Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Máquina do (Meu) Tempo - Um projeto de educação e intervenção social numa Universidade Sénior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Beatriz Jales_2023.pdf37.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O projeto "Máquina do (Meu) Tempo" foi desenvolvido numa Universidade Sénior da cidade do Porto, orientado pela metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP) pelo que contou com a colaboração do Docente da disciplina de Inteligência Emocional e a participação ativa dos/as vários/as alunos/as. Este projeto teve como finalidade potenciar a participação eletiva do educando adulto face à sua educação, com vista ao seu empoderamento. Assim, definiram-se os seguintes objetivos gerais: na Ação 1 'Tempos de Vida: A Minha História" pretendeu-se valorizar a história de vida, de acordo com os papéis sociais e as identidades de cada adulto; salientar as aprendizagens do adulto em contextos formais, não formais e informais; partilhar as trajetórias e as experiências de cada adulto, numa perspetiva de construção coletiva do conhecimento. Na Ação 2 "Emocionai(Mente) Falando" procurou-se potenciar as relações afetivas entre o grupo; estimular o espírito crítico e o sentido de grupo. Para tal, foi sendo criada, ao longo do tempo, uma relação de proximidade com a comunidade educativa, de forma a promover a sua participação ao longo do Projeto, para que este fosse o mais adequado e coerente à realidade do contexto social, de acordo com a sua identidade, privilegiando o diálogo, a partilha e a escuta ativa. De salientar, que o Projeto foi uma experiência enriquecedora de aprendizagem no coletivo, pautada por uma troca de saberes entre todos/as os/as participantes, com uma bagagem enriquecedora de vivências e conhecimentos adquiridos no tempo que lhes permite dignificar o seu passado, abraçar o presente e perspetivar o futuro.
The project "(My) Time Machine" was developed in a Senior University in the city of Porto, guided by the methodology of Participatory Action Research (PAI), with the collaboration of the Teacher of Emotional lntelligence and the active participation of several students. The purpose of this project was to enhance the elective participation of adult students in their education with a view towards their empowerment. Thus, the following general objectives were defined as: Action 1 "Life's Moments: My Story" aimed to enhance life stories, according to the social roles and identities of each adult; to highlight adult learning informal, non-formal and informal contexts; to share the trajectories and experiences of each adult, from a perspective of collective knowledge construction. ln Action 2 "Emotional (Mind) Speaking" we sought to strengthen the affective relationships among the group; stimulate criticai thinking and a sense of collectiveness. For this, a close relationship with the educational community was created ove r time, in arder to promote their participation throughout the project, so that it was the most appropriate and consistent to the reality of the social context, according to their identity, favoring dialogue, sharing and active listening. The Project was an enriching collective learning experience, marked by an exchange of knowledge among ali participants, with an enriching baggage of experiences and knowledge acquired over time that allows them to dignify their past, embrace the present and envision the future.

Description

Keywords

Universidade sénior Envelhecimento ativo Educação de adultos Aprendizagem ao longo da vida lnvestigação-ação participativa Senior university Active aging Adult education Lifelong learning Participatory action research

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License