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- University 4.0: The future of higher education in the Age of TechnologyPublication . Al-Zoubi, Abdallah; Pozzo, María Isabel; Ionita Ciolacu, Monica; Alves, Gustavo R.; Kist, Alexander A.The fourth industrial revolution has had an unprecedented impact on humanity. The disruptive technologies driving the new revolution's pervasive change have the most significant impact on the younger generation. Universities should produce and promote the best use of such technologies. The next-generation university's form, function, and purpose must be clarified. The future university has already been given new names, including ecological, distributed cyborg, decentralized, and Zoom University, along with several models that have been imagined. The most important question, though, is whether universities will continue to operate under the same framework in the future or whether they will fundamentally alter the nature of higher education. To imagine the future university as described, this study aims to achieve two main objectives. First, to explore and discuss various models related to University 4.0 and the 4th Industrial Revolution. Second, to analyze the perceptions of Engineering Educators about the term ‘University 4.0’. The data elicited from a non-probabilistic international sample of professionals in Engineering Education show partial features, among which ‘digitalization’ predominates. This tendency supports the idea of a continuation with partial changes (named University 4.0) rather than a profound alteration like higher education (named University 4.1) from their perspective. An overview of University 4.0 aims to spark a discussion about what lies ahead for future generations.
- Estudantes surdos no ensino superior: perceções sobre a experiência académica e socialPublication . Silva, Ana Beatriz Oliveira e; Maia, Mónica SilveiraO acesso dos estudantes surdos ao ensino superior e as suas vivências e aprendizagens neste contexto, são importantes alvos de análise na persecução dos objetivos de inclusão e equidade que orientam as políticas e práticas nas instituições de ensino superior. O presente estudo parte dos grandes princípios e valores aclamados na Convenção dos Direitos Humanos e nas políticas para a inclusão social, procurando aferir de que modo o acesso e participação no ensino superior é percecionado e experienciado por estudantes surdos. Atualmente, são conhecidos vários fatores que parecem condicionar, de forma sistemática, o acesso equitativo às oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento por parte de pessoas da comunidade surda. Procurou-se, assim, nesta investigação contribuir para uma melhor compreensão da experiência de participação dos estudantes surdos, identificando obstáculos e boas práticas no acolhimento e inclusão dos mesmos nas instituições de ensino superior. Realizou-se um estudo qualitativo através de entrevistas a cinco estudantes surdos com idades compreendidas entre os 20 e os 25 anos. A partir da análise das entrevistas foram exploradas perceções sobre as suas experiências sociais e académicas, identificando os apoios que na perspetiva dos próprios, são cruciais para o sucesso da sua inclusão neste contexto.
- A Ficha Juritradutológica como Experiência Pedagógica no Âmbito da Formação em Tradução JurídicaPublication . Tallone, Laura; Tulekian, IsabelleA aprendizagem colaborativa é considerada uma das abordagens mais adequadas para as estratégias centradas no aluno e afigura-se especialmente útil na atual formação de tradutores, sendo indicada para a aquisição de competências de tradução. A implementação de estratégias colaborativas na formação de tradutores tem levado a uma redução significativa das atividades individuais na sala de aula, com um peso cada vez maior de trabalhos coletivos, que facilitam a inserção do tradutor novel em equipas multidisciplinares. A formação em tradução jurídica, pelo facto de se encontrar na confluência de dois sistemas jurídicos, requer, além de outras competências transversais e específicas exigíveis ao tradutor especializado, conhecimento da lei e da linguagem jurídica, o que coloca um peso acrescido no desenho das atividades a desenvolver pelos formandos. Neste artigo descreve-se a implementação de um projeto de ficha juritradutológica como ferramenta pedagógica na formação em tradução jurídica, no âmbito do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP – P.PORTO). Salientam-se as suas vantagens como elemento da abordagem colaborativa da aprendizagem e inclui-se, ainda, a perceção dos estudantes, que validam a experiência como uma componente valiosa da aprendizagem, quando inserida numa estratégia formativa baseada na construção de conhecimento por parte do próprio estudante e na aquisição de competências específicas e transversais, em conformidade com o Quadro de Competências do European Masters in Translation (EMT, 2022).
- Social sustainability: the challenges to the restaurant sectorPublication . Maia, Beatriz; Silva, Susana; Melo, AntónioThe guarantee of sustainable development has been a growing concern in various economic sectors, particularly from the economic and environmental perspective. In a post-pandemic scenario, the restaurant industry was one of the most affected worldwide and had to undergo abrupt changes to remain operational. Thus, this study primarily focuses on addressing the challenges faced by Human Resources Management (HRM) in attracting and retaining employees in the restaurant sector. This research aims to understand the challenges faced in retaining and attracting talent to restaurants and to explore the strategies that should be adopted to ensure the restaurant’s social. It used a qualitative methodology, with 10 (5 female and 5 male, with a mean age of 35 years old) semi-structured interviews with professionals who chose to leave this profession, to ensure a concerted view of the current state of the sector in the north of Portugal. Through thematic analysis of the interviews, the results identified the current difficulties in attracting and retaining employees in the sector, as well as some HRM strategies that can address these challenges. These findings emerged from the themes 'Special Features of the Restaurant Sector' and 'Attraction and Retention Strategies.' The first theme contextualizes and characterizes the sector's reality, arising from four categories: activity context, company type, the COVID-19 pandemic, and turnover factors. Meanwhile, the second theme presents the attraction and retention strategies that HRM in restaurant companies should implement, while also exploring some challenges faced in designing and implementing these strategies in practice. Specifically, recruitment and selection, compensation and benefits, onboarding, integration and socialization, and career management. In conclusion, social sustainability still has little prominence in the restaurant sector. To become more attractive, the restaurant sector needs to invest in better non-monetary benefits, such as flexible working hours, health insurance, professional recognition, training investment, and career advancement opportunities. This study intends to help companies take measures to improve employee satisfaction and also increase talent retention and new employees’ attraction.
- Pirólise de agulhas de pinheiro: resultados preliminaresPublication . Nascimento, M.; Silva, F.; Pilão, R.; Neto, M.P.; Ribeiro, A.M.(Introdução) As florestas em Portugal ocupam uma área aproximada de 3 224 200 ha, apresentando como espécies predominantes o sobreiro, o pinheiro e o eucalipto (ICNF, 2021). Os pinheiros ocupam cerca de 28 % desta área e geram diversos resíduos, entre os quais as agulhas, que se não forem retiradas das florestas podem agravar o problema dos incêndios florestais (Omvesh et al., 2023). A energia proveniente de resíduos florestais pode ser transformada em combustíveis ou em outros produtos químicos através de processos termoquímicos, como a pirólise, onde há a formação de três fases distintas: o carbonizado, o bio-óleo e o gás (Basu, 2018).
- O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunosPublication . Veiros, Catarina Oliveira; Duarte, PedroO presente Relatório de Estágio, intitulado "O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos", está alinhado com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório constitui um componente essencial para a avaliação da Prática de Ensino Supervisionada e é um requisito formal para a admissão à prova pública e obtenção do grau de Mestre. O documento oferece uma análise detalhada da experiência vivida durante o estágio no ano letivo 2023/2024, incluindo uma reflexão sobre o desenvolvimento profissional, social e pessoal. Explora a relação entre investigação e prática, destacando como a observação, planificação, ação e reflexão contribuíram para o enriquecimento das competências necessárias a um docente de perfil duplo. O relatório dá especial ênfase ao projeto de investigação intitulado "O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos". Este projeto, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, utilizou uma abordagem de investigação-ação para explorar como as atividades que promovem a autonomia e a educação em valores influenciam a formação cidadã dos alunos. Além disso, o relatório reflete sobre o processo de desenvolvimento científico pedagógico, pessoal e social da docente em formação, ancorado no percurso trilhado ao longo do estágio. Salienta que a prática pedagógica requer uma constante articulação entre planificação, intervenção e reflexão, evidenciando que ser professor implica também um processo de investigação. O binómio investigação e ação permeia os diversos capítulos do documento, desde os aspetos científico-pedagógicos e programáticos até à apresentação dos recortes da prática educativa e do projeto. Neste contexto, foi desenvolvido um projeto de investigação e intervenção focado em avaliar como atividades de envolvimento epistémico, combinadas com o trabalho colaborativo, podem potenciar a educação cidadã dos alunos. O projeto visou explorar as vantagens e benefícios que o trabalho colaborativo traz para a educação em valores, examinando de que forma a interação e a cooperação entre os alunos contribuem para uma compreensão mais profunda dos princípios cívicos e sociais.
- Integration of the microfluidic and plastic body for the detection of a biomarker associated with Alzheimer diseasePublication . Vinagre, Inês; Chiussi, Stefano; Moreira, Felismina T.C.
- Relatório de Estágio de Maria João Cova MoreiraPublication . Maria João Cova, Moreira; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório de estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau de Mestre. Este documento resulta da partilha de saberes e do trabalho colaborativo com o par pedagógico, a professora e a educadora cooperantes e as supervisoras institucionais, envolvendo, igualmente, as crianças e as respetivas famílias. Neste sentido e baseadas num paradigma sócio construtivista, as ações educativas desenvolvidas possibilitaram a participação plena e a inclusão de todas as crianças no processo de aprendizagem, valorizando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, para a promoção de atividades contextualizadas, assentes numa educação holística e humanista, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, sustentados em pressupostos teóricos e legais. Além disso, no decorrer da prática pedagógica, adotou-se uma atitude crítica, reflexiva e ética, apoiada num ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de Investigação-Ação, que permitiu adequar as atividades às especificidades das crianças, assumindo estas um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Ao longo deste processo de ensino e de aprendizagem foi desenvolvido um projeto de intervenção em cada nível educativo, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto, promovendo, em paralelo, um envolvimento familiar, essencial para o desenvolvimento do principal agente educativo - a criança.
- Tourism concepts and rural tourism In PortugalPublication . Fernandes, Joel; Albuquerque, Eduardo B.; Silva, AmândioObjective: To systematize literature on tourism and tourism in rural areas in Portugal. Methodology: Review of literature on tourism and tourism in rural areas in Portugal that leads us to the respective concepts. Results: Tourism in Portugal could reach approximately 39.5 billion euros in 2024, which will represent around 17.4% of the Gross Domestic Product. Rural and nature tourism in Portugal is a practice that values the wellbeing of visitors and promotes environmental conservation. Conclusions: Tourism in Portugal follows a trend of growth and massification and tourism in rural areas seeks to be an alternative to the aforementioned massification.
- Efetividade do funcionamento e consecução do plano de melhoria de uma escola: Avaliação interna - um estudo de caso.Publication . Ribeiroi, Paulo Joel Fontes; Romão, PaulaEste estudo, na área da avaliação interna da escola, tem como ponto principal conhecer a perceção que o pessoal docente de uma escola do 3.º ciclo do ensino básico com ensino secundário do concelho de Vila Nova de Gaia tem sobre a efetividade do funcionamento e consecução do plano de melhoria da sua escola. Utilizou-se uma metodologia quantitativa tendo por base a análise estatística dos resultados obtidos na aplicação dos inquéritos por questionários. Os resultados obtidos, com uma média de respostas positivas na casa dos 78,3% apontam para a valorização do processo de avaliação interna por parte de quem nele intervém. Apontam, igualmente, para um desconhecimento do processo por parte um número significativo, 17,9% de docentes, percentagem que está diretamente relacionada com um grande grupo de docentes que se encontram a lecionar neste estabelecimento há menos de 10 anos, 69,1%. Na situação oposta, podemos verificar que apenas 10,3% dos docentes se manifestaram em oposição às questões elencadas nos inquéritos, e como referência extrema, temos as posições mínimas de 1% de oposição em duas das afirmações apresentadas a escrutínio. A literatura consultada, atesta a importância, a utilidade e a premência que devem ser alocadas aos processos de avaliação das escolas, sendo referido pela totalidade dos autores consultados, que o processo de autoavaliação é importante e útil para os planos de melhoria das escolas contribuindo, para o desenvolvimento organizacional e profissional e para a melhoria das práticas de ensino e de aprendizagem. Verificamos na consulta bibliográfica, no entanto, que o processo de avaliação interna é algo vago e que não recolhe grande consenso na sua implementação.