ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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- Agir em tempos de ComplexIDADE Projeto de intervenção com adultos senioresPublication . Madureira, Mariana Filipa de Marinho; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente relatório reflexivo, no âmbito do mestrado em Educação e Intervenção Social, tem por base a análise da realidade de um contexto de ERPI. Perante o elevado índice de envelhecimento populacional e os desafios inerentes a esta fase da vida, é pertinente abordar o papel do idoso na sociedade, refletindo sobre as políticas protecionistas que se demonstram ainda insuficientes e pouco adequadas. Ademais, proponho-me a elaborar uma reflexão das práticas presentes nas instituições, um trabalho ainda mecanicista que revela pouco investimento na formação dos profissionais, não obstante também a escassez de recursos humanos - em particular técnicos sociais capazes de ver os idosos como seres atores-autores e de traçar e desenvolver planos individuais que estimulem as competências. A meio desta experiência prática teve início a pandemia do Covid-19. Com a pandemia, estas e outras questões foram acentuadas ou descortinadas. Porém não foi apenas a realidade mais crua das ERPI que ficou a descoberto, mas também o papel do idoso na sociedade e a sua marginalização, reflexão esta também trazida neste relatório. Todavia este momento atípico foi também promotor de reflexão e reorganização de prioridades e investimentos. Contrariamente a outros países, Portugal declarou Estado de Emergência e salvaguardou o bem-estar da população, combatendo ideologias de darwinismo social.
- AGIR(AR) para um futuro mais saudável: um projeto de educação para a saúde em contexto associativoPublication . Gouveia, Ana Rita da Silva; Araújo, Deolinda; Queirós, João Pedro Luís deO presente relatório espelha a (co)construção e o desenvolvimento de um projeto de educação e intervenção social intitulado “AGIR(AR) para um futuro mais saudável: um projeto de educação para a saúde em contexto associativo”, que teve como contexto a AGIRAR, uma associação de familiares e amigos de pessoas com psicose, sediada em Vila Nova de Gaia, e como participantes os seus associados, profissionais e dirigentes. Sendo um projeto que se alicerça na metodologia da Investigação-Ação Participativa, ele possibilitou momentos de partilha de experiências e vivências com todas as pessoas envolvidas, permitindo identificar dificuldades e limitações, mas também evidenciar os recursos existentes e as potencialidades a prosseguir. Neste sentido, através da participação e da ação, e numa ótica de educação para a saúde e de contribuição para o desenvolvimento comunitário, tentámos dar resposta a algumas das principais necessidades sentidas, promover um maior envolvimento das pessoas na vida da Associação, e uma maior relação desta com a comunidade envolvente, na procura da produção e difusão de conhecimento sobre a saúde mental e da capacitação e empoderamento das pessoas com psicose, seus familiares e comunidade envolvente.
- Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidadePublication . Teixeira, Cátia Daniela Fernandes; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.
- Aprendizagem contínua - Novas conquistas - Projeto de intervenção desenvolvido com idosos numa Academia Sénior inserida num Centro de DiaPublication . Rocha, Jacinta Lúcia Cardoso da; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente relatório vem traduzir a configuração e o desenvolvimento de um projeto assente na metodologia de Investigação-Ação Participativa, com o objetivo de alcançar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas através da disciplina de ‘Cidadania Ativa’ inserida numa modalidade de Educação Não Formal de Adultos – ‘Academia Sénior’. Neste seguimento, foram utilizados vários métodos e técnicas de investigação que permitiram ao investigador, juntamente com os participantes implicados, obter uma visão mais holística sob o que os rodeia, recolhendo e analisando um conjunto de informações, que possibilitaram a identificação de diferentes problemas, necessidades e potencialidades dos próprios sujeitos. Após a construção do conhecimento sob a realidade e da resultante priorização de problemas/necessidades, como demanda um projeto de intervenção, sucedem as ações constituídas por um conjunto de atividades que procuram dar resposta aos objetivos orientadores do projeto. Todo este planeamento, com bases fixas na Educação e Intervenção Social, provém de um projeto que vem explanar a importância da Educação para a Cidadania, uma vez que surge a incumbência dos participantes (idosos) refletirem sobre os seus problemas numa dimensão generalizada, capazes de mergulhar até ao foro pessoal, institucional e diferentes campos sociais para que, autonomamente, se organizem e possam dar resolução aos mesmos. Ainda, nesta lógica, este projeto, contribuiu para a participação ativa dos idosos na resolução dos problemas institucionais, denotando consequentemente a transformação pessoal dos sujeitos. Importa referir ainda que todo este projeto e o conjunto de processos inerentes ao mesmo estiveram em constante (re)construção.
- A arte de envelhecer dançando: recordar o passado e preparar o futuro no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de NespereiraPublication . Silva, Dora Gisela de Castro Moreira da; Mendes, Ivaneide Dias PereiraCom a realização do trabalho, que agora se apresenta, tem-se como finalidade refletir sobre a maneira como se pode envelhecer dançando. Sustentados na metodologia de projeto, o esforço recaiu numa análise sobre as conexões das necessidades emergentes dos participantes, no que concerne desejos e motivações dos idosos1 (bem como as diferentes implicações subjacentes e latentes), com a possibilidade de as concretizar pela dança. Intentou-se, assim depreender de que forma numa sociedade global, onde o acesso a informações e conhecimentos atualizados é fundamental, a motivação para a aquisição de novas competências, adaptadas a novos desafios e situações, é considerada crucial e possível na idade adulta, e mais concretamente no período de reforma e, particularmente neste caso, na melhoria da ocupação dos tempos livres, desenvolvendo novas competências e estímulos. Tendo em conta os interesses e a implicação dos idosos, direcionou-se o trabalho no sentido de se construir um projeto com e para os idosos, através da metodologia de investigação ação participativa, mostrando como não há idade para aprender nem para ensinar, de forma a potenciar melhorias na qualidade de vida dos participantes, nos tempos livres ocupando-os e implicando-os, suplantando as habituais atividade comummente designadas de “entreter velhinhos”.
- "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do BonfimPublication . Fonseca, Diana Patrícia Xavier da; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.
- Autores da nossa própria históriaPublication . Vieira, Isabel Margarida Simões Guedes; Mendes, IvaneideAcreditando numa educação social que se quer muito mais do que uma socialização correta e numa educação de adultos que se quer muito mais do que um ajustamento funcional dos indivíduos ao mercado de trabalho, este trabalho desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades (CNO), sedeado numa escola pública do concelho de Penafiel, entre outubro de 2011 e julho de 2012. Através de uma metodologia de investigação-ação participativa, procurou potenciar os campos de interseção entre a educação social e a educação de adultos, inspirando-se no poder libertador e transformador da educação. Num momento em que os adultos vivenciaram o encerramento repentino da Iniciativa Novas Oportunidades, em que estão integrados ou que foram integrantes, e o consequente sentimento de descredibilização social dos processos que frequentavam, este projeto procurou promover nos adultos com quem foi construído, a capacidade de reflexão sobre o seu passado, apropriação crítica do seu presente, a fim de tomarem decisões sobre o seu futuro, e que respondesse aos seus interesses e desejos, numa lógica de solidariedade, justiça e desenvolvimento. As conclusões deste trabalho apontam para a sua capacidade de, numa atitude emancipatória e democrática, analisar criticamente as circunstâncias que enquadram mais um período de transição das políticas públicas no campo da educação de adultos, a partir de uma essencial avaliação isenta e independente do trabalho desenvolvido, pelos seus principais intervenientes: os adultos.
- Uma Casa na Invicta: Agir para combater a exclusão e o isolamento socialPublication . Dias, Raquel Eduarda Mendes; Monteiro, HugoNeste documento é relatado todo o processo de desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, a partir da comunidade de inserção “Casa da Amizade”. Tendo por orientação metodológica a Investigação-Ação Participativa, este projeto e subsequente relatório centra-se em práticas de intervenção e de investigação de cariz emancipatório no contexto científico da Educação Social. Trabalhando com um conjunto de atores de classes desfavorecidas, este projeto tem a Educação Informal como enfoque privilegiado, com a participação democrática e horizontal como força motriz. Respondendo a uma diversidade no acesso ao conhecimento e no modo de o valorizar, tenta-se trabalhar formas individualizadas de intervenção educativa, pluralidades discursivas e tempos distintos de aprendizagem num percurso partilhado. Descrevendo um processo de investigação e de intervenção, o presente relatório assume uma posição crítica face a formas mais hierarquizadas de abordar o terreno, de modo a garantir valorização de percursos e de competências esquecidas em quotidianos de exclusão.
- Deixem que eu me (re)encontrePublication . Malta, Renata Patrícia Duarte; Monteiro, HugoO presente relatório reflete um projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social, que assume como metodologia a Investigação Ação-Participativa, e que é desenvolvido e construído com um grupo de pessoas desempregadas. Assim, e contando com os participantes como co-construtores de todo o processo, foi necessário elaborar uma análise e caracterização da realidade da qual surgiram alguns problemas. É com base neles que o projeto começa a ser delineado, tendo por base a educação não-formal de adultos, e recorrendo a ações e atividades para se alcançarem os objetivos definidos e, desta forma, ser possível compreender qual o impacto que ele teve na vida dos participantes. Denominado por “Deixem que eu me (Re)Encontre”, este projeto de investigação pretendeu proporcionar momentos de desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades e competências, e de criação de uma rede de suporte afetivo, estimulando nos participantes a apropriação de um poder de intervenção, gerador de mudança nas suas vidas, que há muito se tinha perdido.
- (Des)dramatizar o saber - Aprender a (des)aprender num contexto de educação não-formal de adultosPublication . Pereira, Ana Lídia dos Santos; Queirós, João; Garcia, AnaO presente relatório de projeto foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Intervenção Social, na especialização de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos. Alicerçado na metodologia da Investigação Ação-Participativa, espelha oito meses de colaboração com um grupo de adultos aprendentes, num contexto de educação não-formal, criado no quadro de ação da APEFA. Integrado no projeto “Percursos de Cidadania - Alfabetização e Literacias”, “(Des)Dramatizar o Saber” debruçou-se sobre a Educação Básica de Adultos, compreendendo-a como o desenvolvimento de competências essenciais para a vida, para enfrentar os desafios da contemporaneidade e para fazer aproximar as pessoas adultas da desejada cidadania plena. Assim, encarando a alfabetização de forma complexa e multifacetada, para lá da aprendizagem da leitura, escrita e numeracia, procurou abarcar a multidimensionalidade dos sujeitos. Sob pressupostos democráticos, este projeto, pensado também enquanto obra de arte, foi criado pelos variados atores, a partir das suas necessidades e vontades e integrando cada uma das suas personalidades e potencialidades, de forma dinâmica e flexível. Estabelece, desta forma, uma analogia entre processo educativo e processo criativo, convocando a expressão dramática para um processo transformador, libertador e empoderador para educandos e educadora. Considerando os 3.1% de população portuguesa analfabeta e a secundarização a que tem sido votado o setor da educação de adultos, o projeto aqui relatado ambiciona ser um contributo para a discussão de possíveis respostas inovadoras, reequacionando-se as políticas públicas, bem como as práticas pedagógicas. Num diálogo próximo com a educação artística, o projeto, portanto, desafia, nomeadamente, os moldes do aprender a (des)aprender.
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