ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Agir em tempos de ComplexIDADE Projeto de intervenção com adultos senioresPublication . Madureira, Mariana Filipa de Marinho; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente relatório reflexivo, no âmbito do mestrado em Educação e Intervenção Social, tem por base a análise da realidade de um contexto de ERPI. Perante o elevado índice de envelhecimento populacional e os desafios inerentes a esta fase da vida, é pertinente abordar o papel do idoso na sociedade, refletindo sobre as políticas protecionistas que se demonstram ainda insuficientes e pouco adequadas. Ademais, proponho-me a elaborar uma reflexão das práticas presentes nas instituições, um trabalho ainda mecanicista que revela pouco investimento na formação dos profissionais, não obstante também a escassez de recursos humanos - em particular técnicos sociais capazes de ver os idosos como seres atores-autores e de traçar e desenvolver planos individuais que estimulem as competências. A meio desta experiência prática teve início a pandemia do Covid-19. Com a pandemia, estas e outras questões foram acentuadas ou descortinadas. Porém não foi apenas a realidade mais crua das ERPI que ficou a descoberto, mas também o papel do idoso na sociedade e a sua marginalização, reflexão esta também trazida neste relatório. Todavia este momento atípico foi também promotor de reflexão e reorganização de prioridades e investimentos. Contrariamente a outros países, Portugal declarou Estado de Emergência e salvaguardou o bem-estar da população, combatendo ideologias de darwinismo social.
- AGIR(AR) para um futuro mais saudável: um projeto de educação para a saúde em contexto associativoPublication . Gouveia, Ana Rita da Silva; Araújo, Deolinda; Queirós, João Pedro Luís deO presente relatório espelha a (co)construção e o desenvolvimento de um projeto de educação e intervenção social intitulado “AGIR(AR) para um futuro mais saudável: um projeto de educação para a saúde em contexto associativo”, que teve como contexto a AGIRAR, uma associação de familiares e amigos de pessoas com psicose, sediada em Vila Nova de Gaia, e como participantes os seus associados, profissionais e dirigentes. Sendo um projeto que se alicerça na metodologia da Investigação-Ação Participativa, ele possibilitou momentos de partilha de experiências e vivências com todas as pessoas envolvidas, permitindo identificar dificuldades e limitações, mas também evidenciar os recursos existentes e as potencialidades a prosseguir. Neste sentido, através da participação e da ação, e numa ótica de educação para a saúde e de contribuição para o desenvolvimento comunitário, tentámos dar resposta a algumas das principais necessidades sentidas, promover um maior envolvimento das pessoas na vida da Associação, e uma maior relação desta com a comunidade envolvente, na procura da produção e difusão de conhecimento sobre a saúde mental e da capacitação e empoderamento das pessoas com psicose, seus familiares e comunidade envolvente.
- Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidadePublication . Teixeira, Cátia Daniela Fernandes; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.
- "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do BonfimPublication . Fonseca, Diana Patrícia Xavier da; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.
- Uma Casa na Invicta: Agir para combater a exclusão e o isolamento socialPublication . Dias, Raquel Eduarda Mendes; Monteiro, HugoNeste documento é relatado todo o processo de desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, a partir da comunidade de inserção “Casa da Amizade”. Tendo por orientação metodológica a Investigação-Ação Participativa, este projeto e subsequente relatório centra-se em práticas de intervenção e de investigação de cariz emancipatório no contexto científico da Educação Social. Trabalhando com um conjunto de atores de classes desfavorecidas, este projeto tem a Educação Informal como enfoque privilegiado, com a participação democrática e horizontal como força motriz. Respondendo a uma diversidade no acesso ao conhecimento e no modo de o valorizar, tenta-se trabalhar formas individualizadas de intervenção educativa, pluralidades discursivas e tempos distintos de aprendizagem num percurso partilhado. Descrevendo um processo de investigação e de intervenção, o presente relatório assume uma posição crítica face a formas mais hierarquizadas de abordar o terreno, de modo a garantir valorização de percursos e de competências esquecidas em quotidianos de exclusão.
- (Des)dramatizar o saber - Aprender a (des)aprender num contexto de educação não-formal de adultosPublication . Pereira, Ana Lídia dos Santos; Queirós, João; Garcia, AnaO presente relatório de projeto foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Intervenção Social, na especialização de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos. Alicerçado na metodologia da Investigação Ação-Participativa, espelha oito meses de colaboração com um grupo de adultos aprendentes, num contexto de educação não-formal, criado no quadro de ação da APEFA. Integrado no projeto “Percursos de Cidadania - Alfabetização e Literacias”, “(Des)Dramatizar o Saber” debruçou-se sobre a Educação Básica de Adultos, compreendendo-a como o desenvolvimento de competências essenciais para a vida, para enfrentar os desafios da contemporaneidade e para fazer aproximar as pessoas adultas da desejada cidadania plena. Assim, encarando a alfabetização de forma complexa e multifacetada, para lá da aprendizagem da leitura, escrita e numeracia, procurou abarcar a multidimensionalidade dos sujeitos. Sob pressupostos democráticos, este projeto, pensado também enquanto obra de arte, foi criado pelos variados atores, a partir das suas necessidades e vontades e integrando cada uma das suas personalidades e potencialidades, de forma dinâmica e flexível. Estabelece, desta forma, uma analogia entre processo educativo e processo criativo, convocando a expressão dramática para um processo transformador, libertador e empoderador para educandos e educadora. Considerando os 3.1% de população portuguesa analfabeta e a secundarização a que tem sido votado o setor da educação de adultos, o projeto aqui relatado ambiciona ser um contributo para a discussão de possíveis respostas inovadoras, reequacionando-se as políticas públicas, bem como as práticas pedagógicas. Num diálogo próximo com a educação artística, o projeto, portanto, desafia, nomeadamente, os moldes do aprender a (des)aprender.
- "Gaia Emprega +" Um Projeto de Educação e Intervenção social no contexto do Programa Rede SocialPublication . Afonso, Dalila da Graça de Azevedo Campos Monteiro; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO Programa Rede Social é uma medida de política social que assenta o seu discurso no envolvimento dos atores sociais e no desenvolvimento local. Fundamenta-se nos conceitos de cidadania, participação e faz do combate à pobreza e à exclusão social o seu objetivo primeiro. Apresenta instrumentos de trabalho específicos e um modelo de organização de base municipal e de freguesia. O Projeto que agora se apresenta insere-se num processo de revisão de um Plano de Desenvolvimento Social, em que a opção metodológica recaiu na Investigação Ação Participativa, tendo por isso como esteio a participação dos sujeitos implicados Foi um Projeto que procurou inovar práticas sociais, no contexto da intervenção social vocacionada para jovens desempregados licenciados e exigiu um trabalho de reflexão e avaliação contínua. Porque tinha um propósito de mudança social, implicou uma tomada de consciência de todos os seus participantes e partiu de um processo de transformação que começou por ser individual, mas que veio a ser igualmente grupal.
- Há Histórias que precisam de ser contadas - Projeto de Intervenção num Centro de Reconhecimento de CompetênciasPublication . Freitas, Eduarda Daniela Teixeira; Mendes, IvaneideÉ no campo da educação de adultos, designadamente na perspetiva de uma educação permanente e de uma aprendizagem ao longo da vida, que o trabalho aqui apresentado incidiu. O presente relatório visa dar a conhecer a origem e o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social realizado no Centro Qualifica de Vizela, intitulado por: “Há histórias que precisam de ser contadas”, cuja finalidade foi contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos adultos que frequentam este centro. Todo o projeto desenvolvido prendeu-se com a envolvência dos adultos em demostrar e desenvolver a sua história de vida, refletir sobre o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ou a sua participação em Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de partilhar esta experiência com a Comunidade. Pretendeu, de igual modo, valorizar as trajetórias de vida dos adultos, envolver a Comunidade local na valorização dos processos RVCC e elaborar um Plano Pessoal individualizado após a conclusão do processo de RVCC, consoante as necessidades e perspetivas de cada um. Tendo por base os princípios orientadores da Metodologia de Investigação-Ação-Participativa, da Educação Social e da Educação de Adultos, partindo das potencialidades dos adultos e considerando as necessidades institucionais e da comunidade, visou responder as necessidades das pessoas, desenvolvendo práticas orientadas para um processo de desenvolvimento dos sujeitos ao nível educativo e de participação social, através de ações significativas, investindo na consequente transformação quer dos participantes, quer da comunidade.
- “Há Vida em S. Lázaro”: Projeto de intervenção comunitária com moradores de uma urbanização camarária de AmarantePublication . Pereira, Beatriz Sampaio das Neves Teixeira; Queirós, João Pedro Luis“Há Vida em S. Lázaro” é um projeto de educação e intervenção social coconstruído com moradores/as da Urbanização de S. Lázaro, no concelho de Amarante. Este projeto partiu da convicção de que, no processo de provisão pública de alojamento, “não basta dar a chave de casa”, mas é importante desenvolver um trabalho de base comunitária de comunicação, reflexão, diálogo, interação e inclusão, apoiado numa intervenção social e educativa próxima, em que as respostas e os serviços públicos se mostram presentes e atuantes e se envolvem com os residentes para promover o desenvolvimento local e a qualidade de vida, adaptando-se às mudanças e às novas exigências sociais. A finalidade do projeto consistiu precisamente em fortalecer os laços sociais, solidariedades e vivências cidadãs na Urbanização de S. Lázaro, apostando na evidenciação e desenvolvimento dos recursos e competências dos seus membros e na promoção da respetiva qualidade de vida, através da participação cívica e da ação comunitária. Esta finalidade foi prosseguida através do desenho de três objetivos gerais, traduzidos em três ações: “Vidas (In)Comuns”, “Há Vida em S. Lázaro: Uma Urbanização de Todos e Para Todos” e “Cidadãos Conscientes e Ativos”. Com o desenvolvimento das diferentes atividades incluídas nestas ações, contribuiu-se para a consolidação de uma comunidade mais consciente, ativa, comunicativa, solidária e reivindicativa, preparada para a procura de soluções conjuntas, partilhadas e douradoras para os seus problemas. Tendo por base os princípios orientadores da metodologia da Investigação-Ação Participativa, o desenho e desenvolvimento do projeto partiu e assentou na voz, na reflexão, na participação e na interação dos/as agentes que vivem e intervêm em S. Lázaro. É, portanto, produto da convicção de que é possível mudar, transformar e empoderar comunidades e realidades sociais, desde que se estimule a autorreflexividade e se aposte em práticas orientadas para o desenvolvimento social e educativo das pessoas. Só assim é que, efetivamente, se poderá investir na transformação duradoura das comunidades.
- Máquina do (Meu) Tempo - Um projeto de educação e intervenção social numa Universidade SéniorPublication . Jales, Beatriz Filipa Soares da Costa; Mendes, IvaneideO projeto "Máquina do (Meu) Tempo" foi desenvolvido numa Universidade Sénior da cidade do Porto, orientado pela metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP) pelo que contou com a colaboração do Docente da disciplina de Inteligência Emocional e a participação ativa dos/as vários/as alunos/as. Este projeto teve como finalidade potenciar a participação eletiva do educando adulto face à sua educação, com vista ao seu empoderamento. Assim, definiram-se os seguintes objetivos gerais: na Ação 1 'Tempos de Vida: A Minha História" pretendeu-se valorizar a história de vida, de acordo com os papéis sociais e as identidades de cada adulto; salientar as aprendizagens do adulto em contextos formais, não formais e informais; partilhar as trajetórias e as experiências de cada adulto, numa perspetiva de construção coletiva do conhecimento. Na Ação 2 "Emocionai(Mente) Falando" procurou-se potenciar as relações afetivas entre o grupo; estimular o espírito crítico e o sentido de grupo. Para tal, foi sendo criada, ao longo do tempo, uma relação de proximidade com a comunidade educativa, de forma a promover a sua participação ao longo do Projeto, para que este fosse o mais adequado e coerente à realidade do contexto social, de acordo com a sua identidade, privilegiando o diálogo, a partilha e a escuta ativa. De salientar, que o Projeto foi uma experiência enriquecedora de aprendizagem no coletivo, pautada por uma troca de saberes entre todos/as os/as participantes, com uma bagagem enriquecedora de vivências e conhecimentos adquiridos no tempo que lhes permite dignificar o seu passado, abraçar o presente e perspetivar o futuro.