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- O mercado de eventos de casamento em PortugalPublication . Carvalho, Paula Cristina Almeida; Correia, LuísOs eventos de casamento têm assumido ao longo dos últimos anos um papel preponderante no mercado de eventos e no turismo de Portugal, resultando no emergente conceito de turismo de casamentos, que, atualmente, não pode ser ignorado, tendo em conta o seu impacto e procura no mercado. O norte de Portugal tem sido um destino turístico muito procurado por casais estrangeiros para a realização do seu casamento e respetiva festa, criando desta forma a necessidade de se estudar este fenómeno. Apesar de representar uma tendência mundial recente, o turismo de casamentos teve um crescimento acentuado nos últimos anos, mostrando que este mercado, especificamente, o nicho de destination weddings, está a ter um desenvolvimento otimista e a tornar-se um tema relevante no turismo de eventos. Este estudo desenvolve-se no âmbito do tema de eventos de casamentos, procurando caracterizar o mercado do turismo de casamentos no norte de Portugal e o seu papel no mercado dos eventos de casamentos. Neste âmbito, o conhecimento do perfil dos casais turistas, suas motivações de escolherem o norte de Portugal para a celebração do seu casamento, com a identificação das suas pretensões a nível das características do evento a realizar, assim como a satisfação da experiência, torna-se relevante para um melhor conhecimento deste fenómeno emergente. A região norte de Portugal reúne todas as características de um destino de casamentos. O clima, a gastronomia, a simpatia e hospitalidade dos nortenhos, os serviços de apoio de excelência, a qualidade das praias, a boa relação qualidade-preço, são alguns dos fatores que distinguem o Norte Portugal dos restantes destinos concorrentes. Conhecer as necessidades dos casais turistas que procuram o norte de Portugal como destino para a realização do seu casamento, levou-nos à seguinte questão: Quais as motivações dos casais para a escolha do Norte de Portugal como destino de casamento? Após revisão e análise de diversa literatura e documentos referentes ao tema, a questão levantada foi validada para ser o objetivo principal desta dissertação, uma vez que foi comprovado a sua pertinência. Para este efeito, adotou-se a metodologia de Quivy e Campenhoudt e efetuou-se a recolha de dados através de inquéritos semiestruturados a uma amostragem de trinta casais turistas que realizaram o seu casamento no Norte de Portugal. Para consolidar alguns dos resultados foram efetuadas entrevistas a vinte e seis wedding planners do Norte de Portugal e a quatro entidades relevantes do setor turístico, nomeadamente, Casamentos.pt, BestEvents, Revista Eventos de Sonho, LP Wedding Consulting. Uma abordagem qualitativa foi efetuada aos resultados obtidos, através da técnica de análise de conteúdo e descritiva, o que permitiu uma melhor compreensão dos mesmos de forma a obter-se uma conclusão relativamente à questão primordial do tema desta dissertação. Desta forma, acreditamos que as conclusões deste estudo possam contribuir para que os profissionais dos eventos de casamento, os wedding planners, possam adaptar estratégias no sentido de melhorarem a performance dos seus serviços e, consequentemente, melhor poderem satisfazer as necessidades dos turistas que desejem casar no norte de Portugal.
- Acolhimento digital dos turistas nos destinos turísticosPublication . Martins, Telma Proença; Liberato, Dália; Liberato, PedroA digitalização é considerada um dos fenómenos mais marcantes do século XXI, sendo designada como a terceira revolução industrial, ou ainda Revolução Digital. A popularização da internet e dos aparelhos eletrónicos modificou completamente a sociedade nestas últimas duas décadas. A vertente de turismo derivada desta revolução, denomina-se de turismo digital, e está diretamente associada às ferramentas digitais e à forma como estas apoiam as diversas atividades do setor. A presente dissertação pretende compreender qual tem sido o impacto das diferentes práticas digitais nas empresas de turismo da Região Porto e Norte de Portugal. Para o efeito, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, consistindo num estudo exploratório, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a representantes de diferentes empresas do setor do turismo, nomeadamente a agências de turismo e empresas de alojamento local. O objetivo geral da investigação é analisar o acolhimento digital do destino Porto e Norte e propor estratégias de melhoria do destino. Como objetivos específicos, o estudo pretende realizar uma análise de Benchmarking a destinos competidores, identificar as boas práticas no acolhimento dos turistas nos destinos e analisar a importância da digitalização das empresas de turismo como contributo para o acolhimento digital dos destinos. Nas principais conclusões, é possível destacar que os maiores impactos que as empresas no Porto sentiram no decorrer da última década, foi o aumento do fluxo das vendas, isto devido à implementação do comércio eletrónico, bem como devido à adoção de estratégias de e-marketing e inovação do website. De acordo com as estratégias a serem adotadas pelas organizações, destaca-se na maioria das empresas a adesão a diferentes métodos de pagamentos digitais bem como a criação de equipas especializadas para o acolhimento digital, utilizando métodos de atendimento via email, telefone, WhatsApp e Live Chat. No que respeita às estratégias a implementar no futuro para a melhoria das empresas e do serviço dos seus trabalhadores, denotou-se uma grande referência ao fator da menor dependência de recursos humanos e uma maior implementação do teletrabalho, e ainda a aquisição de diversas tecnologias e atividades digitais que convivam lado a lado com o turismo tradicional, como por exemplo as visitas guiadas em realidade virtual. Por fim, foi diagnosticada a ligação entre as práticas digitais e os objetivos de desenvolvimento sustentável, tendo em vista uma evolução das estratégias digitais nas empresas que melhore o seu desempenho, em paralelo com a sustentabilidade ambiental e social dos destinos turísticos.
- Portugal em padrões de tecido: contributo do design gráfico na comunicação têxtilPublication . Fernandes, Mafalda da Silva; Fernandes, MartaA indústria têxtil é uma das indústrias mais predominantes da nossa sociedade, não só em marcos de domínio financeiro, mas também no modo como adequa tendências e se garante enquanto cultura. O presente projeto procura compreender as eventualidades e os estímulos que o designer gráfico encara com o avanço da tecnologia no quadro dos têxteis, e se vê num regime de comunicação recíproco. O designer gráfico complementa esta indústria com novas e diferentes características ao trabalhar com tecido, mas a diferença aqui, habita nomeadamente noutras questões, pois, por norma, o designer gráfico “brinca” com o papel, mas também o pode fazer com o tecido. O objetivo deste trabalho consiste na concretização de um projeto de mestrado com o tema “Caracterizar Portugal em Padrões para Tecido”. O resultado foca-se num projeto gráfico de comunicação que demonstre as aplicações e influência do design gráfico na representação da identidade nacional, utilizando como veículo padrões para tecidos. Com estes padrões propõe-se a representação dos 18 distritos portugueses, a partir dos símbolos e/ou de características mais icónicas. Este relatório divide-se em três partes: introdução e contextualização histórica, contextualização contemporânea do designer gráfico e do universo dos têxteis e dos padrões perante o print-on-demand e o contexto da indústria têxtil. Por último, o enquadramento prático, onde mostra não só o projeto final, mas também as suas dificuldades e projeções futuras.
- Determinantes de satisfação e lealdade em serviços de hotelaria – o estudo de caso do M.Ou.Co HotelPublication . Costa, Ana Cristina Peixoto da; Oliveira, MónicaEste trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado de Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto tem como principal objetivo conhecer e consolidar os determinantes que garantam a satisfação do cliente na hotelaria. Apresentam-se pontos de vista de diferentes autores, no sentido de enquadrar as diferentes temáticas abordadas no desenvolvimento do estudo. O estudo foi desenvolvido durante um estágio de 960 horas no M.Ou.Co Hotel no departamento de direção. Durante esse período a estudante passou por diferentes departamentos de forma a ter uma visão mais alargada da qualidade de serviço da unidade hoteleira. Foram utilizados dados primários e secundários cuja recolha foi feita através do levantamento das reviews da UH durante os primeiros seis meses do ano nas diferentes plataformas de opinião, e a criação e aplicação de uma entrevista, estruturada em artigos científicos e proposta a todos os chefes departamentais que estavam na empresa há mais de seis meses. Foi possível compreender as necessidades dos hóspedes com bastante detalhe e conhecer a opinião dos chefes departamentais sobre vários temas desenvolvidos em Revisão de Literatura, fazer comparação de informação e posteriormente retirar ilações cruciais para as decisões estratégicas de gestão. Após o levantamento e tratamento de toda a informação, a estudante elaborou um plano com propostas de melhoria para a unidade em questão. Concluiu-se que o M.Ou.Co Hotel é um hotel que necessita melhorias em várias áreas departamentais, no entanto tem bastante potencial de crescimento através da implementação das propostas desenvolvidas e outras que possam surgir.
- Association between Elevated Iodine Intake and IQ among School Children in PortugalPublication . Carvalho, Irene P.; Peixoto, Bruno; Caldas, José Carlos; Costa, Ana; Silva, Sofia; Moreira, Bárbara; Almeida, Agostinho; Moreira-Rosário, André; Guerra, António; Delerue-Matos, Cristina; Sintra, Diana; Pestana, Diogo; Pinto, Edgar; Mendes, Francisca Castro; Martins, Inês; Leite, João Costa; Fontoura, Manuel; Maia, Maria Luz; Queirós, Pedro; Moreira, Roxana; Leal, Sandra; Norberto, Sónia; Costa, Vera; Fernandes, Virgínia Cruz; Keating, Elisa; Azevedo, Luís; Calhau, ConceiçãoThe goal of this work was to examine whether elevated iodine intake was associated with adverse effects on IQ among school-age children in Portugal. In a representative sample of children from the north of the country, IQ percentiles by age (assessed with Raven’s Colored Progressive Matrices) were dichotomized to <50 (“below-average” IQs) and ≥50. Morning urine iodine concentrations, corrected for creatinine, were dichotomized to <250 µg/g and ≥250 µg/g, according to the European Commission/Scientific Committee on Food’s tolerable upper level of daily iodine intake for young children. Data were examined with Chi-square tests, logistic regression, and GLM univariate analysis. The sample (N = 1965) was classified as generally iodine-adequate (median urinary iodine concentration = 129 µg/L; median iodine-to-creatinine ratio = 126 µg/g) according to the WHO’s criteria. A greater proportion of children in the ≥250 µg/g group had below-average IQs, compared to children with less than 250 µg/g (p = 0.037), despite a sizable (though non-significant) proportion of children in the less-than-250 µg/g group also presenting below-average IQs, at the bottom of the iodine distribution (<50 µg/g). The proportion of below-average IQs increased with increasingly elevated iodine concentrations (p = 0.047). The association remained significant after the adjustment for confounders, with the elevated iodine group showing increased odds of having below-average IQs when compared with the non-elevated iodine group (OR 1.55; 95% CI 1.11–2.17; p = 0.011). Consistently, the former group presented a lower mean IQ than the latter (p = 0.006). High iodine intake was associated with lower IQs even in a population classified as iodine-adequate. These results bear on child cognition and on initiatives involving iodine supplementation
- Association between elevated iodine intake and IQ among school children in PortugalPublication . Carvalho, Irene P.; Peixoto, Bruno; Caldas, José Carlos; Costa, Ana; Silva, Sofia; Moreira, Bárbara; Almeida, Agostinho; Moreira-Rosário, André; Guerra, António; Delerue-Matos, Cristina; Sintra, Diana; Pestana, Diogo; Pinto, Edgar; Mendes, Francisca Castro; Martins, Inês; Leite, João Costa; Fontoura, Manuel; Maia, Maria Luz; Queirós, Pedro; Moreira, Roxana; Leal, Sandra; Norberto, Sónia; Costa, Vera; Fernandes, Virgínia Cruz; Keating, Elisa; Azevedo, Luís; Calhau, ConceiçãoThe goal of this work was to examine whether elevated iodine intake was associated with adverse effects on IQ among school-age children in Portugal. In a representative sample of children from the north of the country, IQ percentiles by age (assessed with Raven’s Colored Progressive Matrices) were dichotomized to <50 (“below-average” IQs) and ≥50. Morning urine iodine concentrations, corrected for creatinine, were dichotomized to <250 µg/g and ≥250 µg/g, according to the European Commission/Scientific Committee on Food’s tolerable upper level of daily iodine intake for young children. Data were examined with Chi-square tests, logistic regression, and GLM univariate analysis. The sample (N = 1965) was classified as generally iodine-adequate (median urinary iodine concentration = 129 µg/L; median iodine-to-creatinine ratio = 126 µg/g) according to the WHO’s criteria. A greater proportion of children in the ≥250 µg/g group had below-average IQs, compared to children with less than 250 µg/g (p = 0.037), despite a sizable (though non-significant) proportion of children in the less-than-250 µg/g group also presenting below-average IQs, at the bottom of the iodine distribution (<50 µg/g). The proportion of below-average IQs increased withncreasingly elevated iodine concentrations (p = .047). The association remained significant after the adjustment for confounders, with the elevated iodine group showing increased odds of having below-average IQs when compared with the non-elevated iodine group (OR 1.55; 95% CI 1.11–2.17; p = 0.011). Consistently, the former group presented a lower mean IQ than the latter (p = 0.006). High iodine intake was associated with lower IQs even in a population classified as iodine-adequate. These results bear on child cognition and on initiatives involving iodine supplementation.