de Afiliação. Através do acompanhamento de uma campanha real, em contexto empresarial e durante um período de sete meses, foi possível denotar um desempenho lucrativo e altamente competitivo, face ao mesmo desempenho em outros canais, como o Search Engine Marketing, através do Google AdWords. Para além disso, foi possível realizar a conceptualização do Marketing de Afiliados e do E-mail Marketing, através de uma reunião minuciosa de bibliografia e terminologia utilizada na actividade quotidiana das respectivas áreas. O Marketing de Afiliados, enquanto ponte entre campanhas, empresas e anunciantes, que procuram atingir fontes de tráfego qualificadas, potenciadoras de leads e, posteriormente, vendas. O E-mail Marketing promocional, ou de aquisição, foi utilizado como canal de interacção com o consumidor final. Através de um estudo de caso documental, em que se analisaram variáveis como o preço médio por clique e conversão, a taxa de cliques e conversões, a receita, o lucro ou o Retorno Sobre o Investimento, foi possível verificar um retorno positivo e uma competitividade equilibrada com outros meios de comunicação digital, nomeadamente o Google AdWords. A remuneração baseada em performance permitiu, ainda, pagar apenas as acções finalizadas (como cliques ou leads) e obter custos igualmente ajustados ao rendimento da campanha, conferindo maior solidez e segurança a nível orçamental. Introduziu-se um outro conceito fluentemente utilizado em redes de afiliação, habitualmente designado de Marketing de Performance, que é preponderante ao longo de toda esta dissertação de mestrado.
- Plano de reposicionamento no mercado numa ótica de Revenue Management: caso do Stanhope Hotel Brussels by Thon HotelsPublication . Esteves, Hugo Gil Afonso; Oliveira, Mónica; Silva, SusanaNos últimos anos, o Revenue Management alterou o panorama do setor hoteleiro com o foco na criação e maximização de receitas, o que faz deste tema um dos mais estudados pelos investigadores científicos a nível mundial. Este trabalho tem como objetivo conhecer o processo de criação, desenvolvimento e implementação de um plano de reposicionamento no mercado de um hotel, numa Ótica de Revenue Management, aplicado ao caso do “Stanhope Hotel” em Bruxelas, hotel da cadeia Thon Hotels. Ao longo deste estudo, serão então abordados os diferentes vértices que constituem o plano de reposicionamento no mercado do Stanhope Hotel Brussels by Thon Hotels para 5 anos (2017 -2021): Infra-Estruturas, Recursos Humanos, Produto & Servico, Marketing & Comunicação e Revenue Management, assim como uma análise dos resultados previsionais da implementação deste plano. Com o objetivo final da maximização de receitas do hotel, pretende-se que o Stanhope Hotel Brussels by Thon Hotels se posicione na categoria dos melhores hoteis em Bruxelas, para que com uma nova imagem consiga entrar no mercado de hotelaria de luxo e atraia assim uma nova clientela com maior poder de compra para, deste modo, potencializar todos as fontes de receitas do Hotel.
- As dimensões da atitude e da experiência do utilizador face à publicidade nos jogos online: o impacto no engagement e no comportamento futuroPublication . Leite, Eduardo Correia; Torres, AnaTem-se assistido nos últimos anos a um crescimento considerável do investimento das empresas na área do Marketing Digital, sendo que uma das preocupações dos profissionais da área seja a busca constante de novas estratégias e tácticas para comunicar e interagir com os consumidores. Desta forma, um dos mercados com maior evolução e de maiores dimensões é o dos vídeosjogos. Logo, tem-se assistido cada vez mais a elevadas horas de jogos despendidas pelos utilizadores, aliado ao rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, evidenciam os jogos de vídeo online como uma emergente ferramenta de comunicação e de interação directa com o consumidor que se poderão traduzir na captação de novos clientes e no aumento da notoriedade da marca. Resultante disso, o presente trabalho tem como objectivo avaliar quais os determinantes da atitude e do comportamento esperado pelos utilizadores de vídeosjogos online face à exposição da publicidade nos jogos e avaliar qual o impacto no engagement. Nesse sentido, este estudo pretende perceber de que forma o comportamento futuro do utilizador é afectado pelo engagement. No total foram obtidas 103 respostas válidas através da aplicação de um questionário on-line, que permitiram testar o modelo conceptual proposto, utilizando a análise factorial e a análise de regressão, para examinar o conjunto de relações entre as dimensões do In Game Avertising Experience, e o engagement e, como este influência o comportamento futuro do utilizadores. Os resultados da regressão linear confirmam parte das hipóteses testadas: As dimensões do In Game Avertising Experience, mais especificamente, o Entretenimento e a Eficácia revelaram ter um efeito positivo no Engagement e, o Conteúdo, Disrupção e Irritação não são estatisticamente significativas, para poder explicar o Engagement. Por fim, o Engagement demonstrou ter um impacto positivo significativo no comportamento futuro dos utilizadores, isto é, a intenção futura de jogar e recomendar os videojogos online. No final são discutidas as conclusões, apresentados os contributos para a gestão, as limitações do estudo e sugestões para futuras investigações.
- Proposta de guião para a construção do website de uma cooperativaPublication . Pinto, António Ricardo Tavares Teixeira; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira; Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioPor confronto com as outras entidades, nomeadamente as sociedades comerciais, as cooperativas apresentam especificidades que deverão estar refletidas no seu website. De entre estas destaca-se o seu fim mutualístico, a governação democrática pelos membros, a adesão voluntária e livre e a gestão autónoma e independente. As cooperativas nascem para satisfazer as necessidades dos seu membros, num dialogo permanente com a comunidade em que estão inseridas. A pertinência do marketing em qualquer organização é inegável. No setor cooperativo, este tem sido negligenciado. A realidade da generalidade das cooperativas portuguesas é a de uma ausência de perceção do marketing digital enquanto impulsionador da organização. Em particular os websites deverão responder às necessidades competitivas do mercado e dar ênfase a essas mesmas características que as diferenciam de outro tipo de instituições. Este estudo, através da metodologia de análise de caso e estudo de casos comparativos, apresenta um guião para a construção de um website de uma cooperativa. Pretende-se que este guião permita às cooperativas refletir nesse website o seu desempenho económico e social. Sugere-se que os websites das cooperativas incluam páginas que evidenciem a história, a região, a missão e os valores, os órgãos socias, os estatutos, os produtos ou serviços, uma loja online (quando aplicável), os requisitos para a adesão, notícias e formulários de contacto e os contactos da cooperativa. Adicionalmente, na conceção do website, devem ser tidas em consideração as melhores práticas adotadas para a construção do website de qualquer entidade, nomeadamente a facilidade de utilização, o layout, qualidade gráfica, legibilidade, rapidez de navegação, conteúdo, facilidade de contacto e adaptação para mobile.