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- Development of an immunosensor based on quantum dots with different emissions for the detection of cancer biomarkersPublication . Oliveira, Daniela; Piloto, Ana Margarida L.(Introduction) Cancer is a global health challenge, where early detection is crucial to increasing survival rates [1]. Non-invasive, rapid, and affordable diagnostic methods are urgently needed. Immunosensors emerge as promising alternatives to traditional methods such as ELISA, allowing point-of-care (PoC) analyses [2]. This study introduces a fluorescent probe using cadmium telluride quantum dots (CdTe@MPA QDs) to detect the pancreatic cancer biomarker CA 19-9. With the increasing CA 19-9 concentrations, the fluorescence intensity of green-, orange-, and red-emitting QDs@conjugates was reduced, creating a visible colour gradient under a 365 nm UV lamp. The method, suitable for serum analysis, is highly sensitive and selective, with a detection range of 0.31 to 501.9 U mL-1 and analyzed using ImageJ software. These immunosensors offer significant potential for cancer biomarker detection in clinical diagnostics.
- Relatório de Estágio de Marisa Cruz TorresPublication . Torres, Marisa Cruz; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida MAria Aguiar Barbieri deO relatório apresentado pretende espelhar o percurso pedagógico desenvolvido no decurso da Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, que possibilita a obtenção do grau de mestre nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este documento considera-se basilar no desenvolvimento pessoal e profissional da futura docente de perfil duplo, visto que se apresenta à luz da construção crítico-reflexiva das ações promovidas de forma fundamentada, assente na Metodologia de Investigação-Ação. Evidencia-se a relevância da formação de docentes detentores de perfil duplo, sendo essencial que adotem práticas com visões global e integral da educação, percecionando-a como um processo contínuo. Assim, a mestranda procurou desenvolver práticas educativas sob um paradigma socioconstrutivista e da Metodologia de Trabalho de Projeto, articulando com os documentos orientadores curriculares vigentes e referenciais teóricos inerentes à prática educativa. Ademais, procurou-se promover o trabalho colaborativo e o envolvimento das famílias e comunidade educativa que se revelaram aspetos ricos para as práticas e vivências com as crianças, no que respeita aos benefícios para o desenvolvimento das mesmas. Ainda, permitiram à mestranda o desenvolvimento de saberes profissionais e pessoais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida e do processo de construção de identidade profissional.
- Empatia, respeito, tolerância: a prática docente pela voz dos discentesPublication . Ferreira, Maria Lucinda Carneiro; Ribeiro, Carla Patrícia da SilvaO presente trabalho intitulado Empatia, Respeito, Tolerância: A prática docente pela voz dos discentes, decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisio nada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico e é um dos elementos avaliativos do percurso académico. O trabalho a seguir apresentado é uma descrição e reflexão sobre a prática educativa realizada ao longo de um ano letivo, com turmas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, apresentando desafios e conquistas, e mobilizando documentos normativos como as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e o documento regulador da Educação para a Cidadania, como forma de justificar a prática docente. Adicionalmente, é descrito um projeto de intervenção, desenvolvido com a turma de 6.º ano de Português, numa aproximação à investigação-ação, que procurou o melhoramento das relações entre colegas, com base no respeito, empatia, escuta empática e entreajuda.
- Open dialogue through telehealth: exploring family and professionals experiencesPublication . Ferreira, Ana Raquel da Rocha; Silva, Maria Goreti Moreira Magalhães De Sousa; Correia, Maria de Oliveira; Campos, FilipaTelehealth can be a convenient option, more adjustable to patients´ needs, and can improve access to services. However, its implementation often brings challenges. Open dialogue (OD) has the potential to address some of these barriers. Once implemented, OD is a person-centered, non-institutional, and non-medicalized approach that promotes patients’ rights and recovery. This chapter aims to introduce the OD approach and explore its potential in a remote setting. The focus will also be on the challenges of using telehealth for OD, providing recommendations on how it can be implemented and its requirements, and sharing patients´ and professionals’ experiences of network meetings on a more flexible and adapted version of this approach.
- Construir para sentir, aprender a ensinarPublication . Fonseca, Ana Beatriz Rosas; Fernandes, Dárida; Quadros-Flores, PaulaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica da mestranda, nos dois contextos de ensino, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com base nos saberes pedagógicos, didáticos, científicos e humanos, sustentada por diferentes pressupostos teóricos e legais. Ao longo do percurso formativo, a intervenção no contexto educativo assentou numa metodologia com características de investigação-ação, incluindo momentos de observação, planificação, ação e reflexão pósação. Desta forma, o documento destaca a diversidade de experiências enriquecedoras e significativas que possibilitaram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Ademais, enfatizou-se um processo de ensino e de aprendizagem reflexivo, construtivista e inclusivo, em que os momentos de cooperação e colaboração mostraram ser essenciais para o desenvolvimento e construção da identidade docente. O Relatório de Estágio tem como objetivo revelar as inúmeras intervenções educativas executadas, pela mestranda, nos diferentes contextos educativos, procurando enquadrar os recursos e as estratégias às necessidades e interesses das crianças das diferentes turmas. No que diz respeito à dimensão investigativa, presente neste Relatório de Estágio, procurou-se estudar as potencialidades do Geoplano, do Geoboard e da Inteligência Artificial, no desenvolvimento das capacidades de abstração, visualização e comunicação matemática, numa abordagem contextualizada da Matemática, integrando a obra "A ovelha que fazia Múuuu", de Isabel Fernandes Pinto.
- Uma borboleta que ganhou asasPublication . Azevedo, Elisa Maria Borges; Lima, Cláudia MaiaO presente Relatório de Estágio (RE), ergue-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se integra no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O objetivo primordial deste documento consiste na fundamentação, análise e reflexão crítica sobre o caminho desenvolvido pela mestranda ao longo da sua prática profissional, incorporando pressupostos teóricos e legais, que permitam, deste modo, apoiar e sustentar a realização da PES, bem como os imprescindíveis saberes do foro científico, pedagógico e didático. Sendo a redação do RE condição determinante para a obtenção do grau de mestre, é nele que se encontraram descritas as experiências e aprendizagens adquiridas pela professora estagiária (PE). Esta prática pedagógica, caracterizada pela sua multiplicidade de vivências, regeu-se pelos paradigmas construtivistas e significativos. Importa, ainda, evidenciar a importância do ciclo de supervisão, assim como a notável cooperação entre todos os intervenientes da PES, nomeadamente os professores institucionais e os professores cooperantes, que impulsionaram um crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a fase da PES, a mestranda teve a oportunidade de contactar com dois contextos distintos – o 2º CEB e o 1º CEB, cronologicamente. Por conseguinte, são apresentadas neste documento as caracterizações dos contextos e algumas intervenções realizadas pela PE onde se pode constatar as estratégias, métodos e recursos didáticos e pedagógicos, implementados de forma adequada às idiossincrasias e necessidades de cada contexto. Adicionalmente, este documento contempla, ainda, uma componente investigativa, em formato de artigo, onde se procurou compreender quais as estratégias utilizadas pelos alunos do 2º ano de escolaridade na resolução de problemas envolvendo números racionais não negativos - frações. Uma borboleta que ganhou asas – é o título que dá sentido ao caminho traçado pela mestranda. Uma borboleta simboliza a transformação, a adaptação e o crescimento, assim como a liberdade que advém de todas essas fases, sendo, portanto, uma bela metáfora para o intenso e marcante processo vivenciado pela mestranda durante a PES – e é nesta fase, do bater de assas, que a mestranda alcança o seu grande sonho de ser professora!
- Intervenções para promover a escrita em dois Alunos com autismo: Estudo experimental de sujeito únicoPublication . Almeida, Evanir Rodrigues de; Ferreira, Manuela SanchesEm virtude das características do transtorno do espectro autista, os alunos com esta condição podem enfrentar dificuldades significativas na execução de tarefas escolares, incluindo a escrita. No entanto, essas dificuldades podem ser atenuadas por meio de estratégias e intervenções educacionais personalizadas. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos de uma intervenção personalizada e diferenciada na participação em atividades de escrita e na redução da resistência à escrita de dois alunos com autismo no sexto ano de escolaridade. Para atender a esse objetivo, foi realizado um estudo experimental de sujeito único com um desenho de múltiplas linhas de base. Os participantes foram expostos às atividades de escrita tanto em sala de aula do ensino regular quanto no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), sendo observados ao longo de três fases distintas: (1) linha de base, (2) intervenção e (3) manutenção. A intervenção incorporou estratégias como reforço positivo, demonstrações de afeto, estímulos motivacionais e promoção da confiança. Os resultados revelaram melhorias significativas para ambos os alunos, resultando no aumento da frequência de participação nas atividades de escrita e na redução da resistência em escrever.
- Terminología Jurídica, Extranjería y Culturas Jurídicas Diferentes (español, inglés y ruso)Publication . Vitalaru, Bianca; Suñé Arilla, EliaEl derecho de extranjería presenta tanto una dimensión nacional como una dimensión internacional. Las particularidades que el derecho nacional, el contexto sociocultural, la ideología y los intereses nacionales aportan al correspondiente régimen de extranjería plantean, desde el punto de vista traductológico, problemas de corte cultural. Entre estos problemas se encuentran las diferencias en la estructuración conceptual y el contenido sociocultural de los conceptos jurídicos (Macías Otón, 2015). El presente estudio tiene dos objetivos: por un lado, determinar y analizar candidatos a equivalentes para los términos más representativos del derecho de extranjería de España, Reino Unido y la Federación Rusa y, por otro, recopilar las soluciones en una base de datos que facilite el proceso de documentación de los traductores e intérpretes de estas especialidades lingüísticas. Nuestra metodología de trabajo se basa en el análisis de corpus y en un enfoque jurídico-terminológico comparativo o lo que Vitalaru (2018) denomina “documentación comparativa” (p. 35), “investigación terminológico-conceptual de tipo comparativo” (p. 42), “método de investigación comparativa” (p. 49) y “comparación jurídico-conceptual basada en derecho comparado” (Vitalaru, 2023, p. 227). Mediante estos dos enfoques determinamos diferentes categorías de términos según el grado de equivalencia conceptual que presentan teniendo en cuenta los ordenamientos jurídicos de los países referidos. El estudio revela puntos de convergencia entre los regímenes de extranjería por influencia del derecho internacional y puntos de divergencias aportados por el derecho nacional de los países implicados. Destacan las divergencias, ya que implican la falta de equivalentes terminológicos y la adquisición de conocimientos jurídicos específicos y, por lo tanto, suponen un problema de traducción. Todo ello subraya la necesidad de tratamiento de los términos como referencias culturales, como propone Mayoral Asensio (2002), y de utilizar enfoques monolingües comparativos en el proceso de documentación orientado a solucionar problemas de traducción en estos contextos.
- ChatGPT no contexto do Ensino superior: O caso da sua aplicação numa unidade curricularPublication . Costa, A.R.; Viegas, C.; Lima, N.; Caldeira, A.(Contexto) O uso de ferramentas de IA, particularmente o ChatGPT, tem sido generalizado nos últimos anos. A sua aplicação na educação tem sido criticada por alguns e apoiada por outros. Nesta comunicação apresentamos o caso de um trabalho realizado numa unidade curricular de um curso de licenciatura em Engenharia Informática em que o uso do ChatGPT não só foi incentivado como obrigatório. Foi solicitado aos alunos que utilizassem esta ferramenta de forma ética e crítica, comparando os resultados com referências bibliográficas. No final foi realizado um questionário com o objetivo de compreender as perceções dos alunos sobre o trabalho e o uso do ChatGPT.
- International Conference Mathematical Analysis and Applications in Science and Engineering, ISEP, Porto, Portugal, June 20-22, 2024: Book of abstractsPublication . Golubitsky, Martin; Lacarnobara, Walter; Pinto, Carla M.A.; Babo, Lurdes; Mendonça, Jorge; Carvalho, Fernando; Rocha, Rui