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“Há Vida em S. Lázaro”: Projeto de intervenção comunitária com moradores de uma urbanização camarária de Amarante

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Abstract(s)

“Há Vida em S. Lázaro” é um projeto de educação e intervenção social coconstruído com moradores/as da Urbanização de S. Lázaro, no concelho de Amarante. Este projeto partiu da convicção de que, no processo de provisão pública de alojamento, “não basta dar a chave de casa”, mas é importante desenvolver um trabalho de base comunitária de comunicação, reflexão, diálogo, interação e inclusão, apoiado numa intervenção social e educativa próxima, em que as respostas e os serviços públicos se mostram presentes e atuantes e se envolvem com os residentes para promover o desenvolvimento local e a qualidade de vida, adaptando-se às mudanças e às novas exigências sociais. A finalidade do projeto consistiu precisamente em fortalecer os laços sociais, solidariedades e vivências cidadãs na Urbanização de S. Lázaro, apostando na evidenciação e desenvolvimento dos recursos e competências dos seus membros e na promoção da respetiva qualidade de vida, através da participação cívica e da ação comunitária. Esta finalidade foi prosseguida através do desenho de três objetivos gerais, traduzidos em três ações: “Vidas (In)Comuns”, “Há Vida em S. Lázaro: Uma Urbanização de Todos e Para Todos” e “Cidadãos Conscientes e Ativos”. Com o desenvolvimento das diferentes atividades incluídas nestas ações, contribuiu-se para a consolidação de uma comunidade mais consciente, ativa, comunicativa, solidária e reivindicativa, preparada para a procura de soluções conjuntas, partilhadas e douradoras para os seus problemas. Tendo por base os princípios orientadores da metodologia da Investigação-Ação Participativa, o desenho e desenvolvimento do projeto partiu e assentou na voz, na reflexão, na participação e na interação dos/as agentes que vivem e intervêm em S. Lázaro. É, portanto, produto da convicção de que é possível mudar, transformar e empoderar comunidades e realidades sociais, desde que se estimule a autorreflexividade e se aposte em práticas orientadas para o desenvolvimento social e educativo das pessoas. Só assim é que, efetivamente, se poderá investir na transformação duradoura das comunidades.
“Há Vida em S. Lázaro” is a project of education and social intervention that was co-built with residents of Urbanização de S. Lázaro, a council housing estate in the municipality of Amarante. This project was born out of the conviction that, in the process of public housing provision, “it isn´t enough to give the house keys”, but it is also important to develop a community-based work of communication, reflection, dialogue, interaction and inclusion, sustained by a close social and educational intervention, in which responses and public services are present and active and engage with residents to promote local development and their quality of life, while adapting to changes and to new social demands The purpose of the project was precisely to strengthen social bonds, solidarity and citizen experiences in Urbanização de S. Lazaro, focusing on identifying and developing resources and skills of its members and promoting their quality of life through civic participation and community action. This purpose was pursued by designing three general objectives, reflected in three actions: “Vidas (In)Comuns”, “Há Vida em S. Lázaro: Uma Urbanização de Todos e Para Todos” e “Cidadãos Conscientes e Ativos”. With the development of the different activities included in these actions, the project contributed to the consolidation of a more aware, active, communicative, supportive, and demanding community, prepared to seek collective, shared, and lasting solutions to its problems. Based on the guiding principles of the participatory action research, the design and development of the project began and was based on the voice, reflection, participation, and interaction of the agents that live and intervene in S. Lázaro. It is, therefore, the product of the conviction that communities and social realities can change, transform, and be empowered, if self-reflection is stimulated and practices are oriented to personal, social, and educational development. Only then can communities be effectively transformed.

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Keywords

Habitação social Urbanização camarária Intervenção comunitária Investigação-ação participativa Social housing Municipal estate Community intervention Participatory action-research

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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